[PSP] Gran Turismo

Já tenho finalmente o GT para a PSP.

Devo dizer que estou desde já bastante surpreendido pela positiva. Nunca pensei que o jogo estivesse tão bom, mas a verdade é que está brilhante.

Em termos gráficos aliado ao gameplay e física, o jogo está soberbo. Visualmente muito coerente com um alto grau de qualidade visual. A jogabilidade e toda a mecânica de jogo está sublime, muito coerente, muito agradável de jogar.

A sensação com que fico desde que entro no menú inicial ao momento em que se está em plena pista, é que todo este jogo é fruto dos mais altos padrões de desenvolvimento que a PD investiu nesta incursão portátil. Do ponto de vista da engenheria e arquitectura de desenvolvimento tudo está muito bem desenhado e muito bem desenvolvido. Os menus simples e limpos, com um design atractivo. Transições rápidas e fluidas entre as opções. As opções por sua vez estão muito bem organizadas e fáceis de aceder em qualquer momento.

Em poucos segundos se está na pista a jogar, o que é perfeito para uma portátil. O set-up das corridas está simples e agradável.

Discordo em absoluto sobre a necessidade de um GT Mode a meu ver demasiado extenso e desenquadrado com uma experiência que se quer portátil. A meu ver seria demasiado tedioso e frustante para a experiência na PSP. Em alternativa ao GT Mode, seria mais aconselhável um modo de competição ou challenges, onde fossemos convidados a participar em Quick-Tournaments. É pena que a PD não tenha pelo menos pensado nisso.

Online-Gaming, seria bem vindo mas não considero essêncial. Dou o benefício da dúvida à PD em ter apostado tudo numa experiência 100% desenhada para um conceito portátil.

O facto de irem aparecendo 4 construtores aleatóriamente, considero um pormenor engraçado que espelha bem a forma como a PD abordou a PSP como uma experiência portátil e completamente descomprometida das versões domésticas.

De resto, o jogo está perfeito no que se podia esperar numa portátil como a PSP. Para mim trata-se sem dúvida do melhor Racing Game desenvolvido para uma portátil. A quantidade e variedade de carros disponíveis, mais a quantidade e variedade de pistas, aliado a uma qualidade gráfica elevada e coerente a todo o jogo, e tudo isto acente numa jogabildiade muito sólida e bem conseguida, merece desde logo o melhor dos elogios.

Em jeito de conclusão, considero o GT PSP um jogo indespensável para qualquer fan do género e que seja possuidor de uma PSP. É de momento o jogo que voltou a dar vida à minha velhinha PSP. O facto de o jogo ter sido expecificamente desenvolvido a pensar na PSP, e não se limitar a um port "pesado" e "forçado" de uma versão doméstica, merece o meu amplo reconhecimento.

Os pontos negativos na minha opinião são apenas 2. Uma opção estilo Quick-Tournaments encaixava bem e daria um lado mais "challenging". E já que este jogo goza da licença Ferrari, deveria ter muitos mais Ferraris. Gostava de ter pelo menos o F40, F430 e F458 :(

De resto considero o jogo brutal. É muito agradável pegar na PSP, configurar uma race e começar logo a jogar, tendo à escolha centenas de carros e pistas muito bem modelados. De louvar ainda o facto de se poder correr com a nossa própria playlist de MP3.

PS: Quando se está a estudar para os exames, nada melhor que fazer uma curta pausa para fazer uma race de GT :P
 
Última edição:
Discordo, um GT mode era essencial para este jogo ser alguma coisa de jeito, qual a piada de fazeres as licenças, comprares um carro ou outro de vez em quando e ir fazer uma corrida para o modo normal.

Imagina poderes levar o GT5 ( que é o mais parecido com este jogo, em termos de carros, pistas etc..) para qualquer lado e poder jogar um GT mode, ires fazendo corridas desbloquear pistas carros etc, ganhar dinheiro, ir ao mecanico, equipas os carros, fazer as 24 horas etc isso sim era um bom jogo. Agora so corridas sem ganhar nada até outros jogos dão mais pica.
 
Discordo, um GT mode era essencial para este jogo ser alguma coisa de jeito, qual a piada de fazeres as licenças, comprares um carro ou outro de vez em quando e ir fazer uma corrida para o modo normal.

Imagina poderes levar o GT5 ( que é o mais parecido com este jogo, em termos de carros, pistas etc..) para qualquer lado e poder jogar um GT mode, ires fazendo corridas desbloquear pistas carros etc, ganhar dinheiro, ir ao mecanico, equipas os carros, fazer as 24 horas etc isso sim era um bom jogo. Agora so corridas sem ganhar nada até outros jogos dão mais pica.

A ideia de ter GT mobile, é para fazer umas corridas de vez em quando, não tar 24 horas numa corrida ou teres um campeonato com 5 corridas. Para fazermos isso, temos o GT5, ou mesmo para quem não tem PS3, o GT4 também tem essas opções todas e ainda tem mais longevidade.
 
A ideia de ter GT mobile, é para fazer umas corridas de vez em quando, não tar 24 horas numa corrida ou teres um campeonato com 5 corridas. Para fazermos isso, temos o GT5, ou mesmo para quem não tem PS3, o GT4 também tem essas opções todas e ainda tem mais longevidade.

E para quem nao tem PS3 nem PS2? Mas nem é por ai, eu queria era mesmo poder viajar ir de ferias para qualquer lado e levar um jogo desses que tivesse um modo longo para me viciar, nao um para fazer corridas de vez em quando. Nem andar com uma consola grande atras
 
E para quem nao tem PS3 nem PS2? Mas nem é por ai, eu queria era mesmo poder viajar ir de ferias para qualquer lado e levar um jogo desses que tivesse um modo longo para me viciar, nao um para fazer corridas de vez em quando. Nem andar com uma consola grande atras

Não ter PS2 nem é desculpa. Hoje em dia uma PS2 é 100€, e o GT4 novo fica a 20€. Isso é preço só da PSP. No segundo ponto, concordo contigo. Nesse caso, falta mesmo um modo GT.
 
xetiro eu discordo plenamente quando dizes que não era necessário um Modo GT, um GT sem modo carreira não é GT, porque o jogo para psp é simplesmente comprar carros e correr em uma pista escolhida por nós, não há competições e isso tira todo o prazer de jogar e depressa nos fartamos porque não há objectivos.
Falo por mim, o jogo está excelente em todos os outros aspectos mas sem Modo GT este jogo morre depressa.
 
Discordo da necessidade do GT Mode nos termos em que mtos têm proclamado. Em primeiro lugar, acho que não tem cabimento dizer que o jogo não vale nada só porque não tem um GT Mode, pois tirando esse aspecto o jogo está sublime.

Concordo que falta ao jogo um modo mais "Challenging", mas não concordo que seja o GT Mode que conhecemos do GT4 PS2 ou GT5 PS3. O GT Mode das versões domésticas são demasiado extensos e potencialmente aborrecidos, o que a meu ver também não encaixa bem no conceito portátil. Gostaria antes de ver um GT Mode baseado em Challenges de fabricantes, Tournaments e Championships. Desafios não só propostos pela PD mas também configuráveis pelo utilizador.

De resto, acho que a ausência de uma opção do género não mata o jogo. Já fiz as licenças todas e a motivação agora é fazer tudo em Ouro para ver o que mais se pode desbloquear. Entretanto estou a achar bastante divertido, a acção sem compromisso, de ir configurando corridas e levar os carros para a pista. A motivação passa a ser a de disfrutar do jogo, fazer corridas agradáveis, amealhando créditos para ir comprando os melhores carros, e ir desbloqueando os Ranks de dificuldade para cada pista.

No compto geral considero o jogo excelente, muito a cima daquilo que foram as criticas que li antes de o ter. Mas como disse concordo com esse aspecto de faltar um modo mais "Challenging" e de mais "longo prazo" para além das licenças e dos modos presentes no Single Player, embora não nos mesmos termos como expliquei. E volto a reiterar que é uma pena imensa que a PD não tenha incluido mais Ferraris, pelo menos o F40 e F430 :(
 
Última edição:
Eu tenho o GT5 na PS3 e queria saber se, na vossa opinião, valeria a pena investir neste jogo para conseguirmos mais carros para o GT5, uma vez que passo 2h por dia no comboio e poderia ser um bom passatempo.
 
Acho que não vale a pena a não ser que o arranjes a preço reduzido, os carros que desbloqueias só podes usar no modo Arcade do GT5.
Enfim para mim não vale a pena, e também os carros que desbloqueias estão todos no GT5 é só ter paciência para os comprar nos usados, só 2 ou ou 3 é que não estão e mesmo esses não dão para importar.
 
Back
Topo