Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
Não sei se sabes mas nem toda a gente dos cursos tecnológicos está lá por "último recurso". Queres um exemplo? EU, estou no 12º ano do curso tecnológico de informática, sabes que idade tenho? 23? 20? Nop, 17, nunca chumbei! Não fui para o curso por ser burro, antes pelo contrário, porque sempre soube que queria informática, e há muita boa gente que segue no 1º agrupamento porque devem pensar que os tecnológicos mordem, chegam à universidade e andam a nadar, não têm bases em informática tirando TIC onde jogavam minesweeper (Sei que não é o caso de 100% mas é de muita boa gente). E escolhendo este curso, tenho uma melhor preparação no futuro.

Sim, de facto tenho colegas com 24 anos, e outros que têm 0 (ZERO) em testes. Mas o mal na educação não é os cursos, são professores que sobem notas por pena, já vi pessoas que deveriam ter 4 e tiveram 12! Acabam o secundário e nem técnicos sabem ser! Pessoas que me perguntam se um BlueScreen pode ser do monitor.... Por amor de Deus, e eu, que tenho notas por volta dos 16/18 ninguém me sobe a nota, mas a gajos que nao sabem nada sobem. E ainda querem por o 12º como obrigatório. Deixem os fracos ficarem-se pelo 9º, é por isso que temos uma economia fraca. Não temos os postos de trabalho e de grau bem delineados, com porcaria a acabar o 12º.

Cada caso é um caso mas a verdade é que é este o problema central da economia, porque como querem que o país produza quando nos baseamos em fracas estruturas de ensino facilmente corruptíveis pela pena? Porque o PIB do país vai ser produzido pelas gerações vindouras.

Sabiam que um professor tem que justificar uma negativa mas não tem de dizer patavina se sobe um aluno de 4 para 20? É por isso que o Eng. (será?) José Sócrates, quer a avaliação dos professores, para criar pressão para passar os alunos para criar uma mentira que não faça a Europa olhar para nós como os fracos, quando na realidade a mentira se reflecte no país. Ena que bom, o presidente da UE acha que estamos a avançar a nossa educação, mas estaremos mesmo? Claro que não! É o mesmo que por desodorizante por cima do suor, mais tarde ou mais cedo vai cheirar mal!

Eu próprio não teria dito melhor.
 
Pois... eu tmb acabei este ano o 12º do Curso Tecnológico de Informática!

Como sabem, é necessário desenvolver um projecto de aptidão tecnológica, k vale 10% da nota final...
Trabalhei durante todo o ano no projecto, e no dia da apresentação, foi considerado o melhor projecto...... agora reparem neste caso, um outro colega meu apresentou um guia de redes interactivo (dizia ele!) com informação (apenas textos) acerca de tipos de cabos de rede, tipos de equipamentos de interligação de equipamentos em rede, conectores, etc, retiradas da Wikipedia, e ainda s encontrava em PT/BR...

Quanto ao flash (se é k era flash, pk n parecia msm nd) tinha um fundo td preto, nd d animações, um texto a dizer "Próximo" e "Anterior" nas laterais, e o texto todo chapado la no meio, sem formatações nem nada.... até em powerpoint s fazia melhor e sem esforço nenhum!!

agora k ja sabem +/- como foi o projecto, qual a nota k arriscariam a dar? 5? 6? 7?
Para que fosse uma avaliação justa eram estas as notas a serem atribuídas... pelo menos na minha prespectiva!

Para meu espanto, levou 10!!!!!

agr kestiono-me, s ele levou 10 e foi o pior projecto k la apareceu, uma vez k mereceu um comentário do jurí do tipo "isto é algum projecto?"... o meu projecto k foi considerado o melhor kuanto é k merecia receber como avaliação, tendo em conta k o juri disse k o projecto estava excelente, n houveram questões nem críticas... 20?

acho k n.... no mínimo um 25.... pena a escala apenas ir até 20!!!

fdx.... é isto a nossa educação.... passar pessoas com diploma d técnico knd apresentam como projecto d final d curso um powerpoint (flash!)????



Mas k país d maravilha... só mesmo a selecção nacional para nos alegrar!!! :D
 
kripton2007 disse:
fdx.... é isto a nossa educação.... passar pessoas com diploma d técnico knd apresentam como projecto d final d curso um powerpoint (flash!)????


São afirmações destas, e outras como o dava_hunter disse (e que outros sublinharam..) que estamos como estamos.. enfim..

Quando alguém perceber que saber ligar um cabo não é o mesmo que saber construir um cabo, muito menos criar soluções melhores que um cabo, estaremos como estamos..


...

Cumps
 
Estou com uma sensação de Dejá vu de já ter avisado nesta thread..., mas nem me vou dar ao trabalho de ver para trás para não ter de a bloquear já.

MANTENHAM-SE ONTOPIC! ISTO NÃO É SOBRE DISCUSSÃO DE CURSOS E NEM SOBRE AS NOTAS QUE OS PROFESSORES DÃO!
Após a limpeza que esta thread levou, sinto-me mesmo tentado a fechar a thread porque aposto que vai voltar ao mesmo, mas vou-vos dar o beneficio da dúvida uma última vez.
 
O que é que será manter-se ontopic, neste caso?
O titulo diz "Técnico vs Licenciados".

Logo aí já é injusto, é um contra muitos! [/JOKE]

Mas são duas profissões distintas numa área em que as fronteiras do conhecimento ainda estão algo esbatidas.
É mais fácil ver a diferença entre um arquitecto e um engenheiro civil, por exemplo. Não é o mesmo para os engenheiros informáticos (e suas especializações) e os técnicos... informáticos.

Suponho que podemos aqui andar dias e dias a argumentar porque é que um faria melhor o trabalho do outro, e não o contrário... :)
 
Técnico e Licensiado não são profissões! =)

A meu ver, quando se fala em técnico, na cabeça de muita gente vem logo à baila o técnico de informática que está atrás de um balcão. Ou o tipo que vai a um cliente para passar cabo de rede...

Eu tirei um curso profissional e fiz especialização tecnológica. Trabalho como Analista de Sistemas. Faço de tudo. Desde administração de sistemas Exchange a ir a clientes montar uma infraestrutura de rede (sim andar pelo chão a passar cabo de rede pelas calhas e a cravar cabo). Ando de fatinho e gravata (não quer dizer nada), e mesmo assim não tenho problemas em atirar-me ao chão e sujar-me todo. Sabem de onde vi esse exemplo? Do meu chefe, que é mestrado, JULGO que até já aulas deu no ensino superior. Deu ou dá formações Cisco, entre outras coisas mais... O meu chefe é o primeiro a atirar-se ao chão para tentar perceber qual o problema seja do que for. Se for preciso fura paredes para montar bastidores, se for preciso sobe a escadotes para passar cabo por cima de tectos falsos, etc.

Apenas queria passar a mensagem daquilo que é a realidade para mim...

O que é que será manter-se ontopic, neste caso?
O titulo diz "Técnico vs Licenciados".

Logo aí já é injusto, é um contra muitos! [/JOKE]

Mas são duas profissões distintas numa área em que as fronteiras do conhecimento ainda estão algo esbatidas.
É mais fácil ver a diferença entre um arquitecto e um engenheiro civil, por exemplo. Não é o mesmo para os engenheiros informáticos (e suas especializações) e os técnicos... informáticos.

Suponho que podemos aqui andar dias e dias a argumentar porque é que um faria melhor o trabalho do outro, e não o contrário... :)
 
A mensagem inicial do tópico dava idea, pelos exemplos usados, que a comparação era entre Técnico de Software/Hardware e alguém com formação superior em Informática, pelo que aqui vai a minha opinião, enquanto Licenciado, sobre essa comparação:

- Isso não são coisas que se aprendam em cursos de Licenciatura em Eng. Informática ou Licenciatura em Informática;

- De qualquer forma se a pessoa tivesse algum interesse em informática podia ter aprendido isso por sí só;

- Pessoalmente até acho que não fazia mal nenhum ter num curso superior da área uma ou outra cadeira onde se montasse uma máquina de raíz, pois acho que isso podia ser motivador para algumas pessoas (mesmo não sendo o foco do curso) e útil para quem não tivesse possibilidade de o fazer em casa;

- As empresas com alguma dimensão normalmente têm pessoal especializado para essas coisas, que é mais uma razão para nunca surgir noutro pessoal de Informática a necessidade de aprender algumas dessas coisas. Por exemplo, onde eu trabalho há uma equipa de 2 pessoas que tratam dos problemas relacionados com computadores e redes (tanto hardware como software). Apenas eles têm acesso de administrador às máquinas e têm autorização formal para trocar hardware das máquinas. São pessoas que têm conhecimentos que fazem falta à empresa pois caso contrário não estavam lá.

Antes de entrar na Univ. também lia e ouvia histórias dessas do "Licenciado que não sabe usar uma diskete" e afins. Achava isso mau de mais, mas depois quando entrei na Universidade é que percebi que muitas pessoas vão para Informática "porque sim", ou porque "dá dinheiro", ou pura e simplesmente vão enganadas porque pensam que vão aprender X e depois X é menos de 10% do curso. Se a pessoa não tinha o interesse antes de ir pro curso, não é um curso que não tem nada a ver com "configurar impressoras" que lhe vai dar esse interesse. Tem de partir da pessoa.

PS: Acho que mesmo para alguém que queira fazer trabalho de "técnico de hardware e software", a formação superior pode ser uma mais valia. Conheço quem faça esse género de trabalho e tenha licenciatura na área da Informática e, mesmo que os conhecimentos relevantes não sejam aprendidos no curso, as empresas podem preferir o Licenciado. Também há cada vez mais cursos de áreas alternativas (como por exemplo Multimédia) que são mais abrangentes e menos focados em desenvolvimento de software, que podem ser muito úteis para alguém que gosta de informática numa perspectiva diferente.
 
Viva,

De facto já li aqui tanta baboseira mas pronto opiniões são opiniões;

A informática acaba por ser um ciclo, ciclo esse que são vocês que vão definir, são vocês que vão decidir aquilo que querem realmente fazer na vossa vida futura, são vocês que vão decidir aquilo que querem fazer, onde querem trabalhar e porque;

Depois disto é que se pode determinar se opta-se por cursos tecnológicos, certificações, especializações ou cursos superiores, depois do plano estar todo definido;

Os cursos superiores não são melhores que os cursos tecnológicos e os cursos tecnológicos não são melhores que os cursos superiores quem disser isto esta completamente errado, os cursos em geral são concebidos e desenhados unicamente e exclusivamente para quem quer seguir e desempenhar aquela área ou aquele tipo de trabalho/função;

Quem opta por tirar um curso superior normalmente são pessoas que querem desempenhar aquela função especificamente;

Quem optar por cursos profissionais (III, IV) ou cursos especializados ou certificações [FONT=&quot]não estão nem melhor no mercado nem pior, simplesmente s[/FONT][FONT=&quot]ão pessoas que procuram[/FONT] e querem desempenhar aquele tipo de funções relacionadas com o conteúdo programático do mesmo, independentemente de haverem outros "cursos melhores ou piores";

Da mesma maneira que não existe o “melhor computador” existe sim computadores concebidos para diferentes tipos de utilizadores, o computador que para mim serve para ti não serve, tudo depende das necessidades de cada um;

Nos cursos o conceito é o mesmo, tirem essa ideia da cabeça que os Engs., tem obrigação de saber tudo, os engenheiros não tem de saber tudo relacionado com informática os Engs., tem sim que saber aquilo que lhes compete relacionado meramente com o seu conteúdo programático e o mesmo se aplica aos restantes técnicos/cursos;

Outro problema actualmente é que as pessoas tem aquela ideia que para seguir informática é necessário tirar um curso superior o que é completamente errado. Na informática ninguém tem que tirar um curso superior a não ser e volto a citar que queira desempenhar esse tipo de funções numa empresa, quem não quer desempenhar funções como as dos Engs. Informáticos não tem obrigação nem sequer a necessidade de recorrer a este tipo de cursos superiores, mais um vez tudo depende daquilo que cada um ambiciona;

Quem vai para a universidade tirar Eng. Informática só porque quer perceber de Informática ou porque o Pai ou a Mãe quis porque o meu filho assim não tem futuro, usualmente este tipo de pessoas infelizmente ficam no desemprego e as razoes já vocês sabem.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Não sei se sabes mas nem toda a gente dos cursos tecnológicos está lá por "último recurso". Queres um exemplo? EU, estou no 12º ano do curso tecnológico de informática, sabes que idade tenho? 23? 20? Nop, 17, nunca chumbei! Não fui para o curso por ser burro, antes pelo contrário, porque sempre soube que queria informática, e há muita boa gente que segue no 1º agrupamento porque devem pensar que os tecnológicos mordem, chegam à universidade e andam a nadar, não têm bases em informática tirando TIC onde jogavam minesweeper (Sei que não é o caso de 100% mas é de muita boa gente). E escolhendo este curso, tenho uma melhor preparação no futuro.

Sim, de facto tenho colegas com 24 anos, e outros que têm 0 (ZERO) em testes. Mas o mal na educação não é os cursos, são professores que sobem notas por pena, já vi pessoas que deveriam ter 4 e tiveram 12! Acabam o secundário e nem técnicos sabem ser! Pessoas que me perguntam se um BlueScreen pode ser do monitor.... Por amor de Deus, e eu, que tenho notas por volta dos 16/18 ninguém me sobe a nota, mas a gajos que não sabem nada sobem. E ainda querem por o 12º como obrigatório. Deixem os fracos ficarem-se pelo 9º, é por isso que temos uma economia fraca. Não temos os postos de trabalho e de grau bem delineados, com porcaria a acabar o 12º.

Cada caso é um caso mas a verdade é que é este o problema central da economia, porque como querem que o país produza quando nos baseamos em fracas estruturas de ensino facilmente corruptíveis pela pena? Porque o PIB do país vai ser produzido pelas gerações vindouras.

Sabiam que um professor tem que justificar uma negativa mas não tem de dizer patavina se sobe um aluno de 4 para 20? É por isso que o Eng. (será?) José Sócrates, quer a avaliação dos professores, para criar pressão para passar os alunos para criar uma mentira que não faça a Europa olhar para nós como os fracos, quando na realidade a mentira se reflecte no país. Ena que bom, o presidente da UE acha que estamos a avançar a nossa educação, mas estaremos mesmo? Claro que não! É o mesmo que por desodorizante por cima do suor, mais tarde ou mais cedo vai cheirar mal!

Foram post meus apagados... -.-'
lol...
Isso também não é bem assim, não sei o que dão no curso tecnológico de informática mas se por um lado entras com bases para umas cadeiras, por outro também chegas cá (Engenharias?) pior preparado/sem bases para as cadeiras de matemática e física (conheço casos assim)... são escolhas que se fazem mas existem vantagens e desvantagens nas duas.
Mais, não sei que ideia tens da universidade e do curso que pretendes seguir, mas não vais chegar lá e ser o único a conseguir fazer as coisas enquanto os teus colegas que não tiveram informática vão ficar para trás... como é óbvio tudo é dado desde o inicio, se não teríamos como pre requisito de entrada o curso tecnológico...

Se entrares com algumas bases de C ou Java, umas noções de redes ou de bases de dados, etc., acredito que tenhas vantagens e maior facilidade em algumas cadeiras, mas acredita que também tens outras que estarás em desvantagem.

E quanto ao facto de muita gente entrar vinda do Agrupamento 1 e andar aos papeis, isso não é pelo facto de entrarem pelo agrupamento 1 que acontece ou deixa de acontecer, é simplesmente porque não gostam do curso ou têm vocação para a área e vieram cá parar sem saber bem o que queriam...

A minha opinião é que quem quiser entrar em Informática que continue para o agrupamento 1, até ao 12o ano pode resolver mudar de ideia e assim está numa área onde tem imensas opções para o futuro, caso não mude virá melhor preparado em matemática e física (que vai ser importante para muita coisa...) e não é por não ter aprendido C ou saber o que é um DBMS que vai ter a vida mais dificultada...
 
agrupamento geral é isso mesmo em que tu estás. e os cursos tecnológicos também se fazem na escola, apenas estão mais virados para quem não quer seguir universidade
 
agrupamento geral é isso mesmo em que tu estás. e os cursos tecnológicos também se fazem na escola, apenas estão mais virados para quem não quer seguir universidade

Não concordo muito contigo. Eu fiz o curso tecnológico de informática sempre com a ideia de entrar para a faculdade, e assim foi. E quando entrei para a faculdade senti que estava muito melhor preparado que outros colegas meus vindos do agrupamento geral. Quando falo em melhor preparado não estou a falar de matemáticas, mas sim de programação. (é óbvio porque eles não tiveram programação do agrupamento geral)

Também tenho a dizer que na faculdade aprendes a programar, não é preciso saberes programar para entrar para a faculdade num curso de informática.


Cumprimentos
 
Não concordo muito contigo. Eu fiz o curso tecnológico de informática sempre com a ideia de entrar para a faculdade, e assim foi. E quando entrei para a faculdade senti que estava muito melhor preparado que outros colegas meus vindos do agrupamento geral. Quando falo em melhor preparado não estou a falar de matemáticas, mas sim de programação. (é óbvio porque eles não tiveram programação do agrupamento geral)

Também tenho a dizer que na faculdade aprendes a programar, não é preciso saberes programar para entrar para a faculdade num curso de informática.

pois se assim for é espectaculo porque em ciencias e tecnologias não aprendes puto de programação e assim..tens TIC e é só para saberes mexer no word lol
 
Não concordo muito contigo. Eu fiz o curso tecnológico de informática sempre com a ideia de entrar para a faculdade, e assim foi. E quando entrei para a faculdade senti que estava muito melhor preparado que outros colegas meus vindos do agrupamento geral. Quando falo em melhor preparado não estou a falar de matemáticas, mas sim de programação. (é óbvio porque eles não tiveram programação do agrupamento geral)

Também tenho a dizer que na faculdade aprendes a programar, não é preciso saberes programar para entrar para a faculdade num curso de informática.


Cumprimentos

eu também sei disso, acabei este ano o tecnológico de informática.
não quis dizer que o tecnológico não serve para ir para a universidade, apenas que para quem não quer seguir estudos, talvez seja melhor opção

eu pessoalmente não me arrependo de ter vindo para este curso, mesmo com essa treta de ter matemática B (não concordo com isso, preferia ter A). se fosse para o geral ficava com mais matemática e nenhuma infromática, porque foi só a partir do 10º que comecei a interessar-me por isto. se não tivesse vindo para este curso, por esta altura secalhar ainda não sabia nada de programação.

mas isso já depende da pessoa. acho que uma pessoa que já tenha tido contacto com a informática, e que esteja habituada a programar mesmo sem ter aulas disso pode muito bem seguir o curso geral, porque as vantagens do tecnológico diminuem um bocado
 
Passados 5 anos de faculdade, sei de muitas pessoas que não sabem montar um pc, mas sabem desenvolver um agente inteligente que ganha qualquer um no CS, sabem desenvolver um protocolo de transporte para uma rede de sensores, sabem promenores de nível fisico de WiMax, entre muitas coisas.
Acho que montar um pc ou montar um array de discos, numa área tão vasta como a infomática, não é nada. Muitos nem curiosidade tiveram para fazer isso! Não deixam de ser excelentes profissionais por causa disso!

PS: eu sei montar um pc desde os 11 (?) anos e ja montei um array de discos em raid0, porque sempre curti, nunca me ensinaram na escola!

EDIT: também conheço quem esteja a acabar um curso de ciências farmaceuticas e também sabe montar um PC, ele não aprendeu isto lá de certeza. Alias ele dava um melhor técnico que muitos do meu curso.
 
Última edição pelo moderador:
pois, isso é tudo muito bonito, mas nessa altura tinha matemática A e FQ A, o que não só vos preparava melhor, mas também "afastava" mais o pessoal que hoje em dia se vê nas aulas a não fazer nenhum ou a incomodar os outros e a dar má reputaçõa á turma

e falas em não saber montar um pc. é aceitável, não se tem que saber tudo. mas aposto que nenhum desses que referiste alguma vez se lembraria de fazer o que um da minha turma fez. abrir o pc para montar uma placa de rede, por a placa lá dentro (mas sem encaixar no slot PCI, ou seja, sem qualquer tipo de encaixe ou ligação) e depois tentar apertar o parafuso, que logicamente não ia apertar porque a placa não estava encaixada

isto para veres o nivel a que a minha turma conseguiu chegar este ano
uma coisa é não saber montar um pc, outra é estar um ano na disciplina de redes, e 3 anos em informática, e não ter a minima noção de que "para funcionar, tem que estar ligado"


resumindo, o ensino já não é o que era :007:
 
lol
isso já é outra conversa!
nos no 10º ano eramos 11, no 11º eramos 5!
funcionou logo a selecção natural! Para mais no 10º tinhamos aulas com a turma de desporto: 1º periodo nao havia cadeiras pra todos em FQ, ultimo periodo a sala tava as moscas!

AH nc tive uma história dessas da placa, mas havia gente que andou a porrada porque um não acreditava que outro tinha feito uma pontuação X no pinball do windows....

É a tal mentalidade que já falaram aqui, que tem que seguir estudos pra ter futuro! Há gente que não tem qualquer paciência para estudar, e para eles existe o mundo do trabalho não qualificado! MAS, os tugas querem ser todos doutores, mesmo os que têm o 9ºano!!
"Ah pro trabalho duro, que venham os emigrantes!"

Os putos vão para informática pq o msn (irc no meu tempo :P) é fixe para entagar o gajedo, vão pra desporto pq jogar à bola é do melhor e vão pra artes pq curto bue fazer grafitis pah... é assim...
O meu curso quando entrei chamava-se Eng. de Redes de Comunicação e Informação. Haviam caloiros que se inscreveram a pensar que era um curso de comunicação social!!! WTF!!! inscreveram-se sem se informarem?!?!?
 
Última edição:
Tanto um técnico ou licenciado se não sabe o que o google tá tramado.

Tive a ler uns posts aqui, e, desculpem lá mas um licenciado se for pensar que no mercado de trabalho so tem de pensar, abstrair, pensar na arquitectura e mandar fazer está tramado.

Bem, estou a excluir aqueles que vão para empresas grandes ou com a cunha do pai, onde de facto é capaz de ser uma empresa tal onde se paga apenas a pessoas para pensar...

A realidade é geralmente bem diferente, e tanto um técnico ou licenciado (acreditem a diferença não é assim tanta na maioria dos casos, porque muitos técnicos frequentaram faculdade...), tem de se saber educar por conta própria, procurar, e se desenrascar, metendo mãos a obra.

Por discos em raid? Sim, é algo que não e fora do normal.
Aprender outra linguagem qualquer de programação? É o que acontece mais vezes.
Abrir uma consola para um router Cisco e andar a tentar resolver um problema? Ai jesus, mas pode não haver mais ninguem.

A maioria dos empregadores ai fora não sao companhias assim tao grandes, e mesmo as grandes esperam que tanto um técnico ou licenciado, seja versatil, que se adapte e que consiga aprender várias coisas uteis para desempenhar o trabalho que lhe pedem.

Se não sabem instalar uma impressora, aprendi na faculdade, GOOGLEM!

Sem mais tempo para desenvolver o post,

João Duarte
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo