Usar bateria ou não no portátil

Ric47 disse:
A bateria do meu portátil dura cerca de 5 minutos :bounce:.
De um momento para o outro viciou por completo...8o
1º retira a bateria e liga o pc
2º depois com o pc estável carrega a bateria
3º vá ver o estado da bateria, se tiver em 0% é pq houve mudança de ciclo, se tiver a 100% é pq a bateria está avariada, ou melhor n está a trabalhar correctamente.

Esta mensagem é da autoria de Cláudio Patrício aka anjo2, Comunidade Portuguesa de Portáteis.
 
Gandalf disse:
Bem .. o meu portatil passa quase 24/7 ligaod a corrente e eu nao tenho a bateria colocada.

Qd o tecnico da Dell veio a minha casa trocar a mboard deu-me os parabens por nao usar a bateria quando ligado a corrente. Pois segundo ele existe um subrecarregar de todo o sistema eletrico do portatil, escpecialmente se a bateria ja estiver carregada. Foi a unica justificaçao que ele deu.
São este tipo de respostas que me deixam baralhado...
Acabei de enviar um mail para o apoio técnico da Asus, vou aguardar uma resposta e depois coloco aqui.

Obrigado a todos pela participação no tópico.
 
Bem, esta questão também me interessa visto que comprei um portatil á 4 dias...
Para já, quando está ligado á corrente tem estado sem a bateria, porque estando ligado á corrente acho que a bateria só serviria para o caso de a luz falhar...


Cumps
 
Eu não uso a bateria no portátil qd está ligado à corrente, pq devido devido às settings relaxadas do powersaving em ACmode ele aquece mais. E como todos sabem (ou deviam saber ;) ) é o calor que dá cabo das baterias e não o facto de estarem ou não em carga.
 
Eu tb tive um ASUS que tinha sempre ligado à corrente com a bateria ligada. Passado um ano de vida, e sem utilizar muitas vezes a bateria sozinha, ela quase que nem aguentava 5 minutos.
Os técnicos aconselham a só ter a bateria no portatil quando a estamos mesmo a utilizar sem ligação à corrente.
Já agora convém dizer que é importante deixar carregá-la até estar cheia e só a por a carregar quando está mm vazia.
 
nasatc69 disse:
Portatil ligado a electricidade com a bateria inserida no slot??????
Lool

Pexoal nunca se fax isso e porque pergunta voces, a resposta e simples sempre que se liga o cabo de electricidade com a bateria inserida ela vai começar sempre a carregar e ao mesmo tempo estao a gastar energia ( da bateria) o que leva a vicia-le.


Vocês não percebem nada de computadores pois não?

Nos portáteis antigos (6+ anos) é que se tirava as baterias, visto que mesmo depois de carregada usava a bateria do portátil.

Agora não é perciso tirar a bateria, os portáteis têm várias protecções, umas são que quando o computador chega a 100% de carga, a bateria deixa de carregar, e outra é que o portatil nunca carrega a bateria se a bateria no momento de carga tiver mais de 95% de carga.

Logo usem a bateria no portátil, até me passo quando vejo muitas pessoas a fazer isso.. e até quando a bateria faz parte de um suporte do próprio portatil, tipo uma perna.
 
Algumas perguntas em particular:

- Como utilizar a bateria pela primeira vez? Descarregar até ao fim e só então carregar (qto tempo?), ou carregar desde logo sem o computador ligado (qto tempo?).
- Quando se utiliza o computador ligado à corrente não utilizar bateria, certo?
- Se ligar a primeira vez sem bateria não haverá problema porque é o mesmo que ligar um desktop?

Agradeço resposta a estas perguntas, de quem saiba sem dúvidas, e se tiverem quaisquer outros conselhos, força!
 
Aeliusmaximus disse:
Algumas perguntas em particular:

- Como utilizar a bateria pela primeira vez? Descarregar até ao fim e só então carregar (qto tempo?), ou carregar desde logo sem o computador ligado (qto tempo?).
- Quando se utiliza o computador ligado à corrente não utilizar bateria, certo?
- Se ligar a primeira vez sem bateria não haverá problema porque é o mesmo que ligar um desktop?

Agradeço resposta a estas perguntas, de quem saiba sem dúvidas, e se tiverem quaisquer outros conselhos, força!

- ha quem diga que sim, deve-se descarregar até ao fim e depois carregar por exemplo a noite toda ou umas 4/5 horas, independemente se está o pc ligado ou não
- errado e os posts atrás provam... existem várias teorias e nenhuma chega a uma conclusão plausivel, apenas casos practicos comprovam que há casos e casos dependendo das marcas
- podes trabalhar sempre sem bateria até

resumindo: difere de marca para marca os problemas comentados aqui
o meu Acer por exemplo não me deixa mal e nunca fiz nada do falam (descarregar até ao fim de inicio, só carregar quando estiver descarregado, retirar a bateria quando ligado à electricidade, etc...), e um portatil com 2/3 anos aguentar 4 horas em full load (folding a 100% mais o que eu estiver a fazer) é dose
há aqui casos de Sony que deram problemas passado um ano...
 
Eu sou da opinião que as coisas são para usar e estar constantemente a tirar e a por a bateria não é muito prático.
Mas é um facto que as baterias de iões de lítio não gostam de calor e que a exposição a ele as danifica mais rapidamente. Portanto quando sei que vou estar bastante tempo ligado à corrente retiro a bateria ao meu portátil.
As baterias Li-ion também não gostam de ser armazenadas sem carga e de estar descarregadas portanto convem usar de vez em quando.
 
O meu contributo:

Há uns tempos andei a ler uns sites sobre pilhas e baterias .. Mercúrio.. Cádmio etc.. e Lítio.
Lá dizia q so se devem carregar as baterias de lítio qd estas tiverem 40% ou menos de carga.
O meu problema é este, nao é o facto de qd a bateria está a 100% a bateria continuar la.. e o portatil estar ligado á corrente... pq aí o portatil desactiva o mecanismo q carrega a bateria, esse é básico e essencial.

Acho que isto se resolvia se as marcas dispusessem um botao: charge battery: On - Off

Eu uso o portátil sempre sem bateria. De qualquer maneira ando com menos meio kilo ás costas.
Li também no site que não convém deixarem a bateria de lítio parada mais de um mês, porque não convém que fiquem guardadas sem carga:
-carreguem sp a 100% antes de as tirar
-de tempos a tempos carreguem-nas

O que me faz confusão é precisamente a bateria estar a 70%, 80% ou 90% e o portátil por-se a carregá-la.. isto c as centenas de ciclos de uso, diminui a capacidade de carga dos iões :(
Outra coisa q faço, qd vejo q a bateria está entre 40% e 95% é usar SO a bateria.. qd está a menos de 40% (preferencialmente a 0%) ligo á corrente e deixo carregar até 100%.

No tal site também li que no meio disto o que afecta mais negativamente é o facto de não deixarmos carregar até 100%, o que pode acontecer mtas vezes, simplesmente pq temos q pegar no portátil e ir embora.
A outra já disseram aqui: "O calor estraga as baterias" -> correcto. (As baterias são contituídas por íões com a capacidade de receber, armazenar e fornecer energia, temperaturas altas alteram o comportamento dos iões, reduzindo a sua performance)

Também já disseram aqui que as baterias antigas que não eram de lítio, é que sofriam do "efeito de memória", vulgo "viciar". Correcto.. e é por isso que muitas delas passado uns tempos já so duravam 5 minutos. As de lítio não sofrem de efeito de memória, porém os ciclos de carga com capacidade para armazenar a máxima energia não são eternos e é perfeitamente normal, que por ex, baterias como a minha, com 1 ano e meio em vez de durarem 4 horas, durem 3,5.

Repito: Acho que isto se resolvia se as marcas dispusessem um botao: charge battery: On - Off

Podem aplicar estes principios dos ciclos de carga (qd carregar / descarregar) também às baterias de lítio dos telemoveis, obviamente.

Cumprimentos,
Rui Santos aka m00nxaild
 
Bom, cá vai mais uma ramo para a fogueira. Acabei de ligar para a assistência da LG a colocar essas questões. Aqui vão os "highlights" (isto segundo eles):

- As baterias de lítio não viciam, porque não têm capacidade de memória. Por isso não é necessário, por exemplo carregar um X nr de horas na primeira utilização (ou descarregar completamente e depois carregar totalmente).

- O calor ao estar ligado à corrente não traz problemas porque "o computador não aquece tanto como nos parece" e por isso não danifica a bateria.

- As indicações da LG são (taxativamente) ter sempre, sempre a bateria colocada, mesmo quando se trabalha com corrente.

Devo dizer que a pessoa que atendeu a chamada parecia estar a debitar informações do manual do operador. Estive algum tempo num call-center e sei quando as pessoas sabem do que falam ou estão a transmitir aquilo que lhes é impingido na formação, e esta moça não deveria ser com certeza técnica especializada. Assim sendo, deixo estas respostas à vossa consideração. QUe vos parece?
 
re

boas
eu comprei um asus A7 Jb na semana passada e o que me disseram foi para nao usar a bateria quando puder ter o portatil ligado á eletrecidade pois, na loja onde comprei, disseram que podia viciar e o portatil podia aquecer mais .Contudo, tambem me disseram para a usar pelo menos uma vez por mes,a bateria, ate esgotar a sua carga e carrega la ate ao maximo pois se nao a usa se tambem se iria estragar.
tenho o portatil sempre ligado sem bateria e rula bem por isso acho melhor nao usar bateria.
cumps.
 
Do mail que enviei disseram-me para ligar para eles...

O assitente técnico da Asus que me atendeu disse-me que nunca se deve tirar a bateria, pois cria um down não sei quê (era um termo técnico daqueles de ficar de boca aberta). Ao fim de +- 3 meses a tirar a bateria vai ser preciso recalibrar a mesma. Já que os técnicos da LG também disseram o mesmo tomei a decisão de nunca mais tirar a bateria.

Quanto à questão do calor afectar as baterias, como sou um ignorante nestas matérias não me vou pronunciar, mas informaram-me que uma das coisas que pode originar problemas num portátil é o seu aquecimento, por isso comprei um cooler e quando acabei de trabalhar com ele (cerca de 3 horas)estava fresquinho fresquinho.:)
 
Deixei já desde ontem a bateria no meu Acer até porque me dá mais jeito pa ele nao ficar coxo e não noto aquecimento nenhum de especial na zona da bateria por isso vou passar a lá deixá-la e ja não me vai acontecer o que por 2 x me aconteceu,que foi faltar a luz e ir trabalho por água abaixo ..
 
spor disse:
Do mail que enviei disseram-me para ligar para eles...

O assitente técnico da Asus que me atendeu disse-me que nunca se deve tirar a bateria, pois cria um down não sei quê (era um termo técnico daqueles de ficar de boca aberta). Ao fim de +- 3 meses a tirar a bateria vai ser preciso recalibrar a mesma. Já que os técnicos da LG também disseram o mesmo tomei a decisão de nunca mais tirar a bateria.

Acrescentando...
Liguei novamente para a Asus, para confirmar uma coisa que me disseram numa sala de chat. Existem 2 tipos de ciclos, o ciclo normal e um ciclo completo. O ciclo completo acontece quando deixamos a bateria chegar aos 0%, um ciclo normal é quando não deixamos isso acontecer. Um ciclo normal não origina uma quebra significativa na perfomance da bateria o mesmo não se pode dizer de um ciclo completo. O assistente disse-me que pelo menos uma vez por ano devemos recalibrar a bateria, para isso temos de ir à BIOS, ir à opção POWER e depois carregar em BATERY RECALIBRATION, esta operação dura aproximadamente 5 horas. É tipo um rejuvenescimento da bateria, mas como tudo na vida nada é eterno...
 
Quer dizer que é prejudicial deixar a bateria descarregar totalmente (ciclo completo)?É que eu costumo carregá-la apenas quando ela chega ao fim, não tenho por norma tendência a carregá-la enquanto ela não se gastar completamente.
Obrigada!
 
Lastpain disse:
Quer dizer que é prejudicial deixar a bateria descarregar totalmente (ciclo completo)?É que eu costumo carregá-la apenas quando ela chega ao fim, não tenho por norma tendência a carregá-la enquanto ela não se gastar completamente.
Obrigada!
Deves fazer um ciclo completo de vez enquando, não constantemente.
 
Back
Topo