Xbox Xbox Series X / S - Tópico Oficial

Xbox Series X Seagate Expansion Card teardown
https://venturebeat.com/2020/10/15/xbox-series-x-seagate-expansion-card-teardown/

Teardown e análise ao SSD externo pelo Jeff Grubb.

That is a cluster of SK Hynix NAND Flash memory alongside a Phison PCIe 4.0 controller. Each of those components has a dab of thermal paste to create a strong connection to the surrounding metal.

So yes, the metal is definitely acting as part of the cooling for the Seagate Expansion Card. Expect this part of the card to get pretty hot — that’s normal. By getting hot, the metal is helping to vent the heat from the chips into the Xbox, and the Xbox can then push that heat up through its vent.

As for the chips themselves, the Phison controller is a welcome sight. This is its E19T PCIe Gen 4 controller, which is an early industry leader in reliable and speedy performance.
The memory itself is an SK Hynix 1TB chip. I’m not an expert on NAND, but I believe this is SK Hynix’s new 4D NAND, which stacks its memory cells in 128 layers. This is how Seagate was able to get 1TB of storage space onto a single chip inside such a tiny form factor.
I think we’ll see a 2TB option in the next year or so. The PCB seems like it may have room on the other side for another cluster of NAND. Maybe that launches at $220, and the 1TB option drops to something closer to $170.
 
Uma pergunta de quem vai agora entrar no universo XBox - que é o Smart delivery?

Relativo à parte do sistema que instala a versão certa de um jogo para a consola certo(jogos da Series S são 30% mais pequenos que o da Series X por não precisarem de tudo o que a Series X usa),mas também a política de upgrades next-gen de borla(se um jogo é cross-gen e tem Smart Delivery na capa,podes comprar para a One sabendo que quando quiseres jogar na Series X tens direito a uma versão Series X).
 
Isto é o roubo do século.
220 US$, por um SSD de 1Tb de baixa gama, sem DRAM, e pelo que se vê das fotos, nem tem cache SLC. :blubomte:

Pelo menos é TLC, em vez de QLC.

Chegaste à conclusão completamente contrária à que foi divulgada pelo artigo.

After this teardown, the price of the 1TB Seagate Expansion Card seems fair. SK Hynix is selling a 1TB NVME SSD with read/writes of 3,500/3,200 MB per second for $135 that uses its 128-layer NAND. But that is in a larger form-factor PCIe 3.0 NVME. So it’s likely using two 500GB chips, and it definitely isn’t using the PCIe 4.0 Phison controller.
 
Isto é o roubo do século.
220 US$, por um SSD de 1Tb de baixa gama, sem DRAM, e pelo que se vê das fotos, nem tem cache SLC. :blubomte:

Pelo mesmo preço compra-se um Sabrent 2TB nVME, com 240Gb de cache SLC e 2 GB de DRAM.

Talvez seja explicado por terem usado o formato CFexpress com algumas alterações custom, é um formato bastante caro. Pegando no cartão CFexpress que ele usa para demonstração do conector (foto), o SanDisk Extreme Pro custa sensivelmente 280 € para a versão de 128 GB, 420 € para a versão de 256 GB e nem me dei ao trabalho de ver capacidades maiores.

Por outro lado, permite hot swap.
 
Chegaste à conclusão completamente contrária à que foi divulgada pelo artigo.

Quando se arranja SSDs nVME de 2TB pelo mesmo preço. E foi comprado há um ano atrás.
O meu Sabrent 2TB custou o mesmo, mas tem 2GB de cache DRAM e 240Gb de cache SLC.

Talvez seja explicado por terem usado o formato CFexpress com algumas alterações custom, é um formato bastante caro. Pegando no cartão CFexpress que ele usa para demonstração do conector (foto), o SanDisk Extreme Pro custa sensivelmente 280 € para a versão de 128 GB, 420 € para a versão de 256 GB e nem me dei ao trabalho de ver capacidades maiores.

Por outro lado, permite hot swap.

