Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@skribble,
Esse sistema mesh, basta ligar os aparelhos aos pontos de rede e eles replicam o sinal pela casa numa só "rede", ou cada aparelho tem uma "rede"?
Não sei se me explico bem, mas com o repetidor, por exemplo, ele tinha uma "rede" diferente, que tinha manualmente de ligar quando fosse mais favorável que a principal.

Na minha situação, julgo que bastariam dois aparelhos, ainda que apenas um fosse suficiente para a situação atual. Alguma marca e modelo que aconselhem? É para 120mb apenas.

E quanto a configurações, é pacífico? É que o sinal vai amplificar para a vizinhança...

Obrigado pela ajuda.
 
@skribble,
Esse sistema mesh, basta ligar os aparelhos aos pontos de rede e eles replicam o sinal pela casa numa só "rede", ou cada aparelho tem uma "rede"?
Não sei se me explico bem, mas com o repetidor, por exemplo, ele tinha uma "rede" diferente, que tinha manualmente de ligar quando fosse mais favorável que a principal.

Na minha situação, julgo que bastariam dois aparelhos, ainda que apenas um fosse suficiente para a situação atual. Alguma marca e modelo que aconselhem? É para 120mb apenas.

E quanto a configurações, é pacífico? É que o sinal vai amplificar para a vizinhança...

Obrigado pela ajuda.
Os sistemas Mesh utilizam apenas uma rede, sendo que os equipamentos ligam-se automaticamente ao satélite que tiver melhor sinal, se fores andando pela casa com o telemóvel a fazer uma videochamada nunca vais ter quebras.
Chamo apenas a atenção que o sistema Mesh que adquirires não vai fazer mesh com o router do operador, normalmente os sistemas mesh não são compatíveis entre fabricantes diferentes. A não ser que compres equipamentos da operadora, mas não aconselho porque se mudares para outra operadora já não vão funcionar.
 
Última edição:
Os sistemas Mesh utilizam apenas uma rede, sendo que os equipamentos ligam-se automaticamente ao satélite que tiver melhor sinal, se fores andando pela casa com o telemóvel a fazer uma videochamada nunca vais ter quebras.
Chamo apenas a atenção que o sistema Mesh que adquirires não vai fazer mesh com o router do operador, normalmente os sistemas mesh não são compatíveis entre fabricantes diferentes. A não ser que compres equipamentos da operadora, mas não aconselho porque se mudares para uma operadora já não vão funcionar.
Isto!!
 
Hum... Então teria de comprar um router e um sistema mesh? Assim já é um investimento maior...
Talvez compense pagar o extra à operadora pelos sistemas deles?!

Edit: já vi que não. 24 meses de aluguer custam quase o mesmo que o valor de aquisição dos equipamentos.
 
Última edição:
Hum... Então teria de comprar um router e um sistema mesh? Assim já é um investimento maior...
Talvez compense pagar o extra à operadora pelos sistemas deles?!

Edit: já vi que não. 24 meses de aluguer custam quase o mesmo que o valor de aquisição dos equipamentos.
O sistema mesh já é router.

Só é necessário adquirir o sistema mesh e ligar ao router da operadora.
Se tiver NOS, é ativar a porta Lan número 4 para modo Bridge e ligar aí um dos dispositivos mesh.

Se procurar instalação de sistemas mesh no YouTube vai perceber melhor.
 
Boas,
Alguém sabe como configurar um asus XT8/XT9 para conseguir ligar a meo box? no menu LAN - IPTV aparece o profile Meo bridge ou Meo IPTV (LAN 2 e 3)

O FGW está em modo bridge (porta 4)
 
Só é necessário adquirir o sistema mesh e ligar ao router da operadora.
Ok, apenas o sistema mesh. O @farinha82 dizia que podia ser incompatível?!

A rede é nowo, o router compal. Alguma característica especial que o sistema mesh tenha de ter? Por exemplo, na worten, que tem a promoção do IVA este fim de semana, há sistemas a partir de 60€.
 
Ok, apenas o sistema mesh. O @farinha82 dizia que podia ser incompatível?!

A rede é nowo, o router compal. Alguma característica especial que o sistema mesh tenha de ter? Por exemplo, na worten, que tem a promoção do IVA este fim de semana, há sistemas a partir de 60€.
Eu não disse que era incompativel. O que eu disse é que não consegues fazer mesh com a rede wifi do operador. Ou seja, se o router do teu operador está a propagar uma rede wifi "mandrogo_wifi" então não consegues que os satélites mesh de outro fabricante formem uma rede mesh única com o router do operador. Tens que criar uma rede nova, "mandrogo_mesh" por exemplo.
O que fiz em casa foi desativar a rede wireless do router do operador e criei uma rede wifi mesh com o sistema que adquiri. Optei por configurar os satélites em modo AP.
 
Boas,
Alguém sabe como configurar um asus XT8/XT9 para conseguir ligar a meo box? no menu LAN - IPTV aparece o profile Meo bridge ou Meo IPTV (LAN 2 e 3)

O FGW está em modo bridge (porta 4)
se tiveres box android não precisas configurar isso, se for se for box iptv escolhe Meo IPTV e liga a box numa dessas portas.
 
Bom dia pessoal
Não consegui ligar as antenas do sistema mesh por cabo, consegui por WiFi mas a antena na zona mais distante tem sinal fraco.
Talvez deva ligar apenas um cabo do MEO a uma antena mesh, e desse mesh( será o primeiro) a cabo que vai para a restantes todas espalhadas pela casa. Será assim?
 
Bom dia pessoal
Não consegui ligar as antenas do sistema mesh por cabo, consegui por WiFi mas a antena na zona mais distante tem sinal fraco.
Talvez deva ligar apenas um cabo do MEO a uma antena mesh, e desse mesh( será o primeiro) a cabo que vai para a restantes todas espalhadas pela casa. Será assim?

Que fabricante são? São os Deco M4? Tens configurado em modo AP ou em modo router?
 
São Deco M4... Tenho como segunda rede
Certo, mas estão configurados como router ou modo AP? Tens que ver na aplicação como é que estão configurados. Por norma, se não alteraste nada, estarão configurados em modo router por isso deves ligar o Deco principal ao router da operadora e os restantes Deco têm que se ligar ao Deco principal, quer seja por switch ou em cascata.
 
Certo, mas estão configurados como router ou modo AP? Tens que ver na aplicação como é que estão configurados. Por norma, se não alteraste nada, estarão configurados em modo router por isso deves ligar o Deco principal ao router da operadora e os restantes Deco têm que se ligar ao Deco principal, quer seja por switch ou em cascata.
 
Back
Topo