Ubuntu 7.10 [Dúvidas]

Creative SB live 5.1

boas a todos!!

instalei no meu pc o ubuntu!ta tudo a correr bem por enkanto,so uma coisa é k esta mal,o meu pc nao da som!!
ao correr :
lspci

Aparece m ixo:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82845 845 [Brookdale] Chipset Host Bridge (rev 04)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82845 845 [Brookdale] Chipset AGP Bridge (rev 04)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801BA ISA Bridge (LPC) (rev 05)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801BA IDE U100 Controller (rev 05)
00:1f.2 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801BA/BAM SMBus Controller (rev 05)
00:1f.4 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB Controller #1 (rev 05)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801BA/BAM AC'97 Audio Controller (rev 05)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (rev 01)
01:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV280 [Radeon 9200 PRO] (Secondary) (rev 01)
02:09.0 Multimedia audio controller: Creative Labs SB Live! EMU10k1 (rev 07)
02:09.1 Input device controller: Creative Labs SB Live! Game Port (rev 07)
02:0a.0 Ethernet controller: D-Link System Inc RTL8139 Ethernet (rev 10)
02:0b.0 Communication controller: Conexant HSF 56k HSFi Modem (rev 01)

aparecem me 2 placas de som!!

k posso fazer para resolver esta situação?

muito obrigado!
cumps
 
Ubuntu 7.10 Live + disco Externo Lacie

Olá boa tarde.


Uma primeira questão:

No meu portátil (Asus M6Ne) consigo aceder ao meu disco externo da Lacie sem problemas nenhuns a partir do Ubuntu 7.10 (instalado no disco do portátil). No entanto, introduzi o meu cd Live do Ubuntu 7.10 noutro portátil (Toshiba A200) e nem sequer me aparece em /media o disco... Problemas do cd live? Não creio, já conseguia no inicio quando instalei o ubuntu.

Neste pc, tem o Vista instalado e também não consigo aceder ao disco. Penso eu (mas neste aspecto ainda sou um bocado ignorante) que uma coisa não tem nada a haver com outra...!

Como posso eu aceder ao meu disco a partir do A200?!

Uma segunda questão:

O meu leitor/gravador de DVDs reconhece quando insiro um dvd virgem. No entanto, quando quero gravar o dvd ele manda-me inserir um dvd novo... já inseri vários e nada... e sim, são virgens. Curioso, o leitor/gravador é da Toshiba mas antes (o pc já tem uns 4 anos...) ele funcionava...

Sugestões? Ideias? Sou todo ouvidos :001:
 
Sem som depois de updates - ubuntu

Boas, tenho um portátil Acer 1962wlmi e recentemente instalei o Ubuntu 7.10. Há alguns dias fiz todos os updates disponiveis (possivelmente um erro - mas sou praticamente um total novato no linux) o que aconteceu de seguida foi que depois de feitas todas as actualizações não tinha e continuo sem som.

Já tentei procurar na net mas até agora não encontrei nada que me ajudasse. Gostava de perguntar se algum de vcs tevem algum problema semelhante e como o conseguiram resolver.

PS: é normal este modelo dar tantos problemas? é que também a nivel gráfico tenho tido alguns probs...
 
Ok, Obrigado...
Agora criei uma partiçao para instalar o Ubuntu , mas dá-me este erro: http://img261.imageshack.us/my.php?i...eenshotza4.png

Isso quer dizer que criaste/mantiveste essas partições e não definiste nenhuma para o mountpoint / (raíz). Precisas de definir pelo menos uma em ext3/xfs com o mountpoint "/" e outra em Swap. Podes, também criar uma em ext3 para montar a /home (se quiseres esta separada da raíz) e uma em ext2 (pequena) para montar o /boot.
 
Obrigado... já mudei o tipo de ficheiros da partiçao do Ubuntu para ext3, agora ao criar a partiçao swap, enganei-me e criei dois pedaços (um com 4GB e outro com 80Mb) no disco, n existe maneira de os juntar pra criar a partiçao?

Edit: A partiçao para o Ubuntu que criei tem cerca de 20GB, é suficiente? E a partiçao swap, quanto espaço é necessário ter? Obrigado mais uma vez...
 
Obrigado... já mudei o tipo de ficheiros da partiçao do Ubuntu para ext3, agora ao criar a partiçao swap, enganei-me e criei dois pedaços (um com 4GB e outro com 80Mb) no disco, n existe maneira de os juntar pra criar a partiçao?

Edit: A partiçao para o Ubuntu que criei tem cerca de 20GB, é suficiente? E a partiçao swap, quanto espaço é necessário ter? Obrigado mais uma vez...

Podes fazer merge a duas partições desde que sejam as duas lógicas ou as duas primárias (e estejam seguidas).

20 GB para o sistema... é um abuso :p. Basta 10 e já estás a deixar folgado. Para o swap em teoria põe-se o dobro da RAM. Eu, embora respeite isso, não precisava de maneira alguma. Tenho 1 GB de ram e 2 de swap; neset momento já estou com o PC ligado há umas 48 horas e ainda não tenho nada em Swap (quer dizer, tenho 8 KiB, lol). E a RAM está a 20%.
 
Obrigado pelo esclarecimento neonl ... , agora tenho outro problema: criei uma partiçao para backup de ficheiros e a do Ubuntu, que juntamente à partiçao principal onde tenho o vista mais a de backup da HP dá as quatro partiçoes pricipais que posso ter, como crio mais? Posso criar uma extensiva e depois lá criar as duas do Ubuntu? Ou posso passar a de backup de ficheiros pra outro tipo? Obrigado...

Edit: Como mudo o nome das partiçoes? Kumps
 
Última edição:
Tu só podes ter 4 partições primárias. Se queres ter mais que isso vais ter de criar uma extended (que para todos os efeitos é uma primária, portanto se tens uma ext. só podes ter 3 prim.) dentro dessa crias todas as partições lógicas que te apetecerem. Se tens duas para Ubuntu deves apagá-las, criar uma extended com a soma do espaço que as duas antes ocupavam e lá dentro crias as mesmas mas como lógicas.

De qualquer maneira alterar isso vai sempre envolver apagar partições porque não podes converter de um tipo para outro.
 
As partições devem estar bloqueadas por causa do GParted... Acho que com o botão direito do rato (dentro do GParted) nas partições podes desbloqueá-las, mas já não me lembro bem. A solução mais fácil: reinicia o LiveCD :)
 
Afinal eu é que n estava a aplicar bem os nomes, agora pus em mountpoint "/" mas n consigo por swap, o que é que tenho que escrever no moutpoint?
E como é que se muda o nome das partiçoes, tipo por o nome de Backup a essa mesma partiçao? Obrigado...
 
Em swap tu só defines o filesystem para "swap", o mountpoint fica bloqueado, não existe um mountpoint para a swap posto que tu não montas essa partição, na realidade. Em GNU/Linux o nome das partições e um bocado irrelevante, se depois vais ter essa partição para Windows (suponho, já que as tens como NTFS) deves fazê-lo depois quando estiveres neste.
 
Em swap tu só defines o filesystem para "swap", o mountpoint fica bloqueado, não existe um mountpoint para a swap posto que tu não montas essa partição, na realidade. Em GNU/Linux o nome das partições e um bocado irrelevante, se depois vais ter essa partição para Windows (suponho, já que as tens como NTFS) deves fazê-lo depois quando estiveres neste.

Pois, n estava a reparar onde tinha que seleccionar swap... problema resolvido e ubuntu instalado, mas n era suposto aparecer as várias partições também em windows...
 
Back
Topo