Um interface jamais custa cerca de 100 euros.
Isto é a Seagate e a MS a encherem os bolsos.
 
https://arstechnica.com/gaming/2020/10/xbox-series-x-unleashed-our-unrestricted-preview/

"As a computing device, Xbox Series X may go down in history as one of the most remarkable machines ever made—as compared to other products in its era, power level, and price."

Também achei isto interessante, embora uma das consolas esteja a esforçar-se mais que a outra:

Series X's power draw—a theoretical maximum of 315 watts, but closer to 190 watts as measured by a Kill-a-Watt device while playing "next-gen" games—is a good metric, compared to the 120W average gameplay draw of the original Xbox One and 185W average gameplay draw of Xbox One X. (You read that correctly: In my limited testing, Series X and XB1X are absolutely comparable in power draw.)
 
@Torak Na minha opinião, acho que te estás a focar demasiado na questão do espaço e das caches, e embora ambos NVMe, estás a comparar formatos diferentes - M.2 2280, o maior e mais barato/utilizado formato interface M.2 Vs. CFexpress, formato bastante compacto, de nicho e caro; Se vires equivalentes no formato M.2 2242 (mais compacto, e tamanho mais aproximado ao CFexpress), são por norma mais caros que os M.2 2280. E por essa lógica, ao mesmo preço também se compram HDDs e SHDD com o dobro do tamanho.

Mas qual o modelo do Sabrent que referes, e qual a velocidade do mesmo?
Vejo na Amazon:
- o Sabrent Rocket NVMe PCIe 4.0 @ 5/3,4 Gbps - 1TB 200 €/2TB 390 €;
- o Sabrent Rocket NVMe PCIe 3.0 @ 3,4 Gbps - 1TB 150 €/2TB 300 € (versão M.2 2242 1TB 180€/2TB 320 €);
- e finalmente o Sabrent Rocket Q NVMe PCIe 3.0 @ 3,2/2,9 Gbps - 1TB 130 €/2TB 240 €.
(valores escrita/leitura)

É este último?

Como o @Spiderman refere, o SSD externo tem que ter as mesmas características do SSD interno em termos de velocidade.

O Jeff Grubb deduz que sabendo que o CFexpress 2.0 permite velocidades até 4,0 GBps, e que o controlador Phison E19T (PCIe 4.0) utilizado no SSD vai até 3,75 Gbps tanto em escrita como em leitura, que a velocidade teórica do SSD será à partida essa. Se formos pela velocidade, é algo entre o primeiro e o segundo Sabrent que listei acima, não podes sequer comparar com o último (que deve ser o que compraste, atendendo ao preço que referes).

E é preciso ter também em atenção as caract€rísticas da NAND da Hynix que aparentemente é usada no SSD externo da Seagate, e que o Jeff linka no artigo.

Para 1TB, e sendo um formato mais caro e com algumas características custom segundo o que é dito, não me parece um preço de outro mundo. Mas é uma questão de aguardar por testes específicos ao hardware do SSD, quer interno quer externo.
Anyway, já confirmaram que existirão outras marcas a fabricar SSDs externos mais tarde (contrato de exclusividade com a Seagate no lançamento/primeiro ano?). Alternativas mais baratas não deverão faltar.

PS: A propósito, estou comprador de um novo SSD NVMe M.2 2280 de 1 TB para o meu portátil, para fazer upgrade ao de 250 GB M.2 SATA de origem. Ando de olho no Samsung 970 Evo Plus de 1TB que na Black Friday do ano passado, baixou para 170 € na Amazon espanhola (estou à espera que baixe para o mesmo patamar este ano). Tens alguma recomendação alternativa, para além dos Sabrent?
 
Última edição:
Eu preferia que o formato não fosse proprietário.

Mas de qualquer das formas se andamos a exigir preço real a acessórios não obrigatórios então depois também temos de exigir isso á Series X. E seriamos brindados com os pvp de 4 digitos.
 
@Torak Na minha opinião, acho que te estás a focar demasiado na questão do espaço e das caches, e embora ambos NVMe, estás a comparar formatos diferentes - M.2 2280, o maior e mais barato/utilizado formato interface M.2 Vs. CFexpress, formato bastante compacto, de nicho e caro; Se vires equivalentes no formato M.2 2242 (mais compacto, e tamanho mais aproximado ao CFexpress), são por norma mais caros que os M.2 2280. E por essa lógica, ao mesmo preço também se compram HDDs e SHDD com o dobro do tamanho.

Mas qual o modelo do Sabrent que referes, e qual a velocidade do mesmo?
Vejo na Amazon:
- o Sabrent Rocket NVMe PCIe 4.0 @ 5/3,4 Gbps - 1TB 200 €/2TB 390 €;
- o Sabrent Rocket NVMe PCIe 3.0 @ 3,4 Gbps - 1TB 150 €/2TB 300 € (versão M.2 2242 1TB 180€/2TB 320 €);
- e finalmente o Sabrent Rocket Q NVMe PCIe 3.0 @ 3,2/2,9 Gbps - 1TB 130 €/2TB 240 €.
(valor escrita/leitura)

É este último?

Como o @Spiderman refere, o SSD externo tem que ter as mesmas características do SSD interno em termos de velocidade.

O Jeff Grubb deduz que sabendo que o CFexpress 2.0 permite velocidades até 4,0 GBps, e que o controlador Phison E19T (PCIe 4.0) utilizado no SSD vai até 3,75 Gbps tanto em escrita como em leitura, que a velocidade teórica do SSD será à partida essa. Se formos pela velocidade, é algo entre o primeiro e o segundo Sabrent que listei acima, não podes sequer comparar com o último (que deve ser o que compraste, atendendo ao preço que referes).

E é preciso ter também em atenção as caract€rísticas da NAND da Hynix que aparentemente é usada no SSD externo da Seagate, e que o Jeff linka no artigo.

Para 1TB, e sendo um formato mais caro e com algumas características custom segundo o que é dito, não me parece um preço de outro mundo. Mas é uma questão de aguardar por testes específicos ao hardware do SSD, quer interno quer externo.
Anyway, já confirmaram que existirão outras marcas a fabricar SSDs externos mais tarde (contrato de exclusividade com a Seagate no lançamento/primeiro ano?). Alternativas mais baratas não deverão faltar.

PS: A propósito, estou comprador de um novo SSD NVMe M.2 2280 de 1 TB para o meu portátil, para fazer upgrade ao de 250 GB M.2 SATA de origem. Ando de olho no Samsung 970 Evo Plus de 1TB que na Black Friday do ano passado, baixou para 170 € na Amazon espanhola. Tens alguma recomendação alternativa?

Sim, o meu é o Sabrent Rocket Q NVMe PCIe 3.0 de 2TB.
E tem velocidades superiores ao SSD da XBSX, apenas suporta PCIe gen3, mas como usa 4 lanes, tem 4GB/s de largura. O mesmo que a XBSX com 2 lanes em Gen4.

Em relação ao vou repetir algo que já disse à meses atrás.
O Phison E19T tem essa velocidade máxima, mas não significa que atinja essa velocidade. Isso depende da quantidade de flash que está ligada, caches, etc.
Uma coisa que vais ver sempre em SSDs, é que quanto maior a quantidade de armazenamento, maior é a velocidade.
O SSD da XBSX interno também usa o Phison E19T, mas como tem apenas 1TB, apenas faz 2.4Gb/s.
Eventualmente, quando a MS lançar SSDs maiores com o mesmo controlador, pode ser que nos consigamos aproximar dos 3.75GB/s teóricos deste controlador.
Este SSD externo usa o mesmo controlador e a mesma quantidade de flash, por isso deve ter a mesma velocidade de 2.4Gb/s. Não os 3.75Gb/s. que o Jeff diz.
A escolha daquele interface é apenas para bloquear o consumidor de comprar o SSD que quer. Se usassem um slot M.2 2280, podiamos meter SSDs maiores, mais rápidos e mais baratos na XBSX.

Em relação ao upgrade para o teu PC, compra o mais barato. Não faz diferença nenhuma.
Eventualmente, com o lançamento do Direct Storage no PC, vamos ver melhor uso das velocidades dos SSDs nVME.
Mas mesmo assim, um SSD como o meu Sabrent já bate a XBSX e será mais do que suficiente para carregar os jogos depressa e bem.
 
Back
Topo