Gráfica AMD Polaris (RX 590)

A temperatura do GPU não indica necessariamente maior temperatura dentro da caixa. O que interessa é a energia consumida. ;)
Dois GPUs a bater nos mesmos 200W, por exemplo, um a 60ºC e outro a 80ºC vão aquecer a caixa exactamente o mesmo.
Pois, certo, nem tinha lembrado disso. :D
Também há coolers que mandam ar quente para fora da caixa, mas penso que estes tendencialmente são mais ruidosos (ou caros).


Wow... E eu a pensar em fazer upgrade... Pelo o que vejo esta não gosta muito de DX11.

https://www.anandtech.com/show/13570/the-amd-radeon-rx-590-review/10
Afinal parece que até gosta e muito de DX11:

Battlefield 1 (DX11)
2abzmOl.jpg


Está na mesma review.
 
Pois, certo, nem tinha lembrado disso. :D
Também há coolers que mandam ar quente para fora da caixa, mas penso que estes tendencialmente são mais ruidosos (ou caros).



Afinal parece que até gosta e muito de DX11:

Battlefield 1 (DX11)
2abzmOl.jpg


Está na mesma review.
Esqueci me do pormenor do gameworks
 
Esperavas melhores consumos de um shrink, sinceramente. Em vez disso, o TDP ainda subiu, em relação à RX580..
De resto, é ver onde os preços estabilizam. Tem potencial para ser uma boa proposta dentro do segmento, face à concorrência actual.
Eu esperava uma redução de consumo ligeira, mas que se notasse um bocado.
Ao que parece é um shrink do mais simples, usaram as mesma libraries. Deu só para puxar os clocks mantendo, até ver, um consumo aproximado.

O trabalho para optimizar a arquitectura Polaris para os 12nm também só devia conseguir reduzir o consumo em load uns 10% se tanto, ou aumentar mais uns pós a frequência para redução de consumo ainda menor.
Iria exigir bastante trabalho para ganhos mínimos. Não estiveram para investir nisso.

Vamos ver o que vai sair com a Navi, supostamente vai suceder à Polaris.
 
Última edição:
Eu acho interessante criticar-se o preço/performance calculado, e depois olhar para o topo de gama da Nvidia, que é todo vastamente inferior nesse campo, e ninguém diz nada. Nunca esperei uma melhoria em consumos honestamente, mas é uma gráfica que continua a caber dentro de uma fonte de 450w, o que é uma melhoria bem grande em relação a gráficas anteriores às 4xx. Mas todos sabemos que a AMD está a uma boa distância ainda da Nvidia nos consumos, apesar de ter melhorado.

Outro ponto, nada na arquitectura mudou. Só houve um die shrink, que permitiu aumentar clocks, e que não foge muito aos valores que a 580 tinha. Não é uma melhoria, mas mantém a mesma linha já existente, e permite subir a gama média um pouco mais do lado deles. Se o preço se revelar bom, é uma melhoria bem vinda. Já se sabe que a única forma de combaterem a Nvidia neste momento é mudarem o processo e a arquitectura, que não aconteceu, não se previa acontecer este ano, e assim vai ser. Mas para quem vai comprar agora e não tem dinheiro para a 1070, a meu ver, tem aí uma solução perfeitamente capaz.

O que não percebo é... O que esperava toda a gente? É que isto é exactamente o que foi prometido: ganho de cerca de 12% em relação à 580, e os consumos não são largamente diferentes (alguns modelos mais puxados consomem um bocado mais, mas isso já acontecia nas 480 e 580). A meu ver, o problema maior é que isto vem já uns largos meses atrasados, era bom ter saído perto da 580.
 
@nfdr Praticamente toda a energia consumida por um CPU/GPU acaba convertida em calor, logo, para a temperatura conta praticamente toda a energia consumida pelo CPU/GPU, e toda essa energia tem de ser dissipada por alguma forma de arrefecimento.
Quanto aos 80ºC vs. 60ºC, para os mesmos ~200W, a temperatura apenas significa que o primeiro tem cooling mais competente. Mas ambos estão a descarregar ~200J de energia em forma de calor na caixa, a cada segundo.
 
Eu penso que isto é a repetição da hd4770 para depois sair a hd4890.
Tens aí um equivoco.
A HD4890 saiu depois da HD4870, e era quase o mesmo gpu, com mais frequência. Mas ambos a 55nm, ou seja, mesmo processo de fabrico.
A HD4770 já saiu depois da HD4890, e era um shrink da arquitectura (de 55nm para 40nm) mas de gama abaixo, pelo que tinha eficiência muito melhor, mas em performance bruta ficava, e muito, à sombra da HD4890.,


A comparação mais correcta é com o famoso g92 da Nvidia, que foi 8800GTX, a 90nm, que depois foi 9800GTX a 65nm.
E depois disso foi 9800GTX+ a 55nm e também, depois, GTS 250 igualmente a 55nm. :-D
 
Eu acho interessante criticar-se o preço/performance calculado, e depois olhar para o topo de gama da Nvidia, que é todo vastamente inferior nesse campo, e ninguém diz nada. Nunca esperei uma melhoria em consumos honestamente, mas é uma gráfica que continua a caber dentro de uma fonte de 450w, o que é uma melhoria bem grande em relação a gráficas anteriores às 4xx. Mas todos sabemos que a AMD está a uma boa distância ainda da Nvidia nos consumos, apesar de ter melhorado.

Mas pelos vistos não interessa a ninguém. Gráficas a terem pior performance/€ que as gerações anteriores não interessa muito, pq tem RTX
 
Os consumos afinal não são muito diferentes das 580 com clocks acima dos 1400mhz, eu disse algum tempo atrás que iam vender como pães e se o preço vier a jeito é certo.

A minha 580 a 1365mhz que é oc de fabrica não passa dos 145w.
 
Eu acho interessante criticar-se o preço/performance calculado, e depois olhar para o topo de gama da Nvidia, que é todo vastamente inferior nesse campo, e ninguém diz nada.

O que mais se fala é disso. Quase todos os dias se fala do fraco rácio preço/performance das RTX. Aliás, tem sido das maiores críticas à nova geração desde o início.

Se a AMD lança uma gráfica 30% ou 35% mais cara, para apenas 10% de performance extra e com consumo aumentado, não há como fugir das críticas.

Tanto é que, pelo menos das reviews que tenho visto, tem sido unânime que aos preços actuais, a RX 580 é de longe a melhor compra!
 
Tens aí um equivoco.
A HD4890 saiu depois da HD4870, e era quase o mesmo gpu, com mais frequência. Mas ambos a 55nm, ou seja, mesmo processo de fabrico.
A HD4770 já saiu depois da HD4890, e era um shrink da arquitectura (de 55nm para 40nm) mas de gama abaixo, pelo que tinha eficiência muito melhor, mas em performance bruta ficava, e muito, à sombra da HD4890.,


A comparação mais correcta é com o famoso g92 da Nvidia, que foi 8800GTX, a 90nm, que depois foi 9800GTX a 65nm.
E depois disso foi 9800GTX+ a 55nm e também, depois, GTS 250 igualmente a 55nm. :-D
A arquitetura era a mesma o que mudou foi o processo de fabrico de 55 para 40 com outros cortes para recuperarem mercado...

https://www.anandtech.com/show/2937/9


Não falhei por muito
 
E aquele bundle de jogos que se falava é mesmo só para o mercado americano ou também será para a Europa?

Acho que é para todos uma vez que é a propria AMD a disponibilizar os codigos, e os 3 jogos parecem-me um grande bundle mesmo por serem bons.

Não é só para a 590, a 570/80 e Vega também.

https://www.amd.com/en/gaming/raise...-the-gamel&utm_medium=redirect&utm_source=301

Claro que os códigos vão estar disponíveis quando os jogos estiverem no mercado.
 
Back
Topo