Apple Event: Peek performance (8 de Março de 2022)

Uma coisa é certa. Neste momento diria que a pressão é zero. Eu nunca gosto quando isso acontece. Ficam preguiçosos mas a verdade é que tudo está a correr bem para o lado deles. Exceto o tempo de entrega.
Pois... É o meu receio, que parem agora quando a coisa está a ficar tão boa e interessante para nós (consumidores).

@joaob20 Fizeste uma troca bem arriscada. Não tenho conhecimento técnico suficiente, mas um M1 Pro ou a versão do M1 Max presente no base do MBP 16' deve resolver-te a situação. Se tiveres possibilidade, era testares antes de pensares na troca.
Podes encomendar na Apple e depois devolves, caso não fiques satisfeito.
 
A torre que tinha já tinha viajado de Barcelona para o Porto/Algarve/Açores e já estava farto ter que andar com aquele peso todo atrás nas mudanças.... Fui para Mac porque vi que tinham um novo chip e não se falava noutra coisa a não ser na ótima performance... E claro, sempre fui team Apple e continuo para já a ser nos iPhones

Ora os programas que uso por acaso nem existem para MAC, é tudo Windows...

BIM: Revit (Só tem para Windows)
Modelação: Sketchup ( Felizmente tem para os 2 OS)
Renderização: Lumion (Só tem para Windows) antes usava V-ray mas entre prazos e tempo de renderização, o lumion consegue dar boa resposta e consigo bons resultados.

Logo no 1º mês vi logo que a performance estava abaixo do esperado porque no Sktchup com um caixilho bem modelado e com muito detalhe, se tinha 5 cópias, no mesmo arquivo, ao fazer orbit notava-se que não era fluído.... Coisa que no desktop era

Tenho ideia que só o Sketchup 2022 é que é native. Antes era via rosetta. Hás de testar novamente ;)

De qualquer forma, esta é uma área difícil muito montada para Windows e não sei até que ponto a Chaos está virada para isto. Para o que usas é melhor fugires dos macs, pelo menos por enquanto.
 
Com as portas thunderbolt, ligar storage externa penso que não se perde nada. É aliás a forma mais flexível. A Apple não vai mudar a forma de fazer as coisas. E a velocidade não fica comprometida que poderia ser uma crítica válida.
É prático, mas não é a mesma coisa, ainda mais com SSDs pcie 4.0. Mesmo o Tbolt 4.0 vai se ver aflito com SSDs 3.0 e como sabemos, são caros. E é sempre algo pendurado.

Claro quem precisa de andar com dados de um lado pro outro, vai optar por isso.

Tirava aquela tampa redonda do fundo e tinha lá 1 ou 2 slots nvme, é tão fácil, tão simples, que seja ser ridículo não oferecer isso para uma maquina prosumer.

Atenção que não era para substituir o SSD interno. Esse tem a criptografia e afins e logo não dá para ser removível (apesar que no Mac Pro o SSD é removível), seria para expandir storage.

Mas é como dizes, a Apple não vai mudar e provavelmente o Mac Pro vai pro mesmo caminho. Talvez ainda tenha uns 3/4 slots pcie para addons exóticos.

Com tantas furações diria que um blower resolve bem o problema.

Nem de perto deve dar para tirar toda a porcaria que fica acumulada nas fans. E estes macs puxam o ar por baixo, tal como o Mac Mini. Eu tive um como te lembras e tinha que abrir a tampa de tempos para limpar o pó ali agarrado. E pelo menos uma vez desmontei o cooler, limpei-o junto com a fan e massa termica nova.

Este era o Mac fully modular e serviceable, ram fácil de trocar, e suportava dual 2,5", alem de ser simples limpeza do cooler.

Mas vamos ver a review do iFixit para ver se é algo fácil ou requer skill e paciencia.

O que referes é o mesmo que uma dock já faz e não se opta pelo monitor. Eu acho o monitor excelente mas a decisão é simples. Se precisam de perguntar o preço do monitor é porque um monitor que não seja vendido pela Apple é a melhor opção.
Eu só vejo pontos positivos no monitor excepto o tamanho para o meu gosto pessoal mas não é monitor para mim. E já agora há mais monitores que carregam o portátil. E atenção que carrega apenas 96W, ou seja fica de fora o MacBook Pro de 16".

