overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

exacto. o meu cpu @ 3.8 é super rapido em tudo, mesmo a compactar ficheiros grandes safa-se muito bem, e tem metade da cache do vosso :P
 
segundo HWMonitor era as temp que me deu, o EVEREST ainda me dava mais baixo!
Ver se depois meto umas fotos! é verdade que no dia do teste tava frio mas nao era assim nada de outro mundo.
usei o EVEREST para por cpu em full
 
viva ppl,

comprei ontem um e8400 e uma Gigabyte P45C-DSR3 e tenho um kit 4GB (2x2GB) Team Elite 800mhz, a gráfica é uma gigabyte 4850 1Gb GDDR3

queria uma opinião de experts, qual a melhor combinação q posso tirar daqui para puxar um bocado o menino, mantendo-o estável para o dia a dia? O cooler é um Arctic Cooling Freezer 7 Pro. A minha dúvida é se basta mudar o FSB o se preciso de mexer em alguma voltagem e multiplicadores de pciex etc.

já há mt tempo q n faço OC por isso sorry pelas noob questions.

thanks

Não sou expert mas com o E8400 3600MHZ é um bom OC para o dia-a-dia, até o meu qué um chupista tenho-o sempre nessa velocidade com 1.24v no cpu. Na tua motherboard não sei, mas na minha as restantes voltagens podem estar quase todas no minimo para 400 de FSB.
Agora a voltagem para o teu depende de o testares, o meu puxa bem pelo cpuv enquanto que há pessoal que entre 1.20-1.25v consegue chegar aos 4000MHZ.

segundo HWMonitor era as temp que me deu, o EVEREST ainda me dava mais baixo!
Ver se depois meto umas fotos! é verdade que no dia do teste tava frio mas nao era assim nada de outro mundo.
usei o EVEREST para por cpu em full

Hás-de experimentar isso mas com realtemp 2.75.
50º com 1.50v acho que isso nem com WC.
 
Última edição pelo moderador:
4ghzstabledv6.jpg
 
Agora tenho um E8500, vamos a ver se faz os 4.5ghz estável para o dia a dia, sem abusar do vcore. Depois meto os resultados.

Já agora alguém sabe de em programa que leia as temps em vista 64 bits?
 
d2 mais quentinho que o meu em orthos :P a medir com o realtemp. o teu deve tar com 1.32 vcore na bios certo?

Este realtemp ta com o TJmax a 100... Mete ai screenshot do teu... Eu tenho um TRUE120 e Mx2.. mas acho que nao foi mto bem instalado... tenho que voltar a monta-lo um dia destes.

Na bios tou com 1.31x acho eu

Agora tenho um E8500, vamos a ver se faz os 4.5ghz estável para o dia a dia, sem abusar do vcore. Depois meto os resultados.

Já agora alguém sabe de em programa que leia as temps em vista 64 bits?

O que é 4.5ghz estavel para o dia? Corre Orthos durante umas horas? Mete ai screenshot sff...


Eu para ter 4,2ghz estaveis tenho que meter o vcore em 1.37+
 
Última edição:
malta, deêm uma opinião.
é possivel um E8500 estar a 15º idle? :eek:

ainda não começei no Oc, ele tem o speedstep ligado, tá em idle e tou a ler as temps do Asus AI suite (versão 64bits), everest ultimate 4.60 e core temp 0.99.

Os 3 programas leêm as mesmas temps. O core temp e o everest dizem que os dois cores estão a 40º. O "processador" no everest está a 14º e o "cpu" do asus suite a 14º.

Estou a usar um noctua, com AS5 com 2 dias de uso e a caixa está muito bem ventilada com 6 fans, mas mesmo assim não acredito...

O meu S.O é 64bits.
 
Sim é muito provável, o "sensor" quando só mostra temp do cpu e não mostra dos cores é isso mais ou menos. Por exemplo com o everest, agora o meu cpu em idle está a 17º, mas os cores a 36º. É normal essa leitura, até um Q6600 a 3.0 está a 17º em idle lol (sem falar em cores claro)
 
AVISO: VPLL @ ASUS P5K + 45nm (E8200)

Existe um tópico em que se regista degradação dum CPU 45nm numa P5K-E e, tendo eu uma P5K, decidi ir medir os valores de VPLL que a mboard aplica.

ASUS P5K
BIOS: 1103

O que acontece a 450*8 (3.6GHz):
- VPLL a 1.50V na BIOS, 1.67V reais!
- VPPL a 1.70V na BIOS, 1.68V reais!

A 400*8 (3.2GHz):
- VPLL a 1.50V na BIOS, 1.47V reais!


Conclusão: a tensão VPLL sobe automaticamente com o FSB (e para valores perigosos). O máximo recomendado de VPLL para 45nm é abaixo de 1.50~1.55V.

Acho que assim percebo porque o antigo dono do CPU me disse que ele faria uns 4.0GHz facilmente e eu nunca consegui os 500MHz de FSB nesta mboard, apesar de se saber que este chipset chega aos 550MHz+.

Admitindo uma variação linear, a 500 (o sistema bootou sempre a 500MHz de FSB, estabilidade é que...) estaria o VPLL a ~1.87V :eek:

EDIT: Problema mantém-se com a BIOS 1201.
 
Última edição:
Pessoal, preciso de overclokar o meu E8400. O sistema é o que está no my system.

Sinceramente, nada sei de OC, mas já o consegui meter a 4005, mas não estava estável, mas a +3800 sempre esteve.

Mas agora não estou a conseguir fazer, e tenho umas duvidas. Ao aumentar o FSB, a velocidade das memórias também aumentam. Que aconselham; deixar aumentar e ao mesmo tempo aumentar-lhes os timmings; ou usar uma opção que me permite escolher a velocidade, e como tal usar a velocidade mais próxima de 1333Mhz?

Conhecendo +- o sistema, que tensões recomendam em cada campo, para o manter estável a +-3800Mhz (fsb = 420/425). Quanto Às temps, dont worry, WC. Em stock o CPU está a 26/27º :)
 
Última edição:
1º testa o cpu com as mems nunca acima da frequencia/timings/tensão de fabrica para teres a certeza que nao estão a limitar
depois decides o que fazer com as mems, mas se nao lhes quiseres fazer OC é deixa-las o mais parecido com a configuração default
 
Ah, então à medida que subo o FSB, vou "descendo" a velocidade das memórias?

Só se não souberes a velocidade máxima delas. O objectivo de subir o fsb, é aumentar a largura de banda mas também dar mais velocidade ás memorias, e como evidente, ao cpu.
Se elas são 1333, não devem ter problemas em ir até perto de 1500 sem stress.
 
Back
Topo