Usar bateria ou não no portátil

no meio de tanta opiniao e confesso que nao li os posts todos (ufa, sao alguns 5000 posts! lool) eu vou expressar a minha!

tambem ja tive essa duvida a um ano a tras, e fiz milhentas pesquisas e a conclusão a que cheguei foi esta, sempre que estamos no computador com a bateria e a AC ligada sendo que deduzimos que ela está carregada, o que vai acontecer é que depois de carrregada a bateria o pc corta a alimentação para a bateria para evitar sobre carga. no entanto as baterias descarregam-se sozinhas, como toda a gente sabe, e o que acontece é que o computador vai detectar o defice de carga na bateria, ligando o circuito e carregando-a novamente! ora imaginem isto repetidas centenas de vezes, é logico que as baterias vão viciar!

também é claro que estando a falar das baterias de lithio, que não sofrem o efeito memória não temos este problema tão acentuado, e também é certo que este ciclo só se verifica após horas a fio com o pc ligado a bateria.

pessoalmente, uso sempre o laptop sem bateria, não vejo mal nenhum nisso. a corrente electrica ca na terra até é bastante estavel e so em dias de trovoada é que pode haver o azar de falhar a luz, nessa situação então uso a bateria!

espero ter esclarecido alguem e não ter passado por estupido! (visto na ter lido tods os posts posso ter dito alguma barbaridade! lool)

cumps
 
^^ Se é para ligar o portatil á corrente tanto dá que se tenha ou não a bateria ligada ...




... eu tambem pensava assim até que um dia a luz foi abaixo e eu estava SEM bateria ... e o disco rigido foi á vida. :)

Contas simples ... quem é que compra uma UPS e não a USA porque pode viciar ??? ... exactamente!!!!!



Se tem a bateria de litio USEM-NA porque não serve só para andar com o computador desligado da tomada ... sendo que o normal e desligar o AC dum lado e ligar do outro e pelo meio gastar 2 ou 3 horas com bateria 7 vezes por semana ... em 3 anos ainda está a 100% da capacidade e dura e dura ... ora se o tempo de vida util duma bateria de litium é de 3 anos ... tudo o que vier daqui pra frente é lucro.

Recomendo tambem que usem o Notebook Hardware Control ... junto com o ati(tray)tools dá-me autonomia de 4/5h aqui com o Toshiba m30x ... e viva os centrinos a <0,8v. :004:
 
Última edição:
Isto é o que diz no manual do utilizador do meu Toshiba 1900-305:
manualtoshibanp2.gif

Isso refere-se ao facto de carregando com o computador DESLIGADO não teres controlo sobre se a bateria estaria ou não nos 100% ... coisas de outros tempos em que metade do equipamento dos portateis não era unica e exclusivamente dedicado á gestão de energia. :)

O que me disse a Toshiba foi!

[/FONT]

^^ o que a toshiba diz nos portateis novos é para NAO TIRAREM a bateria.
 
Isso refere-se ao facto de carregando com o computador DESLIGADO não teres controlo sobre se a bateria estaria ou não nos 100% ... coisas de outros tempos em que metade do equipamento dos portateis não era unica e exclusivamente dedicado á gestão de energia. :)



^^ o que a toshiba diz nos portateis novos é para NAO TIRAREM a bateria.
Ai sim?
Deves te julgar muito esperto, isso tá escrito em algum lado?
Se tiver escrito em algum lado retiro o que disse, mas duvido muito visto que foi mesmo o pessoal da Toshiba que me respondeu ao e-mail!
 
Ai sim?
Deves te julgar muito esperto, isso tá escrito em algum lado?
Se tiver escrito em algum lado retiro o que disse, mas duvido muito visto que foi mesmo o pessoal da Toshiba que me respondeu ao e-mail!

É mais sensato, nunca retirarem o portátil, pra quem o utiliza pra trabalhos deve ser giro quando falta a electricidade...mais vale prevenir do que remediar.

Fica bem:)
 
Não li toda a thread, mas falaram aqui do "Notebook Hardware Control". Aconcelham o uso deste tipo de software??

Actualmente, tenho um portátil com 4 anos, pentium 4 e com a bateria morta (mal dá para uns segundos). Com este portátil não me serve de nada o NHC, mas estou a pensar em adquirir um novo e gostava de saber em que medida este tipo de aplicação vai prolongar a vida da minha bateria.

Já agora, em jeito de off-topic num computador recente (por ex com o win vista) consegue-se um aumento de autonomia considerável com o NHC ou nem por isso?
 
Não li toda a thread, mas falaram aqui do "Notebook Hardware Control". Aconcelham o uso deste tipo de software??

Actualmente, tenho um portátil com 4 anos, pentium 4 e com a bateria morta (mal dá para uns segundos). Com este portátil não me serve de nada o NHC, mas estou a pensar em adquirir um novo e gostava de saber em que medida este tipo de aplicação vai prolongar a vida da minha bateria.

Já agora, em jeito de off-topic num computador recente (por ex com o win vista) consegue-se um aumento de autonomia considerável com o NHC ou nem por isso?

O NHC não serve para prolongar o tempo de vida de uma bateria mas sim para prolongar a sua autonomia.
 
Boas pessoal,

Ontem testei a duração da bateria do meu portátil, com as seguintes condições:

- Windows Media Player a funcioner
- Internet ligada e em utilização
- Jogar online
- ...

A bateria durou 1h45 em modo de poupança de energia, é normal?

Cumps
 
comprei um ACER em 2004 e sempre o tive ligado à corrente com a bateria montado e agora assim que se desliga o cabo, o computador vai completamente abaixo. há tempos tentei ligá-lo sem estar ligado à corrente e o máximo que aguentou foram uns 3 ou 4 minutos.

resultado: fartei-me e agora comprei outro portátil que está ligado sem a bateria quando estou em casa. bateria e corrente ao mesmo tempo, nunca mais.
 
Oi, eu tenho um Asus A6 que comprei à quase 2 anos e usava o método do tira e põe.

Nunca tive problemas de bateria, autonomia de cerca de 3h30 até agora.

Curiosamente, estas férias tive de enviá-lo para a garantia e agora a bateria não está a aceitar carga.:(
Será que uma calibração resolve o assunto?
Ou existe uma solução melhor?
Alguém sabe alguma coisa?
 
Se a bateria não aceita carga como é que queres calibrar a mesma? ;)


Já na onda do tópico, uso sempre o portátil sem bateria, mas ao que parece podem haver consequências:
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2154504

Usar o portátil sem bateria quando ligado à corrente, digam o que disserem que as baterias não tem efeito de memoria bla bla bla aumenta sempre sempre o tempo de vida útil da bateria! ;)
 
Última edição:
è facil de perceber q deve-s tirar a bateria do pc sempre..
Porque vejam como sabem quantas mais cargas pior é para a bateria a bateria deve ser carregada sempre mas sempre até ao fim e deve estar quase descarregada de prefenrencia não a zero(o q não acontece pois quando o pc s desliga ela ainda tem carga não chega é para alimentar o pc).
Agora vejamos eu carregando até ao e deixando ir até ao fim enquanto carrego a bateria uma vez vocês carregam prai cino quando não é mais, cinco minutos agora cinco logo á noite e tal..
O melhor metodo é ter q bateria quando é para a usar e a bateria deve-s carregar c pc desligado de preferencia..
cump
 
è facil de perceber q deve-s tirar a bateria do pc sempre..
Porque vejam como sabem quantas mais cargas pior é para a bateria a bateria deve ser carregada sempre mas sempre até ao fim e deve estar quase descarregada de prefenrencia não a zero(o q não acontece pois quando o pc s desliga ela ainda tem carga não chega é para alimentar o pc).
Agora vejamos eu carregando até ao e deixando ir até ao fim enquanto carrego a bateria uma vez vocês carregam prai cino quando não é mais, cinco minutos agora cinco logo á noite e tal..
O melhor metodo é ter q bateria quando é para a usar e a bateria deve-s carregar c pc desligado de preferencia..
cump

Não se percebe é nada da tua conversa...

Eu tenho um portátil com 4 anos em casa, que por acaso nem é meu e a dona nunca teve o cuidado de tirar a bateria enquanto está ligado à corrente (coisa que acontece 27/7) e a bateria ainda aguenta umas boas horas.
 
Eu também nunca tiro. O computador está por exemplo desligado e deixo o cabo do carregador ligado. O tempo que a minha bateria perdeu deve-se ao aquecimento exagerado do meu portátil e não a ter a bateria sempre posta.
 
Já agora, o transformador do cabo do portátil pode ficar ligado á corrente, ou com o tempo está a debitar energia?É que se não há inconveniente nenhum escusava de andar sempre a ligar e a desligar da ficha.Alguém me sabe dizer?
 
Boas!

Estive a ler o tópico por alto e não encontrei nada sobre algum programa que dê para ver quantos ciclos a bateria já fez, e também qual o seu estado de degradação.

Alguém conhece algum programa deste tipo? Tenho um Toshiba Satellite L40.

Cumpz jpsfs
 
vocês tao me a preocupar com este topic!!

Vou já mandar um mail á xasus que vocês são uns noobs!!
No gozo!! :004:

EDIT: Dei um olhadela no Manual de Utilizador cedido gentilmente pela Asus e guess what?? está tudo lá!!
 
Última edição:
Back
Topo