ZONBOX - Actualizações de Firmware

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu gostava de ver a emissão a 1080i para ver as diferenças... Já que a 720p não acho a qualidade nada de especial. E a 1080p, nada?

1080p vai sonhando...

1080i é apenas melhor em imagens "paradas" tudo o que exige grandes mudanças rápidas na imagem mais vale ver em 720p...

se achas não notas grandes diferenças em 720p pode ser porque grande parte (todos menos alguns) conteúdos da sportv hd não serem hd e por isso continuam com uma qualidade normal... no mov também é normal tendo em conta já que a maioria (senão mesmo todos) são apenas um melhoramento da imagem e não hd nativo...
 
Durante o euro e no MOV por exemplo no Geração HighTech (penso eu que já seja, se não HD, próximo), consigo perceber as trocas de linhas pares/impares. Ainda mais, é parar a emissão e colocar em camera lenta que o logotipo do MOV HD sobe e desce devido à imagem interlaçada... Para mim 1080i não tem qualquer vantagem em relação a 720p, mais resolução, mas qualidade nem vê-la...
 
Hoje fui trocar a minha box de 160Gb por uma de 250Gb, apesar de não fazer referência em lado nenhum aos 250Gb, como dizia ZON lá vim todo contente. Quando chego a casa ligo e reparo que os menus não têm nada a ver, são azulados e nada intuitivos (apesar dos bugs acho que os menus até eram intuitivos). Isto é normal?

Vejam as fotos.

DSC05501.jpg

DSC05500.jpg

DSC05499.jpg

DSC05498.jpg

DSC05497.jpg




Até a versão de Firmware não tem nada a ver... as de 250Gb são mesmo assim? Acho que vou ligar para lá...
 
Última edição:
Esse é o antigo firmware, tens que fazer uma actualização de software. Se não conseguires pelo menu, força a actualização, desligando a box da corrente, e voltar a ligá-la com os botões V +/- pressionados até que apareca uma contagem crescente no visor da box.
 
Esse é o antigo firmware, tens que fazer uma actualização de software. Se não conseguires pelo menu, força a actualização, desligando a box da corrente, e voltar a ligá-la com os botões V +/- pressionados até que apareca uma contagem crescente no visor da box.


Exacto. Quando liguei a minha box também me aparecia esse firmware, e actualizar não valia de nada. Como achei bastante estranho os menus não terem nada a ver com os que vêm no manual vi que devia haver algum problema. Só consegui actualizar fazendo mesmo o reset da box, através desse processo...
 
Hoje de manhã quando liguei a TV e sem ter havido qualquer actualização de firmware, deparei com o seguinte:

- Quando tinha a imagem a sair por scart os menus ficavam desfocados, hoje estavam perfeitos em qualidade mas tudo em letra bastante grande que ocupava quase o ecra todo. Ainda mais, quando por exemplo puxava o guia TV a imagem mantinha-se por baixo das letras e muito difilcilmente se consegue ler o que está no Guia.

Mais alguém acontece isto? Eu moro no Lumiar.

Obrigado
 
Última edição:
Hoje de manhã quando liguei a TV e sem ter havido qualquer actualização de firmware, deparei com o seguinte:

- Quando tinha a imagem a sair por scart os menus ficavam desfocados, hoje estavam perfeitos em qualidade mas tudo em letra bastante grande que ocupava quase o ecra todo. Ainda mais, quando por exemplo puxava o guia TV a imagem mantinha-se por baixo das letras e muito difilcilmente se consegue ler o que está no Guia.

Mais alguém acontece isto? Eu moro no Lumiar.

Obrigado
Isso acontece porque a box optimiza a visualização dos menus para uma ou outra saida. Quando estás em HDMI tens como é obvio uma maior resolução disponivel e como tal mais espaço para dispôr a informação a apresentar. Já nos menus em SCART tens menos resolução e a informação tem que se apresentar mais compacta. A ZON BOX opta por te apresentar os menus na resolução que for selecionada 1º aquando da utilização da box, ou seja sintonizas 1º SCART, baixa resolução; HDMI, alta.
O caso dos menus aprecerem desfocados em SCART, deve-se ao facto de a ZON BOX não possuir capacidade gráfica para apresentar os dois menus em simultaneo com a mesma definição (alta, pois tal só acontece quando se utiliza preferencialmente o interface HDMI).

No forum da zon foi desaconselhado o uso das duas saidas em simultaneo, pois a experiência gráfica da box, tem tendencia a degradar-se com situações como indicaste. Pessoalmente eu só uso HDMI.
 
Isso acontece porque a box optimiza a visualização dos menus para uma ou outra saida. Quando estás em HDMI tens como é obvio uma maior resolução disponivel e como tal mais espaço para dispôr a informação a apresentar. Já nos menus em SCART tens menos resolução e a informação tem que se apresentar mais compacta. A ZON BOX opta por te apresentar os menus na resolução que for selecionada 1º aquando da utilização da box, ou seja sintonizas 1º SCART, baixa resolução; HDMI, alta.
O caso dos menus aprecerem desfocados em SCART, deve-se ao facto de a ZON BOX não possuir capacidade gráfica para apresentar os dois menus em simultaneo com a mesma definição (alta, pois tal só acontece quando se utiliza preferencialmente o interface HDMI).

No forum da zon foi desaconselhado o uso das duas saidas em simultaneo, pois a experiência gráfica da box, tem tendencia a degradar-se com situações como indicaste. Pessoalmente eu só uso HDMI.
Tudo bem.... O que eu estou a dizer é que hoje a resolução estava impecável nas duas saídas, a resolução estava óptima também em scart. Mas acontece que as letras estavam demasiadamente grandes em relação ao normal e quando se puxava o guia TV ficava a imagem do programa que estava a transmitir em segundo plano não deixando ver bem a informação do guia.
 
Exacto isso acontece porque a box se atrofia toda pois não sabe se tem que estar em 720p ou em PAL pois estão a aser utilizadas ambas as saídas. Na minha também acontece o que indicas, é "normal".
 
Exacto isso acontece porque a box se atrofia toda pois não sabe se tem que estar em 720p ou em PAL pois estão a aser utilizadas ambas as saídas. Na minha também acontece o que indicas, é "normal".
Tens toda a razão.... Mas acontece que não sei porquê, vejo muito melhor todos os canais (excepto os HD) através do Scart. E é uma grande diferença. Por isso tenho os dois cabos ligados e quando quero ver alguma coisa em HD (o que até agora é raro, pois tem havido pouca coisa de interesse) mudo na própria TV para a ligação HD.

Alguém me sabe dizer porque vejo melhor com o cabo Scart do que com o cabo HDMI?
 
Tens toda a razão.... Mas acontece que não sei porquê, vejo muito melhor todos os canais (excepto os HD) através do Scart. E é uma grande diferença. Por isso tenho os dois cabos ligados e quando quero ver alguma coisa em HD (o que até agora é raro, pois tem havido pouca coisa de interesse) mudo na própria TV para a ligação HD.

Alguém me sabe dizer porque vejo melhor com o cabo Scart do que com o cabo HDMI?


Quando se ve os canais SD com um cabo HDMI a qualidade fica pior, porque existe uma melhoria na qualidade grafica, mas como os canais são SD em vez de ficar melhor acabam por ficar pior, é claro que isto é depende sempre um pouco dos olhos da propria pessoa e da tv, é como ter uma foto com uma resolução 300 e passas para 500, como inicialmente a resolução era 300 a qualidade de imagem em 500 fica pior.

Nos canais é basicamente isso, como teoricamente deverias ficar com melhor qualidade de imagem usando o cabo HDMI, passas a ver tem os "problemas" que a imagem tem, quando usas o cabo Scart esses "problemas" não ficam tão nitidos, ficam mais "escondidos".
 
Última edição:
Eu acho imprescindível a utilização das duas saídas:

Em SCART a imagem é emitida em 575i e a TV (no meu caso um Panasonic PX80) faz o de-interlace e o upscaling para a resolução do painel, com resultados muitas vezes excelentes, dependendo obviamente da qualidade da fonte.

Em HDMI a imagem é emitida em 720p. Se o sinal for HD, encantados da vida e a imagem é, pode dizer-se fantástica.
Quando vemos uma emissão SD, a box tem que fazer internamente um de-interlace e um upscale para 720p. Eu presumo que seja aí que a coisa não corre tão bem, porque estas operações, são geralmente mais bem conseguidas pela TV ( pelo menos na minha é assim, e por uma margem considerável).
Além disso temos o problema TERRÍVEL (pelo menos para alguns) de em HDMI o formato de imagem ser sempre forçado de 4:3 para WIDE 16:9 - o que é uma praga generalizada, mas com a qual nenhum serviço dito profissional deveria compactuar.

Protestemos portanto, contra esta directiva interna da Zon, de que deverá ser usada apenas uma das saídas da box.
Postem também no forum oficial, apesar de eles controlarem os conteúdos dos posts...

cumprimentos
 
Hoje fui trocar a minha box de 160Gb por uma de 250Gb, apesar de não fazer referência em lado nenhum aos 250Gb, como dizia ZON lá vim todo contente. Quando chego a casa ligo e reparo que os menus não têm nada a ver, são azulados e nada intuitivos (apesar dos bugs acho que os menus até eram intuitivos). Isto é normal?

Vejam as fotos.

DSC05501.jpg

DSC05500.jpg

DSC05499.jpg

DSC05498.jpg

DSC05497.jpg




Até a versão de Firmware não tem nada a ver... as de 250Gb são mesmo assim? Acho que vou ligar para lá...
Gostava mais que tivessemos essa imagem grafica do menus do que a actual, ( é a minha opinião ).:007:
 
Eu antes de actualizar para o novo reparei foi que esse firmware tinha mais funções... os skips de 5 minutos (configuravel), saída 720p ou 1080i seleccionavel, e podia-se escolher como apareciam as emissões 4:3, conseguia-se por no formato original.
 
Já agora como podemos ter a certeza que a box é de 250Gb? É que não vejo em lado nenhum... basta dizer Zon? É que como veio com o firmware antigo tenho receio que tenha sido enganado....
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo