Sony Alpha DSLR-A200

kadeR e Rui Marto, têm razão. De facto, não é suposto a A200 competir com a 450D. Tendo a comentar apoiado nesse falso pressuposto por ter uma A300 e a verdade é que as A300/A350 não são assim tão diferentes da A200.
Mas têm razão, na visão da Sony a A300/A350 é que compete com a 450D e por isso nada mais justo que a A200 ser avaliada tendo em conta outro tipo de exigências e expectativas.

Erro meu.

--
EDITADO:

É verdade Rui Marto. Penso que tal como é possível as marcas fazerem chegar o FF às semi-profissionais, também não é de enjeitar que a Sony, que ainda agora chegou, melhore muito na maior parte dos aspectos que tem para melhorar (isto, naturalmente, sem que uma coisa tenha a ver com a outra).

Não acredito que a Sony tenha feito o investimento que fez só para ver no que isto dá e, caso não resulte em meia dúzia de anos, abandonar ou contentar-se com a situação em que se encontra actualmente no panorama das dslr. Claro que o primeiro cenário é uma probabilidade muito forte e o segundo não passa de uma crença. De qualquer forma não foi com base nela que comprei Sony e também não acho que alguém que queira gastar o seu dinheiro de forma sensata o deva fazer.

Obviamente que a melhor forma que a Sony teria de se chegar à frente seria conseguir oferecer 3 ou 4 características que garantissem supremacia face a outros sistemas e a um preço mais baixo. Como já aqui se disse, 100€ de diferença + maior durabilidade da bateria são manifestamente escassos para alguns dos consumidores-tipo que visitam esta zona do fórum e para outros são praticamente inúteis.

O que continuo a achar é que a Sony é nas dslr bastante mais competente do que nas compactas e que há pessoas que estão sempre prontas a dizer "não há dslr más" mas que depois parecem não conseguir separar a Sony do mundo das compactas (principalmente do modelo T) da Sony das dslr (que me parece tão respeitável como as outras) e por isso não se coíbem de ir buscar algumas coisas também insignificantes para malhar a torto e a direito no sistema da Sony. Chego a ficar com a ideia que, na opinião de alguns utilizadores, quando alguém pensa em comprar uma Sony dslr mais lhe valia ir comprar uma qualquer super zoom.

Diz-se aqui que a Sony não oferece nenhuma vantagem que justifique... Então pergunto, sem querer entrar em discussões sem nexo com os consumidores destes sistemas, o que oferecem Olympus e Pentax, assim de repente? A Olympus devia oferecer um sistema mais barato com os seus 4/3 e isso não se vê. Parece que tem boas lentes de kit e que até é uma boa aposta para aquele grupo de pessoas, que referi no comentário anterior, interessadas em ficar com as lentes do kit. Mas como o Rui Marto já disse, será um "nicho leigo". Depois, a par das Pentax, têm uma boa construção. ... Mas é só isso?...

Nas compactas pergunta-se "queres olhar para a câmara ou para as fotos?" e aqui não é pertinente perguntar-se qualquer coisa como "queres tirar fotos ou Atirar com a câmara?"? Eu também gosto de ter qualidade nos materiais que me passam pelas mãos, mas também não é isso que me faz tirar melhores fotos e parece-me tão decisivo na compra de uma câmara como um LCD móvel, por exemplo. Se lá estiver, fixe. De resto, são 3 sistemas com estabilização no corpo... A Pentax, particularmente, numa ou noutra análise até parece sofrer do mesmo problema que as Sony no que toca à suavidade dos jpeg, mas mesmo isso também não é algo que ligo já que a grande maioria das minhas fotos são tiradas em RAW... Isto para dizer que seria, acho eu, de esperar um pouco mais destas duas marcas que já cá estão há mais tempo mas confesso que falei na Olympus e na Pentax mais para puxar esta discussão para cima da mesa do que para falar do que realmente oferecem, para isso conto com quem as conheça melhor se quiserem participar.

Enfim, para quem teve paciência para ler uma edição maior que o comentário original, digam o que acham... Peço desculpa porque realmente não me parece que este seja o tópico mais indicado para esta discussão mas... enfim, isto "já está como há-de ir", ao menos que sirva para algo mais nobre do que estar aqui a tentar provar alguma coisa ou enterrar quem não percebe muito disto mas que ficou contente com a sua compra a ponto de a recomendar a outros que perguntam.

Se ofendi alguém foi inadvertidamente.
 
Última edição:
É um belo testamento... :) Vou tentar ir por pontos para facilitar.

Acredito perfeitamente que a Sony possa vir a ter um sistema muito bom. Eles entraram no mercado das DSLR e parece-me que até querem atingir o mercado profissional, por isso como se costuma dizer, mais tarde ou mais cedo vão ter que subir a parada. No entanto há uma coisa que tanto a Nikon como a Canon têm e que a Sony não tem: Um mercado profissional e amador sólido, que lhes confere a obrigação de continuarem na frente do desenvolvimento.
Ou seja, não é que o da Sony não possa até vir a ser melhor, mas é como se houvesse uma garantia de que a Canon e a Nikon vão continuar a desenvolver productos de topo.

Como já disse várias vezes, concordo plenamente que para entrar melhor no mercado, a Sony deveria não só oferecer corpos/kits a preços baixos (já o faz), mas também corpos/kits que fossem mais apeteciveis a quem quer levar isto a sério. Como já disseste, não é uma bateria durar muito, menos 100€ ou um estabilizador que funciona em lentes antigas, que vai compensar pelo resto do sistema, pelos corpos ruidosos, etc. Isso são coisas para aquele nicho de mercado que se atreve a dizer que uma SLR é "uma bosta" só porque não tem liveview ou porque tem pouco zoom.
Para mim bastava-me ver um sensor menos ruidoso e uma lente realmente boa nos kits. Já era meio caminho andando.
Mas realmente não há comparação com as compactas/bridges. A Sony nas DSLR não é uma marca má, tem é um sistema mais fraco que a concorrência e corpos que não compensam isso, ainda que o seu preço seja relativamente baixo (o dos corpos).

Quanto aos outros sistemas, eu sou o primeiro a dizer-te que não gosto do sistema da Olympus. Esse sim, é um sistema que nunca compraria e até tinha facilidades na aquisição. Já o disse aqui e volto a dizer, é para mim o sistema com menos margem para desenvolvimento, não permite full frame, os sensores são mais fracos devido ao seu tamanho, os corpos e lentes não são significativamente mais leves/pequenos que os restantes, os viewfinders são pequenos e apesar a cooperação de várias marcas, não existe muita oferta de lentes, nem tão pouco são baratas.
Agora a meu ver, aquilo que a Olympus faz, é aquilo que a Sony devia fazer. A Olympus oferece um kit barato e apesar de o corpo apresentar fraquezas em pontos importantes, as lentes do kit têm qualidade para compensar isso e é possível comprar o kit com as duas lentes por pouco mais de 500€.
Por isso, para mim, a Olympus é sem dúvida um dos piores sistemas, se não mesmo o pior. Mas para o tal nicho que compra o kit e vive o resto da vida assim, a Olympus torna-se uma marca a considerar.

A Pentax é o sistema que conheço pior, mas uma coisa tenho notado: existem algumas lentes "exclusivas" e a Pentax é detentora de várias delas. O K-mount, a par do F-mount, é um dos mounts com a maior e melhor retro-compatibilidade (embora isso pouco me interesse). E apesar de também não ser o melhor, a verdade é que o kit da Pentax costuma atingir os preços mais baixos do mercado. Acho que a K200D ao lado de uma A200 ou D40, tem um kit melhor, mesmo que seja um pouco mais caro.
Mas é como disse, conheço pouco o sistema da Pentax.
 
eu mt sinceramente nao comprometia as minhas escolhas no futuro para conseguir poupar 100€ agora...

para isso esperava algum tempo por uma ***** promocao ou um cashback.

acho k a pergunta que se deve fazer e se os 100€ compensam tds as desvantagens deste sistema e o investimento k planeiam fazer nos proximos tempos. de nada adianta poupar 100€ agora se daki por 6 meses vao comprar uma lente complementar a de kit (por exemplo uma telephoto ou uma prime macro) k custa 200€ a mais que as das outras marcas.

por exemplo, digamos k gosto de macro e kero uma 100mm 2.8

Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM Macro Lens: $479.99
Sony 100mm f/2.8 Macro Lens f/2.8-f/32 : $639.99

E lá se vão os 100€ k poupei.
 
por exemplo, digamos k gosto de macro e kero uma 100mm 2.8

Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM Macro Lens: $479.99
Sony 100mm f/2.8 Macro Lens f/2.8-f/32 : $639.99

E lá se vão os 100€ k poupei.
.

Mas porque que se temde comprar uma lente SONY? Existem Sigma, Tamron que encaixam na a200 e preços mais em conta
 
1º pq nao existe sigma e tamrom 100mm 2.8
2º pq a lente da canon e melhor k a da sigma/tamrom mais semelhante (deduzo k a sony tb seja, ainda por cima sendo mais cara)

se e pra andar sempre a comprar lentes 3rd party entao estou a condicionar ainda mais as minhas escolhas...
 
1º pq nao existe sigma e tamrom 100mm 2.8
2º pq a lente da canon e melhor k a da sigma/tamrom mais semelhante (deduzo k a sony tb seja, ainda por cima sendo mais cara)
humm,

sigma 105mm f/2.8 macro
tamron 90mm f/2.8 macro
tokina 100mm f/2.8 macro

todas elas são boas objectivas, sendo a pior das 3 a Sigma. e sinceramente não acredito que a qualidade de imagem tanto da Canon ou da Sony seja superior à da Tamron ou Tokina.. que são duas das objectivas com melhor definição que já usei, acredito sim que sejam bastante idênticas.
 
humm,

sigma 105mm f/2.8 macro
tamron 90mm f/2.8 macro
tokina 100mm f/2.8 macro

todas elas são boas objectivas, sendo a pior das 3 a Sigma. e sinceramente não acredito que a qualidade de imagem tanto da Canon ou da Sony seja superior à da Tamron ou Tokina.. que são duas das objectivas com melhor definição que já usei, acredito sim que sejam bastante idênticas.

Por acaso já me disseram que a Tamron é impecável. A Tokina ultimamente também me anda a surpreender com a qualidade óptica.
 
quando estive indeciso na compra de uma das 4, na maior parte das análises que li, a canon levou a melhor... embora todas as outras apresentem uma qualidade muito boa...
optei pela canon...

já experimentei a tokina, e realmente tem uma qualidade de contrução impecável... a nível optico não consegui chegar a conclusão nenhuma de jeito, quando a tentei comparar com a canon...
mas à primeira vista, não se destinguem as imagens de uma e outra...
 
Pelos testes, a Tokina, a Tamron e a Canon estão mais ou menos ao mesmo nível. A única que está abaixo é a Sigma. No entanto a Canon é considerada a melhor devido em grande parte ao sistema de foco ser interno e porque é bastante mais rápida e silenciosa a focar que qualquer uma das outras (é USM).
A Tokina é considerada a que tem a melhor qualidade/preço, mas é a mais lenta a focar e extende muito.
 
Gostei das respostas, esclareceram com mais exactidão o vosso ponto de vista. Uma coisa é analisar cada oferta e concluir que uma delas é menos boa, tem que acontecer. Acontece à Sony e assim, se é a que menos oferece também é a que tem mais possibilidades para progredir.

Perdoem a minha opinião mas é que o que estava a acontecer aqui não contribuía em nada para um tópico que está no índice de câmaras...

Temos um tópico onde partilhamos as nossas aquisições, onde nos felicitamos pelas compras que fazemos, onde ficamos contentes por ver outros utilizadores dar saltos em câmaras e lentes e chegamos a ficar na expectativa para ver os resultados do que fazem com o novo material... e depois temos algumas páginas nalguns tópicos como este que nalguns momentos só faltou rotular de estúpido quem comprava esta marca, acho que não é condizente.

Obrigado pela paciência e pelas respostas a quem o fez. :)
 
Bolas, uma pessoa não é estúpida só por comprar desta marca. A pessoa pode simplesmente estar desinformada, ter sido induzida em erro (acontece mais nas lojas), ou até mesmo gostar do sistema por alguma razão em particular. Mas embora às vezes custe, há que haver reconhecimento de que talvez não se tenha tomado a melhor opção e não fazer recomendações apenas com base no "estou satisfeito, logo é bom".