O monitor é bom, longe disso, só é overkill para quem usa Apple (como eu) e não trabalha com design gráfico. O que disse serviria bem para ter tudo do mesmo ecosistema.

Claro, há docks que fazem o serviço, mas não é a mesma coisa.

O monitor carrega todos os macs com carregamento por USB-C, inclusive os novos M1 Pro/Max. Obviamente se queres suporte fast charge 140w tens que usar o magsafe, mas se usas o computador o dia todo ligado ao monitor, não vais sentir diferença.

eu já vi monitores destes com carregamento, mas tem algum capaz de fornecer 100w pro MBP 16"?

Se é para incluirem aquele teclado da treta e o rato menos ergonómico que já usei na vida, podem ficar com eles.

São completamente form over function.

Indeed... há ratos e teclados 1000x melhores.
 
BIM: Revit (Só tem para Windows)
Modelação: Sketchup ( Felizmente tem para os 2 OS)
Renderização: Lumion (Só tem para Windows) antes usava V-ray mas entre prazos e tempo de renderização, o lumion consegue dar boa resposta e consigo bons resultados.

Logo no 1º mês vi logo que a performance estava abaixo do esperado porque no Sktchup com um caixilho bem modelado e com muito detalhe, se tinha 5 cópias, no mesmo arquivo, ao fazer orbit notava-se que não era fluído.... Coisa que no desktop era

O teu feedback está a basear-se em apenas um software e eu também pergunto se é nativo. Outra questão é se há algum software dedicado no mundo Mac que possa ser opção.
Eu não quero à força que o Mac seja o melhor computador do mundo mas num programa que pode estar não nativamente e sem experimentar outros é difícil de tirar conclusões.

Se é para incluirem aquele teclado da treta e o rato menos ergonómico que já usei na vida, podem ficar com eles.

São completamente form over function.

Eu tenho dois teclados mecânicos e recentemente testamos um excelente na minha opinião: https://portal.zwame.pt/60281/analise/teclado-mecanico-mountain-everest-max mas se me perguntares o teclado que mais gosto é o da Apple. Posso ser a única pessoas no mundo mas é o que é. O rato estamos de acordo e também há quem não goste mas pessoalmente uso o MX Master 3 que não troco.

É prático, mas não é a mesma coisa, ainda mais com SSDs pcie 4.0. Mesmo o Tbolt 4.0 vai se ver aflito com SSDs 3.0 e como sabemos, são caros. E é sempre algo pendurado.

Temos discutido isto extensivamente. No dia a dia em prova cega gostaria de ver muitos utilizadores a saberem que SSD é que estão a usar... Para não entrarmos em off-topic aqui não digo mais nada.

Nem de perto deve dar para tirar toda a porcaria que fica acumulada nas fans. E estes macs puxam o ar por baixo, tal como o Mac Mini. Eu tive um como te lembras e tinha que abrir a tampa de tempos para limpar o pó ali agarrado. E pelo menos uma vez desmontei o cooler, limpei-o junto com a fan e massa termica nova.

Tens um pequeno pormenor neste SoC. Isto não aquece como os Intel. Em Idle o Mac Mini consome 6W. Em load já não me lembro. Neste momento estou com 20% de load. Não me lembro de ouvir a ventoinha.

O monitor carrega todos os macs com carregamento por USB-C, inclusive os novos M1 Pro/Max. Obviamente se queres suporte fast charge 140w tens que usar o magsafe, mas se usas o computador o dia todo ligado ao monitor, não vais sentir diferença.

Eu apenas alertei que o carregador dos MacBook Pro 14 é de 96W mas do de 16 é de 140W.
100 não sei, mas o meu (LG 5K2K) consegue 85 watts por Thunderbolt 3, o que já é significativo para carregar portáteis...se tivesse um! (Uso mac mini)

Como foi dito atrás é menos do que o que o carregador debita. Por isso não é perfeito. Pode em alguns casos passar a gastar bateria.
 
Eu penso que estamos a desvalorizar o salto enorme de performance que se deu com o consumo do M1. Ele não está lento, ultrapassado. Nada disso. Aliás, é bom recordar que o M1 Pro os cores em si não são "melhores". Tem é mais, noutras configurações e o M1 Ultra são 2 M1 Max. O M1 se quiserem é a entrada de gama mas com o mesmo clock. Na Intel e AMD corta no clock, número de cores. Aqui temos cores com funções diferentes e tem sido melhorado.
Concordo. O M1 continua a ser uma máquina excelente.

