[Media Player] TV Box - Melhores opções neste momento

Os fire sticks, Chromecasts, etc são aparelhos neutros, procuram “casar” o melhor possível com TVs, monitores, projetores do Alaska até à Austrália, usados em marcas desde a Sony até a Changhong, logo, não conseguem, sem afinação, produzir aquilo que uma app dedicada de uma smart tv consegue quase que automaticamente. Contudo, as TVs agora permitem alterar todo o tipo de definições de imagem, até individualmente para cada hdmi, é ir por aí, alterar a gosto até alcançar a sintonia entre os dois aparelhos. Acredito que se não ficar melhor, ficará muito semelhante à imagem produzida pela app na smart tv.

Em relação ao que foi dito pelo @Eleleth69 e @m.r.f. concordo em parte com os dois. O ideal será mesmo o processamento de imagem só ser efetuado por um dos dois aparelhos, nomeadamente a tv, quando se trata de um modelo de gama alta e o leitor servir simplesmente para correr o conteúdo mas há tantos condicionantes e dificuldades, uma pessoa não faria mais nada na vida se tentasse contornar todos e para isso já existem os developers do coreelec hehe boa sorte para eles.

Em relação ao ”tv led” vs “leitor led” no mundo Dolby Vision, há muita info no canal de YouTube do Dmdreview e claro, este conhecido vídeo do Vincent…

 
@abraxas888
Eu na falta de TVcom Dolby Vision, por ter anos atras comprado uma Samsung, nao embarquei a fundo das Media Box com suporte Dolby Vision e suas caracteristicas. Mas sem duvida, parece so complicar ainda mais o que ja nao era facil. Se tudo der certo, ainda este ano migro para uma LG OLED, e ai penso qual sera a substituta da minha ZIdoo que tao bem serviu esses anos.

Uma pena que parece que ZIdoo e semelhantes nao tem mais os chips dedicados da Realtek sendo fabricados. Agora parecem que todos usam mesmo os Arm comuns das box Android?
 
@Alec246 A Formuler está a apostar nos soc realtek e devo dizer que a imagem é superior logo à partida, precisa é no caso da formuler de uns ajustes aqui e ali que ainda não foram feito e nem sei se alguma vez o vão ser. E os novos Zidoos são todos realtek, quem mudou recentemente para amlogic foi a DuneHD.
 
@abraxas888
Eu na falta de TVcom Dolby Vision, por ter anos atras comprado uma Samsung, nao embarquei a fundo das Media Box com suporte Dolby Vision e suas caracteristicas. Mas sem duvida, parece so complicar ainda mais o que ja nao era facil. Se tudo der certo, ainda este ano migro para uma LG OLED, e ai penso qual sera a substituta da minha ZIdoo que tao bem serviu esses anos.

Uma pena que parece que ZIdoo e semelhantes nao tem mais os chips dedicados da Realtek sendo fabricados. Agora parecem que todos usam mesmo os Arm comuns das box Android?
Sim, é como o @Eleleth69 diz, as Zidoo continuam com os seus Realtek e a reproduzir o seu fake tv led Dolby vision. Agora, alguém diz que a Shield com o seu real tv led reproduz, como media player, melhor imagem do que a Zidoo? Não, portanto, de uma forma, talvez, menos purista, consegue-se muito bons resultados. Eu com um chinoppo (real tv led, mesmo processador mediatek do Oppo) e uma Zidoo z9x pro (fake tv led) numa LG C3 de 77’, confesso não ver diferenças óbvias em termos de imagem. As diferenças certamente existem e serão visíveis nas maquinetas que o pessoal usa para comparar ou se nos sentarmos a dois palmos do ecrã mas fora disso é quase tudo bias e confirmation bias. Uma pessoa gasta uns 400€ num leitor, que vem da China e demora 3 meses a chegar, logo, quer mesmo acreditar que recebeu a melhor bolacha do pacote e ninguém o convence do oposto.
 
Perfeito! Obrigado pelas informacoes, irei estudar mais atentamente as opcoes do mercado. A propria FOrmuler é uma que nunca passou no meu Radar, e que vejo ter muita presenca nesse forum.
 
Perfeito! Obrigado pelas informacoes, irei estudar mais atentamente as opcoes do mercado. A propria FOrmuler é uma que nunca passou no meu Radar, e que vejo ter muita presenca nesse forum.
Essa presença está ligada a iptv. Ainda bem que se safa para outras utilizações mas para tv/cinema não ouves falar dela certamente. O processador é importante mas não é tudo, olha o amlogic s922x de 2019 e que no ultimo ano ganhou nova vida graças ao coreelec. Há coisa de um ou dois meses, salvo erro, conseguiram mete-lo a fazer dolby vision tv led, todos os perfis dolby vision, levando alguns "experts" hoje a preferir a ugoos am6b+ ao chinoppo! Isto pelo menos para Dolby Vision, ainda não li o suficiente para saber como se portará em relação ao resto.
 
