Programadores que usam Mac preferem como smartphone um iPhone ou outra marca?

oliveirasmj

Power Member
Bom dia a todos.
Utilizo recentemente Mac para programar e utilizo android.
Já tive várias marcas de smartphones e gosto de ir variando.
Gosto bastante de iphone mas o facto de o android ser mais livre também me deixa mais feliz ao utilizar. Em questões de carregamento acho o iphone muito lento também.

Como programadores o que vocês preferem?
 
Bom dia a todos.
Utilizo recentemente Mac para programar e utilizo android.
Já tive várias marcas de smartphones e gosto de ir variando.
Gosto bastante de iphone mas o facto de o android ser mais livre também me deixa mais feliz ao utilizar. Em questões de carregamento acho o iphone muito lento também.

Como programadores o que vocês preferem?
Eu pessoalmente uso o melhor bang for buck. Já tentei justificar um iPhone mas ainda não o consegui fazer. O mesmo com os MacBooks. Acredito que hajam motivos para os usar, como a fiabilidade e a longevidade dos produtos da Apple, mas mesmo assim, prefiro de 3 em 3 ou 4 em 4 anos comprar um smartphone por 250€ que dar 1100€ por um IPhone de última geração.
 
Eu pessoalmente uso o melhor bang for buck. Já tentei justificar um iPhone mas ainda não o consegui fazer. O mesmo com os MacBooks. Acredito que hajam motivos para os usar, como a fiabilidade e a longevidade dos produtos da Apple, mas mesmo assim, prefiro de 3 em 3 ou 4 em 4 anos comprar um smartphone por 250€ que dar 1100€ por um IPhone de última geração.
Concordo em pleno contigo. Dar mais de 1000€ por um Mac mas mais de 1000€ por um iPhone custa um bocado tendo em conta a desatualização que existe no mundo dos smartphones. Ainda assim são produtos que se vendem muito bem, contudo acho que o android é uma boa aposta. Acabei por não perceber muito bem algumas das vantagens do eco-sistema iPhone+Mac, vou ver se pesquiso mais um pouco
 
Acabei por não perceber muito bem algumas das vantagens do eco-sistema iPhone+Mac, vou ver se pesquiso mais um pouco
Se fores como eu não as vais encontrar. Tive um aqui em casa nem uma semana, não conseguia ligar nada sem comprar um adaptor e não ia gastar 200 euros em adaptadores de jack, hdmi, de rede, etc. Logicamente mandei recolher este portatil pela empresa - que ninguem o mandou enviar.
 
Percebo porque é que colocaste esta questão no fórum de Programação, mas movi-o para o Apple Geral por me parecer mais apropriado - e porque a dúvida parece ser mais genérica e menos ligada à programação :)

**

Quanto ao tópico em si, já usei Android, iOS, macOS, Windows e Linux. Todos têm vantagens menos o Windows :D e desvantagens.

O Android só é livre no papel. Na prática, é suposto teres um telemóvel com Android quase tão fechado quanto um iPhone, até mesmo por questões de segurança - não convém andar com SELinux desactivado (como acontece com alguns LineageOS), e ter o telemóvel rootado pode criar vulnerabilidades que para mim não são aceitáveis no mesmo telemóvel onde tenho apps de bancos ou ferramentas de trabalho. Para nem falar do software proprietário da Google, que de aberto não tem nada.

Entre 2010 e 2018 tive 4 equipamentos com Android, que me custaram 500€ (125€/ano - o HTC Hero durou 4 anos) + 250€ (125€/ano, o Samsung Galaxy S4 Mini apenas durou 2 anos e depois morreu, dias depois da garantia terminar) + 200€ (o Samsung Galaxy J5 2016 ainda funciona, mas para além de não ter features básicas como um sensor de luz ambiente, veio com Android 6, recebeu uma actualização para o Android 7 e nunca mais actualizou) + 250€ (idem aspas, tablet Lenovo Yoga, que recebeu um update especificamente para deixar de funcionar - nunca mais compro Lenovo). Desde 2018 que uso um iPhone X, e ainda está cá para as curvas (mas já foi salvo umas quantas vezes pela capa e vidro temperado da Rhinoshield). Custou cerca de 900€ (vai em ~225€/ano), mas nunca me deixou ficar mal, e continua a receber actualizações e as apps continuam todas a funcionar com ele, espero que por mais alguns anos. A câmara também é a melhor que já tive, mas isso é normal com a evolução da tecnologia, sendo que esta câmara é a primeira que eu considero ter uma qualidade decente.

Quanto ao walled garden da Apple, aquilo que mais uso é poder atender chamadas do telemóvel no computador e sincronizar as fotos entre ambos pelo iCloud ou via AirDrop. As fotos, imagino que com Dropbox seja igual (mas 3€/mês pelos 200GB da Apple parecem-me mais aceitáveis que o mínimo de 10€/mês da Dropbox). Tirando isso, dou pouco uso ao walled garden, e no ano passado voltei a usar Linux como sistema principal.

Finalmente, quanto à velocidade de carregamento, acho o iPhone muito fraco. Por esse motivo carrego-o durante a noite, e considero aceitável o que ele faz com o Optimized Battery Charging de carregar até aos 80% e depois carregar para atingir os 100% quando toca o alarme.
Dito isto, hoje adormeci antes de o pôr a carregar. Tive a sorte de acordar às 7:00, vi a bateria a vermelho (<10%), pus a carregar, voltei a adormecer, e quando me levantei, perto das 9h, a bateria estava acima de 90%. Está neste momento a 56% (com algum uso durante o dia). Não é fast charge... mas também não é mau. Se isto permitir que a bateria dure mais anos - fast charge stressa muito as baterias - então considero-me satisfeito assim.

Para terminar: quando o iPhone avariar, vai doer mas provavelmente compro outro. Quando o Mac avariar, não devo comprar outro. Para mim, nada substitui o Linux. Mas cada um sabe de si :)
 
Os tempos mudam e hoje existem opções no Android muito, muito boas. Tanto que se não fosse gostar bastante o macOS e o MBP, possivelmente não compraria iPhone. Simplesmente sou mais produtivo nestas máquinas que em Windows ou Linux. Se não porventura adquiria uma opção Samsung que segundo o que li é a melhor que integra com Windows.

Respondendo á tua pergunta … se a utilização do macOS é interina então compra Android. Se estás a pensar em adoptar o macOS nos próximos 3 anos ou mais considera o iPhone.

Se poderes acho que vale a pena. A integração estável é sem espinhas entre o iPhone e o macOS é algo que quando começas a usar a apreciação é gradual mas contagiante. Coisas complexas tornam-se muito simples.
 
Última edição:
Percebo porque é que colocaste esta questão no fórum de Programação, mas movi-o para o Apple Geral por me parecer mais apropriado - e porque a dúvida parece ser mais genérica e menos ligada à programação :)

**

Quanto ao tópico em si, já usei Android, iOS, macOS, Windows e Linux. Todos têm vantagens menos o Windows :D e desvantagens.

O Android só é livre no papel. Na prática, é suposto teres um telemóvel com Android quase tão fechado quanto um iPhone, até mesmo por questões de segurança - não convém andar com SELinux desactivado (como acontece com alguns LineageOS), e ter o telemóvel rootado pode criar vulnerabilidades que para mim não são aceitáveis no mesmo telemóvel onde tenho apps de bancos ou ferramentas de trabalho. Para nem falar do software proprietário da Google, que de aberto não tem nada.

Entre 2010 e 2018 tive 4 equipamentos com Android, que me custaram 500€ (125€/ano - o HTC Hero durou 4 anos) + 250€ (125€/ano, o Samsung Galaxy S4 Mini apenas durou 2 anos e depois morreu, dias depois da garantia terminar) + 200€ (o Samsung Galaxy J5 2016 ainda funciona, mas para além de não ter features básicas como um sensor de luz ambiente, veio com Android 6, recebeu uma actualização para o Android 7 e nunca mais actualizou) + 250€ (idem aspas, tablet Lenovo Yoga, que recebeu um update especificamente para deixar de funcionar - nunca mais compro Lenovo). Desde 2018 que uso um iPhone X, e ainda está cá para as curvas (mas já foi salvo umas quantas vezes pela capa e vidro temperado da Rhinoshield). Custou cerca de 900€ (vai em ~225€/ano), mas nunca me deixou ficar mal, e continua a receber actualizações e as apps continuam todas a funcionar com ele, espero que por mais alguns anos. A câmara também é a melhor que já tive, mas isso é normal com a evolução da tecnologia, sendo que esta câmara é a primeira que eu considero ter uma qualidade decente.

Quanto ao walled garden da Apple, aquilo que mais uso é poder atender chamadas do telemóvel no computador e sincronizar as fotos entre ambos pelo iCloud ou via AirDrop. As fotos, imagino que com Dropbox seja igual (mas 3€/mês pelos 200GB da Apple parecem-me mais aceitáveis que o mínimo de 10€/mês da Dropbox). Tirando isso, dou pouco uso ao walled garden, e no ano passado voltei a usar Linux como sistema principal.

Finalmente, quanto à velocidade de carregamento, acho o iPhone muito fraco. Por esse motivo carrego-o durante a noite, e considero aceitável o que ele faz com o Optimized Battery Charging de carregar até aos 80% e depois carregar para atingir os 100% quando toca o alarme.
Dito isto, hoje adormeci antes de o pôr a carregar. Tive a sorte de acordar às 7:00, vi a bateria a vermelho (<10%), pus a carregar, voltei a adormecer, e quando me levantei, perto das 9h, a bateria estava acima de 90%. Está neste momento a 56% (com algum uso durante o dia). Não é fast charge... mas também não é mau. Se isto permitir que a bateria dure mais anos - fast charge stressa muito as baterias - então considero-me satisfeito assim.

Para terminar: quando o iPhone avariar, vai doer mas provavelmente compro outro. Quando o Mac avariar, não devo comprar outro. Para mim, nada substitui o Linux. Mas cada um sabe de si :)
Por acaso gostava de saber porque dizes que Windows não tem vantagens e em que contexto. Pergunta genuína.
 
Quanto ao walled garden da Apple, aquilo que mais uso é poder atender chamadas do telemóvel no computador e sincronizar as fotos entre ambos pelo iCloud ou via AirDrop. As fotos, imagino que com Dropbox seja igual (mas 3€/mês pelos 200GB da Apple parecem-me mais aceitáveis que o mínimo de 10€/mês da Dropbox). Tirando isso, dou pouco uso ao walled garden, e no ano passado voltei a usar Linux como sistema principal.

Bom dia isso funciona com Unix ? Comprei um Iphone, mas a falta do KDE connect acabou por revelar-se demasiado grande e voltei para Android.
 
Coisas complexas tornam-se muito simples.

Naturalmente que todo o esforço por parte da Apple em elevar o walled garden promove um ambiente naturalmente mais simbiótico. No entanto, fora do âmbito dessas funcionalidades nativas o iOS é um autêntico trambolho. Há um leque enorme de capacidades permitidas no Android mais talhadas para o utilizador avançado que pura e simplesmente não existem no iOS. Por exemplo, conivência das APIs do Android em permitir acessos menos abstractos ao hardware/SO enriquecendo apps e suas funcionalidades como por exemplo as mais variadas rotinas no Tasker (que por sua vez permitem ligar o sistema e triggers no device com o uso de custom APIs como o REST e/ou mesmo interagir com outros equipamento de terceiros) e não, o Shortcuts/Workflow nem lhe chega de perto.

Já que se tem falado muito de sideload ultimamente, por exemplo, no Android é possível aproveitar o enorme espólio de aplicações FOSS interessantes disponibilizadas por exemplo no f-droid pelos seus devs/colaboradores (eu próprio colaboro em alguns projectos FOSS on-the-side). No iOS era o malabarismo com certificados de teste, ou então pagar a fee anual à Apple e saltar hops and bounds, coisas que nem sempre são viáveis nestes projectos amadores.

Claro que o comum utilizador doméstico não quer saber disto para nada, e aí faz todo o sentido algo mais out-of-the-box se já existir investimento no ecossistema ou intenção de investir neste.
 
Naturalmente que todo o esforço por parte da Apple em elevar o walled garden promove um ambiente naturalmente mais simbiótico. No entanto, fora do âmbito dessas funcionalidades nativas o iOS é um autêntico trambolho. Há um leque enorme de capacidades permitidas no Android mais talhadas para o utilizador avançado que pura e simplesmente não existem no iOS. Por exemplo, conivência das APIs do Android em permitir acessos menos abstractos ao hardware/SO enriquecendo apps e suas funcionalidades como por exemplo as mais variadas rotinas no Tasker (que por sua vez permitem ligar o sistema e triggers no device com o uso de custom APIs como o REST e/ou mesmo interagir com outros equipamento de terceiros) e não, o Shortcuts/Workflow nem lhe chega de perto.

Já que se tem falado muito de sideload ultimamente, por exemplo, no Android é possível aproveitar o enorme espólio de aplicações FOSS interessantes disponibilizadas por exemplo no f-droid pelos seus devs/colaboradores (eu próprio colaboro em alguns projectos FOSS on-the-side). No iOS era o malabarismo com certificados de teste, ou então pagar a fee anual à Apple e saltar hops and bounds, coisas que nem sempre são viáveis nestes projectos amadores.

Claro que o comum utilizador doméstico não quer saber disto para nada, e aí faz todo o sentido algo mais out-of-the-box se já existir investimento no ecossistema ou intenção de investir neste.

No contexto do uso de telemóveis, mesmo como programador, não quero saber nada disso. Nem uso os Shortcuts do iPhone. Quero uma coisa fiável, que me permita fazer coisas "sofisticadas" de forma muito simples, que saia do meu caminho pois para programar, resolver, dar suporte a coisas nesse âmbito já tenho o suficiente para me coçar fora do telemóvel.

Portanto é como dizes. O Android é interessante para um sem número de coisas. Se para fazer do iPhone um "Rasperry", ou andar fazer scripts para isto e para aquilo, ou andar com temas para aqui e para acolá, for um trambolho, não foi para isso que comprei o dispositivo. Como está está muito bem.

Se essa for a cena do @oliveirasmj, então sem dúvida o Android.
 
Última edição:
No contexto do uso de telemóveis, mesmo como programador, não quero saber nada disso. Nem uso os Shortcuts do iPhone. Quero uma coisa fiável, que me permita fazer coisas "sofisticadas" de forma muito simples, que saia do meu caminho pois para programar, resolver, dar suporte a coisas nesse âmbito já tenho o suficiente para me coçar fora do telemóvel.

Portanto é como dizes. O Android é interessante para um sem número de coisas. Se para fazer do iPhone um "Rasperry", ou andar fazer scripts para isto e para aquilo, ou andar com temas para aqui e para acolá, for um trambolho, não foi para isso que comprei o dispositivo. Como está está muito bem.

Se essa for a cena do @oliveirasmj, então sem dúvida o Android.

Há sem dúvida muito entulho no mercado Android. Pessoalmente faço o esforço de comprar Pixel, pois oferece a visão do que o Android deve ser. Curiosamente de todos os Androids que me passaram pelas mão nunca usei outro launcher que não o stock, nunca mudei ícones nem apliquei skins, nunca fiz root, nunca sequer instalei qualquer ROM fora do que o fabricante disponibiliza (única vez que o fiz remonta aos tempos do PocketPC/WinMobile/WinCE), pois sou da opinião de que é dever do fabricante/dispositivo já vir com as capacidades adequadas para proporcionar uma experiência também de si adequada - ao invés de andar à procura de meias soluções que podem nunca passar de remendos.

Outra coisa é querer organizar o dia-a-dia (seja a nível pessoal e/ou profissional) utilizando a tecnologia como muleta. Nem tudo são UIs complicados e apps que requerem scripting, há imensos exemplos "WYSIWYG" tipo IFTTT com setup & forget. Nem tudo é um cabo dos trabalhos que requer linguagem própria e um esquema de manutenção regular.

Uma app de automação (bom exemplo de UI/interacção simplificados) indispensável no Android (que me demove de considerar o iOS para equipamento principal) que tira imenso partido do que as APIs do Android permitem é a BuzzKill (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samruston.buzzkill). Facilita imenso a minha schedule em termos de notificações, algo que no iOS pode passar incomparavelmente pelo Shortcuts de uma forma muito básica e rudimentar.

Algumas das funcionalidades:
vemMYkX.png
 
@cuiver,

Repara, eu apenas dei a minha opinião que basicamente assenta na ideia que creio de bom senso: Quem usa Windows fica melhor servido com Android pois integra-se melhor com esse sistema. E dentro do Android iria escolher o sabor que melhor o faz. Quem usa MacOS fica melhor com o iPhone pois é o que se integra melhor. Há razões bastante racionais sustentada na prática para esta ideia.

Não é uma crítica a quem usa macOS na secretária mas opta por comprar Android/Pixel ou quem usa Windows mas opta por comprar iPhone. Há certamente razões para essas opções.

No meu caso poderia dar um número grande de exemplos práticos diários, screenshots e coisas mais que sustentam esta minha opinião mas não tenho tempo para o efeito. Mas um ou dois exemplos rápidos: o facto de em caso de autenticação 2FA ou autorização via SMS, ... ao receber o código via SMS no telemóvel, automáticamente preenche o campo do Safari já no macOS com o código a avança ... nem pego no telemóvel ... Ter que pegar no telemóvel cada vez que acontece ... quase todos os dias para entrar em área de segurança mais estrita ... iria ser muito chato para mim ... assim basta estar no bolso ou logo ali o lado na secretária ... algo que uso já alguns anos ...

O caso especifico da notificações que mencionas, eu tenho necessidades modestas. Apenas 3 ou 4 apps podem notificar no ecrã e emitir sons ou vibrações em cada Focus Mode no iOS e pronto ... não preciso de ter uma vibração diferente para cada tipo de notificação ... não preciso de configurar para esconder uma notificação específica .... sabendo que as notificação são mostradas apenas quando olho para o telemóvel (FaceID) ... Só ao final do dia é que vejo as demais notificações.

Eu não tenho encontrado qualquer limitação na organização do meu dia á dia com o macOS e o iPhone como pareces fazer querer que existe. Antes pelo contrário. E não uso scripts ou workflows para o efeito. Não estou a ver a dificuldade para um utilização bastante eficiente.

Sim há coisas que poderiam ser melhores, mas têm melhorado claramente anos após ano. Sim também gostaria que iOS fosse mais aberto ... sem dúvida ... nomeadamente permiti-se já a instalação de apps fora da App Store como acontece com o macOS ... o que vai acontecer certamente brevemente.

Abraço.
 
Última edição:
Por acaso gostava de saber porque dizes que Windows não tem vantagens e em que contexto. Pergunta genuína.
Disse isso mais em jeito de brincadeira, mas para mim é cada vez mais verdade.
As vantagens que costumo ver no Windows são ser o sistema normalmente targeted por tudo o que é hardware (o que é bom mas também é mau, por também se tornar no maior alvo de ataques), o Microsoft Office ainda é o mais completo que conheço e a versão para macOS é medíocre e para Linux não existe (mas consta que com o Wine é usável), nunca fiz GUIs tão depressa como fazia com VB6 e Windows Forms - plataformas RAD como o Visual Studio ou o Delphi eram muito boas - mas na realidade isto são vantagens de software feito para Windows, mais do que vantagens do Windows. Assim de repente, não me ocorre mais nenhuma que não se aplique também a macOS ou Linux. Talvez o facto de ser o único sistema operativo realmente preparado para um ambiente corporativo estruturado (as in Active Directory, group policies, montes de ferramentas de endpoint management, etc), mas para o meu caso de uso não é relevante.

Qualquer uma destas vantagens cai totalmente por terra quando é o sistema mais instável que conheço. Já perdi trabalho num emprego onde era obrigado a usar Windows, porque deixava a correr scans de manhã ou durante o almoço e ele lembrava-se de reiniciar sozinho, mesmo quando eu tinha configurado as work hours para ele não reiniciar durante o dia. Já perdi relatórios que estava a escrever que foram com os suínos durante um reboot e depois não conseguiram ser reparados pelo Office, já tive scans prolongados interrompidos com os reboots (nmap, masscan, spiderfoot, etc, ou a correr dentro do Windows, ou dentro de máquinas virtuais), e saíndo do Windows e indo para software desenvolvido pela Microsoft, nunca vou perceber a mania de interligar as aplicações deles todas em todo o lado. Já tive problemas como o Skype não se conseguir ligar enquanto o OneDrive estava a correr no tray, e a solução para eu conseguir ligar o Skype era desligar o OneDrive. Isto é inconcebível, são interacções que nunca deviam existir.
Também já tive uma situação onde o OneDrive sincronizou um relatório ao contrário - em vez de actualizar o ficheiro da cloud com o ficheiro novo, substituiu o novo com o que veio da cloud. Mais trabalho perdido, aprendi rapidamente a lição de nunca trabalhar directamente numa pasta sincronizada pelo OneDrive.
Neste momento, tenho um Windows 10 (porque sou obrigado) que não consegue fazer Shut Down, quando mando fazer shut down ele volta ao ecrã de login. Tenho de dar reboot e desligar durante o POST ou o firmware menu da UEFI.
Outro computador - o que uso para jogar Siege - tem um problema com os drivers de som da Realtek, e não os consigo desinstalar (parecido ao que descrevem aqui) - sempre que os desinstalo, ele instala-os de novo, mesmo activando as opções que encontrei para evitar isso. Quando quero jogar, o procedimento é ligar o computador, desligar o cabo de rede, desinstalar os drivers, reiniciar o computador, ligar o Discord e o Siege e ligar imediatamente o cabo de rede para eles conseguirem estabelecer a ligação antes que o Windows consiga reinstalar os drivers (é uma questão de segundos). Abominável.

Acho que uma das piores coisas que já aconteceu no mundo da informática foi normalizar o "vai tentando que isso às vezes funciona" e o "desliga e volta a ligar". As pessoas estão demasiado resignadas a ter problemas constantemente, e consideram que isso é normal e faz parte da vida. Não tem de ser assim.

Não sei se tenho simplesmente muito azar ou se faço alguma coisa mal, mas isto acontece-me em instalações completamente novas (com ISOs oficiais e cuja hash validei e licenças legais, tanto a do trabalho como a académica). Até ao Windows XP, eu só trabalhei com Microsoft (MS-DOS, Windows 3.1, 95, 98, 2000, XP), e achava que era óptimo. Desde o Vista que tenho problemas (mas o 7 era tolerável), e o 10, e tudo o que vem com ele (incluindo coisas como a instalação forçada do Edge, os ads no menu iniciar, a "telemetria" obrigatória) é simplesmente insuportável.
Para além da telemetria, também é altamente creepy a quantidade de informação que o Windows recolhe permanentemente (desde o timestamp em que cada programa é executado aos números de série de cada pen que alguma vez se ligou à máquina), mas o meu emprego actual, que também envolve digital forensics, beneficia tremendamente disso, portanto aí já nem me vou queixar.
Finalmente, o facto do Windows ainda ser pago e ter toda uma maquinaria para validação de licenças significa que (1) alterações leves criam problemas grandes (como mover o disco para outro computador ou tentar fazer dual boot levarem a que o Windows obrigue a uma revalidação da licença), e (2) não posso criar facilmente ambientes descartáveis que sejam para durar mais de 30 dias, e quando realmente aparecem ideias interessantes como o Windows To Go, parece-me que alguém na Microsoft diz "espera, implementamos uma boa ideia? não, isso não pode acontecer", e matam o projecto. O Windows To Go foi literalmente a ideia mais útil que já vi sair da Microsoft nos últimos anos, e mataram-na em 2020. Enfim.

A bottom line para mim é que só uso Windows quando sou obrigado. De resto, tenho interesse zero.

Bom dia isso funciona com Unix ? Comprei um Iphone, mas a falta do KDE connect acabou por revelar-se demasiado grande e voltei para Android.
Isso o quê? O iCloud é específico da Apple, mas dá para aceder por web. Ainda não tenho nenhuma solução boa para partilhar ficheiros entre iOS e Linux, neste momento vou trocando com o Mac quando preciso.

Quero uma coisa fiável, que me permita fazer coisas "sofisticadas" de forma muito simples, que saia do meu caminho pois para programar, resolver, dar suporte a coisas nesse âmbito já tenho o suficiente para me coçar fora do telemóvel.
Isto é exactamente como me sinto em relação ao iPhone, mesmo tendo usado Android mais tempo do que iOS.
 
No meu caso, a malta que tem Linux anda a passar para Windows, muito devido a ferramentas que não trabalham no Linux. Nunca trabalhei com Linux, tirando coisas simples para criar um webserver, por isso não tenho muito acrescentar. Obrigado pela resposta.
 
@Kayvlim,

Ainda me lembro no meu quarto em cada dos meus pais a instalar a distribuição Slackware de 52 diskettes de dupla densidade. Estava para aí hora e meia a tirar e a meter diskettes … hehheh.

Sempre gostei mais do ambiente Unix que o Windows. O se não do Linux, ainda hoje é assim, é alguma falta de suporte de aplicações com bom GUI, bem polidas.

No macOS encontrei o melhor dos dois mundos … Linux e Windows. Tenho a flexibilidade, estabilidade e segurança do Unix com um GUI soberbo, e aplicações bem polidas.

De resto nenhum é perfeito. Todos têm defeitos de “personalidade”.

Porque preferes Linux?

PS: Uso o Linux para instalar e testar microservices … num máquina remota.

EDIT: Quem por questões profissionais precisa de usar coisas como o Visual Studio, OutSystems IDE, Excel sofisticado e coisas assim … Windows é o único SO de escolha porque só existem na sua plenitude nesse sistema. Com os Macs a passarem para a arquitetura M … nem da para correr isso como deve ser numa VM local.
 
Última edição:
Outro computador - o que uso para jogar Siege - tem um problema com os drivers de som da Realtek, e não os consigo desinstalar (parecido ao que descrevem aqui) - sempre que os desinstalo, ele instala-os de novo, mesmo activando as opções que encontrei para evitar isso. Quando quero jogar, o procedimento é ligar o computador, desligar o cabo de rede, desinstalar os drivers, reiniciar o computador, ligar o Discord e o Siege e ligar imediatamente o cabo de rede para eles conseguirem estabelecer a ligação antes que o Windows consiga reinstalar os drivers (é uma questão de segundos). Abominável.

Se o problema é especifico a esse jogo, tens o culpado encontrado. O sistema está simplesmente a instalar os drivers necessários para o correcto funcionamento desse hardware. Infelizmente também existe o contrário, fabricantes que não suportam devidamente o seu hardware forçam o update catalog, mantido pela MS e usado pelo Windows Update, a tentar instalar o que tem disponível para esses PCI IDs mesmo que por vezes possam representar versões datadas de vários anos e severamente desactualizadas. Isto aparentemente está a mudar para o bem e para mal, com suportes mais definidos estilo Apple (basta ver o corte introdutório implementado no Windows 11). Ao invés de montar e manter um esquema de retrocompatibilidade que can ever grow so much, tentando manter vivo hardware por vezes abandonado com um driver desactualizado potencialmente problemático ou versões genéricas produzidas pela própria MS, começa-se a definir quadros de suporte mais definidos mas datados. Continuará a não ser solução para determinados fabricantes, mas talvez agudize a pressão e selecção por parte do consumidor de modo a tendencialmente optar por soluções melhor suportadas. Pessoalmente sou completamente a favor desta ideia.

Voltando ao tópico do driver da Realtek, é possível bloquear essa instalação automática nas versões Home do Windows através do bloqueio de alterações no PCI ID em causa, ou mais facilmente nas versões Pro do Windows, onde basta desactivar esse processo nos menus de sistema.

No primeiro caso, basta copiar o texto abaixo para o Notepad, substituir o PCI ID (PCI\\VEN_XXXX&DEV_XXXX&SUBSYS_XXXXXXXX) pelo correspondente do hardware da Realtek em causa (ver no device manager) e guardar com a extensão .reg. Desligar o cabo de rede/Wifi e desinstalar o driver actual, double click no ficheiro .reg e aceitar a caixa de mensagem. Reboot e está feito.

Código:
Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall]

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall\Restrictions]
"DenyDeviceIDs"=dword:00000001
"DenyDeviceIDsRetroactive"=dword:00000000
"DenyUnspecified"=dword:00000000

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall\Restrictions\DenyDeviceIDs]
"1"="PCI\\VEN_XXXX&DEV_XXXX&SUBSYS_XXXXXXXX"

Caso a instalação automática ocorra na mesma, idealmente deverá apagar-se a cache do WU antes de desinstalar o driver problemático, ou seja pagar o folder "Download" presente no path "C:\Windows\SoftwareDistribution".
 
Última edição:
Eu já tive iPhones e vários androids, e acabei por voltar à maçã. Para quem quer um telemóvel que funcione, seja super fluído, com uma excelente câmera, o iPhone é de longe o melhor, estou super satisfeito por ter voltado a adquirir um iPhone, mesmo que me tenha custado os olhos da cara, mas também hoje em dia qual é o topo de gama que não custa 1000 EUR+? Os preços estão ridículos.

Nunca tive um telemóvel android que ficasse rápido desde que o comprei até o deixar de usar, acabam sempre por ficar uma desgraça, e depois perdem sempre frames nas animações, eu sou bué picuinhas nisso, o iPhone é 100% smooth, as animações nunca perdem frames, é mesmo muito bom.

Eu tive androids porque gostava de andar a brincar c eles, fazer root, etc, mas depois um gajo fica mais velho e n quer saber de andar a inventar, só quer algo que funcione e funcione bem, e o iPhone é um produto muito bom para quem quer algo que funcione sem chatices.
 
Uso linux em trabalho porque me cansei do windows e dos problemas que tinha ao usar o wsl2. Tenho tudo o que preciso, mas acredito que possa não haver tudo para todos.
 
Uso linux em trabalho porque me cansei do windows e dos problemas que tinha ao usar o wsl2. Tenho tudo o que preciso, mas acredito que possa não haver tudo para todos.
Por acaso tenho usado bastante wsl2 ultimamente e gosto bastante, foi um grande passo para o windows na minha opinião. Depois de vir do macOS não conseguiria usar windows para dev tão bem se n fosse o wsl2 :)
 
Se o problema é especifico a esse jogo, tens o culpado encontrado. O sistema está simplesmente a instalar os drivers necessários para o correcto funcionamento desse hardware. Infelizmente também existe o contrário, fabricantes que não suportam devidamente o seu hardware forçam o update catalog, mantido pela MS e usado pelo Windows Update, a tentar instalar o que tem disponível para esses PCI IDs mesmo que por vezes possam representar versões datadas de vários anos e severamente desactualizadas. Isto aparentemente está a mudar para o bem e para mal, com suportes mais definidos estilo Apple (basta ver o corte introdutório implementado no Windows 11). Ao invés de montar e manter um esquema de retrocompatibilidade que can ever grow so much, tentando manter vivo hardware por vezes abandonado com um driver desactualizado potencialmente problemático ou versões genéricas produzidas pela própria MS, começa-se a definir quadros de suporte mais definidos mas datados. Continuará a não ser solução para determinados fabricantes, mas talvez agudize a pressão e selecção por parte do consumidor de modo a tendencialmente optar por soluções melhor suportadas. Pessoalmente sou completamente a favor desta ideia.

Voltando ao tópico do driver da Realtek, é possível bloquear essa instalação automática nas versões Home do Windows através do bloqueio de alterações no PCI ID em causa, ou mais facilmente nas versões Pro do Windows, onde basta desactivar esse processo nos menus de sistema.

No primeiro caso, basta copiar o texto abaixo para o Notepad, substituir o PCI ID (PCI\\VEN_XXXX&DEV_XXXX&SUBSYS_XXXXXXXX) pelo correspondente do hardware da Realtek em causa (ver no device manager) e guardar com a extensão .reg. Desligar o cabo de rede/Wifi e desinstalar o driver actual, double click no ficheiro .reg e aceitar a caixa de mensagem. Reboot e está feito.

Código:
Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall]

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall\Restrictions]
"DenyDeviceIDs"=dword:00000001
"DenyDeviceIDsRetroactive"=dword:00000000
"DenyUnspecified"=dword:00000000

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DeviceInstall\Restrictions\DenyDeviceIDs]
"1"="PCI\\VEN_XXXX&DEV_XXXX&SUBSYS_XXXXXXXX"

Caso a instalação automática ocorra na mesma, idealmente deverá apagar-se a cache do WU antes de desinstalar o driver problemático, ou seja pagar o folder "Download" presente no path "C:\Windows\SoftwareDistribution".
Este post, que seguramente será muito útil a quem usa Windows e tem algum destes problemas, acaba por ilustrar por que motivo tanta gente prefere macOS.
 
Back
Topo