Conroe Boards

Eu sei isso tudo :)

O meus sistema low-end já fez +10.100 no 3DMARK2005, +5.700 NO 3DMARK2006, ETC.

Mas as minhas DDR600 estão a funcionar a 450 MHz, quendo poderiam estar a funcionar a 600 MHz (rácio1:1) ou pelo menos a 533 MHz, se existisse a opção de escolher o rácio FSB/Mem. O CPU tem muito para dar, pois está a funcionar a 2.100 MHz (FSB=300), quando o máximo na bios é de 340, se eu pudesse regular o vcore a partir da bios! Imaginem o que este sistema acabado poderia fazer :)
 
Eu sei isso tudo :)

O meus sistema low-end já fez +10.100 no 3DMARK2005, +5.700 NO 3DMARK2006, ETC.
O sistema que apelidas de low end comporta uma placa gráfica de 300+ euros. Só a placa é quase o preço de um real sistema low end.

Tendo em conta as optimas (qualidade/preço) e actuais solucoes que existem por esse preço, a pior solucao possivel seria mesmo ter feito o que fizeste.

Andas a remediar quando podias, de uma vez só, prevenir.
 
Última edição:
Ora bem.. Deixa-me cá fazer umas contas de cabeça...

Minha actual opção:

CPU - 195 €
MB - 55 €
Placa Gráfica AGP - 350 €
Total - 600 €

OPÇÃO "INTELIGENTE" COM FUTURO:

CPU - 195 €;
MB - 145 €;
Placa Gráfica PCIe - 350 €
DDR2 800 MHZ 1 GB (Porque é a única DDR2 equivalente às minhas DDR) - 150 €
TOTAL - 850 €

Ou seja eu por menos 250 € tenho a mesma performance base. Fico prejudicado apenas no overclock por questões comerciais, porque tenho poucas dúvidas de que se dessem uma boa margem de overclock ao CPU e me deixassem gerir as minhas DDR, elas fariam as DDR2 800 passar algumas vergonhas!

Portanto não se trata aqui de ver se fiz ou não a pior opção porque isso meu amigo é muito relativo... mesmo muito! ;)
 
essa solucao inteligente para futuro de vga por 350€ é irreal...

se gastares entre 200-220€ ja tens uma vgta para o futuro proximo e ate se implementar totalmente o dx10
 
Minha actual opção:

CPU - 195 €
MB - 55 €
Placa Gráfica AGP - 350 €
Total - 600 €

OPÇÃO "INTELIGENTE" COM FUTURO:

CPU - 195 €;
MB - 145 €;
Placa Gráfica PCIe - 350 €
DDR2 800 MHZ 1 GB (Porque é a única DDR2 equivalente às minhas DDR) - 150 €
TOTAL - 850 €
Isso vem da tua cabeça.

CPU - Pouco a dizer, mesmo CPU, bem escolhido.

MB - tens MBs a partir dos 60 euros para conroe. Se quisesses uma do nivel da tua "nova" compra, o preço era o mesmo basicamente. Para algum OC tinhas as novas revisoes da ASUS, com 90€ compravas algo para fazer 340 ou 360 FSB e sempre passavas a "miséria" de 2.1 Ghz qd o stock é 1.86

Gráfica - as PCI-E batem a 7800GS mas aos pontos, tens ai a bater a 7900GS que dá conta disso e por 200 e pikos, tens a X1900GT. Por 350 comprarias, mas uma X1900XT e essa deixa uma 7800GS a comer pó.

DDR2 - Se ias para performance kits, tens por exemplo as DDR2-800 XMS2 CL5 da corsair, custam cerca de 110€ (2x512) e fazem mais que as tuas memorias, nao tenho duvidas. Tenho umas, e a default com mexida minima dos timmings (4-4-4-12) batem nos 7400MB/s de largura de banda. Vou repetir: Em frequência default. E as XMS2 estao longe de ser topo de gama.

Vou fazer um total ao sistema equivalente ao teu, só que este actual:

CPU - 195€
MB - 90€
Gráfica - 220€ (equivalente ou superior á 7800GS)
DDR2 - 110€

Ora isto dá...615€

Olha, entao não é que é basicamente o mesmo que deste pelo teu sistema "low end"?

