Sony Alpha DSLR-A200

Já agora a alguma canon ou nikon com live view ?

Até doi quando fazem essas perguntas... lol

Sim, existem corpos Canon e Nikon com LiveView, a 450D e a D60 respectivamente, mas não escolhas a máquina com base nisso. Isso é uma função que numa SLR não é de todo importante.
 
Mas que para uma pessoa que esta habituada a compacta talvez seja ....

Nem por isso. Isso é uma mania que as pessoas apanharam agora, porque até há bem pouco tempo nenhuma SLR tinha live-view.
Acredita que tal como muitos outros que pensavam como tu, assim que começares a usar a máquina vais perceber que o liveview não é importante.

Além de que não dá jeito nenhum estar a fotografar com o liveview, e a máquina perde bastante desempenho.
 
Até doi quando fazem essas perguntas... lol

Sim, existem corpos Canon e Nikon com LiveView, a 450D e a D60 respectivamente, mas não escolhas a máquina com base nisso. Isso é uma função que numa SLR não é de todo importante.
A D60 nao tem liveview...

tb nao da jeito nenhum fotografar com viewfinder kando tens a makina encostado ao chao ou da? ;)

O liveview da mt jeito, mas apenas em situacoes particulares (cm o atras referido).
 
A D60 nao tem liveview...

tb nao da jeito nenhum fotografar com viewfinder kando tens a makina encostado ao chao ou da? ;)

O liveview da mt jeito, mas apenas em situacoes particulares (cm o atras referido).

Por acaso pensava que a D60 já tinha.

Queres comparar uma coisa de é útil uma vez em cada mil, com um viewfinder óptico (que é a base das SLRs)?
Aquilo que eu disse mantêm-se, o liveview não é minimamente importante. Se estiver lá, fixe, se não também não se perde grande coisa. Ainda para mais a situação que o Ipoder referiu é bastante clara "para uma pessoa que esta habituada a compacta", ou seja, a intenção é andar a enquadrar com o liveview.
 
Concordo plenamente com o dito sobre o liveview. Tb pensava que ia sentir a falta mas agora acho uma caracteristica completamente dispensável...na decisão de compra de uma máquina agora dava-lhe um peso de quase zero...nem me lembro disso quando estou a usar a máquina para além de que estar a fotografar com uma SLR e a olhar para o LCD não me parece nada natural...
 
Vejo o liveview como um complemento ao viewfinder, mas sim concordo k nao e algo fundamental.

agora por alguma razao as makinas de topo teem esse feature, certamente k nao e para facilitar a transicao das P&S nao e? ;)

nao sei ate k ponto e valido dizer k o liveview nao faz falta, vindo de pessoas k ja estao mais k habituadas a usar o viewfinder pq e a unica forma k teem de trabalhar... axo k so exprimentando e usando durante uns tempos se pode chegar a essa conclusao.

Vejo o liveview e sao so como uma comodidade para determinadas situacoes, por exemplo camera junto ao solo, camera em tripe mas tb como funcionalidade como por exemplo fotografar de angulos em k nao conseguimos chegar com a cabeca onde chegam os bracos ou fazer zoom 10x no liveview para acertar o foco num objecto pekeno.

mas mm tendo disto isto, 95% das minhas fotos sao tiradas pelo viewfinder.
 
Eu nunca tive obrigação de usar o viewfinder, excepto nas SLRs de filme. Tirando essas as SLR que mais uso são as Olympus que até são das que têm liveview há mais tempo. E a razão de de vez em quando dar uso ao live-view é porque a máquina costuma estar fixa num tripé e o viewfinder também não é bom. Mal por mal, num estúdio, prefiro estar sentado na cadeira a olhar para o LCD do que fazer o mínimo esforço para olhar por um viewfinder mau.
Além destas também já usei as Sony todas, embora não tenha usado tanto, mas aí já tenho um viewfinder melhor.

Agora tirando isto e as tais posições esquesitas (máquina no chão ou no ar), nunca vi nenhuma razão para usar o liveview, mesmo quando ele está disponível.

Por isso, pela experiência que tenho com SLRs, só posso concluir que a utilidade de um LiveView é praticamente nula. Muito menos para facilitar transições.
 
O que as marcas deviam dedicar-se era a criar viewfinder's com cobertura de 100% e com qualidade...isso sim é que era.
Mas é verdade que o liveview em situações especificas pode ser util...
 
Só encontro utilidade para o liveview numa câmara com LCD minimamente manobrável.

Dito isto, já tive uma ou outra situação em que o liveview+lcd me safaram (algo que seria também contornável caso pudesse já ter comprado aquele acessório em C para o viewfinder) mas como o Rui disse, é praticamente uma em mil e numa reflex paga-se caro no que toca performance da câmara.

De cada vez que mexo na minha reflex lembro-me, com um sorriso, das vezes que li aqui que quando se passa para um OVF não se quer outra coisa. De facto, é a mais pura das verdades.

Posto isto, não digo que um liveview não seja útil muito de vez em quando mas não deve mesmo condicionar a compra de uma câmara sobre outra. Muito menos numa 450D, por exemplo, em que a sua implementação é inferior ao que faz a Sony nas suas alpha e nem um LCD manobrável tem. Acho que esse tipo de implementação do liveview é o verdadeiro apelo da Canon a quem pretende comprar uma reflex para fotografar como fotografava com as suas superzoom ou compactas. Por isso, uma 450D tem mais que argumentos para que se resuma a sua escolha ao simples LV...

Também não vejo com bons olhos ajudar na transição para OVF, porque algum dia isso tem que acontecer. Que transição se está a fazer ao utilizar o LV numa reflex? Só se for mesmo quando nos apercebemos que um LV numa reflex é pior do que noutra câmara qualquer e que o melhor é mesmo "meter" o olho no OVF.
 
True. Isto do liveview é mesmo mais pelo marketing que outra coisa. Acabei de comprar uma máquina que também tem LiveView e a única utilidade que me vejo a dar-lhe é esta e mesmo assim é só na tal situação de estúdio com a máquina fixa ou para umas macros em casa.

Além disso, acho que o usar o liveview numa SLR é pura desilusão, pois funcionam muito pior que as compactas/bridges e no fim acredito que muitos leigos fiquem a pensar "porra, tanto dinheiro para isto?!".
 
Porque máquinas de topo que custam milhares de euros têm obrigação de ter tudo e mais alguma coisa.

Ninguém está a dizer que o liveview é completamente inútil, mas que a sua utilidade é extremamente reduzida lá isso é. E se praticando um tipo de fotografia normal, já é rara a utilidade do liveview, mais raro ainda é praticar-se esses dois tipos de fotografia, especialmente o segundo que obriga a modificações internas à máquina.

As SLRs daqui para a frente podem ter liveview à vontade, até podem começar a tirar cafés. Mas não deixa de ser um grande erro basear a escolha de uma SLR em coisas tão pouco importantes.
 
Post Original de Warlord:
Axo k daki pra frente as DSLR vao passar a ter liveview, ker gostem ou utilizem ker não.

Concordo plenamente. Sinceramente, acho que, neste momento, o LiveView é mais marketing que verdadeira mais valia e tb acho que não deve ser factor decisivo.

Mas penso que, no futuro todas as DSLR terão LiveView e, talvez até, comecem a desaparecer o viewfinders.

O problema do LiveView é, neste momento, uma questão de tecnologia. Há uns tempos atrás, escrevia-se neste fórum que, por incompatibilidades estruturais, da própria concepção do sistema, as DSLR não poderiam ter LiveView. Hoje já estamos a discutir se o LiveView é ou não útil...
 
Muito dificilmente o viewfinder vai desaparecer. Quer queiramos quer não, é a razão de existência das SLR. Uma SLR sem viewfinder é uma bridge com sensor APS em que se pode trocar as lentes.

Quanto à evolução do liveview, até pode evoluir, mas será que alguma vez uma SLR terá melhor desempenho com liveview do que com o viewfinder? Há que lembrar que o viewfinder é a razão pela qual as SLR são tão mais rápidas que as compactas. E as compactas já levam anos de evolução no liveview.
 
algumas makinas focam em liveview da mm maneira k focam pelo viewfinder, por phase...

as maquinas de topo que custam milhares de euros fazem video? as P&S fazem...
as maquinas de topo que custam milhares de euros tem modos de colors swap, color accent, etc? as P&S teem...

nao poem tudo e mais alguma coisa, poem features k sao uteis aos fotografos profissionais...
 
Última edição:
Porque máquinas de topo que custam milhares de euros têm obrigação de ter tudo e mais alguma coisa.

Ninguém está a dizer que o liveview é completamente inútil, mas que a sua utilidade é extremamente reduzida lá isso é. E se praticando um tipo de fotografia normal, já é rara a utilidade do liveview, mais raro ainda é praticar-se esses dois tipos de fotografia, especialmente o segundo que obriga a modificações internas à máquina.

As SLRs daqui para a frente podem ter liveview à vontade, até podem começar a tirar cafés. Mas não deixa de ser um grande erro basear a escolha de uma SLR em coisas tão pouco importantes.

:)... olha que eu trocava o meu liveview por um cafézito, de vez em quando...:)
que nenhum fabricante pense a sério nisto, pois daqui a uns tempos, temos aí uma Olympus Nespresso ou algo assim parecido... ;)

Bom, o liveview ajuda em macro, com tripé e em casa... na rua, não dá...

Podem pôr liveview em todas as máquinas, como já o estão a fazer, mas há uma coisa que não conseguem fazer, é impedir o sol de brilhar...;)

LCD e sol nunca foram muito boa combinação...
 
algumas makinas focam em liveview da mm maneira k focam pelo viewfinder, por phase...

as maquinas de topo que custam milhares de euros fazem video? as P&S fazem...
as maquinas de topo que custam milhares de euros tem modos de colors swap, color accent, etc? as P&S teem...

nao poem tudo e mais alguma coisa, poem features k sao uteis aos fotografos profissionais...

Sim, a minha foca em liveview da mesma maneira que foca pelo viewfinder e à conta disso perde o dobro do tempo que sem o liveview porque tem que andar com o espelho para baixo e para cima só para focar. E penso que por causa disso deve perder a focagem continua (servo). Aliás, na prática ela desliga o liveview para focar e depois volta a ligar.

Só não metem o que é mesmo completamente inútil (color swaps, etc). De resto metem tudo o que possa ser minimamente útil, mesmo que essa utilidade seja extremamente reduzida.
Olha por exemplo, acho mais útil a capacidade da minha máquina de usar um disco externo em vez de um cartão.
Já o poder ligar a um receptor GPS e gravar coordenadas no EXIF... Bem... lol
Tou como o jmmsmm, trocava isso e o live-view por um slot para colocar cápsulas nespresso e sacar cafés. Dava cá um jeito...

Em relação ao modo de vídeo, dá-lhe tempo. Já houve uma empresa a registar a patente para uma tecnologia que permite isso nas SLRs. Mas claro que SLRs que precisem baixar o espelho para focar, nunca poderão ter modo de vídeo.
 
nao bebo cafe, tlvz seja p isso k prefiro o liveview :lol:

gravar coordenadas e util, mais util seria se podesse usar o ecran da camera como GPS, isso sim seria um luxo :)

se da para fazer liveview tb podiam gravar... o foco era feita da mesma maneira, espelho para cima, foca, e a partir dai gravar sempre com a mm focagem, afinal de contas um video nao e mais k uma sekencia rapida de imagens :P
 
Oh... Mas um video como deve ser convém ter focagem continua... (ou um DOF extremamente grande que é o que acontece nas compactas)

Gravar coordenadas é útil?! lol Epah, ok, é mas para quantas pessoas em mil? Aliás, quantas pessoas num milhão? Duas?
Mas podes usar como GPS... Tiras uma foto que sabes logo onde estás. :p E tens uma imagem real em vez de mapas manhosos... Anda a ndrive a fazer mapas em 3D e a Canon é logo com foto! :D

Café ou liveview? Mesmo para quem não bebe por hábito... O café dá jeito para raids matinais, dá jeito para raids à noite, dá jeito para longas exposições, etc... :p lolol Fotográficamente é útil!
 
Back
Topo