Usar bateria ou não no portátil

Meus amigos, Quando um portatil tem a bateria colocada, ele carrega-a mas quando termina a carga ele passa ao chamado modo de manutenção, dai o portatil aquecer um pouco a mais
Falso, quando o portátil esta a carregar a bateria, aquece um pouco mais, a bateria a carregar liberta calor, depois de a bateria estar carregada, não vai carregar mais!!! e o portátil fica ligeiramente mais frio.

é lógico que a bateria continua a receber carga. assim, e passados alguns meses neste trabalho acaba por viciar a bateria.
Falso, depois de a bateria estar a 100% não vai receber mais nenhuma carga!! E por isso não vicia, alias se tivesses lido os posts anteriores, virias que quando uma bateria tem mais de +/-95% o portátil não a carrega!!

Isto é uma protecção de quando a bateria esta cheia perde alguma da sua carga se não for usado.


O que eu aconselho é trabalhar com a bateria até bater no fundo 20% e depois sim ligar o carregador , quando ela estiver com a sua carga maxima desligar o carregador e utiliza-la novamente ate aos 20%.
isto é podemos trabalhar com o portatil mas sempre a fazer ciclos de carga e descarga.
Assim vais esforçar a bateria, pois estar a utilizar-la constantemente. Deves fazer uso dela, mas não em demasia.
Voçes vão ver que nunca mais têm problemas com autonomia.
Falso, mais cedo ou mais tarde a bateria vai a vida, também depende dos defeitos de fabrico, e da normal diferenças de uma bateria para a outra, mesmo igual marca e modelo.

O melhor é utilizar a bateria sempre!!!

Mas se a começar usar a bateria, não utilizar o carregador, deixar descarregar até ao fim. Quando chegar ao fim (3% 10%), carregar!

Se não acreditarem no que eu digo, o que é normal, enviem um email ao fabricante. E não ao técnico da vossa loja de informática.
 
Última edição:
Pois a minha bateria ao fim 3 anos e meio foi-se.
Carrego-a até aos 100%, leva menos tempo que antigamente e depois quando está a descarregar chega aos 63% e passa para os 5%.
Terá salvação?

Duarte Gonçalves
 
Ola pessoal
Vejo que para este assunto nao ha consenso. Pois uns pensam que é melhor ter o portatil ligado a corrente sem a bateria e ha outros que pensam o contrario.
eu comprei agora um portatil compaq presario v3000, falei com o eng. informatico da empresa onde trabalho e este disse-me que a melhor opção é quando a bateria esta a 100% desligar a corrente eletrica e trabalhar con a bateria e quando esta descarregar deve-se carregar de novo. Como eu trabalho com o portatil o dia inteiro pois o pc avariou-se, entao faço este carrega descarrega duas ou trez vezes ao dia.
Mas tambem tenho duvidas pois quando a bateria esta a carregar mostra que esta a carregar 40% 70% ate chegar aos 100%, e depois de ter chedado aos 100 o simbolo no ecra muda e informa que passou a trabalhar com a corrente eletrica e nao com a bat. mas mesmo assim fico com duvidas de ligar ou nao o portatil continuamente a corrente.

obrigado
 
liguei agora para a asus a perguntar a politica deles em relacao a isto e o gajo disse me k n deveria retirar, e perguntei acerca das garantias caso a bateria morresse por causa disso e ele garantiu-me que durante um ano(garantia da bat) caso perca mais de 1h hora de autonomia que trocam a bateria sem qualquer problema, nc tinha usado com bateria e electricidade ao mesmo tempo porque faz-me confusao carregar o portatil sem ter acabado a bateria tipo como nos tlms, e tipo ta a 20% ligo o portatil começa a carregar... de um momento para o outro tenho de bazar, fica so carregada ate 60% dps kd ligar outra vez começa a carregar nos 60%, epa faz me confusao n viciar, ate pq no tlm deixo smp ir ate ao fim e carregar tb tudo...
 
Isto é o que diz no manual do utilizador do meu Toshiba 1900-305:
manualtoshibanp2.gif
 
A questão é que não contínua a carregar, como já foi digo 'n' vezes (sendo 'n' um número inteiro a tender para infinito) nesta thread. Essa informação está errada.
 
Eheh, os técnicos portugueses inventam cada coisa :o As baterias no fim de serem carregadas já não recebem mais carga, o circuito é completamente fechado!!!

Sim, o congelamento da bateria pode a recuperar, só façam isto se ela estiver mesmo "acabada", e se entrar humidade pior... Em alguns testes feitos conseguiram recuperar parte de algumas baterias.

Eu tenho o portátil há mais de 3 anos, e curiosamente dura-me cerca de 1h numa utilização normal, o que é muito bom para o portátil que tenho, sempre utilizei bateria, e já tive uptime de 7 semanas...

Quem acha que não chegamos ainda a uma conclusão, não percebo, os fabricantes já chegaram a uma, NÃO retirem a bateria!!!
 
Asus l3800c

Meus caros, estive a ler um pouco sobre o post, e em minha opinião parece-me que a bateria dura menos se a tiver sempre ligada no portatil, não que esteja a ser carregada durante a utilização mas sim sempre que se liga. Pois a bateria quando ligo, mesmo que esteja totalmente carregada aparecia-me sempre a 99% e a carregar, só depois deixava de carregar, ora isto 365 dias por ano não deve ser muito bom, a não ser que se faça o que alguns dizem que é utilizar a bateria todo o dia e carregar sempre que chegue aos 20%. mas o port não funca na máxima força..
agora o meu problema é que a minha bateria foi-se, alguem sabe onde posso comprar uma e quanto custa?

Abraços,
 
Lançando mais achas para a fogueira, e pegando na ideia que o número de ciclos completos deve ser limitado, reparei que o Windows no meu ASUS F3Ja não me deixa meter o aviso de bateria crítica abaixo do 4%. Em todos os portáteis que tive metia sempre o aviso a 1%.

Será uma maneira dos fabricantes nos avisarem acerca dos ciclos completos?

É que com a opção de recalibrar a bateria na BIOS, se calhar acaba mesmo por ser melhor fazer só ciclos normais e ir fazendo recalibração em vez de ciclos completos.
 
A mim parece-me que o melhor a fazer é ter sempre a bateria colocada. Se por acaso usarmos a bateria, então devemos usar até o fim e depois voltar a carregar.
 
Isso das baterias é tudo uma grande complicação eu já li que não existe grande diferença entre deixar a bateria no portatil ou nao acho que uma bateria de litio em media perde uns 15-20% de capacidade por ano seja de que maneira for.

Eu comprei um toshiba M40-298 o ano passado e um colega meu comprou o dele no mesmo dia o meu está quase sempre ligado a corrente com a bateria (nunca saiu do portátil) o dele sai sempre que está carregada e só carrega quando está mesmo no fim.

Eu utilizo muito mais o meu portátil que ele segundo o que muitos dizem o meu deveria ter menos autonomia que o dele mas não o meu aguenta mais 15m que o dele por isso acho que estraga mais andar a tirar o bateria e a colocar que se ela estiver sempre colocada
 
O teu portátil já não é dos mais recentes... Pode não estar de acordo com o que discutimos....


Exacto esse portátil tem uma bateria de niMH para esse tipo de situações o que está escrito é correcto, em relação as baterias de litium deve-se deixar ligadas no portátil, se a utilização for muita desligar de vez em quando da corrente e trabalhar só com a bateria.
 
Gosto destas respostas

Gosto destas respostas, e tambem das transcrições. Toda esta conversa devido a dois tipos de baterias e de dois tipos de modo de operação. Quem diz aqui, que não há qualquer tipo de carga de manutenção nas baterias depois de elas estarem carregadas! acho que devia ler mais um pouco sobre o assunto. bem como já vi que não sou bem vindo nas opiniões que dou e na realidade até não devo de ser niguem com qualificações técnicas para o fazer, deixo ao critério de cada um o modo como trabalham com as vossas baterias.

Até mais :x2:
 
Meus caros, estive a ler um pouco sobre o post, e em minha opinião parece-me que a bateria dura menos se a tiver sempre ligada no portatil, não que esteja a ser carregada durante a utilização mas sim sempre que se liga. Pois a bateria quando ligo, mesmo que esteja totalmente carregada aparecia-me sempre a 99% e a carregar, só depois deixava de carregar, ora isto 365 dias por ano não deve ser muito bom, a não ser que se faça o que alguns dizem que é utilizar a bateria todo o dia e carregar sempre que chegue aos 20%. mas o port não funca na máxima força..
agora o meu problema é que a minha bateria foi-se, alguem sabe onde posso comprar uma e quanto custa?

Abraços,


Olá

Eu tenho um L3800C, trabalho sempre (quase) com energia da rede e nunca tiro a baterial. É certo que neste modelo de portátil a duração da bateria vai-se degradando com o tempo, pelo motivo que apontaste (dos 99% e a carregar), mas se acederes à bios do portátil tens uma opção de recalibração da bateria, que permite corrigir o problema de memória. No meu portátil, faço isso de vez em quando e ao fim de 5 anos ainda dura cerca de 1 hora.

Cumps.
 
mail da HP

Normalmente, aquando do uso do computador liga à corrente, caso a bateria esteja completamente carrregada, é conveniente que remova a mesma, isto para evitar que a mesma fique viciada.
o portatil em causa: HP Pavilion dv5283ea
 
Grand'atrapalhação k'aqui vai!! Estão tds fartos de dizer o mesmo! Uns com razão, outros nem por isso! E a resposta ao problema está mais k espalhada pelo topico!

Ora aqui vai um resumo:

- As baterias de hoje nada têm a ver com as baterias de há uns 5/6 anos atrás. Estas eram facilmente viciáveis e irremediavelmente danificáveis. Creio que daí tenham surgido inúmeros métodos e rituais para tentar prolongar ao máximo o tempo de vida das suas baterias.

- Hj em dia as baterias de Li-Ion (cujas particularidades já foram explicitadas n vezes) ñ têm nada a ver com as antigas. São mais duráveis, mais resistentes aos 'vicios', e optimas pa trabalhar em ***** fase de carga em k'ela s'encontre, embora uma recalibraçãozinha anual ou coisa ñ faça de forma alguma algum mal.

- Eu acho mto errado o pessoal andar a tirar a bateriazinhas dos portáteis pa ver s ñ as "cansa" mt e talvez pa estas atingirem a 'vida eterna', mas elas ñ são preparadas nem ganham NADA com isso, excepto uma eventual constipação por ficarem nuas cá fora. Os fabricantes até adicionaram a particularidade do apoio do portatil incluido pa ninguem cair nessa idiotice. Para além disso, faz com k'o portátil incorra num maior risco de levar com picos de corrente (caso ñ tenha UPS) e queimar de vez componentes chave do tão mimado portátil, k talvez tenha sido a razão da avaria referenciada no primeiro post deste topico.
 
bem, sem querer prolongar ainda mais este post, que me parece estar mais que explicado o procediemento mais correcto a ter com as baterias, que tal alguem colocar alguns nomes de programas que efectuem o mesmo tipo de recalibragem da bateria para aqueles que não têm essa opçao na bios? (tipo eu :'()

de resto, parabens ao forum :)
 
Ok..uns dizem que sim ...outros q não ....e ficamos todos na mesma ? !!
Deixo aqui a minha pergunta ...utilizadores de Acer´s ...como fazem ? deixam a bateria ou tiram ?
Eu por agora tenho tirado a minha mas...porque me disseram para o fazer !!
 
Back
Topo