Tou parvo. E penso que diferenças diferenças só haveria uma, performance pura, mas isso tb pouco conta.
 
concordo.. meter um E6300 numa placa com suporte AGP e DDR é um crime! 1º, porque na altura em que compraste, DDR2 estava muito mais barato que DDR.. (hoje já não é a mesma coisa..), em relação a AGP, está muito mais caro que PCI-E! Uma 7600GT, a qual comprarias por ~180€.. é quase equivalente á tua solução AGP que custa 350€ :)
 
Mas olhem que eu concordo com o ponto de vista do Jorge Paiva. Um gajo que tenha o sistema completo, tar a mudar tudo so por mariquisses? para quem não usa CF ou SLI PCIe não tras ganhos nenhuns. E DDR2 so agora nos ultimos tempos é que tem aparecido algumas alternativas que parecem ser boas, mesmo assim, DDR1 ainda dá luta.

E concordo também com ele na parte de os fabricantes não darem alternativas para quem quer ir mudando aos poucos o sistema. Bastava terem algum suporte ao OC numa board com agp 8x e ddr1, como havia antigamente nas boards com aquele mesmo chipset, e ja fazia as delicias de quem não quer mudar o sistema completo.

O erro dele foi ter comprado aquela grafica num passado "recente" sabendo que os fabricantes andam a querer matar o agp.

EDIT: btw, a 7800GS AGP não tem nada a ver com a 7800GS PCIe. Nem comparem com a 7600GT. Quero ver fazerem 10mil no 2005 com uma 7600GT. Eu não consigo nem com uma 7800GT.
 
Mas olhem que eu concordo com o ponto de vista do Jorge Paiva. Um gajo que tenha o sistema completo, tar a mudar tudo so por mariquisses?
mariquices? sistema completo?

Olha lá para a alteração dele, ele mudou o nucleo todo. CPU+Mobo+Gfx.

Pa fazer isso antes trocar logo para conroe+ASUS REV2+X1900GT, o que sobrava da gráfica (pq as AGP estao desde há muito super inflaccionadas) dava para ele trocar para DDR2, ou é preferivel aquela salganhada que ele fez ali?

Nao acredito que penses assim :P
 
Ah, eu pensei que ele ja tivesse a grafica antes de mudar para o conroe. Se ele comprou tudo ao mesmo tempo então claro que não compensa. Vendia a ram como toda a gente faz e mesmo que pagasse mais agora, no futuro nao tinha que gastar tanto.
 
Ele já tinha a gráfica antes deste sistema, não mudou nada o CPU+mobo+gfx. Eu tb concordo com o que ele fez, tem uma gráfica mt boa AGP e já que tinha investido numa AGP de topo(se calhar unico erro na altura) mudou só o essencial para a manter. Aquele gráfica dele é uma 7900GT AGP praticamente portanto já que a comprou fez mt bem a manter so mudando CPU+mobo.
 
Entao pronto, o erro ja vem de trás. Eu assumi que a gráfica tivesse vindo ao mesmo tempo, até pq ele qd comparou preços meteu lá a gráfica.

Ainda assim, a board tb é a santa miséria. 300 FSB para o 6300 n dá sequer para lhe aquecer os pés no inverno.
 
Eu sei isso tudo :)

O meus sistema low-end já fez +10.100 no 3DMARK2005, +5.700 NO 3DMARK2006, ETC.

Mas as minhas DDR600 estão a funcionar a 450 MHz, quendo poderiam estar a funcionar a 600 MHz (rácio1:1) ou pelo menos a 533 MHz, se existisse a opção de escolher o rácio FSB/Mem. O CPU tem muito para dar, pois está a funcionar a 2.100 MHz (FSB=300), quando o máximo na bios é de 340, se eu pudesse regular o vcore a partir da bios! Imaginem o que este sistema acabado poderia fazer :)

Não te arrelies "Jorge", que eu em breve vou fazer o mesmo que tu:x2: , e já temos sistema para uns tempos....

Concordo, que a melhor opção era mudar o sistema todo.... mas o guito nunca chega para nada.....>(
 
O Intelegente estava entre aspas :)

mas tens de dar 350 € para comprares uma placa PCIe equivalente à Gainward 7800 GS+ 512 MB para AGP que eu actualmente possuo que será uma 7900 GTX 512 MB underclocked.

Estavamos a falar no passado face à minha alegada má opção! que me custou cerca de 250 € menos que as alternativas equivalentes, mas com mais futuro! Aliás o que é o futuro em informática?
 
mas tens de dar 350 € para comprares uma placa PCIe equivalente à Gainward 7800 GS+ 512 MB para AGP que eu actualmente possuo que será uma 7900 GTX 512 MB underclocked.
Nao, nem por isso.

Uma X1900GT stock speed faz 9800 em 3d2005. É só dar-lhe algum clock e temos os 10k e qq coisa por ti alcançados, por 200 e poucos euros temos o mesmo que tu arranjaste por 350.

P.S.: Ora é só comparar, o teu proprio score em gainward 7800GS 512MB golden sample:

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=2191751 - 10.124 3dmarks

Com uma X1900GT PCI-E de 220 euros:

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=2179965 - 13.320 3dmarks

É um ganho de 31.6% em termos de performance grafica no PC, e um ganho de 130€ na carteira.
 
Última edição:
my.php
[/URL][/IMG]
Tudo no Máximo em automático ou seha a resolução em default dos settings máximos é 1024x760

Se aumentarmos para 1280x960 (o máxiomo que o meu LCD suporta é 1280x1024:

my.php
[/URL][/IMG]


Nem compares a X1900GT com a Gainward 7800 GS+ porque se é verdade que a primeira leva vantagem no 3DMARK2005, aposto que já não leva no 3DMark 2006. No FEAR por exemplo quero ver uma placa dessas a fazer resultados destes. Lembra-te comparares essa placa com a minha é o mesmo que comparares com a 7900 GT, porque é o que ela é, e como sabes estas placas tem um elevado potencial de overclock para além da excelente performance que trazem já em default. Se quiseres ver basta colcoares no Google x1900GT e vês que nos jogos reais a x1900gt é batida em toda a linha (ou quase toda) por margens consideráveis, pela 7900GT. Esta minha placa não é uma 7800GS (disso tem apenas o nome) o GPU é o G71 (igual aos das 7900 GT e GTX) e as memórias (512 MB) obedecem às especificações da GT, vem eqipada com aquele cooler da coolermaster, etc. Olha que não foram 350 € assim tão mal empregues. E eu pensava que o meu P4 EE [email protected] GHz conseguia tirar mais rendimento da placa, mas entretanto começaram a comercializar os Conroe e eu não consegui resistir e meados de Agosto comprei o CPU+Motherboard.

Mas não faz sentido analisares as minhas decisões de à 3meses atrás com as opções e preços de hoje!
Lembra-te que quando eu comprei (em Maio) a placa, os preços e as opções eram diferentes!

PS: Se a X1900GT tivesse a mesma performance que a 7900GT a Nvidia não teria lançado a 7900GS (uma versão cortada da 7900 GT) para lhe fazer concorrência
 
Última edição:
Acho que está a começar a ficar um bocado :offtopic:! Comentem é novidades acerca de boards que estão para sair para os C2D, tais com a Abit, DFI, Asus P5WDG2-WS Pro, etc...
 
Penso que nao acertaste uma que fosse, em relação ás ASUS.

por partes:

Superior em quê? devias referir-te especificamente á P5W DH Dlx, pq as P5B nao sofrem de qq tipo de sobre-aquecimento (ex: mosfets), mesmo com altos FSBs. Pelo menos a minha, e duvido que esta seja diferente das outras.

Eu nao vejo ali nada que me deixe a pensar na AW9D como portadora de melhor solução de cooling. Aqueles "pormenores", só quando os vir na prática é que me dou por crente, texto numa review é = nada. Até porque se quiseres tb vou buscar reviews das ASUS em que tambem podemos ler os rasgados elogios às solucoes de arrefecimento das mesmas.

Bem basta olhares para ver k é superior, dissipadores maiores e em mais componentes, tens mais heatpipes.
Tb a Abit adicionou vários layers de cobre no PCB para ajudar a dissipar o calor, para alem de pekenas stips na parte de traz da bord.


Diferença de preço? quanto custam? Outra vez a comer da review? deixa sair para o mercado e vais ver que vão ser outras DQ6. Performantes sim, melhor que as ASUS? é 50/50 chance disso acontecer (como dono duma P5B Dlx, até diria 80/20 para a ASUS).

Lol sim pk as bords de topo de Asus costuma ser baratas, claro k só tens uma preço anunciado de $229 contra os $260 P5W DH Deluxe, ainda tem k subir muito para n ser mais barata.

A ASUS tb trás o AI Suite que permite fazer uma série de coisas sem ter de sair para a BIOS. E tb grava perfis de Overclock.

Tava a falar de profiles no windows k podes mudar on the fly, até automaticamente quando corres certas aplicações.

Falando em BIOS, Assim de repente lê-se que os multis, na ABIT, não desbloqueiam. Nas settings DRAM apenas tens 4 opções. Na ASUS são 10 para DRAM e os multis, bom isso é do conhecimento de todos, penso.

Como já foi referido a Bios ainda esta beta e vai mudar antes das bords sairem, várias coisas vão ser adicionadas...

Por estas e por outras, antes esperar e ver a ABIT "na prática" do que dizer que é assim e assado, é que a concorrência é pesada, mt pesada.

Em default já é mais rápida, e conseguiu bater o OC da asus, mas claro n formo a minha opinião num preview, mas parece k tu é k já formaste a tua, o k n espanta tendo a conta a bord k tens.
Mas para tirar as duvidas é espera pelas retail k devem sair no fim do mes.
 
So um pequeno e ultimo offtopic:

@ jorge paiva, em 2006 é relativo comparar scores por causa dos CPUs, mas podes dar uma olhadela e vês por lá X1900GTs a fazer 6400 3dmarks, nao fazes 5700? A comparar com essa golden sample em termos de gama teriamos de ir pela X1900XT que tb custa 300 e pouco, mas essa ja faz 7500 e isso é coisa que a 7800GS nao vai fazer nem hoje, nem amanha, nem depois.

Se ja vimos 2 testes 3dmarks a fazer substancialmente mais pontuacao em uma X1900GT, é só logico que tb irias perder em 2003, no 01SE pela limitacao dos componentes e claro, no FEAR.

Mas fica na tua, ja estou nisto há demasiado tempo.


Now, to business.

Bem basta olhares para ver k é superior, dissipadores maiores e em mais componentes, tens mais heatpipes.
Tb a Abit adicionou vários layers de cobre no PCB para ajudar a dissipar o calor, para alem de pekenas stips na parte de traz da bord.
Vou repetir, já a viste a funcionar? é boa é má? performante? Entao o que tem e deixa de ter nao impressiona.

As DQ6 tb eram super faladas pq cozido e assado e tinham 12 fases,wow...e agora? ng sabe delas, 70% da XS usa P5B Dlx e a P5W DH Dlx.

Deixa-as sair primeiro, dps vê-se.
Lol sim pk as bords de topo de Asus costuma ser baratas, claro k só tens uma preço anunciado de $229 contra os $260 P5W DH Deluxe, ainda tem k subir muito para n ser mais barata.
E tens a certeza que é preciso a DH Dlx para bater essa board? P5B DlX? P5B vanilla talvez? nenhuma delas custa $229. Aquela review leva a DH Dlx pq sao os 975 dos dois fabricantes.

Optimo exemplo: http://www.bit-tech.net/hardware/2006/08/03/asus_p5b_deluxe_wifi_ap_edn/10.html

Repara que em termos de performance é 50/50. Se a DH Dlx vence em um, a P5B Dlx leva a melhor no seguinte.

Dito isto, nao é de todo descabido comparar essa ABIT com as P5B, e ai é a ABIT que perde no preço.

Anyway, penso ter explicado de forma suficientemente detalhada o pq das ASUS terem o preço que têm. Desde o bundle, a performance, ao conjunto de caracteristicas que mais nenhuma board tem...São caras? sure, mas quem nao compra?
Tava a falar de profiles no windows k podes mudar on the fly, até automaticamente quando corres certas aplicações.
Entao quem pratica OC quer perfis desse género para...?

Quem o pratica vai assegurar um bom OC para 24/7 e corre TODAS as aplicacoes com o sistema daquela forma. Logo, inutil should ring a bell...

Mas pronto, o AI Suite tb permite fazer essas alteracoes on-the-fly, se é que isso vale alguma coisa. OCs, perfis, voltagens, fans, essa tanga toda.
Como já foi referido a Bios ainda esta beta e vai mudar antes das bords sairem, várias coisas vão ser adicionadas...
Vao ser...vai conseguir....dps é que vai ser...

Penso que numa coisa entao estamos de acordo, de momento, esta board é boa mas ainda tem que comer umas papas, nao?
Em default já é mais rápida, e conseguiu bater o OC da asus, mas claro n formo a minha opinião num preview, mas parece k tu é k já formaste a tua, o k n espanta tendo a conta a bord k tens.
Mas para tirar as duvidas é espera pelas retail k devem sair no fim do mes.
Em default, eu cheguei a ver reviews de asrocks a igualarem as ASUS (DH Dlx). Imensos users impressionados pq a ASUS custava 230 euros e a Asrock andava nos 70.

Na prática é bem capaz de ser como estava naquela review...not.

A minha opiniao é obvia mas nao estou a ser parcial, se o parece-se, desengana-te.

É realmente melhor deixa-las sair, dps entao podes-me dar como errado, ou nao :x2:
 
Última edição:
Back
Topo