Tinha falado da ugoos am8 pro mas essa não é certificada nem para android tv, nem netflix. Não sei se metes netflix em 4k e se sim será sempre uma situação que pode terminar a qualquer momento. O Fire TV Cube 2 em dual boot deverá preencher as necessidades mas há ali trabalho a fazer e não será para qualquer pessoa, como podes ver. Consegues certamente uma Shield Pro usada (ou mesmo nova) dentro desses valores e é uma opção sem complicações. Isto para ter tudo numa box e abaixo desse valor, mas talvez o @Eleleth69 possa complementar com alguma outra perspectiva que me esteja a escapar agora.
 
Impressionante mesmo. Estabilidade é outro fator que conta muito na minha escolha. Nada pior que estar o dia inteiro pensando em um filme a noite, e quando vai assistir, um update ou falha no sistema da box faz com que tenha que ser adiado a sessao. Essas box como que menciona sao estaveis para anos e anos? A Zidoo derrapou quando comprei a minha, tinha questoes com framerates, mas finalmente acertaram, e a anos nao faco atualizacao, pois aquilo funciona de maneira perfeita nos filmes ate HDR10 aceito pela minha TV.
 
@daddydj Se for só mesmo isso acho que podiass guardar 150 EUR à vontade. Eu consigo ter netflix 4k, plex e Kodi numa Fire Stick 4k Max gen2 sem problemas. Mas caso queiras mesmo uma box tens a Homatics Box r 4k plus com update certo para Android 12 e quem sabe o QMS (não tenho feedback sobre o pessoal que está já a usar a versão beta de a12 nessa box sobre o QMS, mas em teoria deveria funcionar já que a box é HDMI 2.1). Assim como o @abraxas888 refere e bem que o Fire Tv Cube gen2 faz dual boot (fireOS com todas as certificações + coreelec) a Homatics também afirma que tem as certificações todas (eu nesta marca já "acredito", embora não seja uma marca como a Amazon) e faz dual boot com coreelec. E porquê acreditar? A box é tão popular que outras marcas já estão a "pegar" nesta box como a DuneHD (já vi a box da Homatics a ser usada por mais marcas) que até já lançou a sua Dune HD Homatics Box R 4k Plus que junta 3 coisas, um android com certificações, o famoso media player dunehd e o coreelec se quiserem. De notar que o Fire Cube gen2 tem um soc superior, assim como uma gpu superior à Homatics e é mais barato, mas também é um bocado mais complicado de meter o dual boot a funcionar do que nas outras duas onde é mais fácil e há muito suporte.

Resumindo, neste momento tens 3 boas opções (há mais, mas estas são a minha recomendação)
- Homatics Box R 4k plus 150 EUR
- Dune HD Homatics Box R 4k Plus 150 EUR
- Fire Cube gen2 ~120 EUR

A própria Nvidia Shield Pro 2019 se a conseguires bem abaixo dos 200 EUR também é uma boa opção.
 
Última edição:
Eu a shield pro já eu tenho 😂

Queria saber era se havia alternativa melhor.

E tenho a fire tv 4k max.

A humatics e a dune são superiores à shield? São certificadas Netflix? Tem recebido updates ou estão paradas no tempo como a shield?

Para ser sincero prefiro Android os a Fire OS
 
Última edição:
São certificadas mas em relação à shield e fire stick max não são propriamente um upgrade. Em relação a updates, é preciso ter atenção a isso, o oppo/chinoppo há muito tempo que não têm updates, se é que alguma vez os tiveram e continuam a ser considerados por muitos cinéfilos como o melhor media player no mercado, updates são 50/50 em termos de trazerem melhorias e problemas, eu diria que geralmente até trazem mais problemas do que outra coisa. Voltando ao teu caso, pretenderias vender essas e comprar outras, acrescentar a essas? Livra-te do Fire Stick e arranja uma apple 4k, mesmo que não seja a ultima geração e ficas com a apple para streaming e a shield para media player plex/kodi; vende as duas e compra uma apple tv 4k e uma box com um amlogic s922x que com coreelec e fica um media player kodi/plex, por exemplo.
 
São certificadas mas em relação à shield e fire stick max não são propriamente um upgrade. Em relação a updates, é preciso ter atenção a isso, o oppo/chinoppo há muito tempo que não têm updates, se é que alguma vez os tiveram e continuam a ser considerados por muitos cinéfilos como o melhor media player no mercado, updates são 50/50 em termos de trazerem melhorias e problemas, eu diria que geralmente até trazem mais problemas do que outra coisa. Voltando ao teu caso, pretenderias vender essas e comprar outras, acrescentar a essas? Livra-te do Fire Stick e arranja uma apple 4k, mesmo que não seja a ultima geração e ficas com a apple para streaming e a shield para media player plex/kodi; vende as duas e compra uma apple tv 4k e uma box com um amlogic s922x que com coreelec e fica um media player kodi/plex, por exemplo.

