WINE [Dúvidas]

Consegui instalar o Ubuntu e o Wine...tudo corre bem expecto quando acabo de instalar o programa de cores, inicio e pede o serial, não coloco, fecho e volto abrir da logo um erro fatal...

Este erro alguem sabe dizer do que se trata?

Será que tem alguma coisa a ver de não colocar logo a serial ou tem a ver com o Ubuntu/Wine?



Este problema esta resolvido...era apenas colocar a serial.

O programa trabalha bem...expecto outra coisa que surgiu...a balança foi ligada na entrada Serial Port, mas não é detectado qualquer balança, onde posso activa-la? existe algo no wine ou no ubuntu para o detectar?

Obrigado espero que me ajudem neste grande problema.

Aqui esta a imagem

 
Última edição:
Sou novo neste fórum, e uso exclusivamente o Ubuntu 10.04 LTS como sistema operativo.
Quanto ao teu problema, felizmente o Wine suporta que as aplicações Win32 acedam directamente às portas paralela e série mas exige alguma pequena configuração adicional. (E hoje em dia, somente os computadores de torre possuem algumas motherboars com estas portas antigas!)

Em primeiro lugar, deves verificar como o sistema operativo (Linux) configurou as portas série do seu computador:
Deves abrir uma janela do Terminal, e digitar o seguinte comando:
dmesg | grep tty

Deves obter algo do género (vou usar o meu exemplo como guia):
[ 0.000000] console [tty0] enabled
[ 0.281527] serial8250: ttyS0 at I/O 0x3f8 (irq = 4) is a 16550A
[ 0.281636] serial8250: ttyS1 at I/O 0x2f8 (irq = 3) is a 16550A
[ 0.282121] 00:0f: ttyS0 at I/O 0x3f8 (irq = 4) is a 16550A

Portanto, se tiveres (como no meu) duas portas série, estas serão indicadas como /dev/ttyS0 e /dev/ttyS1

O próximo passo é a configuração das portas série para que o Wine habilite o uso a uma aplicação Windows pela Win32 API.
Normalmente, quando é criado a pasta para os programas Windows sem argumentos, o Wineprefix padrão localiza-se na pasta oculta: ~/.wine
Assim, com o Terminal aberto digite a seguinte sequência de comandos:
cd .wine/dosdevices/
ls


(Este último comando indicará os links simbólicos usados para definir as drives DOS virtuais usados pelo Wine. (É a única configuração que está fora do Registo do Wine)

Para criar os links simbólicos para as portas série (ou COM), basta digitar estes comandos para as portas série:
ln -s /dev/ttyS0 com1
ln -s /dev/ttyS1 com2
wineboot

Depois de reiniciar o sub-sistema Wine, as portas séries estarão disponíveis pela aplicação Windows. Depois de abrires a aplicação em questão, é só seleccionar a porta COM correcta (experimenta as duas, caso seja necessário) e a balança já deverá funcionar.
 
Já descobri o problema, era muito fácil...formatei, instalei o xp, porque obrigatoriamente tinha que detectar a balanças, mas mesmo assim não detectava, lá mexi no cabo e detectou, ou seja era cabo com defeito, voltei instalar o Ubuntu e já deu :001:

Agora só falta ver se o Wine detecta porta usb de um aparelho chamado Prophet II e ai fica a trabalhar 5* ;)

Muito obrigado pessoal pela ajuda prestada neste novo S.O para mim, certamente vou começar trabalhar mais com o Ubuntu, para alem de ser intuitivo sinto mais seguro do que com o Windows...
 
Felizmente o problema era somente de um cabo série defeituoso.
Quanto ao Prophet II, a situação é um pouco mais complicada. O uso de dispositivos USB por programas no Wine é uma funcionalidade experimental que está desactivado por padrão, embora seja um dos objectivos para a futura versão 1.4.

Para quem queira aventurar-se no uso de drivers Windows para dispositivos USB no Wine, a informação encontra-se em:
http://wiki.winehq.org/USB
E o procedimento exige compilar o Wine a partir do código-fonte com os patches previamente aplicados. Como não foi implementado a configuração dos drivers USB no Wine, seria necessário editar o Registo para configurar o aparelho manualmente. :p
O Wine somente suportará drivers USB para dispositivos externos que dependam exclusivamente do ntoskrnl.exe (o pseudo-nucleo do Wine), hal.dll, usdb.sys que comunicam por uma biblioteca chamada libusb permitindo operar hardware USB no modo utilizador (visto que o Wine não implementou o modo núcleo do Windows, o que não faria sentido sem uma alteração radical do Linux)
(Mas não deixa de ser curioso que a bateria futura de testes para quando o Wine suportar drivers USB, inclua o uso do iTunes para operar com o iPhone e o iPad, situação similar ao software do Prophet II)
 
Sabes quando essa versão virá?

Pelo que entendi tem lá realmente uma cena de biblioteca, ou seja tem que se adicionar ficheiros? tenho que ver se tem esses hal.dll, usdb.sys...

Muito obrigado pela explicação :)
 
Infelizmente, o último plano de desenvolvimento aprovado recentemente adiou a inclusão dos patches do suporte USB na versão padrão para o Wine 1.6 (o mais tardar). :mad:
O que significa que será necessário quanto muito a virtualização para o uso de dispositivos USB que operam no modo utilizador, o que é pena por ser uma funcionalidade que teria bastante utilidade.

Apesar deste contra-tempo observa-se que a versão Wine 1.4 terá novos recursos que fazem falta, e que já estão bem encaminhados, como a implementação da linguagem .NET (através da versão open-source Mono, mas é possível instalar o .NET da Microsoft usando um script para o efeito), um novo sub-sistema de áudio (que está quase pronto) inspirado na arquitectura do Windows Vista/7, melhorias no Direct3D (que o Wine as implementa através de funções idênticas do OpenGL e Gallium3D em algumas placas gráficas com suporte por hardware), e a implementação completa do Wine de 64 bits para correr aplicações Windows de 64 bits.
Neste aspecto aqui o Wine conseguiu ser melhor que a Microsoft. Para evitar problemas, em sistemas de 64 bits são criados dois drives C: virtuais (wineprefix) para simular o Windows de 32 e 64 bits em separado. É possível correr programas de 32 bit no wineprefix de 64 bit através da própria implementação do Wine do WoW64, mas é preferível separar as águas porque muitos programas complexos de 32-bit ficam melhor no wineprefix de 32-bit, passando a conversão de compatibilidade do SO Linux de 64-bit pelo kernel.
Outra coisa que se destaca é o facto de ser ainda possível correr as velhinhas aplicações do Windows 3.x (16-bit) no Wine de 64-bit (ou no wineprefix 32-bit em Linux 64-bit), algo que não é possível no Windows 64-bit.
Já no caso das aplicações do DOS puras, o Wine optou por integrar o emulador DosBox (e ainda a integração completa não estará garantida na versão 1.4) para correr estas relíquias o que acaba por ser sensato, porque muitos programas DOS requerem acesso directo ao hardware, o que quebraria a modularidade do sistema operativo Linux (e até o Windows). A emulação do DOS conjuntamente com a emulação do hardware evita este problema. ;)

Resumindo: Ficou para a versão 1.6 o mais tardar: o suporte aos drivers user-mode USB, a implementação efectiva do Direct3D 10/11 (da qual existem duas implementações experimentais! Uma pelo recurso ao OpenGL e outra pela nova API gráfica suportada por algumas placas de topo: o Gallium 3D que tornaria a implementação e a execução acima de 90% da velocidade do Direct3D 10/11 original!), e é claro a versão do Wine oficial para o Mac OS X que ainda possui buracos que exigem actualmente camadas de compatibilidade que quebram a performance de muitos programas.

Se formos para discutir a implementação experimental do USB no Wine mais vale abrir um novo thread, e com alguma paciência criava-se um ppa (um servidor de software usado nas distribuições Ubuntu e compatíveis) com as versões modificadas do Wine com algumas ferramentas extra :rolleyes:.
(Algo do género: um programa para instalar o driver correctamente no Registo)
Desta forma, podia-se testar hardware como o Prophet II ou as calculadoras Casio sem a necessidade de perder uma hora a recompilar software, como tornaria os testes mais acessíveis ao utilizador comum.
 
Alguém sabe como fazer isto certinho direitinho? É que eu preciso de aplicar patches, e o source code só existe em 32 bits. Acontece que faltam uma série de bibliotecas para a compilação... Já procurei e instalei uma série de coisas mas dá-me o erro seguinte que não encontro solução.

Código:
[I]checking for X... no
[I]configure: error: X 32-bit development files not found. Wine will be built [I]without X support, which probably isn't what you want. You will need [I]to install 32-bit development packages of Xlib/Xfree86 at the very least. [I]Use the --without-x option if you really want this.
[/I][/I][/I]
[/I][/I]
 
Bom dia, venho pedir ajuda sobre um problema no wine 1.3 e 1.4 instalados pelo ppa.
Instalei a versão 1.3 tudo bem, vou a configurar corre tudo ok.
Vou a correr jogos não instalados corre tambem bem pelo menos pela primeira vez, tento correr depois algum exec. reenicia o portatil se tento aceder ao menu do wine reeniciame o portatil, o mesmo acontece na versão 1.4.
Procurei no wine hq, e nos foruns ubuntu, sobre este problema, parece que a mais ninguem acontece isto, será que alguem me pode ajudar a entender o que posso ter feito mal, ou se falta alguma coisa para que isto aconteça.

O wine 1.2.2 funciona na perfeição, como sempre, mas queria passar para a proxima versão para tentar tirar partido das melhorias.



Obrigado, cumps
 
Última edição:
Sou um apoiante do projecto wine (no entanto não o uso na minha distro principal pelas razões que irei descrever a seguir), mas nao olho com boa cara para o seu uso digamos "intensivo"
Querem o que ? um Windows barato ? Linux não é windows, windows não é linux. E isso nao vai mudar ! se usam o wine para uma ou outra aplicação leve por assim dizer, ainda é naquela, agora para instalar jogos com força e mais office e tentar ainda meter o msn e por ai fora, ai acho absolutamente um erro.
Recomendação pessoal ?
Dual Boot com windows e usa o windows so para isso, ou um disco à parte só com windows, ou (se estiveres abonado a nivel de hardware) virtualizaçao do windows para uso das aplicações desejadas.


Isto era o que o Ketheriel quis dizer com "Instala o windows", porque realmente é a melhor opção se ainda estas dependente de muitas aplicações do genero.



EDIT:

Se ainda assim preferires manter o wine, instala o wine 1.5, já esta disponivel e acho que vale a pena tentar

Ou então se quizeres uma alternativa mais radical e queres um Linux combinado com windows, tenta esta alteração no kernel http://www.longene.org/en/aboutproject.php
 
Última edição:
eu tenho um SSD com 160GB so para Windows com WoW e recentemente instalei (mais uma vez) o Day of Defeat :) Não vejo qual é o problema em utilizar a plataforma nativa para tirar melhor rendimento...
 
eu tenho um SSD com 160GB so para Windows com WoW e recentemente instalei (mais uma vez) o Day of Defeat :) Não vejo qual é o problema em utilizar a plataforma nativa para tirar melhor rendimento...


Eu já usei o disco em dualboot, mas em windows aquilo aquece que se farta, mesmo com tudo actualizado e drivers da Acer é um 5551G.
No ubuntu, aquece muito menos é mesmo muito mais silencioso, tenho o conky a correr e é a diferença do dia para a noite.
Com o wine 1.2.2 corro tudo o que necessito e mais os jogos que tenho, acho é estranho eu instalar o wine 1.3 ou mesmo o 1.4 e fazer aquilo que descrevi antes.
 
Eu já usei o disco em dualboot, mas em windows aquilo aquece que se farta, mesmo com tudo actualizado e drivers da Acer é um 5551G.
No ubuntu, aquece muito menos é mesmo muito mais silencioso, tenho o conky a correr e é a diferença do dia para a noite.
Com o wine 1.2.2 corro tudo o que necessito e mais os jogos que tenho, acho é estranho eu instalar o wine 1.3 ou mesmo o 1.4 e fazer aquilo que descrevi antes.

Não faço a minima ideia da situação do Wine no Ubuntu, e para o que uso o Wine (experiencias, se bem que ja o utilizei para WoW no passado) em openSUSE nunca tive problemas, mas talvez porque os pacotes de openSUSE são feitos pelo Marcus Meissner que é um dos core devs do Wine ;)
 
Back
Topo