Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Sim é possivel.
Podes instalar a versão 32 bits ( que é a que está nos repositórios ) ou então recompilas para 64bits.

Adicionas os seguintes repositórios ao /etc/apt/sources.list:



Instalar:


Para recompilar para 64bits:



e instalar os pacotes criados:

Source : Wine

Olha que isto não funciona... o repositório do wine não tem pacotes para amd64 e nunca posso instalar o pacote 32bits. A única hipotese é mesmo compilar, mas acho que nao funciona desse modo tão simples:
Falha ao obter http://wine.budgetdedicated.com/apt/dists/edgy/main/binary-amd64/Packages.gz 404 Not Found
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.
 
Como é que eu sei que um determinado periferico vai funcionar no ubuntu? É que nos requisitios de SO só falam de Mac Os e de windows... E ontem comprei umas colunas que funcionam por USB e apesar de o ubuntu as detectar, não as consigo usar... Enquanto no windows foi só ligar à porta USB e pronto.
 
Como é que eu sei que um determinado periferico vai funcionar no ubuntu? É que nos requisitios de SO só falam de Mac Os e de windows... E ontem comprei umas colunas que funcionam por USB e apesar de o ubuntu as detectar, não as consigo usar... Enquanto no windows foi só ligar à porta USB e pronto.

Mandas um mail ao fabricante das colunas a perguntar se eles suportam Linux :-D

Os fabricantes, em geral, estão-se a lixar para Linux, porque teriam que abrir os drivers para o pesosal, e a maioria não vai fazer isso.

Btw, já agora, tenta o comando lsusb, para listar todos os perifericos usb ligados ao pc. Se aparecerem as colunas, é bom sinal ;)
 
Última edição:
boa tarde,
queria ajuda para instalar os drivers da ati no ubuntu 6.10 e consfigurar o aixgl.
Obrigado pela ajuda

Já começavam a ler antes de perguntar qualquer coisa ... O Edgy já tem o AIGLX integrado. Se tens uma placa da ATI ou Intel, nem sequer precisas de instalar drivers nenhuns nem mexer em nada.

Adicionas esta linha ao sources.listDe seguida, é inserir na consola os seguintes comandos, por esta ordem
  • sudo apt-get update
  • sudo aptitude install beryl
  • beryl-manager
Complicado, portanto ...

Ps: ou tens od drivers oficiais da ATI ou o AIGLX, as duas coisas é que não vais ter de certeza ... A ATI não suporta nos drivers as extensões do AIGLX ...
 
Última edição:
fiz isso e funciona mas fiquei sem a barra de cima das janelas, onde ficam os botoes de _ X ...

Isso é porque já andas-te a instalar drivers que não devias .... Tens que limpar o sistema de tudo o que tenha que ver com drivers da ati. Os drivers que deverás ter instalados são os xserver-xorg-video-ati
 
Problemas drivers nvidia ubuntu 6.10

Boas pessoal é o seguinte eu instalei as drives da nvidia atravez da linha de comandos e fiz o seguinte:
Código:
sudo apt-get install nvidia-glx nvidia-kernel-common
Ele fez o download certo e instalou tudo direito, apareceu uma mensagem a beira do relógio do ubuntu para Reiniciar o ubuntu eu fiz.
Depiois inciei o ubuntu.
e executei o comando: sudo nvidia-glx-config enable
Da-me o seguinte Error: unable to load nvidia kernel driver! Be sure to have installed
the nvidia driver for your running kernel.

Gostava de saber o que se passa, será que fiz alguma coisa mal ? já tentei ajuda em outros lados mas sem sucesso.

Cumpr. sheers.
 
[Ubuntu] ndiswrapper: eth0 em vez de wlan0

Bom, já nao usava linux a serio desde o Ubuntu 5. qualquer coisa.

E o meu problema é sempre com o ndiswrapper....


Instalei o Ubuntu edgy, e só tinha a placa wireless Linksys WMP11 v2.7 no computador, logo, durante a instalação, ficou logo como eth0!

Depois do sistema a funcionar, lembrei-me que precisava de ter net pa ir buscar o ndiswrapper, por isso meti uma placa de rede que ficou como eth1!

Ligação à net, instalar o Automatix que já tinha ouvido falar (realmente é um expetaculo em termos de facilidade, visto que não tou para perder horas de voltar de linux mais uma vez)!

Atraves do automatix instalei o ndiswrapper sem problemas, instalei a drive wmp11v27.inf sem problemas, tudo em modo gráfico, e só faltou no "networking", dizer qual o SSID, qual a chave WEP, e meter em DHCP.

Até aqui tudo bem, tirando o facto que rede wireless é mentira!

toca a ir ao /etc/network/interfaces onde reparo que a placa wireless não é wlan0 mas sim eth0!
Embora apareca lá um wlan0 que nada tem a ver com a placa directamente.

Segundo esta thread http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=201902&page=4, pessoal que teve o mesmo problema, foi-lhes dito para fazer o seguinte:

change eth1 -> wlan0 in :
/etc/modeprobe.d/ndiswrapper
/etc/network/interface
/etc/iftab


no /etc/modeprobe.d/ndiswrapper não aparece nada, ficheiro vazio!
no /etc/network/interfaces aparece-me o eth0 onde mudo para wlan0 e comento o que tem a ver com o wlan0 que nao sei o que é!

no /etc/iftab também mudo o eth0 para wlan0.



