Usar bateria ou não no portátil

Olá a todos.
Tenho um portátil e passado 5 meses avariou, foi para a Asus e graças a Deus já está bom. Não sei a causa da avaria pq a Asus não a revelou (não percebi essa, mas pronto), mas uma das coisas que nos disseram é que deveriamos manter sempre a bateria no portátil, pois ela é parte integrante do mesmo (não sei se foi esta a causa da avaria ou não). Na loja disseram-me exactamente o contrário, quando o portátil estiver muitas horas ligado para tirar a bateria evitando assim que ela vicie. Mas quem defende que a bateria deve estar sempre no portátil, diz que a bateria quando está cheia a electricidade não a afecta e protege-o caso falte a luz. Por isso estou baralhado, gostaria de saber a vossa opinião. Tiro ou não a bateria?

Obrigado.


Por mim não tires a bateria, porque eu tenho um portatil que a bateria tem tampa e esta fechada com parafusos, e eu como não sou daqueles que gosta de estar com esse trabalho não a tiro e olha que nunca viciou e ja o tenho a mais de 1 ano
 
Tudo depende do tipo de bateria.

Se for uma bateria de níquel, comuns em portáteis com alguns anos de idades, essas sim, deveriam remover quando estão ligados à corrente e descarregar a bateria antes de recarregar para evitar o efeito de memória.

Nos portáteis novos, a maioria já vem com baterias de lítio, essas não sofrem do problema da memória e deveriam estar sempre ligadas à corrente pois têm um número máximo de recarregamento completo.

Aqui na agência de design e na consultoria informática temos vários portáteis com baterias de diferentes tipos. As de níquel já estão na reforma. Alguns colegas meus que tinham uma bateria de lítio e deixava-os descarregar e avariaram-se. Os que têm a bateria sempre a carregar, continuam a funcionar na perfeição.

Para uma leitura mais detalhada sobre baterias de lítio: http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium_battery
 
Última edição pelo moderador:
Aqui há uns tempos tive um Asus com 2 baterias de litio em que uma pifou. Quando liguei para a Asus para saber o que se passava e de quanto tempo era a garantia para a bateria, disseram-me que as baterias nunca deviam ser guardadas (e agora a parte que não me lembro bem) completamente cheias ou completamente descarregadas (uma delas).
Quanto ao deixar a bateria dentro do portátil, as baterias de litio se não me engano perdem alguma carga com o tempo e volta e meia recebe um pouco de carga, mas como já foi dito, essas baterias regulam-se por ciclos e isso não conta um ciclo completo (neste caso nem sei se chega mesmo a contar).
 
Contactei a LG sobre esta situação ao que me disseram:

Estimada Sra. Cátia,

Obrigado por contactar LG Electronics Portugal.

Para aumentar a vida útil da bateria, se está a utilizar o portatil na corrente, nao será necessário colocar a bateria.

Eu sempre usei sem bateria,alias numca usei a bateria desde que comprei o portatil porque numca foi necessário usa-lo fora de casa e em casa tenho uma UPS. Ou seja comprei portatil e a bateria ficou na embalagem logo é como se viesse da Loja o portatil novo comprado agora. Contactei LG sobre isso ao que me disseram o que escrevi em cima. Agora o que é mais correcto eu nao sei.

cumprimentos
 
Citação:
Post Original de nasatc69
Portatil ligado a electricidade com a bateria inserida no slot??????
Lool

Pexoal nunca se fax isso e porque pergunta voces, a resposta e simples sempre que se liga o cabo de electricidade com a bateria inserida ela vai começar sempre a carregar e ao mesmo tempo estao a gastar energia ( da bateria) o que leva a vicia-le.


.
eu tou da msm opiniao.....eu tb tnh um portatil so pa levar pa escola e ate utilizo a bateria debaixo do pc cmo forma d melhorar a xirculaxao d ar por baixo, n tou cm mt vontade d comprar um dixipador......LoOl..

mas a escolha e voxa e eu ka n tou pa arriakar a minha bateria, agora sempre aguenta kuando o levo pa praia cmg (vá, kuando vou pa uma esplanada apreciar a vista:lol:)...LoOl


fikem bem
 
Portátil ligado á corrente sem bateria = tudo a funcionar, certo ? ligar portátil á corrente com a bateria no mesmo = tudo a funcionar mas a bateria fica com menos ciclo de vida dado que cada vez que se liga o portátil a bateria leva com a carga em cima mesmo que esteja a 100%, então vicia a mesma e pifa bem mais depressa.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Ola ppl, como mtos já disseram este assunto já tem teias de aranha, mas pela via das duvidas eu hj enviei um e-mail ao suporte tecnico da HP e coloquei a questão de se puder ou não pôr a bateria enquanto estiver ligada a corrente, então aqui vai o que eles disseram letra a letra:

"Mais especificamente, em relação às questões que coloca, deverá ter em atenção que, para reduzir o desgaste da bateria, convém evitar carregar a mesma com o portátil ligado, e num período de entre 3 a 6 meses fazer 3 ciclos completos de energia repetidos (deixar descarregar totalmente e depois carregar totalmente também a bateria do portátil com este desligado 3 vezes seguidas), para a calibrar.
Poderá trabalhar normalmente com a bateria inserida e o portátil ligado ao transformador, mas apenas quando a bateria já estiver totalmente carregada, pois desta forma, o consumo de energia passa para o transformador, não desganstando a bateria e evita que, se porventura acontecer algum corte de energia, a máquina se desligue, pois tem sempre o backup da bateria."

Espero que tenha ajudado no assunto principalmente para quem tem um HP. Cumps:004:


Até agora, tenho feito isto e é o que me parece ser mais correcto de todas as opiniões que vi até agora (incluindo a minha :p).
 
engracado
tive a ler estas 8 paginas (nao ter nada que fazer ..) e no fim nao percebi qual e o melhor tratamento da bateria :D

se a gaja estiver a 100% , deve ficar dentro do portatil ja que este corta a ligacao com a bateria logo nao esta a sobrecarregar como toda a gente sabe


a 20% tambem e para carregar..

agora o problema passa e entao quando a bateria esta a meio tipo 60% .. se a vamos carregar mais por cima provavelmente estamos a fazer semi-ciclos desnecessarios...

se calhar o melhor seria quando a bateria nao esta a 100% nem esta a 20% , tiramos a gaja do portatil ate ser preciso ?

btw tenho um HP com 5 meses.. a bateria nunca durou grande coisa..


edit
o site da HP sobre baterias esta interessante ate
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/...cc=br&dlc=pt&docname=c00829573#c00596784_lion
 
Última edição:
segundo sei acerca das baterias de lítio, nunca devem ser descarregadas na totalidade (ao contrario das Ni-Cd NI-MH), devem ser também armazenadas com carga máxima ou perto disso.
ter o portátil ligado sem bateria para não viciar é um mito...(segundo artigos que li)
 
pessoal, eu tenho uma duvida :D

situação:

Bateria funcava bem, com o carregador original do portatil. Entretanto, a sala do LAI (Laboratorio de Apoio Informatico) do ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) é um autentico inferno, por isso, há alturas em que n se consegue estar la dentro, com 20+ pc's ligados ao memo tempo, e sem janelas, fica um bocado quente. Ora, eu tava la um dia, a jogar o meu PESzito com um colega meu, num intervalo de aulas, e derrepente, noto que o PC passou a funcar na bateria, e sendo que eu n desliguei o alimentador, achei um bocado estranho. Resultado: o alimentador queimou.

Que decidi? comprei um alimentador, tipo daqueles que tem varias pontas, é tipo multi-usos e tal. Durou 2 meses... Cada vez que carregava o portatil, reparei que demorava mais e mais tempo cada vez que o fazia, ate que chegou a um ponto, em que deixou de carregar por completo :D

Agora, voltei a comprar um carregador "oficial" da asus, igual ao que tinha no inicio, e que tão bem funcava! :D O unico problema é que a bateria está a 0% de carga, e n carrega :(

Pergunta:

Eu nunca experimentei mete-la no frigorifico, e ja vi nesta thread como faze-lo (tirar a humidade, usando um saco de congelados) mas, falta-me um dado importante: Quanto tempo devo ter a bateria no frigorifico? 1 dia, 1 semana, 1 mes? Se fosse possivel, queria umas dicas em relacao a este metodo de reparação :)

thanks :P
 
Recuperação de bateria Compaq

Caros,
Tenho uma bateria (Litio-ion) de um Compaq Armada que estava com 1h de carga, resolvi fazer uma descarga completa deixando o equipamento em modo de segurança, mas infelizmente ela não voltou a adquirir carga e o pior, sequer o notebook voltou a rece-la que existe. Alguém poderia fazer uma sugestão sobre como devo proceder?
Obrigado.
 
A minha bateria já foi!!!

Boas !
Estava a ler as opiniões acerca das baterias e comigo passou-se um caso que pode ajudar. Sempre mantive a minha bateria no portátil enquanto estava ligado e passado cerca de um ano e tal, ela morreu completamente (paz à sua alma)!!! Quando comprei o meu portátil (HP Pavilion ZX5000), o meu cunhado comprou um exactamente igual, e ele fez o contrário, sempre tirou a bateria quando trabalhava no pc. A questão é que com mais de 2 anos, a bateria dele está a funcionar bem e a minha foi-se !!! Não me parece coincidência, e apesar de estar agora com um problema com o meu pc (p.f. dêm opinião no meu post) a partir de agora vou tirar sempre a bateria do pc enquanto trabalho. Obg!!!!!
 
Na minha opiniao o melhor a fazer é quando se compra um portatil novo contactar o fabricante do portatil por mail ou telefone e expor-lhes a questao... eles de certeza k vao dizer a melhor soluçao visto k nem todos os portateis e baterias sao iguais.
kumps​
 
Última edição:
Na minha opiniao o melhor a fazer é quando se compra um portatil novo contactar o fabricante do portatil por mail ou telefone e expor-lhes a questao... eles de certeza k vao dizer a melhor soluçao visto k nem todos os portateis e baterias sao iguais.
kumps​


Pois.. eu tenho um tsunami.. e foram poucas as vezes que já estive sem ser ligado à electricidade.. o que é certo é que agora não se aguenta nem 2 horas a dar um filme por exemplo.. e como quase nunca o tinha sem ser ligado à electricidade, não sei se a autonomia dele é mesmo assim (uma m****) ou se foi ficando assim.
 
update - comprei uma bateria nova, com 60% da carga. o problema, é que o portatil não a carrega. ou seja, penso que para a recarregar, tenho que usar outro portatil asus... :(

deve ser algum pino da motherboard responsavel por carregar a bateria, que tenha queimado... :(
 
Pois.. eu tenho um tsunami.. e foram poucas as vezes que já estive sem ser ligado à electricidade.. o que é certo é que agora não se aguenta nem 2 horas a dar um filme por exemplo.. e como quase nunca o tinha sem ser ligado à electricidade, não sei se a autonomia dele é mesmo assim (uma m****) ou se foi ficando assim.

pois eu aposto mais na primeira opcão. a autonomia que é uma tanga.

eu tenho um LG S1 e consigo ver dois, dois e meio no maximo episodios de lost a fazer tv out. tambem nunca tiro a bateria e ta 24/7 ligado.

para que este post n seja offtopic posso dizer q nao notei nenhum perda de performance na bateria desde que a comprei e tenho-a sempre colocada como disse em cima.

cumps
 
Após de ter lido estes últimos posts aconselham algum o uso se algum software para controla da bateria ou para prolongar a vida das baterias??? se sim qual é que preferem??(tenho vista 32bits)
 
Back
Topo