Me supreendeu nestes testes o opencl apanhar forte e feio e o scaling de 32 para 64 foi mauzinho...
Ou seja, GPUs a sofrer do problema de MCM...
E usaram o mesmo monitor. Digo isto porque se usaram um monitor com menos resolução os resultados podem ser muito diferente diferentes. Por exemplo um monitor 5k e outro gamer de 2.5k. Por fim esse Metal vs open CL foi em que resolução?
Em todo o caso:
Threadripper 3990X, 4800k e perde em capacidade de processamento tanto multicore como single core.
NVIDIA 3990x, 2500k face o que disse não consigo concluir como matéria de fato. Mesmo especulando como matéria de fato temos:
6.5k só nestes dois componentes ... agora adiciona o resto a condizer ... water cooling, power, memória, SSD a condizer ... up up up ... ok 8k ... Isto é ... espera pelo
Mac Pro
EDIT: Confirma-se ... leva uma verdadeira rabecada da 3990X nos jogos.
A conclusão parece-me um bocado ao lado. O que acontece é que duplica em velocidade em processamento não gráfico. O processamento gráfico é que os ganhos são apenas de 30% face ao Max ... um valor abaixo do esperado por mim o que demonstra algumas limitações desta arquitetura.
Por, quem tem um portátil com o Max ... comprar um
Mac Studio com Max é redundante ... pois ambos portam-se da mesma forma. Só mesmo o Ultra é que trás vantagens claras.
Em suma, o Ultra em preço até está em conta comparativamente.
PS: Há ano e meio, antes do M1, assistiam-se aqui discussões alguns argumentando a pé juntos que o tech ARM da Apple não escalaria e que era só Marketing e SOs capados ... puft.