Xbox Xbox Series X / S - Tópico Oficial

GameStop will reportedly get a cut of Xbox games, even if you’re not buying them from GameStop

https://www.theverge.com/platform/a...&utm_source=twitter&__twitter_impression=true

Que deal estranho!
Por acaso é, principalmente para nós que não temos noção do tamanho da Gamestop nos USA.
Talvez tenha mesmo a ver com negócios da área de cloud e infraestruturas.
Segundo o que consta tem a ver com negócios que envolvem migração parar equipamentos e serviços cloud da Microsoft.
Se eles forem tipo uma mega empresa lá nos states com milhares de ramificações se calhar até faz sentido, visto que o negócio deles são jogos, pode ter sido a única maneira da Microsoft os convencer....
 
Nem por isso. Agora tens uma cadeia de lojas com um interesse solido em vender Xboxes. Quanto mais venderem mais recebem.

É estranho porque é fora do comum. Não quer dizer que não faça sentido.

E de repente uma loja física até passa a ter interesse em vender uma consola digital e até incentivar a compra de jogos digitais.

Mas era interessante saber que tipo de cut é que eles recebem.

Mas também acho estranho que um deal destes não seja anti concorrência de certa forma.
 
Mas também acho estranho que um deal destes não seja anti concorrência de certa forma.

Isto esta no mesmo patamar que os timed-exclusives, ou os negócios de proximidade que algumas produtoras tem com a Microsoft ou Sony em que só fazem jogos para as mesmas, porque recebem "apoios" e "incentivos", por isso não sei se podemos chamar anti concorrência a algo que já se tornou normal em todas as industrias.

È o mesmo que teres certas lojas em Portugal que apenas publicitam Playstation em vez de XBOX, ou mesmo aquelas cujo espaço dedicado a cada uma das plataformas é diferente.
Penso que exista algum tipo de "incentivo" ou falta dele para que isso aconteca, ou então pode ser apenas politica da loja devido a vender mais uma marca que outra, mas há lojas que nem opção tem.
 
Isto esta no mesmo patamar que os timed-exclusives, ou os negócios de proximidade que algumas produtoras tem com a Microsoft ou Sony em que só fazem jogos para as mesmas, porque recebem "apoios" e "incentivos", por isso não sei se podemos chamar anti concorrência a algo que já se tornou normal em todas as industrias.

È o mesmo que teres certas lojas em Portugal que apenas publicitam Playstation em vez de XBOX, ou mesmo aquelas cujo espaço dedicado a cada uma das plataformas é diferente.
Penso que exista algum tipo de "incentivo" ou falta dele para que isso aconteca, ou então pode ser apenas politica da loja devido a vender mais uma marca que outra, mas há lojas que nem opção tem.
É mais a segunda opção como um gerente da Worten já aqui partilhou connosco.

Ou há um funcionário com maior afinidade, isso pode acontecer. Esse mesmo gerente meteu uma TV a passar publicidade da Series X :D

Quanto ao estar no mesmo patamar de timed exclusives... Entendo o que queres dizer mas não concordo muito até porque o deal não é timed e é muito mais profundo uma vez que envolve vários tipos de acordos e fez com que a GS garantisse parte das receitas de todos os jogos que a MS vender.
 
Isto esta no mesmo patamar que os timed-exclusives, ou os negócios de proximidade que algumas produtoras tem com a Microsoft ou Sony em que só fazem jogos para as mesmas, porque recebem "apoios" e "incentivos", por isso não sei se podemos chamar anti concorrência a algo que já se tornou normal em todas as industrias.

È o mesmo que teres certas lojas em Portugal que apenas publicitam Playstation em vez de XBOX, ou mesmo aquelas cujo espaço dedicado a cada uma das plataformas é diferente.
Penso que exista algum tipo de "incentivo" ou falta dele para que isso aconteca, ou então pode ser apenas politica da loja devido a vender mais uma marca que outra, mas há lojas que nem opção tem.

Todos esses espaços que referes sao pagos por fornecedores. Por isso quando entras numa loja e ves uma secção muito grande dedicada a PS4 e outras muito pequenas tem a ver com isso. Tambem deves reparar que algumas lojas tem duas frentes para jogos (uma frente num lugar mais apelativo a frente da loja e depois a normal seccao de jogos). O mesmo se aplica a outros artigos e zonas da loja. Por exemplo os topos de cada seccao sao todos ou quase todos pagos por fornecedores. Por isso é que existe rotacao de artigos nas lojas nestas seccoes.

A venda de jogos e consumíveis é onde a maior parte da margem esta para as lojas.
 
Então todos os tipos de affiliate são anti-concorrência? Ou é só desta vez, porque é a MS e não o lado azul?
Olha-me este gajo! x)

Que tal parar com esse "mimimi" que é só do lado verde e do azul? Eu também podia apontar muitas situações dessas. Vamos antes discutir o caso? A minha pergunta não tinha qualquer fundo de maldade.

Podes crer que faria a mesma pergunta se fosse do lado azul.

E não isto não tem nada de affiliate se realmente a GS receber parte das vendas de qualquer jogo da MS. Se recebe até nos dlc e jogos digitais... Como é que sabes que foi a GS a promover a venda? Eu posso ir à store, comprar um jogo e a GS ganha uma parte, e nada fez para isso.

Isto do que percebi do que li.
 
Última edição:
Quanto ao estar no mesmo patamar de timed exclusives... Entendo o que queres dizer mas não concordo muito até porque o deal não é timed e é muito mais profundo uma vez que envolve vários tipos de acordos e fez com que a GS garantisse parte das receitas de todos os jogos que a MS vender.

Eles dizem ser multi-year, logo é timed, mas um "timed" mais extenso. A MS garante que eles recebem uma % de todas as compras digitais ( falam em jogos, gold, gamepass etc) mas apenas das consolas que sejam vendidas por eles. Ou seja é um WIN WIN, porque quantas mais consolas a Gamestop vender, mais hipotese tem a microsoft de vender mais serviços ( que é a estrateegia da MS a medio longo prazo) e mesmo tendo de dar uma % fica sempre a ganhar. È uma forma de conseguir ganhar mais market share.

"GameStop and Microsoft have entered into a multiyear agreement that gives the video game retailer a cut of every digital purchase made on any Xbox consoles it directly sells"

Não acho que seja a abordagem correcta, pois na minha opinião a abordagem correcta será sempre ter mais e melhores jogos que acrescentem valor e qualidade ao catalogo e isso tras mais pessoas por arrasto, mas esses vão demorar uns 2 anos e até la tem de tentar fazer algo. Pelos vistos muitas das coisas estão a resultar, sendo o Gamepass uma das abordagens que está a resultar, falo por mim.
 
@Nirvanes Do que me lembro de ler, especialmente em relação a outro tipo de "guerritas" (Intel vs AMD), uma marca pode pagar à loja, ou fazer descontos especiais nos seus produtos para incentivar a sua venda, o que não pode é pagar para que a loja não venda produtos de uma especifica marca adversária.

Imagina a MS pagar por cada PS5 que não vendessem.
 
Nem por isso. Agora tens uma cadeia de lojas com um interesse solido em vender Xboxes. Quanto mais venderem mais recebem.

A GameStop está acabada, este deal não é grande coisa e não vai manter muitas lojas abertas. Eles vão continuar o downsizing e há muitos analistas que não percebem esta subida para o dobro do preço das ações.
 
A GameStop está acabada, este deal não é grande coisa e não vai manter muitas lojas abertas. Eles vão continuar o downsizing e há muitos analistas que não percebem esta subida para o dobro do preço das ações.
Se calhar sao os mesmos analistas que todos os anos indicam que o novo iPhone vai ser um flop.

Para a Microsoft nao interessa o futuro da gamestop a longo prazo, o que interessa e que a curto prazo venda mais consolas.
 
Se calhar sao os mesmos analistas que todos os anos indicam que o novo iPhone vai ser um flop.

Para a Microsoft nao interessa o futuro da gamestop a longo prazo, o que interessa e que a curto prazo venda mais consolas.

Nada disso. Isto tem a ver com o facto que a GameStop tem milhares de lojas físicas e a mudança para o digital não lhes vai salvar a longo prazo.

O mercado de lojas físicas de jogos está condenado, por duas razões:

1. compras digitais são muito mais convenientes e vês isso com o Steam, Origin, Xbox Store, PS Store, etc.
2. a pandemia atual.

Para além disso, eles agora estão a entrar num mercado onde já existem grandes concorrentes como a Amazon. Ninguém no seu perfeito juízo que perceba de compras online e goste de jogar opta pela GameStop em vez da Amazon, ainda por cima com Primes e afins. E nem estamos a falar de outros serviços que levam pessoas a comprarem menos jogos, como o Xbox Game Pass.

Existe outra razão que torna esta subida do stock demasiado otimista: não sabemos a percentagem que a Microsoft acordou com a GameStop relativa à venda de consolas, jogos e outros serviços. A Microsoft tem outras parcerias neste sentido, daí a incerteza.

Mas é como dizes, isto beneficia em larga escala a Microsoft até porque a GameStop é obrigada a usar Surfaces para as vendas, usar Azure para o backend, e para além disso, o Teams para toda a comunicação interna.

A Xbox já é muito conhecida nos EUA, por isso não estou a ver esta medida a vender mais consolas. A MS não tem problema nenhum em vender nesse mercado, e a oferta nesta geração está muito bem pensada.
 
Back
Topo