A DreamCast é da mesma geração logo é tão legítimo comparar esta á PS2 tal como comparar a PS2 á Xbox ou GameCube, são da mesma geração de consolas.
A Playstation 2 é melhor técnicamente que a DreamCast, isso não invalida para nada a capacidade da DreamCast.
Mas não chegaram a concorrer directamente; e olha que para muitos developers passar da PS2 para a Dreamcast foi tudo menos um upgrade... as capacidade de texturing da PS2 eram abismais não obstante de ser mais potente noutros parâmetros.
De resto... repara no tempo de vida que ambas tiveram, quando a DC entrou ainda tinhas pessoas a fazer modeling com objectos 3D separados... quando a PS2 saiu isso começava a ser extremamente datado... E enfim... basta ver a evolução que a PS2 teve... a Dreamcast de certo modo parou a meio da sua.
Se as comparamos temos de admitir que de caras, agora a Wii está a uma diferença grande, muito maior do que a que estava a PS2. Mas isso tudo tem a ver com a posição da Nintendo que dispensou o maior poderío gráfico para ter preços supostamente mais agradáveis.
Tal como a PS2 era de caras a mais fraca na geração passada, contra as consolas com que estava a concorrer.
Grande diferença esta geração é que uma só faz SD e as outras só fazem HD... e nota que para fazeres o mesmo a 1080p que fazes a 480p precisas de 10 vezes o fillrate.
Será que a Nintendo não puxou pela sua GameCube ? E a Microsoft terá puxado ao máximo pelas características técnicas da sua Xbox ?
Desconheço ... mas se vocês quiserem que comparem os seus melhores jogos exclusivos e aí penso que teremos a melhor resposta.
A Nintendo não puxa as suas plataformas aos limites, age mais como um livro aberto do que pode ser feito no hardware enquanto que previligia coisas como um bom balanço de hardware usage. Acabas com jogos tipo os Zeldas que por muito que não sejam system pushers em particular (não detém prémios de melhor texturing, maior numero de shaders, maior polygon pusher) são sempre dos maiores ambient pushers das consolas e dos jogos que acabam de usar as plataformas um pouco em todos os sentidos em vez de se focarem apenas num... Mas acima de tudo usam todas, ou grande parte das features do hardware.
Mas... Enquanto isso andava a Factor 5 no Rogue Squadron 3 a puxar 21 a 30 milhões de poligonos a 60 frames e a usar código asm a correr do CPU para manipular a TEV Pipeline directamente (resultado: estes até gastam o CPU em gráficos se puderem)... A Nintendo por sua vez... nunca se foca em puxar o hardware... foca-se em usá-lo.
Comparativamente, máximo que a Xbox fez foi 15 milhões de poligonos a 30 frames por segundo (a GC tinha launch titles a fazerem 15 milhões @ 60 frames)
Agora claro, cada hardware tem os seus handycaps; a GC tinha pouca RAM, a Xbox tinha bottlenecks na arquitectura, só fazia 8 texturas por passagem com o "truque do polígono" (que reduzia os poligonos por segundo) enquanto que a GC não precisava dele para as fazer; e diferenças, como o facto da Xbox já na altura ser um PC custom, com um cpu x86 e uma grafica Pixel shader compliant (logo, carradas de documentação e pessoal com alguma experiencia) enquanto que na GC tinhas de perceber a TEV Pipeline. Isso e se bem me lembro, a Xbox tinha menos hit a fazer bump maps simples, e a GC tinha menos hit a fazer DOT3. (dito isto, comparações da GC versus Xbox já não fazem muito sentido hoje, senão para dizer que a Wii é mais que uma Xbox)
Isto de resto existe em todas as plataformas... Sabes porque é que o MGS2 Substance na Xbox se borrava todo nas partes com chuva? É que salvo erro estava escrito para o CPU na PS2, e o CPU da PS2 tem mais fillrate que o da Xbox... Agora... normalmente não se quer CPU com fillrate para nada, tendo o GPU (ou seja tinham era de o ter re-escrito para correr do GPU). Hence, arquitecturas diferentes, que fazem coisas de forma diferente para resultados iguais; ou semelhantes.
Bom, mas voltando ao ponto fulcral, outro exemplo da postura da Nintendo é o Mario Galaxy, que apesar de tecnicamente louvável e de correr a 60 frames inabaláveis... não puxa a consola aos limites e deixa espaço para melhorias, por exemplo: não usa sombras detalhadas nos inimigos e objectos optando por usar circulos octogonais (8 poligonos)... agora... para uma moeda a sombra detalhada seriam 2 poligonos (menos do que eles estão a usar), e o jogo não é poligon starved de forma alguma pelo que teriam poligonos de sobra para isso. Razões... há entrevistas que a explicam (noção de espaço em 3D) mas acima de tudo... nunca foi uma preocupação, se quisessem tinham feito, mas não precisam... Mas uma third party podia fazer.
Não fui eu que fui buscar a conversa sobre as diferenças entre a Wii e as outras. A minha opinião está um pouco assima neste mesmo post, onde acho que as diferençar são maiores agora do que antes.
Ninguém disse que tinhas.
Mas para mim tal como a PS2 e a GameCube foram capazes e muito bem capazes ainda recentemente ... mais capaz é agora uma Wii.
Sim, mas lá está... A PS2 precisou de muito trabalho e suporte das third party's... a Wii precisa do mesmo.
Em soma eu não escrevi aquilo para arranjar qualquer confusão, foi apenas porque não gosto da forma como aqui algumas pessoas tratam a PS2, ninguém é obrigado a gostar da consola, mais do que outras consolas esta merece respeito. É ainda a consola com melhor catálogo de jogos e nisso nenhuma para já lhe faz frente, nem a wii nem a PS3 ...
Mas ninguém aqui estava a bater na PS2; antes pelo contrario, estávamos a dizer que precisamos da mesma postura das third party's face à plataforma.
Até é bom que aqui algum pessoal tenha essas reacções, mas eu não disse mal da Wii ou da Nintendo.
Se na Sub-secção da Playstation houvessem membros assim, pelo menos aquilo não sería uma selva como é, onde vejo noutros foruns pessoas com que me parece dar gosto trocar ideias e opiniões, e depois ver essas pessoas a irem á Secção Playstation já com o intuito de meter-se com os outros e dizer mal deste jogo x ou y comportando-se de maneira diferente e passando depois impune.
Sim, a secção playstation tem esse problema; muita gente só lá vai para deitar abaixo e o facto de muita gente ir logo para a defensiva, ou recusar-se a admitir ou discutir algo... também não ajuda. Metem-se em rota de colisão.
A meu ver perde-se o que de melhor podia ter, discutir jogos.
Enfim... são console wars, e a Sony ainda é um alvo a abater em Portugal, posto em palavras simples; mas sem dizer que não é mutuo, ambas as partes muitas vezes têm culpa... uma pelo extremismo de certas ideias (a noção e afirmação de superioridade do Cell por exemplo) a outra, por lá ir com uma perspectiva negativa de "vamos encavar estes gajos".