Multi Sonic Adventure

Sonic Adventure DX não é um DLC. Foi um versão director's cut que fizeram para a Gamecube e PC. E só podes jogar o Metal Sonic se coleccionares todos os emblemas.
 
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Sonic Adventure (SA) é o primeiro jogo em 3D da série Sonic, lançado pela Sega em 1998, no Japão, e em 1999 no resto do mundo, sendo um dos primeiros títulos da derradeira consola da Sega: a Dreamcast. O jogo vendeu quase 3 milhões de cópias em todo o mundo, o que lhe valeu o estatuto de jogo mais vendido da 128 bits da Sega.

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SA foi um dos jogos mais antecipados de sempre. Não nos podemos esquecer que nos anos 90 Sonic foi uma das figuras mais importantes do mundo dos videojogos, e que a Sega desiludiu tudo e todos ao não lançar um jogo Sonic na sua Saturn, deixando os fãs a ansiarem por um grande jogo do ouriço desde 1994, data do lançamento de Sonic & Knuckles.


O projecto voltou a ficar a cargo de Yuji Naka, que desde o inicio quis que o primeiro Sonic 3D tivesse as caracteristicas dos jogos da Mega Drive: simples de jogar, viciante e rápido. O produto final está, por isso, de acordo com a visão do criativo, apresentando alguns dos melhores níveis 3D que Sonic já teve, sendo de destacar Windy Valley ou a Speed Highway.

Graficamente, o jogo foi dos que melhor mostrou as potencialidades da Dreamcast, deixando muitos possuidores de uma PS1 ou de uma N64 a salivar pelas capacidades técnicas da nova consola da Sega, sendo em 1998, sem dúvida, um dos jogos com melhor grafismo nas consolas da época.


O jogo permite-nos jogar com 6 personagens distintas, nomeadamente, Sonic the Hedgehog, Tails, Knuckles, Amy Rose, Big the Cat e E-102 Gamma. Enquanto que com os três primeiros é um prazer jogar, com os três últimos a história já não é bem assim. No início só é possível jogar com o Sonic, mas à medida que o jogo vai avançando, os outros personagens aparecem na história, e torna-se possível jogar com eles. Cada um dos personagens tem uma missão e um final diferente.

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O Sonic e o Tails, tentam conseguir as esmeraldas do Caos. Knuckles tenta recuperar os vários pedaços em que a Master Emerald se partiu. Amy tenta fugir de um robô de Eggman, o ZERO e ajudar um passarinho, que se tornou seu amigo, a encontrar sua família. Big é um gato que gosta de pescar, e tenta encontrar seu amigo Froggy, um sapo. Finalmente, o E-102 é um robô do Eggman, que se torna bom e tem como missão "libertar" seus robôs irmãos. Depois de terminar o jogo com os seis personagens, pode-se jogar com o Super Sonic, que era sem dúvida um incentivo, pois a personagem é cinco estrelas.


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Em 2004, foi lançado um port para a Nintendo GameCube, rebatizado como Sonic Adventure DX: Director's Cut. As principais diferenças entre as duas versões é que, no jogo da GC, há a possibilidade de se jogar com o famoso Metal Sonic, na parte "Trial" do jogo, após apanhar-se os 130 emblemas, o Chao Garden foi melhorado e há a possibilidade de desbloquear clássicos da Game Gear, que ficam disponiveis por cada 20 emblemas conquistados. Aqui está a lista completa dos jogos a desbloquear:

Sonic the Hedgehog
Sonic Drift
Sonic Chaos
Sonic Spinball
Sonic Labyrinth
Sonic The Hedgehog 2
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
Sonic Triple Trouble
Sonic Drift 2
Tails' Skypatrol
Sonic Blast
Tails Adventure



Goste-se ou não, sendo pior ou não que os jogos clássicos da Mega Drive, a verdade é que Sonic Adventure foi um dos jogos mais importantes da Dreamcast e é, sem dúvida, um jogo com bastante qualidade. Claro que os fãs do ouriço, que estavam há anos a salivar pela resposta da Sega a Super Mario 64 possam ter ficado um bocado desiludidos, pois o hype e a excitação à volta do jogo eram um pouco exagerados, mas o produto final era bastante bom, e um excelente cartão de visita da recente Dreamcast.

Ainda hoje, para muitos, é o melhor jogo Sonic em 3D, e isso quer dizer muito de um titulo que saiu em 1998.

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History of Sonic The Hedgehog (Part 4) - Gaming Historian

Artigo GameMasters Presents nº8, 2012











 
O jogo onde mais horas passei na Dreamcast. Foi o único jogo que tive para a consola durante algum tempo, e não faço ideia de quantas vezes completei o jogo em miúdo, muito impulsionado também pelo facto de durante muito tempo não ter tido um VMU (custava 25 contos...).

A melhor versão do SA1 é sem dúvida a da Dreamcast. Todas as outras com o subtítulo DX: Director's Cut, tirando o conteúdo extra, são piores em texturas, cores, etc. A release para Steam de 2012 então é um port (da Xbox 360), de um port (da Gamecube), de um port (da Dreamcast), em vez de irem buscar a release PC de 2003, que já por si era um port da Gamecube :facepalm:

Se puderem, joguem a versão nativa Dreamcast, ou então usem o Dreamcast mod para a versão PC.

Joguei o SA2 alguns anos mais tarde, e simplesmente não consegui gostar tanto. Muito mais virado para a acção, e menos para a aventura. Os níveis são lineares, e não existe um free-roam/hub entre níveis se bem me lembro, como no SA1. Nota-se claramente que o SA1 foi produzido pela Sega japonesa e o SA2 pela Sega americana. Totalmente diferentes.

Acredito que para muitos não haja nada melhor que um Mario 64, mas para mim, nada se compara ao SA1. Não lhe consigo apontar nada de errado, a não ser talvez a câmara por vezes errática e teimosa, mas eventualmente uma pessoa apanha-lhe o jeito e consegue obrigá-la a ir para onde queremos. Level design, mecânicas de jogo (várias personagens com as suas), e a soundtrack :drooling:

E embora não morra de amores pelo Big The Cat, apanhando o jeito, é relativamente fácil e rápido concluir a sua story line, não compreendo o histórico ódio à personagem. É verdade que é uma personagem um pouco filler, mas em termos de jogabilidade, e pelo que vou vendo, é mais falta de jeito de muita gente do que culpa do gameplay...

 
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