Usar bateria ou não no portátil

boas!! eu por acaso sou dos q tiram a bateria! lol reparei q ha pessoal q dix tger baterias q dao pra 4 horas, ora porra, comprei um toshiba a210 novo e a bat so da pra 2 horas e meia no max!! :S
 
Eu uso a sempre a bateria no portátil pelo simples facto de não existir melhor estabilidade na energia do que é gerada pelas baterias, por outras palavras... a corrente normal tem sempre oscilações e por vezes são mais fortes ou mais fracas que o desejado logo para quem more fora dos grandes centros urbanos ou que more numa zona e note que a energia não é muito estável (tipo lampadas a reduzirem a intensidade da luminusidade e (ou...) a fundirem com regularidade, luz a ir a baixo com alguma frequênçia ou zonas onde tenham trovoadas etc..) devem usar sempre a bateria no portátil porque é mais seguro em todos os sentidos.

A bateria no portátil não faz mais do que o efeito de uma UPS num PC.

O unico senão é capaz de ser o vicio da bateria mas para isso de vez em quando deixem o portátil a trabalhar só a baterias até ela descarregar para aí 90% que é que que faço com as minhas UPS's de 2 em 2 meses mais ou menos.

[[]]
 
TElefonei pa toshiba e o gajo que me atendeu disse-me para caso use o portatil durante mto tempo e ande com ele de um lado para o outro, convém tirar a bateria.

Agr não sei se é só para o meu. (tendo em conta que outros toshibas tvlz possa-se ter a bat ligada)

Abraços

BTW A30-303
 
Oi, eu tenho o portatil quase sempre o portatil ligado à corrente com a bateria sempre carregada ao maximo.Acham que devia tirar a bateria?
O portatil é o G1S e tem um mês.
 
N axam que se a marca defende que devemos deixar la a bateria e se outras entidades como os vendedores ou técnicos defendem que não,não axam que tudo pode ser um golpe empresarial para gastarmos mais dinheiro por parte da marca...
Digo eu..lol
ignorem se axarem estupido
 
N axam que se a marca defende que devemos deixar la a bateria e se outras entidades como os vendedores ou técnicos defendem que não,não axam que tudo pode ser um golpe empresarial para gastarmos mais dinheiro por parte da marca...
Digo eu..lol
ignorem se axarem estupido
A Toshiba pelo menos diz para tirarmos quando não usarmos o pc de um lado para o outro!
Cumprimentos :kfold:
 
Ou pode ser exactamente o contrário. A loja a querer vender mais baterias, horas de assistência técnica, etc...
A marca não tem o minimo interesse em ter "falhas" propositadas nos seus produtos. Só iria manchar o seu nome. Já a loja não tem responsabilidades praticamente nenhumas em relação ao bom funcionamento do produto.
 
Após ler 9 pags de discussão nem sempre inteligente, ( :zzz:) parece-me que há pessoas que deviam parar a pensar um pouco e tentar perceber o que outros lhes dizem:

1º- Quando se diz que a Toshiba.....diz que se deve tirar a bateria, é mentira. A Toshiba não disse isso. Quem o disse foi um fulano que trabalha (?) na representante em Lx o que é diferente, até porque nabos e pretenciosos sempre os houve. A Toshiba diz que não se deve retirar a bateria, quando se trabalha com AC. E quando a Toshiba diz é a marca e responsabiliza-se por isso. Para tal basta ler o folheto que vem com o portátil e que eles colocam por cima, para obrigar a ler logo que se abre. Assim foi com os Tecra A8 que vendi até hoje. Perceberam o ponto de vista?

2º- Houve quem pusesse até links para batteryuniversity para lerem resultados de testes e apreciações técnicas. Parece-me que ninguém os terá lido, ou pelo menos não perceberam, pois são tãaao esclarecedores...

3º- A bateria funciona de facto como "uma UPS", como tb já aqui foi dito. E não há melhor protecção. O que acontece se não tiver bateria e faltar a corrente ( e o disco a escrever) ?
Pois: vai às iscas e, além de perder todos os dados ainda pagas um disco novo. Já aconteceu a alguns iluminados que, depois disso resolveram desligar a "iluminação".

4º- O que acontece à bateria do pópó de descarregar e ficar sem carga alguns dias, mesmo que poucos? Pois: mesmo recarregando nunca mais será a mesma. No portátil acontece o mesmo, esqueces-te e quando dás por ela, já era. Aconteceu também a um conhecido que com um HP qq coisa (P4 2.4) comprou bateria nova ( cerca de 150,00€ ) e colocou-a na malinha para não se estragar. Dias depois o bicho avariou e, ao entregar na assistencia HP, verificam o material e o veredicto: "....bateria off" . O homem ia morrendo, só a tinha carregado um par de vezes, se tanto.

5º- Para quem teve quimica (e não faltou às aulas para jogar ou....) lembrar-se-á que iões de litio não são comparáveis a Niquel-Cádmio ou mesmo Metalidrato de Niquel. Estes sim que ganham "efeito memória", com especial incidencia para o NiCd.
O LiIon não sá não padece deste problema como não gosta de ser totalmente descarregado, preferindo carregar um pouco antes.

Meus caros não pretendo, com isto estar "a armar". Só pretendo que usem a vossa própria cabeça, antes de perguntarem o que quer que seja a quem não sabem se sabe ou não mais do que vós. Procurem antes na internet que tanto dominam (assim parece), respostas em sites de instituições responsáveis e com credibilidade. É que os ditos "técnicos" que por aí proliferam na maioria das vezes são piores que o tal 1º ministro que alegadamente terá feito alguns exames por fax. Estes nem às aulas devem ter ido, se é que fizeram algum curso decente.

Fiquem bem
 
O que me disse a Toshiba foi!
Boa Tarde Sr. Bruno Silva,

A Toshiba não tem nenhum procedimento a nível de dar descanso da bateria, o que nós sugerimos é que consoante o trabalho ou a actividade que o equipamento tiver "se esta sempre no mesmo local ou se anda sempre a ser movimentado" deverá ou não retirar a bateria.

Se for uma questão de que durante a semana o equipamento esta sempre no mesmo local, poderemos sugerir que retire a bateria visto que o equipamento esta constantemente ligado à corrente.

Se anda sempre a circular, então não faz sentido retirar a bateria do equipamento.

Esperamos ter respondido à sua questão.

 
Baterias!!

Oi desculpem incomodar mas precisava de alguém que me ajudasse...Comprei um HP à cerca de 2 meses e teve parado agora no mês de Agosto. Liguei-o hoje e ele não me carrega a bateria. Quando coloco o ponteiro do rato sobre o ícone da bateria o que aparece é o seguinte: 2% disponível(ligado à corrente, não está a carregar). lguém sabe qual o problema???? Obrigado.
 
Baterias!!

Oi...Muito obrigado vou fazer isso...o cabo está conectado porque diz ligado à corrente e a corrente passa so não carrega a bateria. Quando desligo o cabo o pc desliga-se. Ja tirei a bateria e voltei a colocar mas continua igual. Vou então desliga-lo e logo se vê.
 
pois eu aposto mais na primeira opcão. a autonomia que é uma tanga.

eu tenho um LG S1 e consigo ver dois, dois e meio no maximo episodios de lost a fazer tv out. tambem nunca tiro a bateria e ta 24/7 ligado.

para que este post n seja offtopic posso dizer q nao notei nenhum perda de performance na bateria desde que a comprei e tenho-a sempre colocada como disse em cima.

cumps

Pois, mas na altura que comprei o Portátil, disseram-me que convinha tirar a bateria quando se ligasse o pc à electricidade.. e quando fosse pa carregar a bateria, convinha ser com o pc desligado.. eu nos primeiros meses nunca testei a autonomia dele porque o uso quase sempre ligado à electricidade, mas o que é certo é que agora - e para veres a compraração - um episódio de lost já é muito. Também depende da gráfica que tenho seleccionada (ati ou integrada.. sim, posso fazer essa mudança sempre que me convém não esforçar tanto o pc com a ati)..com a integrada sempre se aguenta mais um bocado.
 
eu sei que nao ha problema nenhum em ter as baterias de litium no Portatil

mas visto que estas baterias têm um numero de ciclos de carga (300 a 500 ciclos), parece me um pouco parvo nos estarmos por exemplo com a bateria a 50% , e irmos usar o portatil ligado ao adaptador com bateria ,porque ao carregarmos a bateria estamos a gastar ciclos à toa..

eu ultimamente tenho andado sem bateria em casa...
ate porque como ja disseram o aquecimento do portatil gasta e muito a bateria..
esotu a ver se compro um cooler .. assim esse problema acabava :D

btw
Cuidados recomendados para a bateria
As recomendações de utilização e armazenamento das baterias são abordadas nos guias do usuário HP de cada modelo. Os cuidados adicionais da bateria são:
  • Armazenar baterias de lítio entre 20°C e 25°C (68°F e 77°F) com 30% a 50% de carga.
  • Não deixe baterias expostas a altas temperaturas por períodos prolongados. A exposição prolongada ao calor (por exemplo, dentro de um carro quente) acelerará a deterioração das células de lítio.
  • Retire a bateria se o notebook ficar guardado (desligado e não conectado à alimentação AC) por mais de duas semanas.
  • Retire a bateria do notebook se ele ficar conectado à alimentação AC continuamente (por meio de adaptador de tomada ou estação de acoplamento) por mais de duas semanas.
  • Use o tipo de bateria com a maior capacidade (Ah) se o notebook tiver de executar aplicativos avançados.
  • Periodicamente calibrar a bateria de acordo com o modelo de utilização. Sob utilização normal, as baterias devem ser calibradas um mínimo de a cada três meses; entretanto, uma bateria raramente descarregada por completo deve ser calibrada aproximadamente uma vez por mês.
in HP.com
 
viskonde, o facto de ela estar a 50% e ser carregada não faz um ciclo. Senão cada vez que descarregássemos 1% da bateria e voltássemos a carregar estávamos feitos!

Um ciclo de bateria é feito por exemplo:
0%-100%
ou 50%-100% + 50%-100% (está a 50%, é carregada até 100%, é descarregada até 50% e novamente carregada a 100%)
Se se descarregar 10 vezes até 90% e carregar 10 vezes até 100% aí é feito um ciclo também.

Espero ter sido claro.
Cumps
 
[Filipe];1972295 disse:
viskonde, o facto de ela estar a 50% e ser carregada não faz um ciclo. Senão cada vez que descarregássemos 1% da bateria e voltássemos a carregar estávamos feitos!

Um ciclo de bateria é feito por exemplo:
0%-100%
ou 50%-100% + 50%-100% (está a 50%, é carregada até 100%, é descarregada até 50% e novamente carregada a 100%)
Se se descarregar 10 vezes até 90% e carregar 10 vezes até 100% aí é feito um ciclo também.

Espero ter sido claro.
Cumps

eu acho que nao disse que de 50 a 100 era um ciclo
eu sei que de 50 a 100 e meio ciclo (diz no site da HP que eu li com muita calma :D )

mas mesmo assim e estar a usar e a gastar esses ciclos..

se eu tenho a a bateria a 50, vou carregar fica a 100, gasto meio ciclo

depois deixo o portatil desligado 5 dias, a bateria perde carga, quando ligar o PC ja deve ir em 90 por exemplo
se for a carregar de novo vao mais 10%.. desligo portatil e passado 5 dias faco a mesma coisa sempre assim

ao fim de um tempo ja fiz varios ciclos de 100%, sem nunca na pratica usar e precisar da bateria

isso para ja nao falar de que ao a bateria estar sempre no PC aquece .. logo perde capacidade

claro que eu estou a pensar para quem como eu ultimamente tem deixado o Portatil em casa e so o usa em casa..
para quem usa o portatil todos os dias na rua , este problema quase nao se poe , ja que precisa de usar a bateria varias vezes..
 
Portatil ligado a electricidade com a bateria inserida no slot??????
Lool

Pexoal nunca se fax isso e porque pergunta voces, a resposta e simples sempre que se liga o cabo de electricidade com a bateria inserida ela vai começar sempre a carregar e ao mesmo tempo estao a gastar energia ( da bateria) o que leva a vicia-le.

es o verdadeiro comico! antes de falar informa-te! as baterias nunca se devem retirar os portateis. o que afecta a bateria sao as temperaturas a partir dos 45º, temperatura a partir da qual é aconselhada a retirar a bateria. Quem o indica? http://batteryuniversity.com/.

Lê, aprende, e n digas barbaridades.
 
Não sei se foi aqui mencionado. Eu não faço isto mas se calhar devia ...

Sabe-se que não devem ser constantemente a ser carregadas para maior longevidade.

As baterias têm mais longevidade se fizermos o seguinte:

1) Retirar a bateria carregada entre 50% a 75% do portátil caso não seja necessária;
2) Guardar a bateria em local fresco e não humido;
3) Carregar a bateria 1 vêz por mês até 100%.

Os resultados podem variar de bateria para bateria mas geralmente esta regra funciona.

O problema das regras que possamos colocar aqui é que os resultados apenas se podem comprovar passados cerca de dois anos.

Trance
PS: Fácilmente a temp interior dos portáteis atinge os 40C. De qq, como disse anteriormente eu não ligo muito a isto. De dois em dois anos compro uma bat nova.
 
Última edição:
Após ler 9 pags de discussão nem sempre inteligente, ( :zzz:) parece-me que há pessoas que deviam parar a pensar um pouco e tentar perceber o que outros lhes dizem:

1º- Quando se diz que a Toshiba.....diz que se deve tirar a bateria, é mentira. A Toshiba não disse isso. Quem o disse foi um fulano que trabalha (?) na representante em Lx o que é diferente, até porque nabos e pretenciosos sempre os houve. A Toshiba diz que não se deve retirar a bateria, quando se trabalha com AC. E quando a Toshiba diz é a marca e responsabiliza-se por isso. Para tal basta ler o folheto que vem com o portátil e que eles colocam por cima, para obrigar a ler logo que se abre. Assim foi com os Tecra A8 que vendi até hoje. Perceberam o ponto de vista?

2º- Houve quem pusesse até links para batteryuniversity para lerem resultados de testes e apreciações técnicas. Parece-me que ninguém os terá lido, ou pelo menos não perceberam, pois são tãaao esclarecedores...

3º- A bateria funciona de facto como "uma UPS", como tb já aqui foi dito. E não há melhor protecção. O que acontece se não tiver bateria e faltar a corrente ( e o disco a escrever) ?
Pois: vai às iscas e, além de perder todos os dados ainda pagas um disco novo. Já aconteceu a alguns iluminados que, depois disso resolveram desligar a "iluminação".

4º- O que acontece à bateria do pópó de descarregar e ficar sem carga alguns dias, mesmo que poucos? Pois: mesmo recarregando nunca mais será a mesma. No portátil acontece o mesmo, esqueces-te e quando dás por ela, já era. Aconteceu também a um conhecido que com um HP qq coisa (P4 2.4) comprou bateria nova ( cerca de 150,00€ ) e colocou-a na malinha para não se estragar. Dias depois o bicho avariou e, ao entregar na assistencia HP, verificam o material e o veredicto: "....bateria off" . O homem ia morrendo, só a tinha carregado um par de vezes, se tanto.

5º- Para quem teve quimica (e não faltou às aulas para jogar ou....) lembrar-se-á que iões de litio não são comparáveis a Niquel-Cádmio ou mesmo Metalidrato de Niquel. Estes sim que ganham "efeito memória", com especial incidencia para o NiCd.
O LiIon não sá não padece deste problema como não gosta de ser totalmente descarregado, preferindo carregar um pouco antes.

Meus caros não pretendo, com isto estar "a armar". Só pretendo que usem a vossa própria cabeça, antes de perguntarem o que quer que seja a quem não sabem se sabe ou não mais do que vós. Procurem antes na internet que tanto dominam (assim parece), respostas em sites de instituições responsáveis e com credibilidade. É que os ditos "técnicos" que por aí proliferam na maioria das vezes são piores que o tal 1º ministro que alegadamente terá feito alguns exames por fax. Estes nem às aulas devem ter ido, se é que fizeram algum curso decente.

Fiquem bem

A tua conclusão é portanto : "nunca se deve retirar a bateria do portátil" ?
 
Back
Topo