Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
Pois... eu tmb acabei este ano o 12º do Curso Tecnológico de Informática!

Como sabem, é necessário desenvolver um projecto de aptidão tecnológica, k vale 10% da nota final...
Trabalhei durante todo o ano no projecto, e no dia da apresentação, foi considerado o melhor projecto...... agora reparem neste caso, um outro colega meu apresentou um guia de redes interactivo (dizia ele!) com informação (apenas textos) acerca de tipos de cabos de rede, tipos de equipamentos de interligação de equipamentos em rede, conectores, etc, retiradas da Wikipedia, e ainda s encontrava em PT/BR...

Quanto ao flash (se é k era flash, pk n parecia msm nd) tinha um fundo td preto, nd d animações, um texto a dizer "Próximo" e "Anterior" nas laterais, e o texto todo chapado la no meio, sem formatações nem nada.... até em powerpoint s fazia melhor e sem esforço nenhum!!

agora k ja sabem +/- como foi o projecto, qual a nota k arriscariam a dar? 5? 6? 7?
Para que fosse uma avaliação justa eram estas as notas a serem atribuídas... pelo menos na minha prespectiva!

Para meu espanto, levou 10!!!!!

agr kestiono-me, s ele levou 10 e foi o pior projecto k la apareceu, uma vez k mereceu um comentário do jurí do tipo "isto é algum projecto?"... o meu projecto k foi considerado o melhor kuanto é k merecia receber como avaliação, tendo em conta k o juri disse k o projecto estava excelente, n houveram questões nem críticas... 20?

acho k n.... no mínimo um 25.... pena a escala apenas ir até 20!!!

fdx.... é isto a nossa educação.... passar pessoas com diploma d técnico knd apresentam como projecto d final d curso um powerpoint (flash!)????



Mas k país d maravilha... só mesmo a selecção nacional para nos alegrar!!! :D

Se achas que isso é injusto imagina trabalhares para um projecto e tirares um 17 no final, e veres o teu colega do lado não fazer um xavo e acabar com a mesma nota porque o colega de grupo dele teve 19 e a nota dele não podia ser muito diferente :p

Num grupo de 22 pessoas que era a minha turma o ano passado apenas 4 queriam seguir a area do meu curso (Multimédia), os restantes apenas queriam comprar o 12º ano. Agora imagina a motivação deles e/ou a vontade de querer aprender. Considera isso tudo e depois chegas a conclusão que aproveitaste 10% de curso/escola excelente. Não há palavras que consiga escrever para descrever a frustração.

Quanto aos licenciados iram sempre ganhar mais independemente da sabedoria que têm. Infelizmente é a realidade.
 
uma coisa é comparar as habilitações de cada um. outra é comparar o trabalho ou vontade de aprender.
há muita gente por aí fora que pensa que com mais habilitações vai passar mais tempo á sombra da bananeira e essa é a morte do artista.

depois admiram-se que não sabem montar pc's :grumpy:. fui contratado para trabalhar em informática (no ramo de computadores), mas isso não me proíbe de aprender e reparar fotocopiadoras. só faz é bem

prefiro um burro que trabalhe que um esperto que fuja e que pensa que por ter o canudo em engenharia tem a lata de dizer "sei demais pa fazer isso".

exemplo: no fim do estágio contratamos um miúdo com o 9º ano que trabalha que se farta. o l33t com o 12º foi á procura de outro emprego. fazia o trabalho sozinho, mas quando acabava ia jogar.

não tem a ver com engenharia ou curso tecnológico. a vontade de aprender e trabalhar é que importa no mercado de trabalho

há gente que confunde tudo...

cumprimentos
 
Última edição:
O meu curso quando entrei chamava-se Eng. de Redes de Comunicação e Informação. Haviam caloiros que se inscreveram a pensar que era um curso de comunicação social!!! WTF!!! inscreveram-se sem se informarem?!?!?

Exacto, até penso que tiraram o "Informação" do nome do curso por causa disso. E podiam ter tirado o Comunicação também que acho um bocado redundante mas depois ainda pensavam que eram redes de pesca :p
 
Isto é daquelas discussões que se podem passar anos e não termina. No meu caso, estou a tirar uma Licenciatura em Eng. Informática e no entanto para a área que quero seguir, Game Design, não são necessárias qualificações nenhumas excepto saber programar, algo que é perfeitamente bem executado por um programador auto-didacta.

Porque é que estou a tirar a Licenciatura? Porque não tenciono ser code-monkey a partir dos 30 anos de idade, sendo que é na progressão que entram os conceitos extra que se aprendem numa universidade. É verdade que não é obrigatório saber patavina sobre Arquitectura/Engenharia de Software e afins para fazer uma boa peça de software, mas que ajuda, ajuda.
 
Tudo isto que aqui se debate é muito subjectivo. Trabalhos práticos equivale a prática? Não necessariamente. Tomemos como exemplo o já aqui falado MIEI da Feup:
ouvi ainda há dias um professor meu do Demegi que tb dá aulas no curso de informatica dizer "tive aqui há dias um aluno do 5o ano de informática no gabinete que admitiu não saber nada de programação e nunca ter programado uma linha de código! O que é que eu lhe posso fazer?! nÃO HÁ NADA A FAZER! E este não é o único!"

E isto acontece porquÊ? Trabalhos práticos! A parte da programação propriamente dita é avaliada durante 5 anos por trabalhos de grupo. Cada um faz a sua parte do trabalho. Há quem durante os 5 anos fique encarregado de escrever o relatório ou fazer a apresentação final.
E a descridibilização deste curso não passa só por aí: as notas dos estágios eram todas acima de 16, não havia distinção, eram todos bons. O que aconteceu? Baixa-se a exigência, baixam-se os padrões, curso na lama.
Claro que a FEUP tem muita gente competente e apta em informática, só não sabemos ao certo quem eles são!
 
Tudo isto que aqui se debate é muito subjectivo. Trabalhos práticos equivale a prática? Não necessariamente. Tomemos como exemplo o já aqui falado MIEI da Feup:
ouvi ainda há dias um professor meu do Demegi que tb dá aulas no curso de informatica dizer "tive aqui há dias um aluno do 5o ano de informática no gabinete que admitiu não saber nada de programação e nunca ter programado uma linha de código! O que é que eu lhe posso fazer?! nÃO HÁ NADA A FAZER! E este não é o único!"

E isto acontece porquÊ? Trabalhos práticos! A parte da programação propriamente dita é avaliada durante 5 anos por trabalhos de grupo. Cada um faz a sua parte do trabalho. Há quem durante os 5 anos fique encarregado de escrever o relatório ou fazer a apresentação final.
E a descridibilização deste curso não passa só por aí: as notas dos estágios eram todas acima de 16, não havia distinção, eram todos bons. O que aconteceu? Baixa-se a exigência, baixam-se os padrões, curso na lama.
Claro que a FEUP tem muita gente competente e apta em informática, só não sabemos ao certo quem eles são!
Provávelmente uma das coisas que me faz estar feliz de estar em Évora :)
Aqui são tão poucos, que os professores acompanham-nos de muito perto. Sabem perfeitamente bem quem faz o que ^_^
 
Atenção, apesar de haver casos como os que referi, acredito piamente que a maior parte dos eng. informáticos que saem da feup saem mt bem qualificados, são tão OU MAIS geeks que todos os outros!
ehe : )
e a situação que referi dos estágios tb já acabou, claro que não poderia durar mt tempo!
 
Estás mesmo bem informado oh Fiaes.

Primeiro: MIEI não existe.

Segundo: nunca escreveu uma linha de código? Nem nas dezenas de trabalhos individuais? Nem nos exames que pedem pseudo-código e código na linguagem X?

Terceiro: 16 no estágio sem saber progamar? Com avaliadores externos à faculdade/universidade e a maior parte dos estágios em multinacionais?