Esta questão faz-me lembrar a relação entre performances de um Mac Pro "ralador de queijo" de 2009 comparadas com um iMac (tipo) 5 anos mais recente (isto é apenas um exemplo). O Mac Pro com os seus cores Xeon mostrava a sua idade em certas operações simples. No entanto, a "partir pedra" em renders complicados de After Effects era muito mais eficiente do que o iMac.

A mesma coisa acontecerá aqui provavelmente — um M2 (que poderá ser baseado na tecnologia base "iniciada" com o A15 Bionic do iPhone) não será desenhado para o mesmo tipo de trabalho que um M1 Pro/Max/Ultra.
Aí teremos sempre de comparar, por exemplo: M2 max com M1 Max.

De qualquer modo, a performance per watt (a meu ver uma métrica importante em que a Apple já anda a apostar há bastante tempo) destas máquinas é extraordinário.
E não parece que a Intel lá chegue perto, ainda. Recentemente falaram num processador capaz de superar a "performance" dos M1 (já não me lembro se do Max) — mas o custo energético é alto e a bateria vai-se num instante.
Em termos de fiabilidade para trabalho deixa muito a desejar ainda.

São tempos interessantes e espero que a Intel consiga acompanhar a Apple nestas questões — para manter a Apple "acordada" ;P
Não foi o que se verificou e fiquei bastante desiludido! Uso computador maioritariamente para fazer renderização e modelação 3D para arquitetura.
Do pouco que sei, as aplicações para arquitectura continuam a não abraçar o Mac OS do mesmo modo que suportam o Windows.
Mas sei que muitas aplicações no início desta transição estavam a ser lentas no suporte de Apple Silicon. Não sei como estão agora.

A capacidade está lá — é uma questão do software ser trabalhado para aproveitá-la. O Cinema 4D, por exemplo, parece que funciona bastante bem.
Se é para incluirem aquele teclado da treta e o rato menos ergonómico que já usei na vida, podem ficar com eles.

São completamente form over function.
Esta questão do rato e do teclado é bastante subjectiva. Há muito o argumento de que o rato não é ergonómico, etc.
Uma boa parte disto tem a ver com preferência pessoal.
Outra parte tem haver com a anatomia de cada um. Apesar de existirem regras de ergonomia, estas por vezes têm de ser re-analisadas porque o humano é um bicho com muita diversidade de tamanhos, formas, etc. Veja-se o caso dos auscultadores in-ear, ou outros.

No caso do rato da Apple, posso falar do meu caso pessoal (que, atenção, não devemos também generalizar).
Durante muitos anos preferi ratos Microsoft, mesmo usando Mac. Nunca gostei dos Logitech na altura, por exemplo, porque afunilavam a área que apoia os dedos.
A dada altura, por razões diversas, comecei a desenvolver problemas no pulso sempre que mexia no tipo de ratos que tanto apreciava. Mudei para uma utilização mista com tablet e caneta Wacom o que ajudava bastante.

Mas só os ratos da Apple — neste formato achatado (em que os dedos fazem pouco esforço a clicar, e com área para receber toques) é que voltei a ter algum conforto e estar praticamente sem dores.
Eu coloco a mão no rato e a forma parece adequar-se à minha mão em estado de repouso.
Aquelas curvas de outros ratos — tipo o Microsoft Intellimouse our Explorer (não me lembro do nome) — que supostamente acompanham a curva da palma da mão parecem-me impositivos e obrigam a mão a um esforço que é diferente do que a mão faz em repouso.

Ainda bem que a Apple faz estes ratos porque mais ninguém os faz. Quem tiver outras preferências tem todo um mercado extenso de onde escolher.
Não digo que a Apple não pudesse fazer outro género de ratos. Mas se não houvesse este modelo dificilmente eu conseguiria usar rato sem causar mais danos ao pulso.
 
É prático, mas não é a mesma coisa, ainda mais com SSDs pcie 4.0. Mesmo o Tbolt 4.0 vai se ver aflito com SSDs 3.0 e como sabemos, são caros. E é sempre algo pendurado.
"Pendurado" entre aspas, porque existem vários acessórios para o Mac mini, que "prolongam" a forma da máquina e tentam manter algumas elegância. Também preferia que pudessemos instalar mais algumas coisas — mas aí só o futuro Mac Pro com alguma expansibilidade.
As velocidades de Thunderbolt são excelentes — não vai haver problema. Inclusivé para coisas como edição de vídeo, etc. Falo por experiência.

Voltando ao tópico, mesmo ontem uma live de YouTube, sugerir tentar encontrar alguém, para entrevistar, que dê realmente uso a toda esta performance para termos o testemunho do outro lado. Perceber onde ficava estrangulado no seu workflow com Intel, por exemplo, e em que medida os novos M1 tornaram a coisa diferente. Se souberem de alguém / área, digam, pois posso fazer um pouco de research de perceber se alguém está disposto a fazer um podcast.
Eu noto diferença. Eu trabalho na área do Motion Design e uso maioritariamente programas da Adobe (para edição vídeo já usei o Final Cut mas ainda não experimentei com Apple Silicon).
Não sei se tenho material suficiente para um podcast, mas posso dar os meus "2 cents". O After Effects, que é o programa que mais puxa pelas máquinas ainda não suporta o Apple Silicon — tenho testado uma versão Beta, mas em projectos mais pequenos.
De qualquer modo, mesmo na versão não-beta e ainda com suporte nativo Intel eu vejo uma diferença com o M1 Max. Em programas como o Illustrator e o Photoshop ou Lightroom, também.
 
Última edição:
Eu tenho dois teclados mecânicos e recentemente testamos um excelente na minha opinião: https://portal.zwame.pt/60281/analise/teclado-mecanico-mountain-everest-max mas se me perguntares o teclado que mais gosto é o da Apple. Posso ser a única pessoas no mundo mas é o que é. O rato estamos de acordo e também há quem não goste mas pessoalmente uso o MX Master 3 que não troco.

O problema do teclado da Apple é o key travel bastante curto. Não gosto desse tipo de teclados, sim é melhor que um membrane barato mas não chega sequer perto de um mecânico. Era bom se a Apple tivesse o seu teclado mecânico com o mesmo estilo do atual Magic Keyboard, a qualidade de construção é boa mas peca pelas teclas imo.

Quanto ao rato, MX Master é excelente. Tive um MX Master 2, ergonómico mas depois de usar o G Pro Wireless para jogar também o tornei no rato de trabalho devido a ser muito mais leve. 145g do MX não é pera doce no dia a dia, o GPW tem 80g e ainda há uma versão Superlight mais leve (63g).
 
Concordo. O M1 continua a ser uma máquina excelente.

Esta questão faz-me lembrar a relação entre performances de um Mac Pro "ralador de queijo" de 2009 comparadas com um iMac (tipo) 5 anos mais recente (isto é apenas um exemplo). O Mac Pro com os seus cores Xeon mostrava a sua idade em certas operações simples. No entanto, a "partir pedra" em renders complicados de After Effects era muito mais eficiente do que o iMac.

A mesma coisa acontecerá aqui provavelmente — um M2 (que poderá ser baseado na tecnologia base "iniciada" com o A15 Bionic do iPhone) não será desenhado para o mesmo tipo de trabalho que um M1 Pro/Max/Ultra.
Aí teremos sempre de comparar, por exemplo: M2 max com M1 Max.

De qualquer modo, a performance per watt (a meu ver uma métrica importante em que a Apple já anda a apostar há bastante tempo) destas máquinas é extraordinário.
E não parece que a Intel lá chegue perto, ainda. Recentemente falaram num processador capaz de superar a "performance" dos M1 (já não me lembro se do Max) — mas o custo energético é alto e a bateria vai-se num instante.
Em termos de fiabilidade para trabalho deixa muito a desejar ainda.

São tempos interessantes e espero que a Intel consiga acompanhar a Apple nestas questões — para manter a Apple "acordada" ;P

Do pouco que sei, as aplicações para arquitectura continuam a não abraçar o Mac OS do mesmo modo que suportam o Windows.
Mas sei que muitas aplicações no início desta transição estavam a ser lentas no suporte de Apple Silicon. Não sei como estão agora.

A capacidade está lá — é uma questão do software ser trabalhado para aproveitá-la. O Cinema 4D, por exemplo, parece que funciona bastante bem.

Esta questão do rato e do teclado é bastante subjectiva. Há muito o argumento de que o rato não é ergonómico, etc.
Uma boa parte disto tem a ver com preferência pessoal.
Outra parte tem haver com a anatomia de cada um. Apesar de existirem regras de ergonomia, estas por vezes têm de ser re-analisadas porque o humano é um bicho com muita diversidade de tamanhos, formas, etc. Veja-se o caso dos auscultadores in-ear, ou outros.

No caso do rato da Apple, posso falar do meu caso pessoal (que, atenção, não devemos também generalizar).
Durante muitos anos preferi ratos Microsoft, mesmo usando Mac. Nunca gostei dos Logitech na altura, por exemplo, porque afunilavam a área que apoia os dedos.
A dada altura, por razões diversas, comecei a desenvolver problemas no pulso sempre que mexia no tipo de ratos que tanto apreciava. Mudei para uma utilização mista com tablet e caneta Wacom o que ajudava bastante.

Mas só os ratos da Apple — neste formato achatado (em que os dedos fazem pouco esforço a clicar, e com área para receber toques) é que voltei a ter algum conforto e estar praticamente sem dores.
Eu coloco a mão no rato e a forma parece adequar-se à minha mão em estado de repouso.
Aquelas curvas de outros ratos — tipo o Microsoft Intellimouse our Explorer (não me lembro do nome) — que supostamente acompanham a curva da palma da mão parecem-me impositivos e obrigam a mão a um esforço que é diferente do que a mão faz em repouso.

Ainda bem que a Apple faz estes ratos porque mais ninguém os faz. Quem tiver outras preferências tem todo um mercado extenso de onde escolher.
Não digo que a Apple não pudesse fazer outro género de ratos. Mas se não houvesse este modelo dificilmente eu conseguiria usar rato sem causar mais danos ao pulso.

Fui dar uma pesquisa agora, e realmente só em Janeiro de 2022 é que o sketchup suporta nativamente os processadores da Apple! Portanto os ganhos são enormes.

Fui ver na Worten quanto me custaria um de 14" com o M1 Max e 2900 balas é um soco na carteira xD
 
@Lucien para arrumar esta questão pelo menos da minha parte, eu tenho acesso a teclados mecânicos e como referi prefiro de longe o da Apple. Para mim. Apenas isso. O @El Extranjero adaptou-se bem ao rato da Apple que eu nunca utilizaria. Somos todos diferentes e ainda bem que assim é.

@joaob20 mas já usaste o schetchup 2022?
 
Fui ver na Worten quanto me custaria um de 14" com o M1 Max e 2900 balas é um soco na carteira xD
Sim, os valores em Portugal com o nosso IVA e com câmbio de moeda menos vantajoso do que há uma década, tornam esta "bricandeira" cara.

Não me parece que os GPU core extra do M1 Max sejam 'por aí além' aproveitados por muitas aplicações. Não faço ideia em relação ao SketchUp, mas palpita-me que poderá ser overkill… Um M1 Pro talvez fosse mais adequado.
Isto é apenas um palpite. Melhor ler, ver reviews e críticas de malta que pôs as mãos na massa.
 
Não me parece que os GPU core extra do M1 Max sejam 'por aí além' aproveitados por muitas aplicações. Não faço ideia em relação ao SketchUp, mas palpita-me que poderá ser overkill… Um M1 Pro talvez fosse mais adequado.
Isto é apenas um palpite. Melhor ler, ver reviews e críticas de malta que pôs as mãos na massa.

Queres um bónus?

Eu não sei responder à tua pergunta mas a questão é que neste momento podes ver a diferença entre o MacBook Pro de 14" 32GB 512GB e vais ter uma surpresa. Se usarem as nossas ferramentas ;)
M1 Pro: 2809€
M1 MAX: 2899€
E não, desta vez o nosso iva não tem culpa nenhuma porque está mais barato do que na Apple e a diferença aqui é perder autonomia no caso do Max. Mas por mais 90€ tens o MAX que tem mais gráfica. Eu optaria pelo MAX neste caso. Espera... foi o que fiz mas ele ainda não chegou. Mas não vou poder comparar com o Pro.
O prazo de entrega do Max também deve ser superior.

Ja que com dois cliques posso fazer o mesmo para o de 16" fica aqui:

M1 Pro: 3309€
M1 Max: 3049€

Estão a ver bem. O M1 Max de 16" está mais barato do que o M1 Pro.
 
Back
Topo