Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
concordo com vocês, eu adorava seguir faculdade mas não tenho posses agora, talvez daqui a 2 anos. Mas um curso superior, é apenas uma formação, e essa formação podes adquirir fora, portanto, há que ter cuidado a avaliar um técnico.

Mas respeito muito as vossas opiniões e entendo ;)

Eu pessoalmente nunca percebi a teoria da cuspidela para o ar...
Entrem no ensino superior, façam 1 ou 2 semestres e depois voltamos a conversar...

Cumps...
 
Gurzi, ensino superior não se trata apenas de formação, trata-se de uma formação orientada e metódica.

Comparando apenas cursos, de facto um Técnico é bem mais limitado que um Licenciado, mas isto é óbvio, um Licenciado teve mais anos de escolaridade e acesso a outros tipos de formações e informações.

Se vamos comparar pessoas, então simplesmente não podemos fazer comparações. No teu caso, que até tenho uma ligeira overview, sei que és capaz de fazer um trabalho excelente e que estás acima da média do pessoal que está no teu curso, até acredito que estejas acima de alguns licenciados (infelizmente alguns nem sabem como fazem os respectivos cursos...), mas isso são casos não é regra.

O que estamos a discutir aqui é a formação de um técnico e a formação de um licenciado, e julgo que não há dúvidas que é bem diferente.

No entanto também discordo daqueles que dão a entender que um técnico é quase como a mulher da limpeza, isso também é mentira. Deram exemplos de fazer pontes e casas, então pegando nesse exemplo eu vou para a Arquitectura, existe a profissão de Desenhador que não é mais que um curso Técnico, que faz o Desenhador? Trata de fazer algum trabalho de arquitectura, fazer plantas em Autocad e afins, ele tem capacidades para fazer uma casa? Quando acaba o curso é bastante pouco provavel de o conseguir, está no atelier para seguir as instruções do arquitecto e muitas vezes apenas está a passar plantas do papel para o autocad, mais um par de mãos a fazer o que o Arquitecto quer. Ao fim de X anos? Já tem experiência suficiente para conseguir fazer uma casa em grandes condições (pena que não pode assinar o projecto...)

Moral da história, é óbvio que com a prática as coisas se podem inverter, mas não é regra, isso é formação posterior e exterior.
 
Mas um curso superior, é apenas uma formação, e essa formação podes adquirir fora,...)

Pois, é só da melhor formação que podes ter. Avaliado constantemente, e, na maioria das vezes, com conhecimentos adquiridos e bem cimentados à partida. Agora diz lá se uma "formação", por exemplo, numa NHK te dá alguma coisa dessas?

Um técnico pode ser capaz, mas se por acaso esse técnico fosse para uma universidade, não tenhamos dúvidas que seria mais capaz ainda...
 
Como disseram atrás, eu acho que tanto um técnico como um licenciado precissam um do outro. Portanto cada macaco no seu galho. Mas concordo que um técnico é sempre mais limitado na teoria.

Agora quando dizem que o trabalho de técnico é pesado... sinceramente não sabem aquilo que andam a falar. Se calhar não sabem o que é trabalhar sob stress e isso pode ser bem pior do que cansaço físico.
 
Realmente n percebo, somos todos burros então, andamos a pagar 1000 euros de propinas, e a marrar mais 5 anos, a gastar dinheiro em livros de 50, 60 e 70 euros, para saber tanto como um Técnico, com o 12º ano. Se este topico tivesse existido há mais tempo tinha tirado um curso desses, e tinha-m juntado ao grupo dos espertos...
Quanto ao exemplo do arquitecto embora n concorde, consigo perceber a ideia.
Agr tenho um exemplo de um Tecnico de Mecânica, que a unica coisa que sabe fazer é mudar discos, trocar oleos, mudar pastilhas, amortecedores, etc...
É isso que um engenheiro mecânico vai fazer ? Não me parece...
O meu outro amigo que referi em cima noutro post é o primeiro a dizer que o curso dele "n vale nada e que se sente burro por la andar" (palavras dele)...
 
Última edição:
Gurzi, ensino superior não se trata apenas de formação, trata-se de uma formação orientada e metódica.

Comparando apenas cursos, de facto um Técnico é bem mais limitado que um Licenciado, mas isto é óbvio, um Licenciado teve mais anos de escolaridade e acesso a outros tipos de formações e informações.

Se vamos comparar pessoas, então simplesmente não podemos fazer comparações. No teu caso, que até tenho uma ligeira overview, sei que és capaz de fazer um trabalho excelente e que estás acima da média do pessoal que está no teu curso, até acredito que estejas acima de alguns licenciados (infelizmente alguns nem sabem como fazem os respectivos cursos...), mas isso são casos não é regra.

O que estamos a discutir aqui é a formação de um técnico e a formação de um licenciado, e julgo que não há dúvidas que é bem diferente.

No entanto também discordo daqueles que dão a entender que um técnico é quase como a mulher da limpeza, isso também é mentira. Deram exemplos de fazer pontes e casas, então pegando nesse exemplo eu vou para a Arquitectura, existe a profissão de Desenhador que não é mais que um curso Técnico, que faz o Desenhador? Trata de fazer algum trabalho de arquitectura, fazer plantas em Autocad e afins, ele tem capacidades para fazer uma casa? Quando acaba o curso é bastante pouco provavel de o conseguir, está no atelier para seguir as instruções do arquitecto e muitas vezes apenas está a passar plantas do papel para o autocad, mais um par de mãos a fazer o que o Arquitecto quer. Ao fim de X anos? Já tem experiência suficiente para conseguir fazer uma casa em grandes condições (pena que não pode assinar o projecto...)

Moral da história, é óbvio que com a prática as coisas se podem inverter, mas não é regra, isso é formação posterior e exterior.

Ok, utilizas-te a palavra certa que não estavam a usar, se falares de formação, a formação de um técnico claramente está 1001 vezes inferior a um licenciado, aí tens TODA A razão. Agora avaliar profissões, porque técnico de informática é uma profissão, e um licenciado acaba com uma profissão, é estúpido, porque uma profissão não indica o seu conhecimento.

Agora em formação claro, tem toda a razão

Realmente n percebo, somos todos burros então, andamos a pagar 1000 euros de propinas, e a marrar mais 5 anos, a gastar dinheiro em livros de 50, 60 e 70 euros, para saber tanto como um Técnico, com o 12º ano. Se este topico tivesse existido há mais tempo tinha tirado um curso desses, e tinha-m juntado ao grupo dos espertos...
Quanto ao exemplo do arquitecto embora n concorde, consigo perceber a ideia.
Agr tenho um exemplo de um Tecnico de Mecânica, que a unica coisa que sabe fazer é mudar discos, trocar oleos, mudar pastilhas, amortecedores, etc...
É isso que um egenheiro mecânico vai fazer ? Não me parece...
Esse meu amigo que referi em cima é o primeiro a dizer que o curso dele "n vale nada e que se sente burro por la andar" (palavras dele)...

Grupo de expertos ? mas estás a dizer o que ? que só os licenciados é que compram livros ? e que sou burro por não andar na faculdade ? tipo, enquanto estás tu aí a marrar, estou eu a ganhar experiência e daí ? não te entendo.

Se falares a nível de formação, claro, estão muito muito muito muito mais preparados. Porque a licenciatura é a continuação de estudos de um curso, técnico ou não.
É normal que tenhas mais preparação. Mas essa preparação, é uma via possível de ensino, existem 1001 maneiras de atingir esse objectivo( a aprendizagem).
Como disses-te, pagas por livros, propinas etc. Mas muita gente vai logo trabalhar e depois aprende por eles.