Eu próprio estive quase a ir para outros sistemas e provavelmente teria ficado satisfeito, mas analisando as coisas mais a fundo e querendo levar isto a sério, cheguei à conclusão que apenas o sistema da Canon ou da Nikon correspondiam aos requesitos. Se tivesse comprado de outro sistema, por esta altura já estaria arrependido.
 
"Estou satisfeito logo é bom" e é bom... Mas há melhor. Não vejo mal nisso. Veria sim em "Se estou satisfeito, como pode haver melhor?". Quanto a reconhecer-se que não se tomou a melhor opção, concordo com isso. Mas estando satisfeito, como pode alguém reconhecer que tomou uma opção menos boa?

Eu reconheço que a Sony não é a melhor oferta do mercado, sei disso agora e sabia disso antes de a comprar. Já disse que tenho hipóteses de comprar Sony em condições muito específicas, se calhar nos mesmos moldes que tu terias em comprar Olympus, mas daí a dizer que se calhar não fiz a melhor opção... Não vai acontecer porque estou realmente satisfeito com o que tenho, não posso reconhecer que fiz uma má opção porque não me sinto arrependido.

Posso dizer-te, por exemplo, que me senti arrependido em ter comprado uma H9 há cerca de um ano atrás. Não por não ter comprado logo dslr (dado que na altura a ideia não era deixar-me apanhar pela fotografia, se fosse não gastava dinheiro em câmaras intermédias) mas porque realmente é uma câmara medíocre, não importa quanto se pague por ela. Só não digo má porque, enfim, há outros modelos no catálogo da Sony que levam de forma mais justa com essa classificação.

Com a A300, honestamente, não me sinto desapontado. Posso discutir se estaria melhor servido com outro sistema, mas para isso primeiro preciso de sentir limitações neste sistema e verificar depois que noutro não as sentiria. Isso ainda não aconteceu. Se falares no preço das lentes... devo comprar a primeira fora do kit (composto por 18-70mm F3,5-5,6 e 55-200mm F4-5,6) daqui a mês e meio portanto é normal que ainda não tenha sentido a leveza da carteira.
 
Pronto, corrigindo: "Estou satisfeito, logo é o melhor". Chegando ao ponto de dizer que a Sony tem uma oferta sem lacunas e que o argumento da oferta de lentes não interessa, que a lentidão não interessa, o ruído, destacando a limpeza de sensor e extras, num corpo que nem assistência de focagem tem...

Quanto à tua opção pela Sony, é fundamentada no mesmo argumento que a minha pela Olympus. Caso tivesse ficado satisfeito com a máquina da Olympus, teria de facto feito uma boa opção. Teria material Olympus muito mais barato que o normal. Por isso a qualidade/preço iria ser melhor para mim que qualquer outra opção. E aliás, eu acho que a Olympus é de facto uma opção a considerar para quem acha que fica satisfeito com o kit de duas lentes.

Mas pensando por antecipação, sabendo aquilo que procurava na máquina e sabendo já pelo menos 3 ou 4 lentes que quero ter, consegui prever que o sistema da Olympus me iria limitar e que me iria arrepender. Talvez não quando comprasse o kit, mas de certeza assim que tentasse comprar outra lente.
E para isto não era preciso estar desapontado com a máquina, bastava depois começar a ver as lentes dos outros sistemas mais em conta, ou até lentes que não existem para a Olympus.

Isto que me teria acontecido com a Olympus, pode até nunca te acontecer com a Sony. Podes sempre conseguir encontrar tudo o que queres a preços razoáveis e com boa qualidade. E por isso podes até nunca te arrepender ou ficar desapontado com a tua máquina. Mas se algum dia acontecer... Já sabes que mudar de sistema é complicado.
 
Última edição:
Tens razão, mas repara que há pelo menos algo que nos distingue.

