Apple Event: Peek performance (8 de Março de 2022)

Pelos comentários, parece que no macbook air não vai haver nenhuma evolução de cpu, pelo menos até possível anúncio em Setembro, correcto?

Estou para trocar o meu portátil do trabalho e a opção vai recair num Air M1 16Ram . Se houvesse algo nos próximos 2 meses ainda tentava aguentar.
 
Um iMac de 27" ou 29", apenas faria sentido se o Mac studio n existisse e mesmo um novo iMac implicaria ser um bump em mtos aspectos (specs, ecrã, som, portas, conectividade, etc...), algo que a Apple prefere que um user compre um Mac studio + monitor XDR em separado... Eles é que mandam nos produtos a serem lançados, cabe ao user entender o que de melhor lhes parece isto ou aquilo. Oferta n falta nos dias de hoje, falta é carteira para grande parte de nós.

Cumps, Wolf
Mais ou menos. Este Mac Studio ocupa perfeitamente o lugar do antigo iMac Pro. Contudo, acho que ainda há espaço e mercado para um iMac de 27" com M1 Pro talvez nos 1999$ - 2499$. Duvido é que venha com um ecrã de 120Hz.

O Mark Gurman continua a dizer que vai sair um iMac Pro. Para esse é que tenho dificuldade de encontrar espaço na lineup. O bundle Mac Studio + Studio Display custa à volta de 3 600$ (opção base). Que price point é que vai ocupar para não canibalizar o Mac Studio? Assim à partida não me faz muito sentido.

E depois há sempre as pequenas e lamentáveis medidas de maximizar o lucro ao máximo, compra-se um pc ou a base, e não ha teclado nem rato, toca a comprar à parte e sacar mais uns cobres.

é como nos iPhones, mais um ano ou dois, e já nem cabo trazem, alegam que ja toda a gente tem cabos dos modelos anteriores e que assim poupam o ambiente e siga
Bem, na verdade acho que o Mac mini nunca veio com teclado e rato (pelo menos do que me lembro). Não é uma coisa nova :biglaugh:
 
Bem, na verdade acho que o Mac mini nunca veio com teclado e rato (pelo menos do que me lembro). Não é uma coisa nova :biglaugh:
sim, penso que nunca veio, pelo menos que eu me recorde.
mas comprar um studio por 2350 marcelos e ainda ter que comprar o teclado e o rato, doi :)
qualquer dia até o cabo de energia temos que comprar a parte.

é isso que o iMac quem de bom, ready to use.

e se agora comprasse um mini, o que mais me chateia é que ainda tinha que ir estudar o mercado dos monitores e coisas assim, custa-me dar 1700 marcelos pelo monitor da apple e depois daqui a uns meses sai o iMac 27 e fico ali com aquele monitor caríssimo...

o monitor + o mini já tem um preço aceitável, o chato é que este mini já leva dois anos :(
 
sim, penso que nunca veio, pelo menos que eu me recorde.
mas comprar um studio por 2350 marcelos e ainda ter que comprar o teclado e o rato, doi :)
qualquer dia até o cabo de energia temos que comprar a parte.

é isso que o iMac quem de bom, ready to use.

e se agora comprasse um mini, o que mais me chateia é que ainda tinha que ir estudar o mercado dos monitores e coisas assim, custa-me dar 1700 marcelos pelo monitor da apple e depois daqui a uns meses sai o iMac 27 e fico ali com aquele monitor caríssimo...

o monitor + o mini já tem um preço aceitável, o chato é que este mini já leva dois anos :(
Concordo. E a grande vantagem do iMac é mesmo capacidade + ecrã. É difícil arranjar um ecrã igual a preços aceitáveis. Acho que mais vale um iMac de 24 do que um Mac mini + Studio Display.

Eu queria trocar o meu iMac de 2013, mas vou ficar quieto a ver o que sai na WWDC. Mas se o lineup não mudar a escolha vai passar por um Mac Studio + monitor de outra marca ou MacBook Pro. Nenhum dos dois cenários me agrada a 100%
 
Se tiverem de comprar um computador não Apple não têm de comprar na mesma os periféricos?
A questão do preço não é desculpa, porque o mesmo toca a todas as marcas....basta construir um super computador que vão ter de comprar na mesma os periféricos.

Quanto a este lançamento fiquei sem saber o que pretende a Apple....porquê isto se vamos ter um Pro? Porque não um Mini com vitamina.
 
Se tiverem de comprar um computador não Apple não têm de comprar na mesma os periféricos?
A questão do preço não é desculpa, porque o mesmo toca a todas as marcas....basta construir um super computador que vão ter de comprar na mesma os periféricos.

Quanto a este lançamento fiquei sem saber o que pretende a Apple....porquê isto se vamos ter um Pro? Porque não um Mini com vitamina.
Isso é se te referires a computadores bulk. Se comprares um hp ou lenovo ou dell, etc, vem sempre com periféricos. Mas adiante, que isso também é o menos…
O ideal era ter saído um mini com um processador actualizado
 
Pelos comentários, parece que no macbook air não vai haver nenhuma evolução de cpu, pelo menos até possível anúncio em Setembro, correcto?

Estou para trocar o meu portátil do trabalho e a opção vai recair num Air M1 16Ram . Se houvesse algo nos próximos 2 meses ainda tentava aguentar.
Exatamente a mesma situação aqui...
 
Existem vários mercados profissionais que necessitam placas dedicadas para tarefas específicas — exemplo: áreas que trabalham com vídeo. E não me estou a referir a placas gráficas, que são os componentes mais habituais e conhecidos.

O que referes está integrado no SoC. O M1 Ultra permite fazer 18 streams 8K em simultâneo. O Mac Pro atual já era batido pelo M1 Max, com o Ultra é um festival.

Simplificando, os cores não mudaram continuam a ser iguais. O que se ganhou neste lançamento foi o UltraFusion que é responsável pela ligação dos dois M1 Max com uma largura de banda de 2.5TB/segundo, retirado do AnandTech. Mesmo que isto seja o agregado, para cada lado é 1,25TB/s que é bastante mais do que a largura de banda da RAM que já é uma brutalidade (800GB/s). Mas é muito processamento com muito GPU tudo integrado com largura de banda muito rápida.

Realmente é estranho não existir um iMac de 27". O iMac é um símbolo de modelo de desktop para o mercado geral, na sua categoria.

A tentar perceber este assunto, parece-me que a Apple poderá eventualmente ter chegado à conclusão que a maioria do mercado geral ficaria contente com um iMac de 24" e que as pessoas que mais compravam um iMac de 27" já fossem de um grupo "prosumer"…

Há sempre produtos desfazados nos lançamentos. Os produtos com M1 agora parecem "fracos", é o caso do iMac em particular porque apenas os de 24" é que existem com ARM. De facto com este novo monitor fica-se ali no meio do caminho. Vale a pena ter um computador enfiado dentro do monitor? Por outro lado e esse é o ponto onde quero chegar, o computador está lá. Tem um SoC A13. O monitor não é barato mas está-se a comprar um monitor 5K, uma câmara e colunas acima da média para monitor. Design e um ponto que não vi ser muito tocado algo para ser usado no ecossistema Apple. Acaba por ser algo apenas para ligar a produtos Apple. Até num monitor conseguem fazer isso.
Com este monitor eu não compraria um iMac, mas eu nunca fui cliente de iMacs por isso não posso falar muito. Mas preferia comprar monitor + computador. Por outro lado, este monitor não é obrigatório. Se fosse de 32" podia ser uma opção, de 27" para mim nunca será uma opção. Dependendo das horas que passam à frente do monitor há opções muito boas a começar a 1/3 do preço ou menos se optarem por 4K. No final o preço comanda tudo...

O Mac Studio, se for como o Mac mini, poderá também ser utilizado com um monitor não Apple.

Claro. E acrescentaria que podem ser utilizados 2 ou mais monitores em simultâneo por isso não é preciso estar fixado no monitor da Apple.

Mais rápido entregava 3000€ num novo iMac 27, do que num mini + studio display, que serão cerca de 2800 a 3000€ mais coisa menos
coisa.

Tinha que se saber as especificações do iMac 27 e comparar. Mas eu não estaria muito preso ao monitor da Apple. É muito bom mas sem budget ilimitado olharia para outras coisas.

Quanto à apresentação de hoje, no fim disto para mim o MacBook Pro de 13” é para desaparecer. Em termos de performance a diferença para um Air é praticamente nula, tirando workloads mais prolongados. Fica um futuro Air/MacBook com o M2 como entrada de gama e depois há os Pro de 14 e 16”.

É provável. Falta perceber como é que vão fazer a diferenciação dos M2 para estes M1 Pro e Max por exemplo. Estou curioso de ver.
Os iPads já andam a levar com o M1, adicionaram agora ao iPad Air, mas o iPadOS acaba por limitar os iPads. É a minha opinião aceito quem discorde.

Bem, na verdade acho que o Mac mini nunca veio com teclado e rato (pelo menos do que me lembro).

Lembras-te bem. Nunca veio.

e se agora comprasse um mini, o que mais me chateia é que ainda tinha que ir estudar o mercado dos monitores e coisas assim, custa-me dar 1700 marcelos pelo monitor da apple e depois daqui a uns meses sai o iMac 27 e fico ali com aquele monitor caríssimo...

Perguntas :) https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-de-monitores-recomendacoes-na-1a-pagina.901597/

Quanto a este lançamento fiquei sem saber o que pretende a Apple....porquê isto se vamos ter um Pro? Porque não um Mini com vitamina.

O Mac Studio é um Mini com vitamina ou como já lhe chamaram um Big Mac. A questão de não ser o substituto do Mac Pro, e é apenas uma leitura, é que não é modular. E os Mac Pro sempre têm sido modulares. Não é que sejam muito é verdade mas são. Agora... eu vejo o que faz o Mac Studio e não me parece que a Apple preciso de ter muita pressa para lançar o Mac Pro.
 
É triste é mesmo a total falta de expansão. Nem na maquina prosumer foram capazes de por um ou dois slots nvme para expandir internal storage.

Forçar o pessoal a comprar storage proprietario interno para lonngo prazo, super caro ou ter que andar com caixas para NVME externos ou afins.

Ram e CPU que compreendo que não dá para upgrades... A única solução seria o SoC ser de socket (talvez nem fosse má ideia para o caso de avaria na board não se perder um SoC super caro ou vice versa)

Fora por exemplo deve ser um nightmare ter que abrir a maquina para limpar o cooler.

Outra coisa é ficou um power gap entre o Mac Mini e o Mac Studio. aka faltou ou um Mini ou Studio com o M1 pro que atendia quem precisa de 32 GB e os 10 cpu-core, mas não precisa de tanto gpu power (SW dev)

O Monitor é interessante pela praticidade. Um cabo apenas para carregar o Macbook e tal, mas é caro e overkill para quem não trabalha com imagem. Faltava uma opção mais em linha com isso. 2,5K, webcam mais simples, 1080p, sem colunas (afinal o macbook tem) e nem aquele A13 e a custar ai no maximo 500-600
 
Última edição:
Forçar o pessoal a comprar storage proprietario interno para lonngo prazo, super caro ou ter que andar com caixas para NVME externos ou afins.

Com as portas thunderbolt, ligar storage externa penso que não se perde nada. É aliás a forma mais flexível. A Apple não vai mudar a forma de fazer as coisas. E a velocidade não fica comprometida que poderia ser uma crítica válida.

Fora por exemplo deve ser um nightmare ter que abrir a maquina para limpar o cooler.

Com tantas furações diria que um blower resolve bem o problema.

O Monitor é interessante pela praticidade. Um cabo apenas para carregar o Macbook e tal,

O que referes é o mesmo que uma dock já faz e não se opta pelo monitor. Eu acho o monitor excelente mas a decisão é simples. Se precisam de perguntar o preço do monitor é porque um monitor que não seja vendido pela Apple é a melhor opção.
Eu só vejo pontos positivos no monitor excepto o tamanho para o meu gosto pessoal mas não é monitor para mim. E já agora há mais monitores que carregam o portátil. E atenção que carrega apenas 96W, ou seja fica de fora o MacBook Pro de 16".
 
O que referes está integrado no SoC. O M1 Ultra permite fazer 18 streams 8K em simultâneo. O Mac Pro atual já era batido pelo M1 Max, com o Ultra é um festival.
Não é isso que ele quis dizer. Alás, ele nem se refere a placas gráficas dedicadas.
Há muitos profissionais que ainda usam placas PCI-E para tarefas específicas no mundo audio-visual.
 
@Metro mas não te parece que acoplar um Mac mini a este monitor não é um bocado overrated para o mini? É que ele já leva 2 anos de serviço!
Tudo bem, que a máquina muda-se e o monitor mantem-se, mas parece-me que já ficava bem um update nestes mini’s.
O monitor + o studio passa dos 4000€, isto numa máquina Windows é qualquer coisa colossal. A malta que anda nos pc’s apple (meu caso), acho que por vezes nem notamos de que valores estamos a falar. Acima de 800 contos em moeda antiga
 
É provável. Falta perceber como é que vão fazer a diferenciação dos M2 para estes M1 Pro e Max por exemplo. Estou curioso de ver.
Os iPads já andam a levar com o M1, adicionaram agora ao iPad Air, mas o iPadOS acaba por limitar os iPads. É a minha opinião aceito quem discorde.
Como o M2 não foi lançado, faço a leitura assim: M1 vai ter um ciclo de 2 anos. Provávelmente o M2 poderá ser lançado no final de 2022. Caso não o seja, início de 2023. Acredito que o M2 será uma evolução do M1, mais eficiente, melhor performance em single-core e multi-core versus M1 mas pior performance em Multi-core versus M1 Pro, M1 Max e M1 Ultra. Depois devemos ter a mesma história, M2 Pro, M2 Max e M2 Ultra. Segundo os rumores, o projecto do M1 Ultra é o Jade-2C, onde conectam dois M1 Max. Existe outro projeto, Jade-4C, onde pretendem conetar 4 processadores (deduzo que M1 Max ou M2 Max) e acredito que esteja guardado para o Mac Pro.

Quanto a este lançamento fiquei sem saber o que pretende a Apple....porquê isto se vamos ter um Pro? Porque não um Mini com vitamina.

O Mac Studio é um Mini com vitamina ou como já lhe chamaram um Big Mac. A questão de não ser o substituto do Mac Pro, e é apenas uma leitura, é que não é modular. E os Mac Pro sempre têm sido modulares. Não é que sejam muito é verdade mas são. Agora... eu vejo o que faz o Mac Studio e não me parece que a Apple preciso de ter muita pressa para lançar o Mac Pro.
Continuando com o Mac Pro, ele será lançado pois o John disse que ficaria para outro dia! É o único que falta para completar a transição. Se for em 2023, vai ao encontro do projeto que falei acima de conetar os 4 processadores, pois o Mac Pro terá de oferecer mais performance que o Mac Studio. Agora, tem de oferecer o que a Apple procurou: Modularidade! E acho que o segredo está aqui, como é que vão tornar o Mac Pro modular. Desconheço se estão perto ou longe, mas pela frase do John, quero interpretar que estão perto. Ligações PCI-E com tecnologia UltraFusion ou coisa do género? Apenas estou a divagar xD.

Em relação ao Mac Studio e Studio Display, olho como um produto que veio substituir o iMac Pro e provavelmente um iMac de 27'...

Se calhar, no estudo deles, acham que o tamanho ideal para maior parte das pessoas é 24'.
Quem precisa de 27', já estava disposta a fazer um investimento maior e ai compra o Studio Display, permitindo que conectes um Mac Studio ou qualquer MacBook Pro. (se calhar tiraram dados das vendas do iMac de 27' 5K, pois na altura [2014] saiu a 2499$. 1000$ mais barato que o combo base de Mac Studio + Studio Display e já trazia rato e teclado, mas foi em 2014 e o preço agora é diferente).

Ou seja, não acredito muito no lançamento de um iMac de 27', muito menos em um iMac Pro (este foi mesmo para ajudar na transição do "Trash Can" [design certo, na altura errada?)
 
@fakemeta eu li este post em 2019: https://blog.vincentlaforet.com/mac-pro-configuration-recommendations/

You’ll also note I’m not adding an Afterburner card. That’s purely personal – I shoot RED and ARRI and I don’t shoot ProRes RAW at this point in my workflow. Therefore I don’t need it YET. I can always add one later.

O autor sabe uma ou duas coisas e noutros posts mostra números de edição a 8K. Aliás refere que tinha dificuldade em tirar proveito de mais de 48GB de RAM. Isto naturalmente no que fazia. Não vamos extrapolar isto para tudo.

Onde quero chegar é que não tenho dúvidas que o Mac Studio tal como está deve rebentar com qualquer Mac Pro na melhor configuração possível. Para não dizer que será mais barato no final facilmente.

Eu tenho zero cenários em que precise da performance de um Mac Studio. Portanto sou um mau exemplo :D
 
Eu tenho zero cenários em que precise da performance de um Mac Studio. Portanto sou um mau exemplo :D
O único cenário que tinha, era quando jogava farmville a sério e tinha grande quinta. Puxava imenso pelo portátil...
Deixei de jogar, deixou de fazer sentido para mim o Mac Studio.

Sorry pelo offtopic :D

Voltando ao tópico, mesmo ontem uma live de YouTube, sugerir tentar encontrar alguém, para entrevistar, que dê realmente uso a toda esta performance para termos o testemunho do outro lado. Perceber onde ficava estrangulado no seu workflow com Intel, por exemplo, e em que medida os novos M1 tornaram a coisa diferente. Se souberem de alguém / área, digam, pois posso fazer um pouco de research de perceber se alguém está disposto a fazer um podcast.
 
@Metro mas não te parece que acoplar um Mac mini a este monitor não é um bocado overrated para o mini? É que ele já leva 2 anos de serviço!
Tudo bem, que a máquina muda-se e o monitor mantem-se, mas parece-me que já ficava bem um update nestes mini’s.
O monitor + o studio passa dos 4000€, isto numa máquina Windows é qualquer coisa colossal. A malta que anda nos pc’s apple (meu caso), acho que por vezes nem notamos de que valores estamos a falar. Acima de 800 contos em moeda antiga

Sobre o primeiro ponto, eu formulo uma pergunta mas respondo na mesma. Um monitor que compres hoje vai ou não sobreviver muito provavelmente ao computador? No meu caso o ultrawide que uso comecei a usar com o MacBook Pro de 2012. Agora é usado com o Mac Mini e por este caminho vai continuar o seu caminho. O meu único problema com o Mac Mini é não ter 32GB RAM e não ter essa opção no catálogo. Não estou a pedir para poder fazer o update porque já percebemos que isso não volta a acontecer na Apple.

Eu penso que estamos a desvalorizar o salto enorme de performance que se deu com o consumo do M1. Ele não está lento, ultrapassado. Nada disso. Aliás, é bom recordar que o M1 Pro os cores em si não são "melhores". Tem é mais, noutras configurações e o M1 Ultra são 2 M1 Max. O M1 se quiserem é a entrada de gama mas com o mesmo clock. Na Intel e AMD corta no clock, número de cores. Aqui temos cores com funções diferentes e tem sido melhorado.

O Mini mesmo sem update continua a ser uma excelente máquina e se não fosse a optimização do lucro da Apple para continuar a usar a mesma caixa do anterior e a fonte de alimentação isto podia ter seguramente metade do tamanho para não dizer 1/3. Aí ficávamos ainda mais impressionados.

O segundo ponto que referes do monitor mais Studio comparado com máquina Windows. Lá está, está-se a colocar o monitor ao barulho que é 5K, com uma excelente câmara (é o que espero) que faz Center Stage que não sei se será simples de fazer em Windows (não sei mesmo), e umas colunas acima do que se encontra em monitores. Em termos de máquina em si, vai depender do uso para perceber o que se está a comparar. Eu de jogos não percebo e imagino que quem queira jogar fique mais bem servido com um PC, para tudo o resto eu vou ter dificuldade em encontrar algo melhor. Eu vou dar um exemplo simples que costumo dar e as pessoas do tópico do mini-ITX não me vão levar a mal, mas apesar de gostar de ver e eu gostar imenso também, mesmo as fontes de alimentação SFX já devem ficar perto do tamanho do Studio. Normalmente o pessoal acaba a arrefecer a água o sistema. Assim de repente, não estou a ver nenhuma máquina Windows naquele tamanho com aquele processamento.

Como o M2 não foi lançado, faço a leitura assim: M1 vai ter um ciclo de 2 anos. Provávelmente o M2 poderá ser lançado no final de 2022. Caso não o seja, início de 2023. Acredito que o M2 será uma evolução do M1, mais eficiente, melhor performance em single-core e multi-core versus M1 mas pior performance em Multi-core versus M1 Pro, M1 Max e M1 Ultra. Depois devemos ter a mesma história, M2 Pro, M2 Max e M2 Ultra. Segundo os rumores, o projecto do M1 Ultra é o Jade-2C, onde conectam dois M1 Max. Existe outro projeto, Jade-4C, onde pretendem conetar 4 processadores (deduzo que M1 Max ou M2 Max) e acredito que esteja guardado para o Mac Pro.

O M2 eu concordo que será uma melhoria do M1 :D Dito isso, com o que a Apple tem neste momento pode fazer o que quiser. Basicamente pode estar neste momento simplesmente a guardar M1 Pro que fique com algum core do CPU danificado e lançar um M2 que seja um M1 Pro só com 6 cores e 10 GPU por exemplo. Uma coisa é certa. Neste momento diria que a pressão é zero. Eu nunca gosto quando isso acontece. Ficam preguiçosos mas a verdade é que tudo está a correr bem para o lado deles. Exceto o tempo de entrega.
 
O único cenário que tinha, era quando jogava farmville a sério e tinha grande quinta. Puxava imenso pelo portátil...
Deixei de jogar, deixou de fazer sentido para mim o Mac Studio.

Sorry pelo offtopic :D

Voltando ao tópico, mesmo ontem uma live de YouTube, sugerir tentar encontrar alguém, para entrevistar, que dê realmente uso a toda esta performance para termos o testemunho do outro lado. Perceber onde ficava estrangulado no seu workflow com Intel, por exemplo, e em que medida os novos M1 tornaram a coisa diferente. Se souberem de alguém / área, digam, pois posso fazer um pouco de research de perceber se alguém está disposto a fazer um podcast.


Eu por exemplo, quando saíram os novos MacbookPro com o M1, vendi o meu desktop com uma RTX2070 pensando que ia ter performance semelhante ou até melhor....

Não foi o que se verificou e fiquei bastante desiludido! Uso computador maioritariamente para fazer renderização e modelação 3D para arquitetura.
 
Eu por exemplo, quando saíram os novos MacbookPro com o M1, vendi o meu desktop com uma RTX2070 pensando que ia ter performance semelhante ou até melhor....

Não foi o que se verificou e fiquei bastante desiludido! Uso computador maioritariamente para fazer renderização e modelação 3D para arquitetura.
Tenho curiosidade neste caso porque também faço renderização/modelação 3D para arquitetura e nunca equacionei usar o Mac para isso. Qual é o software que usas? O que te levou a pensar que a mudança seria boa opção?
 
Tenho curiosidade neste caso porque também faço renderização/modelação 3D para arquitetura e nunca equacionei usar o Mac para isso. Qual é o software que usas? O que te levou a pensar que a mudança seria boa opção?

A torre que tinha já tinha viajado de Barcelona para o Porto/Algarve/Açores e já estava farto ter que andar com aquele peso todo atrás nas mudanças.... Fui para Mac porque vi que tinham um novo chip e não se falava noutra coisa a não ser na ótima performance... E claro, sempre fui team Apple e continuo para já a ser nos iPhones

Ora os programas que uso por acaso nem existem para MAC, é tudo Windows...

BIM: Revit (Só tem para Windows)
Modelação: Sketchup ( Felizmente tem para os 2 OS)
Renderização: Lumion (Só tem para Windows) antes usava V-ray mas entre prazos e tempo de renderização, o lumion consegue dar boa resposta e consigo bons resultados.

Logo no 1º mês vi logo que a performance estava abaixo do esperado porque no Sktchup com um caixilho bem modelado e com muito detalhe, se tinha 5 cópias, no mesmo arquivo, ao fazer orbit notava-se que não era fluído.... Coisa que no desktop era
 
Back
Topo