Nem falo por mim, porque sou um zero à esquerda na matéria, mas acho errado dizerem isso dos técnicos.
Inclusivé, hoje em dia, muitas empresas tem técnicos de informática a programar, e licenciados não lhes tiram o lugar
 
Última edição:
Caros técnicos, caros doutores...
Vamos fazer um raciocínio conjunto.

Quando mais se estuda/trabalha mais se sabe.
A questão está. Será que um técnico nos 5 anos em que estaria a tirar o curso trabalha e aprende o equivalente ao que um futuro doutor vai saber? Alguns sim, outros não.

Quem é bom, é bom quer se chame técnico, doutor ou pai natal! Isto é indiscutível!

Quantos técnicos vão fazer os estágios na worten ou numa empresa de vão de escada a acartar caixotes, montar fontes e instalar o windows? Face à convivência que tenho com pessoas assim diria que é anda um bom bocado acima de 50%.

O que acham mais enriquecedor, ter como colega um gajo que anda a instalar pc's ou um que está a desenvolver um sistema xpto numa boa empresa?

Ir para a faculdade, não é só festa e canudos, é também criar amizades e companheirismo com pessoas que vão desempenhar tarefas talvez acima da média para um 1º emprego.

Pensem nisso... :)
 
Penso que já foi tudo dito. As aspirações são completamente distintas, uma pessoa formada em engenharia não pensa programar (nem instalar impressoras) por muitos anos, mas sim subir numa empresa para áreas de responsabilidade.
 
Última edição pelo moderador:
No mundo em que vivemos hoje, por vezes injusto, não se podem comparar as oportunidades de emprego que tem um técnico e um licenciado. Já por isso, é que me esforço e estou a tirar um mestrado em engenharia electrotécnica de computadores para que tenha mais oportunidades. A toda a malta jovem que lê este fórum, façam os possíveis e os impossíveis para ter um curso superior acima de licenciado. Assim que acabarem terão algo de muito precioso nas mãos.
 
Última edição:
Desculpem meter a colher, mas como em principio irei concorrer ao ensino superior gostava de expor esta situação.

Imaginemos uma empresa de informática. Essa empresa terá de ter alguém à frente dela seja a desenvolver, projectar etc, e será supostamente um licenciado (ou melhor), certo??

Para o trabalho mais técnico, seja reparações etc têm vários técnicos nesse serviço. Ou seja, teríamos um Eng. para 4 técnicos, por exemplo.

Mas no caso de se formarem muito mais Eng. do que técnicos quem irá fazer o papel de técnico??

Eu já ouvi que um Eng. de Electrónica não tem de saber soldar, até pode ser verdade, isso compete a um técnico ou curioso (nesta área há muitos:lol:), mas será que o licenciado não ganharia mais em saber isso?? Não digo que seja necessário para o seu trabalho, mas se gosta daquela profissão, nunca teve a necessidade de inventar uma engenhoca qualquer??

Na minha perspectiva um licenciado quanto mais souber seja a nível prático como teórico, mais margem de manobra irá ter num futuro próximo.
Desculpem se estiver errado, mas é minha opinião sobre o assunto.
Cumps:p
 
Quanto ao tópico penso que já foi tudo dito. As aspirações são completamente distintas, uma pessoa formada em engenharia não pensa programar (nem instalar impressoras) por muitos anos, mas sim subir numa empresa para áreas de responsabilidade.

Ai o engenheiro não programa? Então faz o que? Ganha o dinheiro?
Isto realmente...
 
Última edição pelo moderador:
Ai o engenheiro não programa? Então faz o que? Ganha o dinheiro?
Isto realmente...

Penso que fui claro. Um tipo formado em engenharia pode entrar logo para cargos que não envolvam directamente programação. Falado de forma leve, um projecto de engenharia envolve levantamento de requisitos, desenho de uma solução, validação, a implementação, testes e manutenção. A programação no meio disto tudo só aparece a partir do momento em que começa a implementar a coisa. Agora se não queres chamar a isto engenharia e queres chamar consultoria ou analista de IT é contigo.
 
Ter a visão de que informática é programação é uma visão reduzida. Informática abrange muito mais do que programação (ou ciências das tecnologias de programação, como é conhecida no campo).
Pergunto-me quantos técnicos conhecerão o Post Correspondence Problem ou o problema da aceitação. Por exemplo.

Tal como um engenheiro informático provavelmente não sabe montar um cabo crossover.

São áreas distintas. Não há como negar isso. As aptidões adquiridas são diferentes. Não há muito mais a discutir.
 
Última edição:
Para mim o segredo está em saber aplicar bem aquilo que se sabe. Estou a tirar a Licenciatura em EI e trabalho na área, faço de técnico e de engenheiro, a minha única preocupação é querer saber cada dia mais, aprendo em casa, aprendo na faculdade, aprendo no trabalho, etc...

Os engenheiros precisam dos técnicos, os técnicos precisam dos engenheiros e há que respeitar cada uma das áreas, mas melhor ainda é ter a coragem de aprender cada vez mais sobre mais assuntos com as ferramentas que tiverem pro fazer e a humildade de saber dizer "Não sei" e pedir ajuda ou tentar aprender a fazer.

Acho esta discussão ridícula e interminável e só existe pois as pessoas não respeitam à priori as competências de cada um e acabam sempre por se achar melhor que os outros, tanto técnicos como engenheiros, e acabam por desempenhar um mau papel.

Licenciatura é essencial para quem quer dar voos mais altos, para quem procura aceder a determinadas empresas e tem determinados objectivos de vida, mas cada licenciado precisa de ter um bocado de técnico para puder progredir cada vez mais, e vice-versa.

São áreas complementares, cabe a cada um tirar o melhor proveito delas e na minha óptica saber fazer um pouco de tudo e saber acompanhar a real evolução das coisas a nível de mercado de trabalho é o essencial.

Just my 2 cents :cool:
 
Para mim o segredo está em saber aplicar bem aquilo que se sabe. Estou a tirar a Licenciatura em EI e trabalho na área, faço de técnico e de engenheiro, a minha única preocupação é querer saber cada dia mais, aprendo em casa, aprendo na faculdade, aprendo no trabalho, etc...

Os engenheiros precisam dos técnicos, os técnicos precisam dos engenheiros e há que respeitar cada uma das áreas, mas melhor ainda é ter a coragem de aprender cada vez mais sobre mais assuntos com as ferramentas que tiverem pro fazer e a humildade de saber dizer "Não sei" e pedir ajuda ou tentar aprender a fazer.

Acho esta discussão ridícula e interminável e só existe pois as pessoas não respeitam à priori as competências de cada um e acabam sempre por se achar melhor que os outros, tanto técnicos como engenheiros, e acabam por desempenhar um mau papel.

Licenciatura é essencial para quem quer dar voos mais altos, para quem procura aceder a determinadas empresas e tem determinados objectivos de vida, mas cada licenciado precisa de ter um bocado de técnico para puder progredir cada vez mais, e vice-versa.

São áreas complementares, cabe a cada um tirar o melhor proveito delas e na minha óptica saber fazer um pouco de tudo e saber acompanhar a real evolução das coisas a nível de mercado de trabalho é o essencial.

Just my 2 cents :cool:

Sublinho! =)
 
Acho esta discussão ridícula e interminável e só existe pois as pessoas não respeitam à priori as competências de cada um e acabam sempre por se achar melhor que os outros, tanto técnicos como engenheiros, e acabam por desempenhar um mau papel.

Exacto, e é por isso mesmo que dou esta discussão por encerrada. Já vai longa demais, são sempre os mesmos argumentos e contra-argumentos e já tive de apagar mensagens mais insultuosas. Nesta momento a discussão não tem qualquer interesse pois não passa de um ciclo vicioso de opiniões, nada muda, nada inova.

Obrigado pelo desenvolvimento proporcionado.

:iconlock:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo