[PS3] Technical Info Thread

Que confusão de quote...
Dá toda a sensação de que a pessoa que o escreveu originalmente não sabia muito bem como dizer mal e então colocou a imaginação a trabalhar :D

Desde o início que se sabe que um dos 8 SPE's é desabilitado na fábrica para aumentar os yelds.
Dos 7 restantes, pelo menos um é sempre reservado para o sistema operativo (derivado do kernel Linux, costumizado).




De qualquer maneira, até parece que a Xbox 360 não se safa também assim, apesar de um dos 3 cores estar sempre reservado para o sistema operativo (e são logo 2 das 6 threads disponíveis...) :rolleyes:
E ambas são CPU's in-order, pelo que a cache L2 tem a mesma importância.

Aliás, como curiosidade, o controlador de memória da X360 até está localizado na northbridge (a GPU da ATI), introduzindo mais latência. Na PS3 há um controlador XDR no próprio Cell, e depois há um controlador de GDDR3 na GPU da Nvidia (que também consegue aceder a partes da XDR).
 
Última edição:
Boas notícias
O Cell vai ser fabricado a 65nm logo desde o início, e não 90nm como se pensava:


Tool Orders: Sony selects Synopsys' phase shift mask software for 65nm node


Tuesday, 18 April 2006

Sony Corporation has adopted Synopsys' alternating aperture phase-shift mask (AA-PSM) technology to enhance manufacturability of its advanced logic chips that includes the ramp of the ‘Cell' microprocessor that will be used in the PS3 gaming console.
"Our ability to support Sony's industry-leading production ramp of their advanced process nodes demonstrates our PSM technology's continued value in a production environment," said Anantha Sethuraman, vice president of marketing for DFM, Synopsys. "This validates Synopsys' leadership position in providing a comprehensive DFM solution for high-yield designs."


The Cell chip is currently being ramped at Sony's 300mm fab in Japan on a 65nm process. A worldwide launch of the new gaming console has been delayed until November 2006, though not due to any microprocessor issues. Synopsys highlighted that the use of its AA-PSM technology is designed to improve yields at leading edge nodes.




http://www.fabtech.org/index.php?option=content&task=view&id=1423&Itemid=2
 
Hmmm, será que isso pode permitir que aumentem a frequencia do processador de 3.2Ghz para 3.4 ou 3.6 visto aquecer menos a 65nm e os yields em principio tb melhoram.

Outra coisa é que vão poder por mais chips por waffer certo? Logo o preço de custo de Cell desce.
 
Última edição:
Ansatsu disse:
Hmmm, será que isso pode permitir que aumentem a frequencia do processador de 3.2Ghz para 3.4 ou 3.6 visto aquecer menos a 65nm e os yields em principio tb melhoram.

Duvido que seja para aumentar a frequência.
Menos consumo de energia e menos calor é uma benesse do processo de fabrico mais avançado.

Pode é ter o potencial de fabricar muito mais CPU's logo desde o início por cada waffer, potenciando a disponibilidade do hardware para o lançamento global.



De relembrar que a falta de Xbox 360 se deveu no lançamento e meses seguintes, sobretudo à pouca velocidade com que a MS recebia as CPU's triple-core da IBM, fabricadas na Chartered de Singapura (90nm) sob contrato com a IBM.
Havia poucas CPU's. Com falta de um componente fulcral, a produção do conjunto ficou atrasada.
 
21

pareçe que o que eu pensava como palpite sempre se vai concretizar..

(dizia eu aqui á uns meses, que o atraso da sony ia aconteçer mesmo, mas a haver atraso à quw aproveita-lo e meter cá fora os componentes com um processo de fabrico menor..ora bem..)

na altura o meu palpite era que ambos o cell e o rsx seriam em 65nm..pois bem.. os cpus como andam sempre mais avançados é natural que saiam primeiro.... como a produção arranca já dentro de uns dois meses não há tempo pra meter o rsx em 65nm.. esticado talves desse 80nm.. mas as empresas não querem ir já por aí..

mas acredito que em 2007 saia a x360 já com o ibm a 65nm... ou até em dezembro deste ano.. será que em dezembro já temos a REV.1 da x360 ???
 
Mais rumores (treat it as such, embora a fonte do B3D seja relativamente fiável...):



New PS3 Rumors:

--GTA Untitled: PS3 Exclusive for sometime in 2007
--RSX = "G71 on crack". Sony to launch Cell and RSX at 65 nm
--Final PS3 design much like the same. Size stays intact. Runs cool.
--PS3 $399 launch price 60 GB HDD included (360 am owned)
--PS3 to ship with BD demo disc (has bunch of movie trailers on BD disc with game demos)
--FF7 "Remake" 'Well in development'. Sneak peak at E3.
--RSX 32 PS part speed bumped to 600 MHz.
--Will launch in Japan and USA in November. Europe delayed till '07
--500,000 units for USA and Japan each at launch
--Sony to ship 10M PS3 worldwide by Q2 2007.
--Ageai says, "Cell performs as well as PPU in some areas."
--Sony urging developers to aim for 720p. ALL games must be 60 fps MINIMUM.
--No PS3 online at launch
--Killzone PS3 to exceed E3 2005 presentation. "robust" online multiplayer in the works.
--Huge surprise about controller. (Should Ninty be worried?)
--PSP2 shown in some form.


Don't bother asking where I heard this from. It's pretty damn reliable and I can't help but feel excited inside.
 
Última edição:
Só para informar que o AlphaSpartan's, pessoa que obteve essas tais informações, pelo menos o que ele diz, é um anti-playstation.
 
3

há aqui 3 cenas:

1) RSX com 32 pipes ?? = uma G71 overclockada a 65nm ???
(será que eles se darão bem com os yelds e tal ?)

2) aiming for 720p ??? nada em 1080p no lançamento para deixar a malta com água na boca ??

3) cell does weel as PPU "in some áreas" ?? --> não andava a sony a dizer que ia ser tal como uma PPU e tal que era uma cena muito á frente ???

4) killzone melhor que o cgi ???? nã me pareçe...balelas

5) no online at launch ?? atão mas 50 chinocas a trabalhar 24/7 ainda não têm aquilo pronto ??
ou falta depois o apioio todo por trás.. da sony dos isp's, servers etc ??

6) controlador.. essa sempre foi uma grande incógnita na ps3.. não se sabe ainda qual vai ser o desingm...mas eu não espero muito.. e claro que não vai ser nem pareçido com o da nintendo.. o gajo refere isso mas anda enganado....pra mim... vai sair um daquelas coisas que uns vão amar, outros vão detestar..
 
--Will launch in Japan and USA in November. Europe delayed till '07
--500,000 units for USA and Japan each at launch

Então e o world wide launch? Me not happy...

Só 1 milhão de consolas no launch? Que é feito dos 6 milhoes prometidos?


Europa relegada para ultimo de novo... f*ck.
 
Ansatsu disse:
Pelo que tive a ler, o que esse gajo disse não passam de invenções feitas por ele :P

Do som ou do outro post ?
Eu não o conheço, por isso coloquei as reservas logo no início.

Quanto ao do som, creio que o que o artigo diz é exacto.
 
É natural que a PS3 saia assim mesmo potente
Afinal quando sair vair fazer um ano inteiro que a X360 foi lançada. Um ano dá apr amuita coisa. A questão sempre foi ver se a MS conseguia sair da praia e ir avançando. O price cut à X360 já deve estar mais que planeado...
 
Sony to Start PlayStation 3 Chip Tests Next Week – Report.
Sony Gearing Up to Start Testing PlayStation 3 Components


Sony Computer Entertainment Inc., the developer of Sony PlayStation game consoles, may start testing chip components for its gaming machine as soon as next week, according to reports from Taiwan. While it is unclear what exactly will be tested, the information may indicate that Sony begins to gear up for the PlayStation 3 manufacturing.

DigiTimes web-site reported citing Chinese-language Wealth Group report that King Yuan Electronics Company (KYEC), a firm that is focused on chip testing and assembly, would start landing Sony PlayStation 3 chip testing orders from the following week, and that those orders should help to boost the company’s revenues in the second quarter.

Sources at equipment makers reportedly stated that KYEC has already started testing engineering chipset samples for the PlayStation 3. While the King Yuan Electronics declined to comment on specific orders from particular clients it is known that the chip testing house also undertakes testing of the graphics processing unit (GPU) for the PlayStation Portable as well as the I/O controller for the Xbox 360.

Sony is expected to release its PlayStation 3 console in the U.S. by holiday season, however the scales of the release are not completely certain, as some analysts believe the PlayStation 3 game machine is too expensive to make and given that the consoles are usually sold for less than $500, well below the production costs initially, Sony may cut its losses by supplying less consoles initially.

According to Sony Computer Entertainment Inc.’s president, the company planned to produce 1 million PlayStation 3 units a month initially, for a total of 6 million units in the business year ending March 2007.

According to Merrill Lynch research company, the most expensive component of the PlayStation 3 will be its Blu-ray disk drive, which will initially cost $350. The second most expensive part of the gaming machine will be the Cell processor which will cost Sony “at least” $230 per unit to make. Nvidia’s RSX graphics processor will cost $70, while for 256MB of XDR memory as well as 256MB of GDDR3 memory Sony will have to pay $50, believes Merrily Lynch. In total, the price may reach $900 just to manufacture one PlayStation 3 console.

In three years time after launch the cost of manufacturing the PS3 can reach $320, believes the research firm. Merrill Lynch notes that the price of two most expensive components – the Cell processor and the Blu-ray optical drive – can tumble significantly already in 2007 when the microprocessor is shifted to 65nm production technology, while the Blu-ray drives reaches high-volume manufacturing.

Sony Computer Entertainment Inc. did not comment on the news-story.

http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20060421072209.html
 
as some analysts believe the PlayStation 3 game machine is too expensive to make and given that the consoles are usually sold for less than $500, well below the production costs initially, Sony may cut its losses by supplying less consoles initially.

According to Merrill Lynch research company, the most expensive component of the PlayStation 3 will be its Blu-ray disk drive, which will initially cost $350. The second most expensive part of the gaming machine will be the Cell processor which will cost Sony “at least” $230 per unit to make. Nvidia’s RSX graphics processor will cost $70, while for 256MB of XDR memory as well as 256MB of GDDR3 memory Sony will have to pay $50, believes Merrily Lynch. In total, the price may reach $900 just to manufacture one PlayStation 3 console.

Lá está de acordo com o Merrill Lynch que inventou uns numeros para o ar, no final ele foi tão burro que a soma dos componente k eles pos davam 800 dolares e ele pos lá 900 dolares lol

A Sony melhor que ng sabe a que preço vai ficar os componentes feitos nas suas proprias fabs, onde o preço fica completamente a custo de fabrico, n tem k pagar a terceiros tal como a Microsoft tem de fazer para produzir a xbox360, e o Merrill Lynch nem sequer teve isso em conta. Por isso se eles decidiram fazer 1 Milhão por mes ate á data de saida.

Já pra não falar que com o Cell e o RSX a serem produzidos já a 65nm, vão sair ambos bem mais baratos.

Quanto ao preço do Blue Ray, só pra dizer k existe um gravador Blue Ray a 500 Dolares.
Fazendo as contas, desses 500 eles tem k ter no minimo um lucro de 100 dolares, ou seja, já vai para 400, a sony n paga royaltys a si propria, logo menos dinheiro, o blue ray da sony, n é gravador, é apenas leitor. Logo mais barato ainda fica. E 2º a Sony é que o produz totalmente sem precisar de terceiros pra o fazer.

Se a Sony fizer o milhão de consolas por mes, tem de fazer tb 1 milhão de leitores Blue Ray por mes, a isso chamo mass productiom, logo o preço desce ainda mai. recordar que aquele gravador de 500 dolares n é feito em mass production.

Por isso eu digo, onde raio ele foi buscar os 350 dolares do Blue Ray?
 
Última edição:
Ansatsu disse:
Lá está de acordo com o Merrill Lynch que inventou uns numeros para o ar, no final ele foi tão burro que a soma dos componente k eles pos davam 800 dolares e ele pos lá 900 dolares lol

A Sony melhor que ng sabe a que preço vai ficar os componentes feitos nas suas proprias fabs, onde o preço fica completamente a custo de fabrico, n tem k pagar a terceiros tal como a Microsoft tem de fazer para produzir a xbox360, e o Merrill Lynch nem sequer teve isso em conta. Por isso se eles decidiram fazer 1 Milhão por mes ate á data de saida.

Já pra não falar que com o Cell e o RSX a serem produzidos já a 65nm, vão sair ambos bem mais baratos.

Quanto ao preço do Blue Ray, só pra dizer k existe um gravador Blue Ray a 500 Dolares.
Fazendo as contas, desses 500 eles tem k ter no minimo um lucro de 100 dolares, ou seja, já vai para 400, a sony n paga royaltys a si propria, logo menos dinheiro, o blue ray da sony, n é gravador, é apenas leitor. Logo mais barato ainda fica. E 2º a Sony é que o produz totalmente sem precisar de terceiros pra o fazer.

Se a Sony fizer o milhão de consolas por mes, tem de fazer tb 1 milhão de leitores Blue Ray por mes, a isso chamo mass productiom, logo o preço desce ainda mai. recordar que aquele gravador de 500 dolares n é feito em mass production.

Por isso eu digo, onde raio ele foi buscar os 350 dolares do Blue Ray?


"o Merrill Lynch" não é um gajo :lol:
 
32

e...e..
a sony não vai produzir um milhão de consolas nas suas fábricas...

então se andam como doidos a sub-contractar outros fabricantes para produzirem os chips..achas que eles têm capacidade de produzr 1 milhão de consolas mês.. nas próprias fábricas apenas ???

e portanto tem de pagar a terçeiros para lhe fazerem isso certamente..

por isso ele diz que afinal não devre ahver os tais 6 milhões de consolas..mas sim 1 milhão no lançamento
 
Kursk_crash disse:
e...e..
a sony não vai produzir um milhão de consolas nas suas fábricas...

então se andam como doidos a sub-contractar outros fabricantes para produzirem os chips..achas que eles têm capacidade de produzr 1 milhão de consolas mês.. nas próprias fábricas apenas ???

e portanto tem de pagar a terçeiros para lhe fazerem isso certamente..

por isso ele diz que afinal não devre ahver os tais 6 milhões de consolas..mas sim 1 milhão no lançamento

A Chartered é muito mais pequena do que a Sony e vai fabricar 1 milhão de CPU's para a Xbox 360 por mês.
Não vejo qual é o problema...
 
Back
Topo