WinXP muito lento no shutdown!

pá, eu tive aqui um disco no qual o windows e todos os programas corriam bem, sem se notar nada, mas o boot uiui!!! era uns 3 minutos ou mais, tb andei a moer a cabeça, formatei e tudo e népia, fui fazer um teste ao disco e tinha tantos bad sectors(o estranho é que só se notava no boot mm)que nem tive pachorra para ver se dava para reparar, pois cada bloco que passava no teste o outro a seguir tava f***** e já lá iam mais de 5 horas de teste, troquei de disco e ficou bom, faz um teste e vê, já que já experimentaste tanta coisa.

O meu problema n é o boot, pois esse acho aceitável (pouco + de 1min.) atendendo às coisas q tem q carregar.
O encerramento é q é demasiado lento. E é no ecran "saving your settings" q demora o tempo todo, pois do Desktop sai num segundo.

De qq modo sei q n tenho bad sectors pq senão já tinha tido crashes e outros problemas com frequência, uma vez q dou 1 uso 1 pouco intensivo ao Disco, e o meu PC porta-se muito bem em todo o resto.
 
ainda podes experimentar:

- Disable Terminal Services e Remote Assistance

- Tens rato e/ou teclado USB? Se sim desliga o USB Power Management nestes dispositivos, tem a ver com o Automatic ACPI.

- Clean boot, tirando o check de todos os processos no msconfig


Como ainda n tinha as tuas respostas ao post q coloquei a perguntar onde estavam o "Terminal Services", "Remote Assistance" e "USB Power Management", fui testar a 3ª dica (clean boot) de forma progressiva.

Nesta fig. (startup manager do "Advance Uninstaler Pro" - equivalente, para melhor, do "msconfig") vê-se quais são os programas carregados no arranque do meu PC:




Como o "McAfee" carrega muita coisa, deixei-o para o fim e retirei quase todo o resto:
Acrobat Distiller, Bluetooth, OneNote, Messenger, MSN, Netcabo Messenger, Skype e Unlocker.

Resultado: encerramento rapidíssimo em 11s!
Já dava para ver q o "culpado" n era o "McAfee"...

Repus então o Distiller, Bluetooth, OneNote e Unlocker (ou seja, deixei de fora apenas os "messenger's") e o resultado foi aprox. o mesmo: 12s.

Fui continuando os testes até q identifiquei claramente o responsável: o "Messenger"/"MSN"!!!
(ver linha marcada a azul na fig. acima)

A questão é q se eu retirar essa linha e deixar a do MSN, o sistema acrescenta-a outra vez ao startup.
Por isso retirei as duas e tenho finalmente um encerramento rápido!

:banjump::banana::bounce::rrotflm::beerchug:


O meu MUITO OBRIGADO a todos os q perderam tempo com esta questão e de um modo particular ao atlante pela sua última dica.
icon13.gif
 
Última edição:
Uma das coisas que faco assim que instalo o SO é correr o utilitário para completamente remover o messenger.

Googla executa porque nao precisas disso.

Onde tiras o Terminal Services é também onde podes ainda deselect o messenger, mas aconselho a farramenta de remocao total

Contente pelo problema resolvido

cumps
 
Uma das coisas que faco assim que instalo o SO é correr o utilitário para completamente remover o messenger.

Googla executa porque nao precisas disso.

Onde tiras o Terminal Services é também onde podes ainda deselect o messenger, mas aconselho a farramenta de remocao total

Contente pelo problema resolvido

cumps

Aí é q está uma coisa q me intriga, pois eu tenho 1 pequeno utilitário chamado "MessengerDisable" q permite desactivá-lo ou apenas "escondê-lo" para o "separar" do "Outlook" (motivo pelo qual muitas vezes o Outlook é muito lento) e tenho idéia de o ter corrido há algum tempo.
Provavelmente houve qq coisa q o activou de novo...

E o MSN n deveria correr sem precisar desse programa/serviço ("Messenger")?
 
Qd puder (depois do fim-de-semana prolongado, certamente) vou fazer + uns testes de boot, reboot e shutdown com várias variantes:
- Amb. de Trab. "atulhado" de shortcuts, pastas, etc
- Variações de tamanho disponível para o swapfile
- Swapfile em "C:" ou noutra partição
etc
(questões já levantadas anteriormente)

Depois colocarei aqui os resultados, aproveitando assim esta thread (n se justifica começar outra).
Penso q é 1 assunto interessante pois muita gente fala dele mas quase ninguém sabe qual o peso real dessas variantes.


Até breve a todos!
 
Nao precisas do messenger service para nada, isso veio como uma evolucao do velho WinPopup penso eu.

Procura por: messenger removal tool, faz download e executa

Nao tem nada a ver com o msnmessenger

Qunato ao Swapfile, eu nao utilizo 2Gb de RAM sao-me suficientes e nunca crashou

Quem quer precisa, deve ter numa particao, melhor ainda, num disco à parte.

Parece-me lógico fazer uma grande diferenca pois estar a acessar constantemente o disco é obviamente muito mais lento.

Em relacao ao tamanho esse era um factor critico no Win9x mas a gestao melhorada da memoria no XP faz com o trabalho automatico seja bem aceitável.

Abraco
 
Tu simplesmente tens demasiados processos qd arrancas o Windows...
Quando ligo o Windows e vou ver quantos processos tenho a correr, tenho 21. E sei q desses 21, dois foram postos por mim e sei o q eles sao. Sinceramente acho q devias formatar e dp apenas instalar o necessario, estritamente necessario. Vais ver q vais ter bem menos processos apos iniciars o pc, e quando o desligars, o shutdown vai ser num ápice.

Edit: já vi q resolveste o problema. inda bem! :)

ps: o meu conselho mantém-se.
 
Techdoctor, a maneira mais fácil de resolveres o problema é utilizar o Microsoft Shutdown Tool

Aparentemente todos os programas mesmo que sejam fechados continuam a ocupar espaço na memoria, o registo referente ao mesmo é que foi apagado. Imagina um link para uma pagina, o link é apagado mas a pagina continua lá.
O que esse programa maravilha da microsoft faz, é mesmo apagar todo o conteudo em memória dos programas que foram fechados e acredita que eu experimentei e diminuiu em muito o tempo de shutdown do meu PC. Tenta e depois diz algo!

Só tens de correr isso uma vez, e fikas com o serviço em memoria (n ocupa nd) e ficas com uma memoria limpa!
 
Mais alguma informação da própria Microsoft sobre o assunto:

User Profile Hive Cleanup Service
A service to help with slow log off and unreconciled profile problems.

Alguns programas durante o seu funcionamento mantém algumas ligações com o registry e não são terminados de forma própria quando o computador está a sair do perfil de um utilizador (log off). Esta pequena ferramenta assegura que essas ligações são devidamente terminadas, encurtando o tempo de log off.
 
Back
Topo