Programadores que usam Mac preferem como smartphone um iPhone ou outra marca?

Este post, que seguramente será muito útil a quem usa Windows e tem algum destes problemas, acaba por ilustrar por que motivo tanta gente prefere macOS.
Ora nem mais, eu próprio exerço essa preferência (macOS), e estou de acordo com o aproximar da MS a um formato menos centrado na retrocompatibilidade ad aeternum e em corrigir um formato que nunca irá funcionar (inúmeros OEMs a produzir hardware com regras de suporte tão dispares e erráticas - tudo isto num sistema operativo comum permanentemente actualizado). Após de mais de uma década da implementação do WHQL nos drivers de terceiros e de processos de certificação de hardware para o Windows, é fácil tomar nota que tal nunca iria oferecer quaisquer garantias em termos de suporte continuado.

Até parceiros com enorme volume como a Intel teimam em manter drivers actualizados para hardware com mais de meia década. A própria qualidade do código em termos de drivers tens descido a pique, tenho até um caso recente onde um bug (de elevado impacto - memory leak) introduzido em 2020 numa release WHQL (portanto "testada" num processo de certificação pela MS) demorou mais de um ano a ser reconhecido e resolvido com a minha intervenção e de muitos outros durante meses nos forums de suporte da Intel: https://www.intel.com/content/www/u...hics-for-8th-generation-intel-processors.html
 
Por acaso ainda não explorei o Windows no Parallels para M1, mas tenho tido algum sucesso com o UTM (https://mac.getutm.app/).

Interessante ... estou no processo de migrar todos os micro serviços em .NET que temos ainda dependência com o Visual Studio para o Visual Studio Code ...razão única para ainda usar Parallels. Quando terminar não teremos qualquer dependência do Windows na infraestrutura ... poderemos usar qualquer máquina para desenvolver e correr a nossa plataforma ((Windows, MacOS, Linux, ...).

Entretanto tenho um Surface Studio que estou a testar a apoiar durante o processo.
 
Estou a fazer o setup do Surface Studio (11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-11370H, ... epa o Windows é um atraso de vida ... chiça. Depois do setup inicial já vou em 5 restarts porque há sempre alguma coisa que fica por fazer ou “encrava” aqui e acolá ... Comparado com o MBP M1 Pro ... evidentemente mais lento, nem disfarça ... epa até comparado com o M1 do meu filho. Não percebo, máquina ao mesmo preço do M1 Pro. Cheio de funcionalidades que seriam fantásticas se estivessem bem implementadas.

Mas porque é que eu agora tenho que ter duas apps, com o mesmo nome? MS Teams e MS Teams (Work and School)? O primeiro nativo logo rápido, o segundo em eléctron que chega a ser mais lento que no M1.
 
Última edição:
Estamos entalados entre ecossistemas frustrantes, Apple, Microsoft e Google. Num, temos que comprar coisas com os olhos semi vendados para o preço. No outro para a implementação aquém das funcionalidades e acabamentos. No outro em tudo do segundo mais o Capitalism Surveillance. No fundo o preço é justificado não pelo que se faz bem mas pelo que se faz mal. É aí que se joga o mais “barato”.
 
Última edição:
Estamos entalados entre ecossistemas frustrantes, Apple, Microsoft e Google. Num, temos que comprar coisas com os olhos semi vendados para o preço. No outro para a implementação aquém das funcionalidades e acabamentos. No outro em tudo do segundo mais o Capitalism Surveillance. No fundo o preço é justificado não pelo que se faz bem mas pelo que se faz mal. É aí que se joga o mais “barato”.
Todas foram criadas para maximizar o lucro, de uma forma ou de outra com ligeiras variações. O consumidor pode e deve votar com a sua carteira neste "free market", pese o infeliz efeito do marketing em muito dessa população onde se empolam artificialmente ondas de interesse em determinados produtos/marcas.

A verdade é que faltam mais opções em muitos sectores, e que o peso destes gigantes torna-se sufocante para qualquer niche que queira aparecer e hipoteticamente apresentar um produto/serviço dentro dos mesmos moldes. A própria infraestrutura de patentes e produção está condenada a dar força às large volume brands, tudo o resto simplesmente tem acesso a criar um produto dificilmente competitivo.

Não concordo com o vilipendiar de soluções aparentemente menos dispendiosas, pois o mercado é composto por realidades imensamente dispares em termos de recursos e são precisas soluções que permitam um acesso à tecnologia a um maior numero de elementos da população. Infelizmente data is money, e portanto o circulo perfeito é fechado (there are ideias/things to sell) acabando este por ser explorado até onde as jurisdições o permitirem, muitas vezes com o beneficio de certos regimes e com a conivência de marcas que vendem shticks éticos como a privacidade/respeito pelos direitos humanos/ambiente.
 
@cuiver,

Não estou a vilipendiar solucões dispendiosas. Mas sim soluções de dispendiosas com este tipo de comportamentos:


Depois de sei lá quantos updates, só hoje é que foi o último ...

Não percebo em 2022 e ainda não conseguem fazer um rendering de uma janela sem se observar o processo de construção e glitchs brancos num equipamento se não fosse a promoção do dia do aderente estava atirado para os 2850 Euros. Se este é o exemplo que a MS dá aos OEMs ... faço ideia a malta a comprar coisas de 800 Euros.

Coisas destas tornam a Apple barata ... infelizmente. O MBA M1 do meu filho que com o mesmo desconto ficaria por 850 euros quando comprado há 8 meses anda á roda deste nesta matéria.

Enfim.
 
Última edição:
M1 é outro campeonato.

Aposto que até colocando o Windows ARM no M1 virtualizado, és capaz de conseguir melhor performance que esse Surface.
 
Eu vou mudando de opinião conforme os tempos. Não sou team apple ou team android ou team windows, etc. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

Respondendo à questão original, eu voltei ao universo mac com o advento do M1, especialmente o macbook air, que é uma máquina impressionante naquele price range.

De resto, tenho usado um Samsung S20 Ultra. A verdade é que estou mais inclinado para voltar ao ecossistema Apple numa próxima compra porque funciona muito bem e está muito mais bem integrado do o que encontramos nas marcas concorrentes, incluindo a Samsung (que é o grande rival direto.

iPhone, Macbook, iPad e Apple Watch, tudo interligado sem esforço nenhum. Em Android conseguimos algumas interligações, mas nada tão suave quanto o que vemos na maçã.

Outra nota é que não consigo olhar para Android e achar que é mais livre do que a Apple. Todas as marcas - sejam elas a Apple, Samsung, Google ou Xiaomi - todas elas querem que fiques no seu universo. A questão aqui é que o da Apple funciona melhor na sua maioria.

Quanto à vida de programador em si, dá-me um bocado igual. No máximo o que sinto é a facilidade de atender chamadas no Mac (coisa que é possível em Windows com um telemóvel Android como Your Phone) e ter as notas todas sincronizadas.

Macbook e iPhone torna-se muito mais importante se programares apps em swift e afins. Só podes fazer authoring em Macs penso eu.
 
Sim mas repara, o Finder no macOS não tem animações de janelas. Se tivesse, era capaz de ser ela por ela a abrir.

Mesmo numa máquina Intel moderna, eu noto uma ligeira demora a abrir o explorer do Windows.

O que mais me estranha é o comportamento quando desligas as animações: o fundo não voltar sem um logoff é algo que não é concebível. Faz-me lembrar quando alguém conecta via TeamViewer e ficas com um fundo preto.
 
@cuiver,

Não estou a vilipendiar solucões dispendiosas. Mas sim soluções de dispendiosas com este tipo de comportamentos:


Depois de sei lá quantos updates, só hoje é que foi o último ...

Não percebo em 2022 e ainda não conseguem fazer um rendering de uma janela sem se observar o processo de construção e glitchs brancos num equipamento se não fosse a promoção do dia do aderente estava atirado para os 2850 Euros. Se este é o exemplo que a MS dá aos OEMs ... faço ideia a malta a comprar coisas de 800 Euros.

Coisas destas tornam a Apple barata ... infelizmente. O MBA M1 do meu filho que com o mesmo desconto ficaria por 850 euros quando comprado há 8 meses anda á roda deste nesta matéria.

Enfim.
Windows e polimento na mesma frase não combina. Desde que me recordo foi sempre uma manta de retalhos incongruente, especialmente no que toca ao user interface (esse rough edge dos glitches brancos no rendering do Explorer estão inclusive presentes no Win10). E isto é evidente tanto num laptop de 500 como 2500€. Recordo o certo mind fu€k visual que eram alguns menus WinNT(Win7 e anteriores) com elementos desalinhados e algo atabalhoadamente colocados.

Onde o alinhamento de certos elementos melhorou, a consistência piorou. Donde antes corria-se num interface com estilo similar em toda a sua extensão, hoje temos uma mistura abundante de old WinNT UI vs Modern UI espalhada por tudo quanto é sitio. E mesmo dentro do "Modern UI" tanto temos icons mais skeuomorphic e coloridos como icons num outline simples a transparente e branco/preto. Clusterfuck visual.

Tirando algum hardware desenhado pela MS que até acho muito bem conseguido, interface wise o software sempre premiu por algum aspecto de inacabado... Agora que penso também excluía o interface do Windows Phone, que considero muito bem conseguido para o formato (e ainda hoje face aos concorrentes). É de certo modo irónico e triste que um dos produtos melhor conseguidos pela MS em termos de UI tenha sido colocado na gaveta.

Já o OSX(now macOS) sempre foi irrepreensível nesse campo. Agora com arquitectura in-house é para rebentar a escala da optimização e fluidez da aceleração de efeitos gráficos.

Por fim, precisamos urgentemente de uma 3ª solução, nem que seja para fomentar concorrência, mas a Google nem ata nem desata no que concerne à evolução do Chrome OS.
 
@Lucien,

Na demo desliguei as animações e era a mesma coisa. Até fazia um flash. Quanto a gliches ... ui ... ainda nao viste nada. Por nao usar tanto o Windows logo noto tudo e mais alguma coisa ... nao tenho o cérebro educado e desacelarado com a winbata :)

@cuiver.

Talvez por há 6 anos para cá pouco ou nada mexer no Windows fora do Parallels estranhe tanto. No Parallels dava o desconto por ser VM, mas pelos vistos ...

Visto isto, então não me parece de todo que a Apple esteja cara, infelizmente. O Windows é mesmo um atraso de vida. Ou se vai para os preços que a Apple não cobre, ou é gamer ou então irrita-me dar tanto dinheiro por isto apenas porque duas molinhas não querem aprender mais nada. Paga-se balurdios por processamento para alimentar a ineficiência do OS e não para o que se faz.

Resumindo, chego á conclusão que o célebre “Apple Tax” é um mito. Hoje mais que nunca.
 
Última edição:
Já percebi a questão do Surface Laptop Studio que tenho em mãos. A lentidão a abrir apps, incluindo o File Explorer, mesmo estes glitch’s visuais, praticamente "desaparecem" quando ligado á corrente.

Como estou habituado ao MBP M1, que só uso quando não estou na secretaria, logo não está ligado á corrente, sem qualquer degradação da performance, usei naturalmente este Studio desta forma.

Lembro-me que quando usava Windows isto se passava tb. Um downclock super agressivo por forma a poder dizer que tem 18 horas de autonomia. Winbata at work.
 
Última edição:
Se fores como eu não as vais encontrar. Tive um aqui em casa nem uma semana, não conseguia ligar nada sem comprar um adaptor e não ia gastar 200 euros em adaptadores de jack, hdmi, de rede, etc. Logicamente mandei recolher este portatil pela empresa - que ninguem o mandou enviar.

Ecossistema iPhone+Mac nada tem a ver com "adaptadores". Ecossistema é a facilidade com que os dispositivos na mesma Apple ID interagem e se "ligam" uns aos outros.
 
Desculpem o off topic. Equipamento devolvido. Para mim, demasiado caro para as limitações em performance e autonomia comparado com a alternativa que tenho ao mãos. Apesar de muito bonito, o acabamento em plástico ...

De resto percebo que para quem não tenha alternativa para correr o software profissional necessário ... possa ser uma solução possível interessante.

Abraço.

PS: Vou para uma coisa o menos caro possível, 600 euros +- ... apenas para testes no Windows.
 
Última edição:
@cuiver.

Talvez por há 6 anos para cá pouco ou nada mexer no Windows fora do Parallels estranhe tanto. No Parallels dava o desconto por ser VM, mas pelos vistos ...

Visto isto, então não me parece de todo que a Apple esteja cara, infelizmente. O Windows é mesmo um atraso de vida. Ou se vai para os preços que a Apple não cobre, ou é gamer ou então irrita-me dar tanto dinheiro por isto apenas porque duas molinhas não querem aprender mais nada. Paga-se balurdios por processamento para alimentar a ineficiência do OS e não para o que se faz.

Resumindo, chego á conclusão que o célebre “Apple Tax” é um mito. Hoje mais que nunca.
Mas isto tem sido o bread & butter do Windows desde sempre. Algumas coisas melhoraram ligeiramente, outras pioraram, outras estão na mesma como a lesma. É um problema de base, que tanto span do kernel arcaico com roupagem nova para enganar, até ao modelo retrocompatibility all the things to oblivion, tocando na completa anarquia em termos de suporte por parte dos OEMs/designers de hardware-baseline chipsets e terminando no fraco investimento que se evidencia na manutenção do pouco brio, consistência e polimento em toda a linha.

Para os demais o Windows significa uma baseline de acesso consideravelmente mais baixa em termos de custos, isto claro à expense de toda uma experiencia e qualidade final da interacção. É aí que o Windows hoje brilha sem na realidade brilhar.

Se VM não te é opção, tenho boas experiencias com a gama Thinkpad (X1, Nano, Carbon) da Lenovo (exclui a gama comercial sem Trackpoint). Não te safas das maleitas do Windows, mas o hardware é top notch com uma construção muito acima da média (alguns com chassis em fibra de carbono e magnésio) e um teclado 5* (bastante acima do que a Apple oferece), user serviceable friendly com parafusos para mudar a bateria (nada de glue strips) e tem umas soluções próprias interessantes (como o limitador de carga da bateria a qualquer nível, o NOVELDA ultra-wideband human presence sensor que auto lock se nos afastarmos, etc).
 
@cuiver,

Possivelmente o que vou fazer é o upgrade do MBP de 2015 de um colega para M1 ou M1 Pro. Pegar no antigo e colocar no o Windows.

A Microsoft tem coisas muito boas. Como dizes, custos de entrada mais baixo ao nível de hardware. Num outro nível recordo o Azure, um produto creio muito bem conseguido e acessível ás empresas e empreendedores. O próprio Office está com um preçário muito acessível ... recheado de funcionalidades para o escritório.

A Apple por sua vez também tem coisas muito boas. Nomeadamente em matéria de inovação, de constantemente puxar as coisas para um novo patamar de usabilidade e utilidade. Depois a execução quando é boa é excelente.

De resto ambas têm um lado negro complicado para o consumidor. De uma forma ou outra ambas têm neste lado negro uma política de extracção pura e de esmagamento da competição sem escrúpulos pintado de um falso moralismo. É aprender a contornar estas coisas sem dogmas.
 
Ora nem mais, eu próprio exerço essa preferência (macOS), e estou de acordo com o aproximar da MS a um formato menos centrado na retrocompatibilidade ad aeternum e em corrigir um formato que nunca irá funcionar (inúmeros OEMs a produzir hardware com regras de suporte tão dispares e erráticas - tudo isto num sistema operativo comum permanentemente actualizado). Após de mais de uma década da implementação do WHQL nos drivers de terceiros e de processos de certificação de hardware para o Windows, é fácil tomar nota que tal nunca iria oferecer quaisquer garantias em termos de suporte continuado.

Até parceiros com enorme volume como a Intel teimam em manter drivers actualizados para hardware com mais de meia década. A própria qualidade do código em termos de drivers tens descido a pique, tenho até um caso recente onde um bug (de elevado impacto - memory leak) introduzido em 2020 numa release WHQL (portanto "testada" num processo de certificação pela MS) demorou mais de um ano a ser reconhecido e resolvido com a minha intervenção e de muitos outros durante meses nos forums de suporte da Intel: https://www.intel.com/content/www/u...hics-for-8th-generation-intel-processors.html
Eu estava a usar WLS no Windows porque estava cheio de problemas. No entanto não resolve tudo. O Windows pode ser bom para um utilizador comum mas para programar nunca vi tantos problemas. Já estou um bocado farto, vou pedir para trocar para MacOS.
No que toca a smartphone, gosto tanto de Android como iOS no entanto os Android são sempre máquinas com características melhores. Por exemplo, a questao do zoom, fast charging, type c são pontos que considero muito superiores. A questão da velocidade de carregamento é uma coisa que já me custa a recuar. No entanto a nível de sistema e câmera (sem contar com zoom) são equipamentos excelentes e super poderosos. Acho que o melhor é ter os 2 ahahahhah
 
Back
Topo