Upgrade à RAM do Macbook, Qual Escolher?

Fico à espera do relato ;)

Acho que foi uma boa escolha.

A demora é por não terem em stock ou por ter de ser enviado por correio para ti?

Cumps

É porque sou dos Açores, e tinha 2 opções:

Por Avião --> 2 a 3 dias --> 28€ (ou 38€ já não me lembro..)
Por Barco --> 7 dias --> 8€

Só que os barcos so saem ás 6ªs feiras (segundo o que dizia no site), como paguei hoje só deve sair na próxima sexta e chegar cá para a semana que vem.

Para portugal continental é bem mais rápido, e barato... :)
 
É porque sou dos Açores, e tinha 2 opções:

Por Avião --> 2 a 3 dias --> 28€ (ou 38€ já não me lembro..)
Por Barco --> 7 dias --> 8€

Só que os barcos so saem ás 6ªs feiras (segundo o que dizia no site), como paguei hoje só deve sair na próxima sexta e chegar cá para a semana que vem.

Para portugal continental é bem mais rápido, e barato... :)
Os portes de envio das lojas nacionais para os Açores são anedóticos. Por isso compro quase tudo no estrangeiro, pena os produtos informáticos não ser assim tão simples.

Mas por exemplo, na Crucial os portes ficam em 7€ por DHL. É incrível como nas lojas nacionais podem pedir 28 ou 38€ de portes por algo tão pequeno como memória RAM.
 
Os portes de envio das lojas nacionais para os Açores são anedóticos. Por isso compro quase tudo no estrangeiro, pena os produtos informáticos não ser assim tão simples.

Mas por exemplo, na Crucial os portes ficam em 7€ por DHL. É incrível como nas lojas nacionais podem pedir 28 ou 38€ de portes por algo tão pequeno como memória RAM.

Pode não ser algo tão linear. Essas lojas no estrangeiro podem enviar dezenas ou centenas de produtos pela mesma transportadora baixando o preço por envio e as nacionais usarem uma transportadora de propósito para apenas um ou outro envio ficando um preço elevado. Isto sendo um exemplo.

As lojas tugas pouco vendem para o estrangeiro não usando possivelmente transportadores internacionais ficando-se pelas nacionais.
Para a mesma encomenda, neste exemplo um pacote de 500gr com cobrança, o serviço EMS18 para o continente fica +-7eur e EMS Ilhas fica a +- 25,5eur. O preço é definido pelas transportadoras, não pelas lojas. Já correio registado à cobrança e com seguro fica em +-7,5eur e custa mesmo para o Continente ou Ilhas.

Talvez seja até o que a loja vai usar.

Cumps
 
Bom... vou deixar aqui a minha experiência de hoje:
Hoje ia eu todo contente à ***** de gaia buscar o meu MB black com 10% de desconto quando, assim do nada, me dá um flash pro branco! Colei no modelo mais "fraquinho" e quando me decidi, chamei um funcionário para me dar o intermédio (o de 2.2Ghz e 120GB HD):não temos stock - diz ele. Fiquei podre! Depois ele fala-me num MacBook exclusivo da *****: o intermédio com mais 2GB RAM por apenas 1384 Eu lá pensei... isto com 10% de desconto fica por 1259€ e fiquei e pensar... Depois eu discuti com o gajo porque disse que podia pôr mais 2GB nesse mesmo intermédio (sem ser o tal exclusivo *****) que ainda assim ficava mais barato! E agora, deixando o off topic, vem o importante... o gajo diz que essas memórias da crucial, kingstom, team ou qualquer outra marca, nao têm desempenho comparável às da apple! Diz ele que a ***** já vendeu MBs com essas memórias mas que se arrependeu de imediato porque os utilizadores vinham-se queixar que nao tinham rendimento nenhum, havendo mesmo casos em que o boot do OSX ficava mais lento! Ele próprio o comprovou metendo 1GB (agora n me lembro da marca) no seu iBook... trocou-as de imediato por umas da Apple e o desempenho subiu em flecha! Estranho n é? N sei se é verdade, sei é que o homem convenceu-me e eu vou esperar 1 semanita para ter o tal "exclusivo *****" que me vai custar, já com desconto de 10%, 1259€ com 2GB RAM (2x1GB) da apple :). O facto de ter já o MB com 2GB de origem e por um bom preço, fez-me ganhar coragem para esperar mais uma semana ... Acho q foi uma boa escolha :P