A cena da Apple tv 4k é que só iria comprar para Netflix basicamente... Prefiro ficar com a fire tv stick 4k (facilidade de levar para qualquer lado) para streaming e substituir a nvidia por outra.

Qual a box com amlogic s922x? Estás a falar da homatics referida anteriormente? É que a box é para ficar na sala onde uso mais por isso queria uma com Netflix certificada e com plex/Kodi ou coreelec.
 
Última edição:
s922x poderia ser uma ugoos amb6+ com coreelec mas não terias o Netflix certificado. Para essas duas coisas, uma única box, não estou a ver melhor do que a Shield que já tens.
 
Não sei se é boa ideia comprar uma box com o S905X4 em 2024. Também estou no mesmo barco à procura de uma boa box android e a escolha está difícil.

A Homatics Box R 4K Plus (incluíndo a Dune), a Nokia 8010 e a RockTek G2 partilham o mesmo hardware da SEI Robotics, com algumas diferenças no I/O e nos comandos. O único comando com backlight é o da Nokia. As versões mais recentes das outras boxes já parecem ter teclado numérico no comando. Embora o firmware seja disponibilizado pela SEI, a box com updates mais rápidos é a Homatics.
 
@daddydj Como já foi dito pelo @abraxas888, se já tens a nvidia shield pro 2019 não há nada no mercado que seja melhor (neste momento) para o que pedes. O problema da nvidia Shield pro é não ter HDMI 2.1, não tem wifi6, não faz decoding de av1, tem o tal problema do HDR no youtube e no DV o red push, mas como não mencionaste nada disso é aguardares a saída de uma nova shield (muito improvável) ou a saída de novas boxes android com certificações a usarem o SOC S905x5 ou o S928x.

@fakemeta Tens razão no que dizes, embora se esteja a ir um bocado fora de pé porque a SEI Robotcs apesar de fazer firmwares e disponibilizar boxes "marca branca" por assim dizer a outras marcas, também está no mercado de boxes android tv, só que quando é para pagar as certificações prefere que sejam os "outros" a pagarem. A própria google estava interessada em fazer parceria com a SEI Robotics e pode ser que até tenha feito uma não oficial por razões óbvias. É certo que a SEI Robotics já fez o "teasing" da nova box que poderá ser lançada pela Homatics, DuneHD, Nokia e Rocktek com SOC S928x e a razão pelo qual ainda não a lançaram é porque estão à espera que a SEI Robotics disponibilize o soc s905x5 ainda este ano. Por isso é como digo, quem tem 200 EUR de parte é esperar porque devem estar a sair coisas interessantes.
 
Não sei se é boa ideia comprar uma box com o S905X4 em 2024. Também estou no mesmo barco à procura de uma boa box android e a escolha está difícil.

A Homatics Box R 4K Plus (incluíndo a Dune), a Nokia 8010 e a RockTek G2 partilham o mesmo hardware da SEI Robotics, com algumas diferenças no I/O e nos comandos. O único comando com backlight é o da Nokia. As versões mais recentes das outras boxes já parecem ter teclado numérico no comando. Embora o firmware seja disponibilizado pela SEI, a box com updates mais rápidos é a Homatics.
+1 à procura de uma boa box android. Ainda tenho uma Minix Neo U9H a rolar coreelec. Gostava de voltar a ter o Kodi atualizado e rolar as apps de streaming sem ter de fazer reboot.
A Nokia 8010 está a 111€ na Amazon e parece que já saiu o novo firmware com Android 12 que resolve o auto frame rate. Pelo que sei nestas boxes o Atmos True HD e DTS HD só funcionavam por coreelec. Não sei se este update também resolveu este problema. Mas se resolveu, se calhar é desta que faço o upgrade.
 
Última edição:
+1 à procura de uma boa box android. Ainda tenho uma Minix Neo U9H a rolar coreelec. Gostava de voltar a ter o Kodi atualizado e rolar as apps de streaming sem ter de fazer reboot.
A Nokia 8010 está a 111€ na Amazon e parece que já saiu o novo firmware com Android 12 que resolve o auto frame rate. Pelo que sei nestas boxes o Atmos True HD e DTS HD só funcionavam por coreelec. Não sei se este update também resolveu este problema. Mas se resolveu, se calhar é desta que faço o upgrade.
Não está resolvido o Auto Frame Rate no Android 12, pois apesar de o sistema agora o permitir, as apps só o fazem se os developers incluirem essa função e basicamente zero incluem.
 
Back
Topo