WinXP muito lento no shutdown!

Como me parece ser um problema de demasiados serviços atribuidos ao utilizador (L.A._BRAIN), experimentei fechar alguns:

"msmsgs.exe", "ctfmon.exe", "acrotray.exe", "ati2evxx.exe".

Encerrei o PC e demorou os habituais 2min. >(

Vou testar com outros processos.


E se for problema de memória q n sendo necessária n é, no entanto, libertada?
Como poderei ver isso e, melhor ainda, libertá-la?
 
Experimenta fazer uma alteração no registo (mas com cuidado...) como tem na thread dos Tweaks: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=36500




cumps

hkey_current_user/control panel/desktop, tá ai a opçao waittokillappstime, default é 20000ms mete 4000 ou 3000.

edit:mas cheira-me que isso é o page file a limpar de cada vez que reinicias/desligas, vai aqui clica com o botão direito/modificar e mete 0 em vez de 1(que é o que deves ter):
Semttulo-13.jpg
 
Última edição:
Como me parece ser um problema de demasiados serviços atribuidos ao utilizador (L.A._BRAIN), experimentei fechar alguns:

"msmsgs.exe", "ctfmon.exe", "acrotray.exe", "ati2evxx.exe".

Encerrei o PC e demorou os habituais 2min. >(

Vou testar com outros processos.


E se for problema de memória q n sendo necessária n é, no entanto, libertada?
Como poderei ver isso e, melhor ainda, libertá-la?

A melhor forma de testares os processos que tens a mais é remove-los um por um no msconfig e verificar se sao importantes, normalmente quase todos em startup sao passíveis de deixar para trás.

Para desactivares esses processos, tens também no registo em: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Para os processos comecarem como servicos basta polos em:HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunServices

Muitas vezes esses problemas derivam também da rede, experimenta sem a rede. Um conselho muito pratico e eficaz consiste em desactivar o DHCP no PC, quando nao necessitamos dele, por exeplo com um router em que podemos por para atribuir um endereco fixo.

Este procedimento faz ganhar imenso tempo de arranque e encerramento.

Na imagem que postaste, esses processos sao com o sistema acabado de iniciar?:

- Que processo é esse de sistema "hello21.exe"? Tens UPS?
- Acrotray - not needed
- O McAfee tem imensos processos em execucao, esse AV é bem pesadito, nao?

Para além das solucoes e problemas apresentados estes pontos parecem-me pertinentes

Cumps
 
Podes tambem verificar se ter CDs ou DVDs nas drives porque os que tem auto bot (ex:jogos, cd ou dvd que vem em revistas, etc...) porque complicam sempre a abrir e encerrar o comp.
 
2 posts acima quando eu disse que me cheirava ser do clearpagefileatshutdown, não tinha tempo na altura para explicar o porquê, mas vou explicar agora, é que muitos desses programas para aumentar a performance(com coisas que podes fazer à unha) têm essa opção, dizem que fazer isso aumenta a performance e tal blá blá, o ppl vai de configurar o programa como se não houvesse amanhã e ás tantas já nem se lembra do que fez, e essa opção aumenta e muito o tempo de shutdown do xp(comprovado por mim) e nem por isso aumenta a performance por isso não custa nada, vê isso, se quando carregas no botão reiniciar fecha tudo e aparece tipo aquele ecrã de boas vindas a dizer "a encerrar" é disso quase de certeza...
 
Uma coisa é certa. Quanto mais ficheiros estiverem no ambiente de trabalho, mais lento ficará o PC. Agora isso dos Meus documentos causar baixa performance, é capaz de ser verdade, já que o Windows está muito ligado a essa pasta.
Um conselho que dou é não ocuparem o ambiente de trabalho e nem mesmo a partição donde iniciam o windows, pois quanto menos informação melhor. Ponham antes os vossos ficheiros grandes numa partição separada, é o melhor qu têm a fazer, pois o Windows assim nem dá por eles. :)
No meu caso, não tenho um único ícone no ambiente de trabalho, não só pela performance, mas também pela estética, já que não gosto de ícones no ambiente de trabalho. Já agora, alguém me sabe dizer como ocultar o ícone da reciclagem?
Vais ao site da Microssoft e sacas o power toys,mais concretamente o TWEAK UI (http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx)com o qual podes apagar o recycle bin e fazer muito mais coisas que não são acessiveis no windows (a não ser pelo registo).
 
Oura coisa que penso que pode ajudar 8acho que não foi ainda falado) é direccionar a pasta MyDocuments para outra partição que não a do sitema operativo.(clicar com o lado direito em My Documents e estabelecer um novo local.)
 
hkey_current_user/control panel/desktop, tá ai a opçao waittokillappstime, default é 20000ms mete 4000 ou 3000.

edit:mas cheira-me que isso é o page file a limpar de cada vez que reinicias/desligas, vai aqui clica com o botão direito/modificar e mete 0 em vez de 1(que é o que deves ter):

...


Fiz o q disseste como 1ª dica e o resultado foi igual: 2m17s para encerrar.

Qt à 2ª dica, já tinha o "ClearPageFileAtShutdown" a "0".


Obrigado de qq maneira.
 
...

Na imagem que postaste, esses processos sao com o sistema acabado de iniciar?:

- Que processo é esse de sistema "hello21.exe"? Tens UPS?
- Acrotray - not needed
- O McAfee tem imensos processos em execucao, esse AV é bem pesadito, nao?

...

Julgo q a imagem do meu "Task Manager" é com o sistema acabado de arrancar mas por via das dúvidas cá vai outra:




Qt ao "hello21.exe", acertaste. É da UPS.
Mas tb já desinstalei o software dela pq estava sempre a ter warnings no "Event Viewer" de q o processo "Winpower" (q tb é dela) encerrou abruptamente:



Como tb nunca vi grande vantagem nesse software... já foi.

----

O "acrotray.exe" é do "Adobe Acrobat Distiller" e é essencial para imprimir PDF's bem como para converter outros documentos em PDF (através do "Distiller"). Mas com os testes q já fiz sei q n é daí o problema.

----

Neste PC tenho o "McAfee" e no outro PC tenho o "Avast". Nunca tenho 2 anti-virus iguais para, em caso de suspeita de infecção nalgum Disco, poder tirá-lo e ligar no outro PC como slave para uma detecção e limpeza + eficaz. Como tem funcionado muito bem até ao momento, continuo com ele.

Eu sou 1 pouco do tipo "se isto está a funcionar bem então n inventes e n mexas"...
N corro atrás da performance, mas sim de 1 sistema estável.
Agora este encerramento lentíssimo é q já me começa a irritar... Apenas pq de resto o PC está óptimo. É mesmo pq querer perceber o q se passa.

Mas ainda relactivamente ao "McAfee"...
Já fiz o seguinte logo após o arranque do PC:
- Desliguei da tray "Netcabo Messenger", "Skype" e "MSN"
- Desliguei o Modem e desactivei a "Local Area Connection" da internet
- Desliguei da tray o "McAfee" (só retirou 1 processo activo)
- Encerrei todos os processos activos do "McAfee"


Resultado: encerramento em 2m12s.


Vou testar outras dicas q deste...
 
Podes tambem verificar se ter CDs ou DVDs nas drives porque os que tem auto bot (ex:jogos, cd ou dvd que vem em revistas, etc...) porque complicam sempre a abrir e encerrar o comp.

Agradeço a dica mas se há coisa q n faço é deixar CD's/DVD's nas respectivas drives.
Tenho o hábito de arrumar sempre os ditos. :)
Mas tens razão qd dizes q isso interfere com o arranque e encerramento do PC.
 
2 posts acima quando eu disse que me cheirava ser do clearpagefileatshutdown, não tinha tempo na altura para explicar o porquê, mas vou explicar agora, é que muitos desses programas para aumentar a performance(com coisas que podes fazer à unha) têm essa opção, dizem que fazer isso aumenta a performance e tal blá blá, o ppl vai de configurar o programa como se não houvesse amanhã e ás tantas já nem se lembra do que fez, e essa opção aumenta e muito o tempo de shutdown do xp(comprovado por mim) e nem por isso aumenta a performance por isso não custa nada, vê isso, se quando carregas no botão reiniciar fecha tudo e aparece tipo aquele ecrã de boas vindas a dizer "a encerrar" é disso quase de certeza...

É precisamente aí q o PC demora "eternidades" mas como já tinha respondido em cima, n é pelo aspecto q referiste. Já tinha isso a "0".
 
Vais ao site da Microssoft e sacas o power toys,mais concretamente o TWEAK UI (http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx)com o qual podes apagar o recycle bin e fazer muito mais coisas que não são acessiveis no windows (a não ser pelo registo).


Já descarreguei o "Tweak UI" há algum tempo mas confesso q ainda n tive tempo para o experimentar. Acho q está na hora...

Qt à reciclagem, a minha é apenas 1 ícone a "enfeitar" o Desktop (neste momento é mesmo o único ícone q tenho, desde q limpei por completo o Desktop). N tem qq utilidade para mim pq sempre q apago qq coisa é com "Shift"+"Del", pelo q nem passa pela reciclagem.
Em muitos anos q levo nestas "andanças" de PC's só uma vez apaguei o q n queria (ainda era com o "Windows 98") mas com um software chamado "undelete" (tipo comando de DOS) e algum trabalho recuperei praticamente tudo. :)
 
Oura coisa que penso que pode ajudar 8acho que não foi ainda falado) é direccionar a pasta MyDocuments para outra partição que não a do sitema operativo.(clicar com o lado direito em My Documents e estabelecer um novo local.)

Como já disse no post anterior, actualmente n tenho qq ícone no Desktop além do "Recycle Bin".
Acreditava q pudesse ser daí se tivesse o ícone "My Documents" no Amb.Trab. (vê os posts 17 e 24 desta thread), mas tê-lo na mesma partição do sistema n me parece q seja responsável pelo meu problema.

Eu ligo o PC, espero q ele carregue tudo e q a luz de acesso ao Disco páre de piscar e apague completamente e encerro o PC. E ele demora-me + de 2 minutos! Ou seja, os "My Documents" nem sequer foram utilizados.
 
Mais uns dados interessantes!

Regedit:

[HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]

Mudar ClearPageFileAtShutdown para 0


Podes ainda utilizar o Group Policy Editor

WindowsKey+R Secpol.msc

Click em Local Policies-> Security Options

Mudar Shutdown: Clear virtual memory pagefile para Disabled

EDIT: ainda podes experimentar:

- Disable Terminal Services e Remote Assistance

- Tens rato e/ou teclado USB? Se sim desliga o USB Power Management nestes dispositivos, tem a ver com o Automatic ACPI.

- Clean boot, tirando o check de todos os processos no msconfig
 
Última edição:
pá, eu tive aqui um disco no qual o windows e todos os programas corriam bem, sem se notar nada, mas o boot uiui!!! era uns 3 minutos ou mais, tb andei a moer a cabeça, formatei e tudo e népia, fui fazer um teste ao disco e tinha tantos bad sectors(o estranho é que só se notava no boot mm)que nem tive pachorra para ver se dava para reparar, pois cada bloco que passava no teste o outro a seguir tava f***** e já lá iam mais de 5 horas de teste, troquei de disco e ficou bom, faz um teste e vê, já que já experimentaste tanta coisa.
 
Podes ainda utilizar o Group Policy Editor

WindowsKey+R Secpol.msc

Click em Local Policies-> Security Options

Mudar Shutdown: Clear virtual memory pagefile para Disabled



Qd cliquei em "Local Policies" deu-me esta mensagem:



É normal?


Qt a seguir a dica q deste... já tinha essa "política" em Disabled.
 
Back
Topo