Cumps e desculpem o longo post xD
 
Última edição:
Essa das marcas das memorias e uma comedia ..
Ainda ontem chegaram os 2x2gb da samsung que ate tinha comprado para outro portatil, e estao aqui a bulir sem qq tipo de problemas ou slowdowns .... esse vendedor e daqueles que pronto .. no comments.
 
Eu ia comprar so uma dimm de 2GB, por isso não me saiu muito mal... Depois quero é testar o cs 1.6 no xp lol. Alguém já fez estes testes a jogos nos novos macbooks? Eu já vi muitos na net, mas sao estupidos :x limitam-se a dizer a quantos fps correm os jogos no xp e mais nada ...
 
comprei 2X1gb da Buffalo e qd meti o cd do tigger e carreguei no D para verificação de hardware as memórias falharam logo. e tavam a funcionar.
 
Hum... mas corre tudo normalmente no OSX ? Como ficou o desempenho?

o desempenho não ficou grande coisa (apesar de ter tido uns crashs um bocados estranhos) mas notava-se que havia menos recurso à memória swap. As memórias já foram recambiadas e já vem umas da kingston a caminho, daquelas que a kingston diz serem 100% compatíveis, pode ser só publicidade mas não quero ter mais surpresa desagradáveis com crashs - o ultimo deu cabo do file system (sim foi mesmo isso que aconteceu).
 
De novo com 2 GB, agora já se nota alguma diferença, não se nota grande diferença na abertura dos programas mas depois a trabalhar nota-se e muito principalmente quando se tem o vmware e mais umas quantas aplicações abertas. A passagem entre janelas e tabs é uma maravilha.

será que vale a pena meter 4Gb de Memoria ram num MacBook 2.2 white ?

Dos novos certo? É pá, RAM nunca é demais, agora meter agora ou esperar? Eu metia agora um módulo de 2GB, e mais tarde quando ela baixasse metia-lhe mais 2GB, é que os módulos de 2GB ainda estão caros.
 
Finalmente..

Tal como prometi, aqui fica o meu relato em relação ao Upgrade da RAM do meu Macbook.

Comprei 4GB (2x2GB) da marca Team por 91,80€ + Portes, numa loja tuga (à que proteger o que é nosso). Correu tudo bem, está tudo perfeito e estou muito satisfeito.



Juntamente vão algumas fotografias para enriquecer o post:


Aqui estão as memórias novas na sua embalagem toda catita.


Aquele modulo ranhoso à esquerda era o que estava dentro do Macbook (512MB). (ver *1 e *2 mais abaixo)


Apple Hardware Test: "No Trouble Found"!


About My Mac....



Quando tirei os modulos de RAM original pensei que fosse ver dois SODIMMs de "ouro" da Apple, no entanto o que encontrei foi isto:


1* Frente: como podem ver parece um modulo de RAM rafeira com muito mau aspecto, e pior que isso, se repararem nos pins tão todos tipo.. oxidados (não sei se será a melhor palavra.. parece bolor)


2* Verso: secalhar aqui ainda se vê melhor...

NOTE-SE: Isto é um Macbook NOVO, nem tem uma semana e os modulos estavam naquele estado.

Acho que pode-se comprovar que esta história toda das memórias para Mac é um bocado treta, não passa de uma jogada de marketing para a Apple e outros fabricantes de memórias venderem-nas "over-priced". Mas esta é apenas a minha humilde opinião...


Cumprimentos :beerchug:
 
Eu fui a essa loja há uma semana para comprar umas memórias iguais mas já não tinha :(

Não sei se opte pelas crucial ou vá por umas team ou parecidas.

Fora o diz que disse, alguém tem realmente provas de diferença de performance e compatibilidade entre as marcas "ditas conceituadas para Mac" e as "de marca normal"?

Cumps
 
Boas nulio,

A questão aqui é exactamente essa.. é que não existem marcas "ditas conceituadas para Mac" existem sim marcas que fazem memórias com um selo de "high compatibility" (que por acaso também está na embalagem das da team que comprei) que são "ditas conceituadas tanto para Mac como para qualquer outro portátil (PC)".

E o que acontece é que as marcas/lojas aproveitam a deixa e utilizam o termo "Mac Compatible Memory", para nos levar à ideia enganosa de que se é Mac tem de ser memória especial, o que é mentira.. tanto que o próprio manual fornecido em cada Mac é muito claro nisso:

A única coisa que precisas é de memória DDR2 667 com o mínimo de 512MB e o máximo de 2GB, por slot.
(podes confirmar isso lendo o próprio manual aqui)

Faria lógica que, se tivesse de ser RAM especial, a Apple fizesse alusão a isso no manual não?

Epa e olha só para aquelas fotos, a Apple pede aproximadamente 700€ adicionais, para comprares um Macbook ja equipado com 4GB de RAM, que nos sticks nem sequer tem um autocolante da Apple..

Meu amigo, isto é tudo Marketing, e há aí entidades a ganhar grandes margens de lucro à pála da inocencia/humildade das pessoas que caem nesse esquema..

Não quero com isto dizer que não compres as da Crucial, nem tão pouco que elas não têm qualidade. Quero é que entendam que comprar uma RAM de marca desconhecida e barata, vai ter o mesmo efeito num Mac do que irá ter num PC, mas também não é preciso exagerar... apontem para o meio, qualidade/preço quanto baste e não se deixem enganar!

Cumprimentos, e Boa Sorte!
 
Antes deste actual? Dá, pois claro, só podes é meter 3GB no máximo.

Não só não é substancial, é perfeitamente dispensável:

Nota o bold. Quem te disser, como já vi aqui escrito no techzone, que o dual channel é muito mais rápido, só pode ser devido ao facto de nunca ter lido nada acerca do assunto, que basicamente é o que 90% das pessoas faz, opinar sobre um assunto sem saber o que diz, porque nunca realemente se preocupou em ler artigos sobre esse assunto. Mais um excerto de um artigo:

A Apple não mete 2 dimms de 512 MB para tirar partido do dual channel, mete os dois sticks para fod3r o consumidor, ponto final.

Acho essa afirmaçao ridicula no minimo. Dispensavel? Essa citaçao nao interessa ao menino Jesus,entao tu ja te deste ao trabalho de testar isso pelas tuas maos? Talves agora com os core2duo substancialmente mais poderosos que a generalidade dos processadores quando o dual-chanel foi aprensentado nao se note tanto, mas nao ao ponto de ser dispensavel.
Nao faz milagres sim é verdade, mas nao digas essa barbaridade tambem.

Isso nao cabe na cabeça de ninguem, tudo perde quando de passa de um canal de 128bits para 64bits.
 
Acho essa afirmaçao ridicula no minimo. Dispensavel? Essa citaçao nao interessa ao menino Jesus,entao tu ja te deste ao trabalho de testar isso pelas tuas maos? Talves agora com os core2duo substancialmente mais poderosos que a generalidade dos processadores quando o dual-chanel foi aprensentado nao se note tanto, mas nao ao ponto de ser dispensavel.
Nao faz milagres sim é verdade, mas nao digas essa barbaridade tambem.

Isso nao cabe na cabeça de ninguem, tudo perde quando de passa de um canal de 128bits para 64bits.

Não querendo entrar numa discussão contigo, deste-te ao trabalho de ler a análise que o tomshardware fez ao dual channel, e as conclusões a que chegaram? Não testei eu, testaram eles, e olha que há quem diga que eles são de mais confiança que eu ...
 
Back
Topo