Tu consegues prever que lentes vais querer e precisar para o tipo de fotografia que mais gostas de fazer. Como tu, haverá muitos, mas mesmo assim serão uma minoria entre os consumidores das dslr entrada de gama (tu particularmente não enquadras aqui, já que tens uma semi-profissional :p).
Eu não fui capaz. Ainda hoje não tenho um tipo de fotografia que goste mais de fazer, sei a que horas e em que estações gosto mais de fotografar mas fico-me por aí. OK, não gosto muito de retratos (ou pelo menos das minhas tentativas :p porque gosto de ver um bem conseguido). Em alcance... quando comprei a dslr estava habituado a saltar em segundos dos 30mm para os 460mm, por exemplo.

Limitações no corpo ainda não senti, mas é possível que as venha a sentir nas lentes quando quiser algumas específicas e não as encontrar de todo ou, mesmo em condições vantajosas, me ficarem mais dispendiosas. São surpresas ou desilusões com que irei colidir à medida que for passando mais tempo com a câmara.
 
Sim, nem toda a gente consegue fazer essa previsão, até porque há quem goste de vários tipos de fotografia ao mesmo tempo. Mas mesmo sabendo o que quero, repara que eu gosto de alguns estilos fotográficos que não têm nada a ver entre eles. Eu adoro fotografar desporto, carros, etc, mas também adoro estúdio (por falar nisto, na próxima 2ª tenho novidades :p), adoro retratos e adoro fotografar pessoas na rua.
Por este motivo, apesar de saber o que quero e ter tudo estudado, preciso ter um sistema versátil. Preciso ter um sistema onde tão depressa tenha uma boa tele, como uma boa colecção de primes ou uma ultra-grande-angular. E por motivos óbvios preciso de um sistema onde consiga pagar por boas lentes. Daí ter ficado reduzido à Canon e Nikon (40D e D300).

Acho que este ponto da versatilidade acaba por ser válido também para um amador que não sabe ao que vai.
 
Tens razão, mas repara que há pelo menos algo que nos distingue.

Tu consegues prever que lentes vais querer e precisar para o tipo de fotografia que mais gostas de fazer. Como tu, haverá muitos, mas mesmo assim serão uma minoria entre os consumidores das dslr entrada de gama (tu particularmente não enquadras aqui, já que tens uma semi-profissional :p).
Eu não fui capaz. Ainda hoje não tenho um tipo de fotografia que goste mais de fazer, sei a que horas e em que estações gosto mais de fotografar mas fico-me por aí. OK, não gosto muito de retratos (ou pelo menos das minhas tentativas :p porque gosto de ver um bem conseguido). Em alcance... quando comprei a dslr estava habituado a saltar em segundos dos 30mm para os 460mm, por exemplo.

Limitações no corpo ainda não senti, mas é possível que as venha a sentir nas lentes quando quiser algumas específicas e não as encontrar de todo ou, mesmo em condições vantajosas, me ficarem mais dispendiosas. São surpresas ou desilusões com que irei colidir à medida que for passando mais tempo com a câmara.
exactamente por isso deviam ter mais em conta os conselhos dakeles c/ experiencia p/ antever essas situacoes...
geralmente uma das kestoes k se coloca sempre a kem vem aki pedir opiniao sobre uma determinada makina e kal o nivel de conhecimento/experiencia k tem e para k tipo de fotografia a pessoa ker comprar a makina. para kem ainda nao sabe o k ker talvez nao seja ma ideia ir para uma makina o mais versatil possivel, desde k claro a diferenca de preco nao seja significativa. sou da opiniao k ao escolher uma sony ou por exemplo uma D40 esta-se a comprometer essa versatilidade, ha primeira vista a makina pode servir (kase sempre e melhor do k a k teem actualmente) e o preco e um factor determinante para aliciar estes novos clientes, mas com o passar do tempo a verdade e k mts passam a sentir limitacoes k nao se apercebiam na altura da compra, mts vezes por falta desse conhecimento/experiencia em DSLRs.
 
Sim, aliás:

Tu consegues prever que lentes vais querer e precisar para o tipo de fotografia que mais gostas de fazer. Como tu, haverá muitos, mas mesmo assim serão uma minoria entre os consumidores das dslr entrada de gama (tu particularmente não enquadras aqui, já que tens uma semi-profissional :p).

À partia é por esta mesma razão que o pessoal vem cá, abre tópicos e pergunta o que quer.
 
Back
Topo