Pensando que agora já estava tudo a funcionar, vou ao gui networking, onde reparo que a configuração da palca wireless nao tem nada, e por isso configuro de novo!

dp vou ao /etc/network/interfaces e reparo que a nova configuração que fiz, foi adicionada a um novo eth0 que foi criado....................


Trocando por miudos......... não tenho net!


help?
 
Bom, já nao usava linux a serio desde o Ubuntu 5. qualquer coisa.

E o meu problema é sempre com o ndiswrapper....


Instalei o Ubuntu edgy, e só tinha a placa wireless Linksys WMP11 v2.7 no computador, logo, durante a instalação, ficou logo como eth0!

Depois do sistema a funcionar, lembrei-me que precisava de ter net pa ir buscar o ndiswrapper, por isso meti uma placa de rede que ficou como eth1!

Ligação à net, instalar o Automatix que já tinha ouvido falar (realmente é um expetaculo em termos de facilidade, visto que não tou para perder horas de voltar de linux mais uma vez)!

Atraves do automatix instalei o ndiswrapper sem problemas, instalei a drive wmp11v27.inf sem problemas, tudo em modo gráfico, e só faltou no "networking", dizer qual o SSID, qual a chave WEP, e meter em DHCP.

Até aqui tudo bem, tirando o facto que rede wireless é mentira!

toca a ir ao /etc/network/interfaces onde reparo que a placa wireless não é wlan0 mas sim eth0!
Embora apareca lá um wlan0 que nada tem a ver com a placa directamente.

Segundo esta thread http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=201902&page=4, pessoal que teve o mesmo problema, foi-lhes dito para fazer o seguinte:




no /etc/modeprobe.d/ndiswrapper não aparece nada, ficheiro vazio!
no /etc/network/interfaces aparece-me o eth0 onde mudo para wlan0 e comento o que tem a ver com o wlan0 que nao sei o que é!

no /etc/iftab também mudo o eth0 para wlan0.



Pensando que agora já estava tudo a funcionar, vou ao gui networking, onde reparo que a configuração da palca wireless nao tem nada, e por isso configuro de novo!

dp vou ao /etc/network/interfaces e reparo que a nova configuração que fiz, foi adicionada a um novo eth0 que foi criado....................


Trocando por miudos......... não tenho net!


help?

help?
 
nop.... e por falares disso, fui ao dock a ver se havia algum tipo de icon que mostrasse o signal strength, lá encontrei e adicionei ao dock.

Diz-me que a placa wireless está Disconnected!


Entretanto o que já fiz foi:

tirei as duas placas de rede e apaguei-os do /etc/network/interfaces e do /etc/iftab

liguei o computador e tudo bem, nada de placas, como virgem.

Meti a placa de rede ethernet e liguei o computador, e agora esta placa ficou como eth0

Desliguei e meti a placa wireless, liguei e ficou como eth1....... mas enfim.... penso que o nome não interessa, ser eth1 ou ser wlan0 vai dar ao mesmo, é só um nome, certo?

agora... fazendo na consola iwconfig eth1, aparece-me as caracteristicas da placa wireless, sem ESSID definido, quando na realidade já a configurei no "Networking" e aparece configurada em /etc/network/ndiswrapper

basicamente as configurações não são consistentes umas com as outras....


por isso vou apagar o ndiswrapper pelo automatix, e vou fazer tudo à lá pata no terminal......


haja paciencia.....
 
bom..... apaguei o ndiswrapper pelo automatix e instalei-o à pata........


formatei tudo e voltei a instalar sem a placa wireless no PC... depois de tudo no sitio, meti a placa e liguei o pc.....

então é assim, com o sistema de raiz, sem ndiswrapper, o ubuntu reconhece que tá lá uma placa, reconhece que é wireless, reconhece a marca e modelo e permite-me configura-la com ESSID e a chave e tudo..... tá como eth1

mas se for ao /etc/network/interfaces ....está lá para alem do eth1, está um wlan0, mas que penso que nao tem nada a ver com a placa wireless


visto que é uma Linksys WMP11 V2.7 com chipset Broadcom 4301, supostamente deveria ter que usar o ndiswrapper para ele sequer reconhecer o que quer que seja, certo????


basicamente tá tudo igual à primeira vez que instalei...... só que da primeira vez, instalei o ndiswrapper e todas as configurações que fazia com o ndis nada tinha a ver com as configurações que mexia nas ferramentas em modo gráfico e que vejo no /etc/network/interfaces


por outras palavras........ aqui ninguem me pode ajudar pois nao '?????


eu já tive esta placa a funcionar com ndis no ubuntu 5.04 e foi logo ah primeira..... mas tudo com ndis.........

este ubuntu reconhece-me a placa mas nao a mete a funcionar :\


network settings dp de configurar a placa, "activating network interface" mas depois no connection properties já me diz que está disconnected.......... GRRRRR


algum sitio onde perguntar e ter resposta? no ubuntuforums nao é ?
 
Back
Topo