Conroe Boards

Zar0n disse:
Bem basta olhares para ver k é superior, dissipadores maiores e em mais componentes, tens mais heatpipes.
Tb a Abit adicionou vários layers de cobre no PCB para ajudar a dissipar o calor, para alem de pekenas stips na parte de traz da bord.

Vou repetir, já a viste a funcionar? é boa é má? performante? Entao o que tem e deixa de ter nao impressiona.

As DQ6 tb eram super faladas pq cozido e assado e tinham 12 fases,wow...e agora? ng sabe delas, 70% da XS usa P5B Dlx e a P5W DH Dlx.

Deixa-as sair primeiro, dps vê-se.

Eu estou a pensar em montar um sistema com WC com o mínimo de ventoinhas, nessa situação a solução da asus pode ser insuficiente, devido ao pekeno airflow.

Entao quem pratica OC quer perfis desse género para...?

Quem o pratica vai assegurar um bom OC para 24/7 e corre TODAS as aplicacoes com o sistema daquela forma. Logo, inutil should ring a bell...

Mas pronto, o AI Suite tb permite fazer essas alteracoes on-the-fly, se é que isso vale alguma coisa. OCs, perfis, voltagens, fans, essa tanga toda.

Tipo para k é k keres o CPU em OC para quando por ex. tas a postar neste forum ou a ver tv no pc etc, é simplesmente um desperdício, alem disso tenho o PC sempre ligado dai activar consoante a necessidade, n é k a conta da luz me preocupe muito, ou o a diminuição do tempo de vida dos componentes, mas é algo k pode dar utilidade.
 
Eu estou a pensar em montar um sistema com WC com o mínimo de ventoinhas, nessa situação a solução da asus pode ser insuficiente, devido ao pekeno airflow.
A P5b DLx trás uma FAN para esses casos (WC, passivo). Seria só montares. Pessoalmente nao a uso até pq esta board nao precisa, nao pelo que tenho visto, mas seria excelente opcao pra ti (eu a impingir :x2: )
Tipo para k é k keres o CPU em OC para quando por ex. tas a postar neste forum ou a ver tv no pc etc, é simplesmente um desperdício, alem disso tenho o PC sempre ligado dai activar consoante a necessidade, n é k a conta da luz me preocupe muito, ou o a diminuição do tempo de vida dos componentes, mas é algo k pode dar utilidade.
Tao mas nesse caso nao precisas de OC. Se so tiveres num forum o CPU tá em idle basicamente, o consumo nesta altura, OC ou nao, nao se nota.

E podes sempre usar o EIST. Faz o mesmo trabalho nesse sentido de dar descanso aos componentes qd estão em idle, melhor ainda, é automático.
 
A P5b DLx trás uma FAN para esses casos (WC, passivo). Seria só montares. Pessoalmente nao a uso até pq esta board nao precisa, nao pelo que tenho visto, mas seria excelente opcao pra ti (eu a impingir :x2: )

Sim eu já sabia k traz ventuinha :) mas n abit pode n ser necessaria :P e sempre é menos uma fonte de ruido, é k uso o pc como media center e quanto menos ruido melhor.

Tao mas nesse caso nao precisas de OC. Se so tiveres num forum o CPU tá em idle basicamente, o consumo nesta altura, OC ou nao, nao se nota.

E podes sempre usar o EIST. Faz o mesmo trabalho nesse sentido de dar descanso aos componentes qd estão em idle, melhor ainda, é automático.

Sim o problema do EIST são as voltagens quando tas a usar OC ele baixa o multiplicador mas como tens mais FSB a voltagem pode ser insuficiente, a n ser k possas especificar cada estado na bios.
Na abit n sei, mas na asus podes fazer isso na bios?
É k se n tenho k fazer como faço no portátil, ai uso o CrystalCPUID para forçar sempre o estado mais baixo, (até com algum undervolt), menos quando estou a jogar, e isso nota-se bem no tempo de bateria.
 
Última edição:
Sim o problema do EIST são as voltagens quando tas a usar OC ele baixa o multiplicador mas como tens mais FSB a voltagem pode ser insuficiente, a n ser k possas especificar cada estado na bios.
Na abit n sei, mas na asus podes fazer isso na bios?
Quanto ao permitir certas situacoes na BIOS nao sei responder pq nao estou familiarizado. Uso o perfis de OC mas é um pouco diferente do que estás a pedir. Uso o sistema como está no sys e disto nunca o tiro. Tu querias um pré e pós EIST state, eh?

Nao creio que fosse possivel.

Com o AI suite talvez, mas de outra forma:

- AI GEAR para redução de ruido, reducao de consumos
- AI booster que é onde estao os perfis de OC criados/guardados.
- AI NOS, que pratica OC de forma automática conforme a exigencia da aplicação que tás a correr, nao sei até que limite ele o pratica, nunca tentei.
- AI NAP, podes correr as aplicações que quiseres enquanto o computador fica em silent mode (enquanto vais dormir, sair, whatever). Corre com consumos e ruido de operacao ultra-baixos, enquanto continua a correr as aplicações que lhe deixaste (downloads, etc).

Fazendo uso destes passavas a ter controlo sobre OCs, fans, voltagem, ruido, e ainda tens o NAP, perfeito para um por ti referido, media center.
 
Última edição:
Acho que está a começar a ficar um bocado :offtopic:! Comentem é novidades acerca de boards que estão para sair para os C2D, tais com a Abit, DFI, Asus P5WDG2-WS Pro, etc...

Sou da mesma opinião, vamos lá a acabar com a esta discução e a comentar algo válido sobre as board para o conroe, ou seja ficar ontopic
 
Uma comparação interessante da gama Conroe-ready para mainstream e high-end da Asus:
http://www.gamepc.com/labs/view_content.asp?id=c2dmb&page=1

rev-c2dmb-pile.jpg




E aínda uma review de outra board baseada no NF570 SLI para Intel:
http://www.ocworkbench.com/2006/ecs/NFORCE 570 SLIT-A/g1.htm
 
Melhor que a P5B só mesmo a que está aí quase a rebentar, a P5B-E. Além de ter já o ICH8R, já apresenta a revisão do chipset 965p, a C2. O preço deverá situar-se entre a P5B Deluxe e a versão normal.
 
Melhor que a P5B só mesmo a que está aí quase a rebentar, a P5B-E. Além de ter já o ICH8R, já apresenta a revisão do chipset 965p, a C2. O preço deverá situar-se entre a P5B Deluxe e a versão normal.

Todos os 965 tem o ICH8 mas o ICH8R traz é raid e mais portas sata usb axo.

Vamos ver se com este no stepping o "novo" ***** bate antigo 975, é tanto a default como em OC tem sido inferior.
 
Sim, mas em termos de beneficios de performance já não é assim, neste caso o 975 devido ás suas latencias internas mais baixas ou mais "apertadas" possui vantagem face aos 965 actuais.

O i965 já é fabricado a 65nm, daí as temperaturas mais baixas em relação aos i975X.
A velocidade do FSB é principal factor de aumento da performance dos Core 2 Duo, pois o multi está bloqueado para cima em quase todos os modelos (excepto o X6800).
Assim, os Core 2 Quadro vão beneficiar aínda mais do que os Core 2 Duo dos FSB's melhores no i965.
 
O i965 já é fabricado a 65nm, daí as temperaturas mais baixas em relação aos i975X.
A velocidade do FSB é principal factor de aumento da performance dos Core 2 Duo, pois o multi está bloqueado para cima em quase todos os modelos (excepto o X6800).
Assim, os Core 2 Quadro vão beneficiar aínda mais do que os Core 2 Duo dos FSB's melhores no i965.

Eu não estou a desmentir nem a menos prezar a superior capacidade de FSB do chipset 965 face ao 975.

Mas a realidade actual demonstra que o mesmo CPU num chipset 975 necessita de muito menos FSB comparativamente a um chipset 965, para produzirem ambos o mesmo nivel de performance.

Isso já foi facilmente demonstrado e assumido. A diferença de temperaturas emitidas por ambos os chipsets não nada de especial, quase insignificantes, basta pensar na maior performance do chipset 975 sobre o 965, para podermos entender essa diferença como perfeitamente aceitavéis.
 
Última edição:
No OC dos Front Side Bus os i965 são já melhores, como as P5B/P5B Deluxe ou as Gigabyte DQ6/DS3/DS4 demonstraram.

Olha para esta Biostar low-end a dar 500+:
http://www.hardforum.com/showpost.php?p=1029931716&postcount=468

graphline-Bgray2.gif


O 975X tem menores latencias e normalmente é mais estavel e consegues melhor OC com bords com este *****, alem k as bords de topo dos varios fabricantes são 975X

OT: Posts de transload do imageshack n parecem funcionar, alguem ta a conseguir postar pics?
 
Última edição:
Eu não estou a desmentir nem a menos prezar a superior capacidade de FSB do chipset 965 face ao 975.

Mas a realidade actual demonstra que o mesmo CPU num chipset 975 mecessita de muito menos FSB comparativamente a um chipset 965, para produzirem ambos o mesmo nivel de performance.

Isso já foi facilmente demonstrado e assumido. A diferença de temperaturas emitidas por ambos os chipsets não nada de especial, quase insignificantes, basta pensar na maior performance do chipset 975 sobre o 965, para podermos entender essa diferença como perfeitamente aceitavéis.

No contexto actual pode-se dizer que a latência de acesso à memória RAM é o factor limitante, mas quando o de cores de uma CPU aumentar e a performance das DDR-2 (sobretudo ao nível da largura de banda) se mantiver mais ou menos estável, será o FSB a determinar a maior ou menor performance, não o controlador de memória do chipset.
 
Back
Topo