Usar bateria ou não no portátil

eu tiro sempre a bateria quando uso o portatil ligado à corrente.
quando carrego a bateria nunca uso o portatil em simultaneo, e deixo a bateria descarregar sempre ate à ultima.
é quase dogmatico.

o portatil ja tem mais de tres anos, o anterior dono fazia-lhe o mesmo, e ainda tenho mais de 5 horas de trabalho distribuidas por 2 baterias.

e uso frequentemente as baterias, pelo que ja estão fartas de ser carregadas e descarregadas. apenas para trabalhos mais prolongados, onde fico muito tempo no mesmo sitio uso a eletricidade para o alimentar.

quando se esta a usar o portatil ligado à corrente, com a bateria la dentro, ha sempre carga a ser fornecida à bateria, se esse fornecimeno for demasiado prolongado acaba por afectar a duração da bateria.
 
Ok no meu caso uso o portatil na loja onde trabalho ligado a corrente cerca de 9 horas por dia, com a bateria na slot. Caso tenha a bateria sem estar totalmente carrega, a mesma é carregada e quando chega aos 100% prontos. A bateria ja não é utilizada pois o que esta a ser utilizado e a corrente electrica. Caso queira utilizar so a bateira ainda aguenta cerca de 4 horas no modo de longa duração. Ja utilizo o portatil nestas condições desde que o comprei vai fazer 3 anos.
 
Eu tenho um acer e evito sempre usar a bataria quando ligo à corrente. Mas tb me disseram que deve-se usar de vez em quando a bat.
 
int disse:
Disseram-te para tirar a bateria mas não foi a HP, a bateria do portatil é para ser usada sempre.. e a HP até reforçou que não é para tirar que até lhe pos um "pé" do portatil na bateria

tens razão, foi o técnico da loja que mo vendeu! no entanto após cerca de 1 ano e meio a bateria não consegue durar 5 minutos a trabalhar!!! alguém sabe onde se pode reparar a bateria na zona de Maia / Porto e arredores??? já agora é um HP Pavillion ZX5051EA.
 
ztres disse:
tens razão, foi o técnico da loja que mo vendeu! no entanto após cerca de 1 ano e meio a bateria não consegue durar 5 minutos a trabalhar!!! alguém sabe onde se pode reparar a bateria na zona de Maia / Porto e arredores??? já agora é um HP Pavillion ZX5051EA.
Não sei.

É uma das coisas que me preocupa, já não é a 1ª vez que dizem aqui que na loja disseram para tirar a bateria, a mim disseram-me o mesmo. Mas as assistências técnicas já citadas, Asus, LG e HP dizem, até com um tom de preocupação, para nunca, repito, nunca tirarmos as baterias.
Porque raio é que esta informação ainda não chegou aos revendedores? É que isto é muito grave, se estamos a comprar um produto devemos ter confiança em quem compramos e afinal estamos a ser mal informados, o que pode originar consequências financeiras revelantes...
 
a mim dixeram me k as baterias dos portateis se viciam se tiverem ligadas a corrente dps de ja estarem a carregar!
Mas penso k ixo deve depender 1 cado das marcas e da forma cm e feito o portatil!
 
recentemente adquiri um Toshiba Satellite A100-626 e gostaria de saber se faz algum mal ter a batéria quando o portátil está ligado á corrente?

desde já, obrigado!
 
Rammsteiner disse:
Desculpem a ignorancia mas como é que se recalibra uma bateria sem que é através da BIOs mas como??

obg

nem todos os portateis têm essa opção na BIOS. alguns nem sequer permitem recalibrar a bateria.
os que têm essa opção na BIOS ela aparece logo num dos menus. noutros essa oção aparece em menus/programas especificos instalados no Windows!
 
Koncaman disse:
eu tiro sempre a bateria quando uso o portatil ligado à corrente.
quando carrego a bateria nunca uso o portatil em simultaneo, e deixo a bateria descarregar sempre ate à ultima.
é quase dogmatico.

o portatil ja tem mais de tres anos, o anterior dono fazia-lhe o mesmo, e ainda tenho mais de 5 horas de trabalho distribuidas por 2 baterias.

e uso frequentemente as baterias, pelo que ja estão fartas de ser carregadas e descarregadas. apenas para trabalhos mais prolongados, onde fico muito tempo no mesmo sitio uso a eletricidade para o alimentar.

quando se esta a usar o portatil ligado à corrente, com a bateria la dentro, ha sempre carga a ser fornecida à bateria, se esse fornecimeno for demasiado prolongado acaba por afectar a duração da bateria.

Como diz o Koncaman é o mais correcto. Carrega-se a bateria totalmente e descarrega-se totalmente, quando se usa á corrente o mais adequado é retirar a bateria para não sofrer sobrecarga e com isso diminuir a duração da bateria.

O aquecimento da bateria é muito prejudicial, principalmente nas de iões de lítio, por isso deve-se evitar as altas temperaturas e ter a melhor dissipação de calor possivel.

As baterias NiCd, NiMH e iões de litio têm efeito de memoria, maior na NiCd e menor nas de iões de litio, e para recuperar do efeito de memoria pode-se usar este processo:
1º- carregar a bateria totalmente
2º- descarregar a bateria totalmente com o menor consumo possivel e com os programas de controlo de descarga desactivados, fazer a medição do tempo
3º- voltar a carregar toltalmente
4º- descarregar a bateria totalmente e medir o tempo
5º- se o tempo de descarga aumentou volta-se a repetir tudo até que os aumentos dos tempos de descarga sejam pouco significativos

Com este processo pode-se recuperar a bateria até uns 90%. Por norma não são precisos mais do que 6 ciclos de carga e descarga.

Espero ter ajudado.
 
Um processo de recuperação da bateria é "congelar" a bateria, talvez seja um processo para usuários mais experientes pois tem-se ter em conta a humidade.

Não percebo porque continuam a dizer para retirar as baterias, é normal os portugueses dizerem isso, pois também é normal não terem formação para isso, pois os tecnicos das marcas (falando de tecnicos internacionais) recomendam a utilização constante da bateria no Portátil.

Com o portátil com a bateria carregada e ligado à electricidade, o circuito bateria/portátil "fecha-se" e não recebe mais carga, como atrás dizeram, é um mito dizer que vicia por isso, a bateria perde desempenho quando recebe calor e quando faz um grande numero de ciclos "completos", por isso cuidado a fazer o que o carlitos dizem, podem estar a retirar desempenho à bateria!

Dica: Utilizar sempre a bateria e comprem uma base refrigeradora para ter em casa.

P.S.: Existe alguns modelos da Asus que aquecem muito, se o vosso modelo aquece muito é que podem ter em conta a tirar a bateria.

Programa para ver as temperaturas: Everest (Podem fazer download em guru3d.com)
 
"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm

"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm


"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/


Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.
 
boas,
É assim, usa sempre bateria no portátil. Quando estiveres a pensar passar umas boas horas nele então tiras a bateria e ligas à corrente. Quando acabares voltas a por a bateria.

Cumps
 
Utilização das Baterias nos Portateis

Meus amigos, Quando um portatil tem a bateria colocada, ele carrega-a mas quando termina a carga ele passa ao chamado modo de manutenção, dai o portatil aquecer um pouco a mais,
é lógico que a bateria continua a receber carga. assim, e passados alguns meses neste trabalho acaba por viciar a bateria. O que eu aconselho é trabalhar com a bateria até bater no fundo 20% e depois sim ligar o carregador , quando ela estiver com a sua carga maxima desligar o carregador e utiliza-la novamente ate aos 20%.
isto é podemos trabalhar com o portatil mas sempre a fazer ciclos de carga e descarga.

Voçes vão ver que nunca mais têm problemas com autonomia.

Bem Hajam a todos...:)
 
geeeezzzzz.... uma coisa eh o k eh aconselhado pelos fabricantes outra é a experiencia de cada um.
aconselham a usar ah vontade as baterias de litio, mas ha ppl k as tira e tem altos rituais para n as viciar e no fundo conseguem mante-las "vivas".

USEM E ABUSEM DAS BATERIAS.....litio powah...

PS- eu c as manias de tirar a bateria e deixar chegar aos 0% e dp carregar ao maximo consegui rebentar c uma bateria do meu mac.
 
eu continuo a achar que andar no "tira e mete" bateria dá mais pbs dos que resolve!!!
sei de casos de Asus M6 em que à custa dessa brincadeira, ao levantarem o portatil a bateria ficava na secretária!!! os fechos foram "ao ar"!!!
e é especialmente "giro" quando falha a luz...
já tivemos casos de garantias por pbs electricos em que os fornecedores avisaram que as baterias eram p/ ficar montadas enquanto se trabalha.
 
Back
Topo