E agora adivinha lá que que curso é que eu tirei?

Portanto já metias era a violinha no saco e ias dar música a outra aldeia, porque a realidade da LEIC/MIEIC conheço-a eu melhor do que ninguém. Eu e a Microsoft, Google, Yahoo, Cern, IBM, etc. que todos os anos recrutam colegas meus.

Deve ser por ficarem mal servidos que voltam sempre para buscar mais... :)
 
Como tu disseste Fiaes um exemplo não são exemplos.

Colas e sostros existem em todas as faculdades.

Mas nos estágios não passam.


"Tiram todos acima de 16" isso já acabou.

Se fossemos maus as empresas não nos vinham buscar.


Eu sou um licenciado do MIEIC (sim é MIEIC) que acabo o meu curso para o ano.

Sei programar, sei elaborar os relatórios e estou apto a qualquer serviço da área de informática.
Não podem generalizar e dizer que os licenciados são todos colas...

Agora com as novas regras vamos ver quem é mesmo o cola.
Nunca me colei a ninguem pois alem de aluno da FEUP sou bastante profissional e sei que não é colando-me que aprendo.

Tenho média de 17 no curso e acredita que não é à base de me colar ou de fazer relatórios, é à base de muito muito trabalho e muito esforço ao longo dos 4 anos que tenho de curso.


Sim há muitos daqueles que vão para a faculdade para festas, ir passando, etc... mas isso existe em todos os cursos, não é só informatica.


Temos licenciados nossos na Google, na Microsoft, Yahoo, Critical Software, Novabase, Enabler, entre outras, achas que não é por saber programar?


E digo-te que programar não faz um engenheiro (informático neste caso) existem mais competências necessárias a um engenheiro informático que não passam por programar.


São essas competências que interessam.

Para programares não basta saberes bem uma linguagem, precisas de estar dotado de conceitos de algoritmia, modelação, etc, etc.

E sim conheço muita boa gente que se recusa agora no 4a ano a programar, para essas pessoas apenas tenho pena... que não tenham aproveitado o curso por completo.

Aconselho a todos os que querem se licenciar na área de informática pela FEUP para antes de tudo se prepararem para muito trabalho e esforço, isto claro se pretendem ser um e não mais um no meio da multidão.


Cumprimentos
 
Boas.
Eu também acho que este tema é pano para mangas, e nunca mais saíamos daqui, ainda assim deixo a minha opinião.
Já li tantos comentários, concordando com uns e discordando de outros ... mas basicamente eu penso que um Técnico de Informática é um Técnico e ponto assente: com funções específicas na área. Já um Licenciado é também ele um Técnico (ou pode ser) se assim lhe for pedido. Daí que não saber instalar uma impressora é qualquer coisa que em condições normais me choca.

Agora uma coisa também é certa... há muita coisa que se diz que pura e simplesmente não aceito nem acredito.
Alguém sabe em que condições esse Licenciado não sabia instalar a impressora? Não sabia ou não conseguiu? (é diferente)
Que tipo de impressora era? Convencional? Ou daquelas todas "xpto" que quase só quem as projectou as consegue instalar?
Em que sistema, supostamente, era para se instalar essa tal impressora?
Há tanta coisa em cima da mesa, que não podemos fechar-nos na caixa e dizer isto ou aquilo em absoluto!

Também querendo um pouco defender os meus colegas do ensino superior, jamais acredito que um aluno da FEUP do 5º ano ou qualquer aluno de qualquer Engenharia Informática não saiba programar uma única linha de código! Isso é simplesmente absurdo!

As pessoas têm noção de que temos dezenas de projectos para fazer? São Milhares de linhas de código e diversas linguagens! Para terem uma ideia, todos os meus trabalhos têm obrigatoriamente que ser submetidos a defesas (2/3 professores), onde por exemplo os professores pedem para fazer alterações pontuais ao código. Ora, apenas vos digo que não passei a nenhuma cadeira até hoje em que eu não tenha feito os trabalhos. E já, já vi muitas pessoas chumbarem na hora por se engasgarem nas defesas de trabalhos "encomendados" e ficaram-se logo por ali...nem a exame puderam ir.
Além do mais, o meu último exame de programação foram 3 horitas e 11 páginas de código à mão, chega?

Não misturem alhos com bugalhos, resumindo (comparando ambos):

Técnico: trabalho técnico específico, formação de curta duração e barata, remuneração não muito elevada, perspectiva de carreira reduzidas -> emprego rápido e quase imediato .
Licenciado: trabalho (também técnico se assim exigir) geral normalmente apto a desenvolver sistemas modulares, formação de longa duração e cara, remuneração mais elevada, perspectiva de carreira elevadas -> ingresso no mercado de trabalho não imediato .

Agora tudo depende das prioridades de cada um :)

Abraço
 
Primeiro uma faculdade onde um "colas" ou um "calão" consegue ser aprovado de forma a terminar um curso não é uma boa faculdade.
Segundo eu após terminar o 12º fiz uma curso profissional de 1 ano e meio, após acabar esse curso e já a trabalhar entrei para a faculdade, e digam o que disserem um curso profissional não requer nem 1/3 de estudo e preparação que um curso superior, só que não conhece os dois mundos é capaz de dizer um disparate tal como "um curso superior é igual/semelhante a um profissional nivel 3 ou 4".

Portanto visto isto, se me disserem que um recem-licenciado "merece" ganhar mais que alguém que acabou recentemente um curso profissional, sim merece, estudou mais anos e com outro nível de dificuldade, e se estudou numa boa faculdade sabe de certeza concluir o seu trabalho de uma forma mais eficaz, agora se estivermos a falar de profissionais com alguns anos de experiência no meu ponto de vista o caso muda de figura, podemos ter de uma lado um licenciado/doutorado/mestre que tenha parado no tempo e viva apenas à custa do titulo adquirido, e no outro alguém que fez um curso técnico, apenas o suficiente para entrar no mercado de trabalho, mas após lá estar desenvolveu a sua forma de trabalhar, é eficaz e rigoroso no que faz, e uma mais valia para qualquer empresa, nesse ponto de vista já não ligo ao diploma mas sim às competências reais, agora o que se verifica em Portugal é uma realidade um pouco diferente, principalmente em empresas do estado mas também em privadas verifica-se que o "canudo" continua a ser um facto sobrevalorizado, mesmo quando as pessoas param no tempo, deixam de aprender a de desenvolver-se continuam a ocupar cargos e a receber ordenado de acordo apenas o seu grau académico, é triste mas é assim.

:blubomte:
 
Primeiro uma faculdade onde um "colas" ou um "calão" consegue ser aprovado de forma a terminar um curso não é uma boa faculdade.
Segundo eu após terminar o 12º fiz uma curso profissional de 1 ano e meio, após acabar esse curso e já a trabalhar entrei para a faculdade, e digam o que disserem um curso profissional não requer nem 1/3 de estudo e preparação que um curso superior, só que não conhece os dois mundos é capaz de dizer um disparate tal como "um curso superior é igual/semelhante a um profissional nivel 3 ou 4".

Portanto visto isto, se me disserem que um recem-licenciado "merece" ganhar mais que alguém que acabou recentemente um curso profissional, sim merece, estudou mais anos e com outro nível de dificuldade, e se estudou numa boa faculdade sabe de certeza concluir o seu trabalho de uma forma mais eficaz, agora se estivermos a falar de profissionais com alguns anos de experiência no meu ponto de vista o caso muda de figura, podemos ter de uma lado um licenciado/doutorado/mestre que tenha parado no tempo e viva apenas à custa do titulo adquirido, e no outro alguém que fez um curso técnico, apenas o suficiente para entrar no mercado de trabalho, mas após lá estar desenvolveu a sua forma de trabalhar, é eficaz e rigoroso no que faz, e uma mais valia para qualquer empresa, nesse ponto de vista já não ligo ao diploma mas sim às competências reais, agora o que se verifica em Portugal é uma realidade um pouco diferente, principalmente em empresas do estado mas também em privadas verifica-se que o "canudo" continua a ser um facto sobrevalorizado, mesmo quando as pessoas param no tempo, deixam de aprender a de desenvolver-se continuam a ocupar cargos e a receber ordenado de acordo apenas o seu grau académico, é triste mas é assim.

:blubomte:
Oh Terrible_One, também não caiamos no exagero.

Por melhor que seja a faculdade, se o fulano que sair de lá decidir que prefere andar a coçá-los em vez de mostrar um bom desempenho não há nada a fazer. Há malucos para tudo.

Agora, na sua generalidade (e como é óbvio!), as coisas não são assim.
 
Como me disse um consultor no outro dia...

Nada melhor que a experiência profissional...

A faculdade serve de introdução e não de preparação.
 
Como me disse um consultor no outro dia...

Nada melhor que a experiência profissional...

A faculdade serve de introdução e não de preparação.

A faculdade é preparação, e nesta área dá-te as bases sobre o que é a engenharia de software. Isto nos 3 primeiros anos de licenciatura, depois tens mais 2 anos num ramo específico do curso.

Introdução recebes quando começas a trabalhar onde quer que seja para te contextualizares.
 
e é por isso que depois um licensiado nao sabe instalar uma impressora..

ainda á dias fui criar uma array no servidor duma empresa onde supostamente o que nao falta é licensiados no ramo da informatica.. ora eu tenho 12º Incompleto na area de cientificos e fiz aquilo á primeira, o idiota do licensiado que devia pelo menos saber tanto como eu liga pra loja pra la irmos "que aquilo tava com problemas".. nao conseguia por os discos a funcionar em raid 1 :lol:

as universidades deviam ser proibidas de licensiar informaticos..

Epá é que so li o primeiro post...LOOOL

É para montar impressoras e coisas como essas que os Técnicos existem, ou tu pensas que na faculdade andam a ensinar a montar impressoras e a trocar tinteiros...
Trabalho bruto --> Tecnico
Puxar pela cabeça, (coisas mais complexas e de responsabilidade) --> Licenciado
 
Epá é que so li o primeiro post...LOOOL

É para montar impressoras e coisas como essas que os Técnicos existem, ou tu pensas que na faculdade andam a ensinar a montar impressoras e a trocar tinteiros...
Trabalho bruto --> Tecnico
Puxar pela cabeça, (coisas mais complexas e de responsabilidade) --> Licenciado

wtf ? ...

eu tenho o curso técnico de informática, e ai de ti que me digas que sirvo para arranjar impressoras, ou montar. deves estar a gozar só podes.

O que é que um curso superior tem a mais que uma outra pessoa qualquer que não o detem ? Ou não posso aprender em casa sozinho ou com amigos ?

que cena, odeio quando dizem isso.

Conheço muitos licenciados que levam baile em qualquer aspecto de os técnicos que tu dizes que é para impressoras!
 
wtf ? ...

eu tenho o curso técnico de informática, e ai de ti que me digas que sirvo para arranjar impressoras, ou montar. deves estar a gozar só podes.

O que é que um curso superior tem a mais que uma outra pessoa qualquer que não o detem ? Ou não posso aprender em casa sozinho ou com amigos ?

que cena, odeio quando dizem isso.

Conheço muitos licenciados que levam baile em qualquer aspecto de os técnicos que tu dizes que é para impressoras!

Pois compreendo, mas foi exactamente o que eu quis dizer...que me perdoem n quero ofender ninguem...E concordo ctg, em que há mtos que aprendem em casa, pois conheço um...mas este pretende entrar na faculdade.
Logicamente n podes meter no mesmo saco, um licenciado e um tecnico.
Um tecnico para tirar o seu curso, nem se quer passa metade do que um aluno que tire o 12º no ensino normal num agrupamento cientifico-natural passa, quanto mais do que um licenciado.
Voces baralham uma coisa muito importante, os tecnicos são bons (os que são), nas matérias especificas, mas em matemáticas e fisicas são uma autentica vergonha!! De facto para o trabalho bruto, n precisam das contas para nda...mas para construir uma ponte ou outra coisa klkr...n podem ir ter com um tecnico para a projectar...
 
Isto de ser licenciado ou de ter apenas um curso tecnico não tem nada a ver com os conheçimentos de cada um, isso varia de pessoa para pessoa e quem diz o contrario que pense um bocado. o mundo de informatica/eletronica consiste na sabedoria adquirida com base de experiencias vividas e a capacidade de aprender / resolver os problemas por ti mesmo o que ai e normal que se tiveres 5 anos a estudar na universidade talvez a tua aprendizagem e mais profunda que 3 anos num curso de xaxa em que metade das vezes os professores sabem menos que os alunos e em que o 95% do pessoal ta lá para passar o tempo e fazer o 12ºano.

A grande diferença entre um licencia e um tecnico e que o licenciado tem mais oportunidades de trabalho e o tecnico não. falo aqui por experiencia propria pois so portador de um diploma de um curso tecnico e praticamente não me serve de nada ja corri tudo e mais alguma coisa a cerca de um ano que ando a procura de trabalho na area e não consegui arranjar, não digo que se tivesse licenciado tb não estivesse na mesma situação mas teria mais opções como por exemplo imigrar visto o pais estar uma miseria.

Mas devido a escolhas/erros meus agora vo ter de repetir o 12º ano a matematica para tirar uma nota decente para poder ingressar na universidade para mais tarde poder imigrar. Visto ser a unica Opção de sucesso neste pais de momento

Resumindo fui para um curso tecnico acabei aquilo com grande nota e agora voltei estaca 0 pois não me serve de nada apenas ajudou a completar o 12º ano sem ter de estudar praticamente nada. Prepectativas de futuro n to a ter nenhumas sem ser continuar os estudos...
 
Eu também acho que não se deve misturar as coisas.
Cada macaco no seu galho.

As pessoas que acabam o curso de informática julgam muitas vezes que já sabem muito, que já programam muito bem, quase tão bem como aquele paspalho que andou 5 anos a queimar neurónios.
Já vi algumas pessoas que vieram do curso técnológico a programar, e posso afirmar que o nivel das coisas que fazem, e a maneira que pensam os seus programas e algoritmos, nem sequer chega ao nivel do 1º ano de faculdade.
E não é só em programação. Vi muita gente que veio do técnologico de informática a borrar-se numa cadeira de 1º ano 1º semestre sobre arquitectura de computadores, processadores, memórias e por aí.
Pelo menos pelo que tive oportunidade de ver, um técnico não parece ser muito mais capaz do que as tarefas que normalmente lhe são atribuidas: Montar PC's, montar umas redes, arranjar uns problemas no computador e por aí.
Obviamente que há excepções, há pessoas que gostam de aprender por iniciativa própria e que realmente gostam daquilo e têm jeito para a coisa e são bons nisso, mas na minha opinião, essas pessoas estão é bem numa faculdade, não a desempenhar tarefas de um técnico.

E já agora, para os que dizem que a faculdade por vezes é só um extra, que o que interessa é a experiência profissional, é porque têm uma visão muito redutora da coisa. Eventualmente pode ser verdade para aqueles que aspiram ir para uma empresa pequena bater código, mas para quem quer mais, para quem sonha mais alto, garantidamente que não é suficiente.
 
concordo com vocês, eu adorava seguir faculdade mas não tenho posses agora, talvez daqui a 2 anos. Mas um curso superior, é apenas uma formação, e essa formação podes adquirir fora, portanto, há que ter cuidado a avaliar um técnico.

Mas respeito muito as vossas opiniões e entendo ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo