Gráfica AMD Polaris (RX 590)

Esta placa até é interessante porque vai preencher ali um fosso de performance mas duvido que tenha melhor performance/preço do que a RX580 ou até a 1070, pelo menos quando sair em que os preços vão estar um pouco acima como é normal em qualquer lançamento.

Também concordo que a 300€ seria a placa a comprar mas se tem 280$ MSRP aqui deve vir a 330/340€. Já é um pouco puxado.
 
nyUxe7y.jpg
 
Sapphire Radeon RX 590 Nitro+ Specail Edition 8192MB GDDR5 PCI-Express Graphics Card @ £259.99 inc VAT

PowerColor Radeon RX 590 Red Devil 8192MB GDDR5 PCI-Express Graphics Card @ £269.99 inc VAT

All AMD Vega 64/56 and RX 590 purchases qualify for all three games and all Radeon RX 580/570 purchases qualify for two of the three games. Happy Christmas & Black Friday!
 
Última edição:
https://www.techpowerup.com/reviews/XFX/Radeon_RX_590_Fatboy/

Bom, destroi a 1060 6GB e fica muito próxima da Fury X (logo, deve destruir a Fury normal) e 980 ti!! Not bad!

Agora, toda esta performance fica totalmente arruinada pelo enorme consumo de energia! Consome tanto como uma 1080 ti que é muito mais rápida. E o consumo idle em multi monitor é escandaloso! Até chega a consumir mais que uma Vega 56?

Por isso para min infelizmente é mais um AMDFAIL, já que para min o consumo é importante...

Acho que neste caso é explorar o que um undervolt pode fazer...
 
Sim acho preferível comprarem a 580 a um bom preço que ir para a 590, os consumos são absurdos mesmos, consumir tanto como uma 1080ti e ter metade da performance...

GbjmdJS.png


Consumo absurdo, claro que não ligamos a isto se não só comprávamos 1030 ou rx550 de qualquer forma é absurdo o consumo desta gráfica com a performance que tem.
 
Tirando o consumo se o preço não for puxado a AMD acabou de ganhar uma grande fatia deste segmente de mercado. Vamos ver qual a reacção da nVIDIA pois aquela versão gddr5x da 1060 não dá resposta a isto (para além que apesar de ser gddr5X vai ser apenas 8Gbps).
 
É uma gráfica para undervolt, eu por exemplo na minha RX 580 tenho a 1150core que é o melhor equilíbrio, suficiente para o que jogo e extremamente fresca e eficiente, gasta ai 120w tops. A energia da terra do tuga é das mais caras e depois com os salários de bosta, temos ser poupadinhos.
 
https://www.techpowerup.com/reviews/XFX/Radeon_RX_590_Fatboy/

Bom, destroi a 1060 6GB e fica muito próxima da Fury X (logo, deve destruir a Fury normal) e 980 ti!! Not bad!

Agora, toda esta performance fica totalmente arruinada pelo enorme consumo de energia! Consome tanto como uma 1080 ti que é muito mais rápida. E o consumo idle em multi monitor é escandaloso! Até chega a consumir mais que uma Vega 56?

Por isso para min infelizmente é mais um AMDFAIL, já que para min o consumo é importante...

Acho que neste caso é explorar o que um undervolt pode fazer...

O consumo das RTX nao era tambem absurdo comparado com a 1080ti?
 
Nem por isso. É um pouco mais elevado mas com um chip tão grande não há gating suficiente que o salve.
Houve inicialmente um consumo elevado especialmente com multi-monitor em idle mas foi corrigido com um driver:

mtMyZmNzggLKtuzB.jpg
 
É uma gráfica para undervolt, eu por exemplo na minha RX 580 tenho a 1150core que é o melhor equilíbrio, suficiente para o que jogo e extremamente fresca e eficiente, gasta ai 120w tops. A energia da terra do tuga é das mais caras e depois com os salários de bosta, temos ser poupadinhos.


1150 core? Isso não é o vcore default? Eu nas minhas 480 tenho 1070 a 1342...
 
Agora, toda esta performance fica totalmente arruinada pelo enorme consumo de energia!

Sim acho preferível comprarem a 580 a um bom preço que ir para a 590, os consumos são absurdos mesmos
GbjmdJS.png
?
Boa parte das Rx580 já consomem o mesmo que esta RX590:

Gigabyte Aoros RX580 XTR (core clock: 1425MHz):

T7jREw0.jpg

...

Sapphire RX580 Nitro+ (core clock: 1411/1450):

5570XtA.jpg

...
A Asus RX580 Strix também anda à volta de 220w de consumo, segundo o Guru3D.


Há versões da Rx580 nos 180W também, mas por enquanto nada diz que não haverá versões da RX590 a gastar um pouco menos.

Dito isto, é óbvio que não deixa de ser um consumo elevado.
Mas também para quem compra este tipo de gpus de gama média não é mais 20/30/40w em load que faz alguma diferença.

Um bocado preocupante, para mim, é as temperaturas serem tão altas, e o calor que isso gera na caixa. Mas espero que outras versões tragam coolers mais capazes e fiquem abaixo dos 75º, em vez dos 80º da versão da XFX.


Um undervolt nestas gráficas é boa ideia, e nem é (principalmente) pela redução de consumo, é para que mantenham temperaturas mais frescas e/ou manterem um boost/OC mais elevado com mais facilidade.
 
Última edição:
Piorou em dois dos mais importantes aspectos de uma gráfica, face à RX 580. Pior perf/$ e pior perf/W.

É agarrar as RX 580, tal como a review do Guru3D menciona:

But take a bit of an advice, check out the Radeon RX 580 8GB and it's pricing, as that looks to be the better deal - it can save you some good money.

performance-per-dollar_1920-1080.png
 
não acho a 590 nada de especial, especialmente olhando para os 50 euros a mais, no mínimo. na minha opinião a 580 já tem uma posição bastante consolidada face à 1060 6GB. agora estes bundles são bastante bons, especialmente se conseguir uma 580 na casa dos 200 euros, mas eu já estou a ver os preços a subirem
https://videocardz.com/press-release/powercolor-announces-radeon-rx-590-red-devil
Os preços subirem nesta altura do ano, em muitas coisas, é um movimento natural.
Vai haver a black friday dentro de pouco tempo, em muitos casos os preços sobem nos dias/semanas antes, para depois terem uma descida 'enorme' na altura da promo.

Os preços reais, estáveis, da Rx590 só para a 2ª semana de Dezembro, ou mesmo só em Janeiro, porque dezembro é Natal e tal, há tendência para haver inflação também.

Mas quem precisa de um gpu é ver o que há na Black Friday, pelo que se diz, a AMD vai ter bons preços e bundles.

Agora, toda esta performance fica totalmente arruinada pelo enorme consumo de energia! Consome tanto como uma 1080 ti que é muito mais rápida. E o consumo idle em multi monitor é escandaloso! Até chega a consumir mais que uma Vega 56?
Sim acho preferível comprarem a 580 a um bom preço que ir para a 590, os consumos são absurdos mesmos, consumir tanto como uma 1080ti e ter metade da performance...

Como eu disse.....:
?
Há versões da Rx580 nos 180W também, mas por enquanto nada diz que não haverá versões da RX590 a gastar um pouco menos.


Afinal, a RX590 até é capaz de gastar o mesmo ou menos que a RX580, apesar dos clocks superiores:


Sapphire RX580 Nitro+ (core clock: 1411/1450):
5570XtA.jpg


Sapphire RX590 Nitro + (core clock: 1560MHz)
Zp6Wx8m.jpg



As placas são as mesmas, perfeitamente idênticas, só muda o gpu:
RX580:
front.jpg


RX590:
front.jpg

VRM's são os mesmos, é praticamente tudo o mesmo, a memória da RX580 é da Hynix, a da RX590 é da Micron mas são de velocidade igual.
O que muda é mesmo o GPU.
 
Última edição pelo moderador:
Esperavas melhores consumos de um shrink, sinceramente. Em vez disso, o TDP ainda subiu, em relação à RX580..
De resto, é ver onde os preços estabilizam. Tem potencial para ser uma boa proposta dentro do segmento, face à concorrência actual.

Um bocado preocupante, para mim, é as temperaturas serem tão altas, e o calor que isso gera na caixa.

A temperatura do GPU não indica necessariamente maior temperatura dentro da caixa. O que interessa é a energia consumida. ;)
Dois GPUs a bater nos mesmos 200W, por exemplo, um a 60ºC e outro a 80ºC vão aquecer a caixa exactamente o mesmo.
 
A RX 590 é mais rápida que a 970 no global não tenhas dúvidas, alias chega muito perto de uma 980 ti! E tem mais RAM e melhor suporte DX12, mas não é o melhor upgrade path de GTX 970, o caminho lógico é uma 1070 ti ou 1080 ou RTX 2070.

É uma destas 3 que vai vir para ca em Dezembro (se eu conseguir cumprir certas condições, já que largar 500-600 €uropas (ou 2200 a 2700 t€m€r$) para min é pesado).

Estas 590 é para quem tem algo abaixo da categoria de uma 970/980. Por exemplo, trocar uma 960 por uma 590 é um salto absurdo de performance, se conviver bem com o aumento igualmente absurdo de consumo.
 
Back
Topo