Powerline

Não querendo influenciar ninguém e de acordo com o que fui aprendendo com testes alguns com aqueles equipamentos outros com equivalentes também acho que não dando os 8631P que considero bastante razoáveis não será com os inferiores que resolves.
Poderás ter resultados parecidos, sempre inferiores, mas compensadores mais na parte custo/beneficio que na qualidade da ligação. Diria que o problema estará em algo da rede eletrica do piso superior que pode bem ser uma troca de terminais como um user sugeriu. Com a pressão não sugeri algo que tento sempre e que consiste em colocar os equipamentos na posição invertida para ver se melhora ou resolve os problemas.

Lembro que mesmo que algumas coisas se devam a marketing muito elaborado das marcas - a velocidade de ligação entre powerlines é referida como isso mesmo e surge nos manuais e em letras pequenas na publicidade. Mesmo assim nas aplicações acaba por illudir os utilizadores. Se for nos av200 logo se topa porque as portas 10/100 não permitem mais que 100Mbps mas nos mais avançados ficamos na esperança que chegue à velocidade da ligaça a operador o que ninguém nos garante exceto que isso esteja contratado mas sendo-o é por outros meios. Por powerline tradicional já aqui apontei os 350Mbps em condições ideiais nos av2 1200 que tenderá a reduzir para os av1000 e mais ainda para os av600 (se tiverem portas gigabit até conseguem resultados por vezes próximos dos av1000 (ou melhor av900 pois esse deveria ser o nome praticado...) Sei que isso não é muito divulgado mas descobri-o à custa de analises lidas na net que depois fui comprovando.
E já agora mais uma achega para os 8631P: por terem tomada incluida normalmente tem alguma vantagem sobre outros conjuntos em que pelo menos o elemento com wifi não a possui. Normalmente precisamos das tomadas e isso pode ajudar à perdas ...
Boa review e obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade e ajuda para tentar resolver o meu caso.
Tantos dias e horas que andámos a falar por aqui e por MP mas pelos vistos o meu caso é um caso perdido 😂

É pena que no meu caso não tenha dado resultado, os Tp-link TL-WPA8631P + TLWPA8631
 
Última edição:
Boa tarde.

Comprei uma TP-Link TL-PA7017P Gigabit Powerline AV1000 Kit de inicialização, sem WiFi para levar sinal a outra divisão, porém, dos 500 Mbps que tenho apenas atinge 70Mbps no máximo por Ethernet.

A aplicação tpPLC indica que a Powerline Rate é de 250Mbps mas não é essa a velocidade que transmite nessa outra divisão.

A casa é pequena (85m2) e essa divisão dista apenas uns 10 metros em linha recta. O sistema electrico é monofásico. Não entendo o que está errado.

Já testei noutras tomadas de outras divisões e a velocidade é semelhante e na mesma divisão, na outra tomada atinge um pouco mais, mas apenas na ordem dos 125Mbps.

Se conseguirem ajudar pois precisava de velocidades bem mais elevadas nessa divisão por motivos laborais e a powerline parece ser a melhor solução.

Obrigado.
Qual era a tua verdadeira velocidade de internet nesse momento?
 
@jarvaz

Já que no meu caso a powerline não deu resultado e eu ainda a pensar sobre o assunto, achas que isto https://www.tp-link.com/pt/home-networking/adapter/archer-t3u/ seria uma boa solução ou achas que não vale o investimento?

Se sim, dá para usar o mesmo SSID e password da rede da operadora?

Obrigado

Cumprimentos
Se não te enganaste no link não percebeste a funcionalidade da peça. Isso que está nesse link é uma pen usb wifi que permite ligar-te a uma rede wifi não configurar. Como a tplink e outras marcas tem algumas designações parecidas entre pens wifi e routers ou repetidores ico à espera do verdadeiro se for o caso.
Senão isto só melhorará a parte de recepção wifi do portatil não fará milagres se o wifi for fraco
 
Se não te enganaste no link não percebeste a funcionalidade da peça. Isso que está nesse link é uma pen usb wifi que permite ligar-te a uma rede wifi não configurar. Como a tplink e outras marcas tem algumas designações parecidas entre pens wifi e routers ou repetidores ico à espera do verdadeiro se for o caso.
Senão isto só melhorará a parte de recepção wifi do portatil não fará milagres se o wifi for fraco
Então já percebi que não vale a pena.
Repetidores já usei no passado que um vizinho me emprestou e por curiosidade também era da Tp-link e não resultou.
A função era expandir o sinal Wi-Fi para o local onde apanhava fraco.

Terei que ver os jogos como já fiz este fim-de-semana que é na sala (o router está na divisão logo ao lado) onde faço testes no speedtest e apanho no portátil com a rede 2.4GHz da operadora 40-45 Mbps de download e 30-35 Mbps de upload.
 
Então já percebi que não vale a pena.
Repetidores já usei no passado que um vizinho me emprestou e por curiosidade também era da Tp-link e não resultou.
A função era expandir o sinal Wi-Fi para o local onde apanhava fraco.

Terei que ver os jogos como já fiz este fim-de-semana que é na sala (o router está na divisão logo ao lado) onde faço testes no speedtest e apanho no portátil com a rede 2.4GHz da operadora 40-45 Mbps de download e 30-35 Mbps de upload.
o mesh é uma tentativa de superar essa falha dos repetidores. Mas nem todos os repetidores são iguais como nem todas as situações o são. Como já referi apesar da solução powerline não ter funcionado aí continuo a imaginar que os valores de wifi que tens no corredor que suponho paredes meias com o quarto te permitiriam uma solução como a que recusas com um verdadeiro repetidor que consiga receber o sinal do router e depois repeti-lo para o ambiente próximo. O ano pasado tive numa casa onde o router estava no andar de cima sem possibilidade de passar cabos ou usar powerline entre os dois espaços - linhas eletricas diferentes por serem casas independentes. Servi-me dum repetidor ftitz para receber o sinal do router e depois encaminhei-o para equipamentos que o distribuiam pelo espaço e tinha basicamente os 500/100 do router embora sem ligação direta ao mesmo. Com algum engenho consegues algo assim. No meu caso foi mais fácil por ter equipamentos - foi só descobrir como...
 
o mesh é uma tentativa de superar essa falha dos repetidores. Mas nem todos os repetidores são iguais como nem todas as situações o são. Como já referi apesar da solução powerline não ter funcionado aí continuo a imaginar que os valores de wifi que tens no corredor que suponho paredes meias com o quarto te permitiriam uma solução como a que recusas com um verdadeiro repetidor que consiga receber o sinal do router e depois repeti-lo para o ambiente próximo. O ano pasado tive numa casa onde o router estava no andar de cima sem possibilidade de passar cabos ou usar powerline entre os dois espaços - linhas eletricas diferentes por serem casas independentes. Servi-me dum repetidor ftitz para receber o sinal do router e depois encaminhei-o para equipamentos que o distribuiam pelo espaço e tinha basicamente os 500/100 do router embora sem ligação direta ao mesmo. Com algum engenho consegues algo assim. No meu caso foi mais fácil por ter equipamentos - foi só descobrir como...
Então dizes que o mesh seria uma solução?
Como sabes e viste quando perguntei o Mesh que a operadora têm também não dava porque tinha que estar ligado por cabo junto ao router.

Entre o corredor e o meu quarto existe paredes, claro mas não a impedir o caminho.

Como já referi, já tive um repetidor (emprestado) no passado (há uns anos) que não resolveu o problema.
 
Não, ele disse que um repetidor (mas um bom repetidor) provavelmente resolve isso. Mas ninguém te vai dar certezas se apanhas a velocidade máxima ou não. Tens que comprar e testar. Se não der, devolves como fizeste com os powerlines. Eu apostava em como resolvia

Ex: Devolo WiFi 6 Repeater 5400
 
Não, ele disse que um repetidor (mas um bom repetidor) provavelmente resolve isso. Mas ninguém te vai dar certezas se apanhas a velocidade máxima ou não. Tens que comprar e testar. Se não der, devolves como fizeste com os powerlines. Eu apostava em como resolvia

Ex: Devolo WiFi 6 Repeater 5400
Para ver se entendi.

Então o repetidor o que faz exatamente é expandir o sinal WiFi onde na zona onde estamos apanho mau sinal. Certo?
Eu aí consigo apanhar a rede 2.4GHz e 5GHz através do meu smartphone e quando faço testes na app speedtest com a rede 5GHz, consigo a velocidade contratada (500/100)?
No portátil em que as configurações diz que a placa de rede suporta 10/100/1000 de velocidade, ou seja, 1Gbps e apanhar a rede 5GHz (quando no pc procuro as redes não aparece a de 5GHz), será que consigo melhores velocidades?

Quando estou no psio inferior na sala (o router está na divisão ao lado) e faço testes com a rede 2.4GHz apanho entre os 40 a 50 Mbps de download e 30 a 35 Mbps de upload.

Obrigado
 
Não vais meter o repetidor no local onde não apanhas wifi. O truque é meter o repetidor tipo a meio onde vai captar idealmente um excelente sinal Wifi do router da meo e expandir o mesmo para o resto das divisões.
Quanto à velocidade sim, supostamente vais apanhar a velocidade contratada em 5ghz. No portátil vai melhorar sempre, mas é aquela questão de não ter 5ghz(esse portátil não tem norma wifi ac)
 
Não vais meter o repetidor no local onde não apanhas wifi. O truque é meter o repetidor tipo a meio onde vai captar idealmente um excelente sinal Wifi do router da meo e expandir o mesmo para o resto das divisões.
Quanto à velocidade sim, supostamente vais apanhar a velocidade contratada em 5ghz. No portátil vai melhorar sempre, mas é aquela questão de não ter 5ghz(esse portátil não tem norma wifi ac)
Apesar de poder ou não solucionar o problema há outra questão que não irá resolver.
Em termos de captação de rede 5GHz no smartphone até pode apanhar e fazendo os testes dar a velocidade contratada ou valores próximos mas em termos de ligação por cabo de rede do repetidor ao portátil existe duas coisas:

1. Não apanhar a velocidade contratada porque o portátil não apanhar a rede 5GHz;
2. O repetidor teria que ficar no corredor de acesso ao quarto que teria que usar um cabo de rede +/- com 15 a 18 metros o que está fora de questão porque os meus familiares não querem cabos a mostra pela casa.

Resumindo: Vou fazer como já fiz este fim de semana. Venho para o piso inferior, para a sala e vejo os jogos pelo WiFi no portátil que assim sei que apanho na rede 2.4GHz entre 40-45 Mbps de download e 30-35 Mbps de upload.
 
Muito provavelmente vais apanhar mais mbps com o wifi do portatil no teu quarto do que esses valores. Portanto resolve o teu problema
Simplesmente não vais apanhar a velocidade de 5ghz
 
Muito provavelmente vais apanhar mais mbps com o wifi do portatil no teu quarto do que esses valores. Portanto resolve o teu problema
Simplesmente não vais apanhar a velocidade de 5ghz
Achas que apanho?
A placa de rede não estará limitada até uma certa velocidade?

Se achas que apanho, porque é que quando estou no mesmo piso onde está o router, ou seja, mais próximo e as velocidades são as que mencionei?

Na rede 5GHz no portátil também acho que não vou apanhar apesar de as caraterísticas do meu portátil dizer que apanho 10/100/1000 mas se calhar está mal...
 
Se estás próximo do router e são essas velocidades então não vais apanhar mais com o repetidor
Ainda não percebeste que o teu portátil não tem placa de rede com 5ghgz. Isso do 10/100/1000 é a porta RJ45. Ou seja, por cabo consegue apanhar até 1000mbps. ( Neste caso apanha até 500 porque é a velocidade contratada)
Se experimentares conectar um cabo de rede do router ao portatil vai apanhar os 500
 
Se estás próximo do router e são essas velocidades então não vais apanhar mais com o repetidor
Ainda não percebeste que o teu portátil não tem placa de rede com 5ghgz. Isso do 10/100/1000 é a porta RJ45. Ou seja, por cabo consegue apanhar até 1000mbps. ( Neste caso apanha até 500 porque é a velocidade contratada)
Se experimentares conectar um cabo de rede do router ao portatil vai apanhar os 500
Entendido.

O repetidor também não é solução.

Pelos vistos não há solução.
Nem powerline, nem repetidor.

Só se mudar de casa ou levar o router para outro local (estou a ser irónico).

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
 
Claro que há. É bem fácil. Em vez de comprares 1 repetidor compras 2.

Router meo ---- 1 repetidor apanha sinal do router meo(corredor de acesso) ---- 2 repetidor apanha sinal do 1 repetidor(o teu quarto) ---- ligar cabo de rede do 2 repetidor ao teu pc.

Feito
 
Claro que há. É bem fácil. Em vez de comprares 1 repetidor compras 2.

Router meo ---- 1 repetidor apanha sinal do router meo(corredor de acesso) ---- 2 repetidor apanha sinal do 1 repetidor(o teu quarto) ---- ligar cabo de rede do 2 repetidor ao teu pc.

Feito
Sim.

Mas se não apanho mesmo por cabo de rede a velocidade contratada no pc não vale a pena o investimento.
Ou será que apanho?

Agora fiquei na dúvida 🤔
 
Desculpa a insistência e a minha confusão.

Então sendo assim depois no quarto no smartphone consigo ter a rede no máximo em ambas as redes (2.4GHz e 5GHz) e na rede 5GHz se fizer teste de velocidade consigo apanhar os 500/100?

Obrigado

Cumprimentos
 
Desculpa a insistência e a minha confusão.

Então sendo assim depois no quarto no smartphone consigo ter a rede no máximo em ambas as redes (2.4GHz e 5GHz) e na rede 5GHz se fizer teste de velocidade consigo apanhar os 500/100?

Obrigado

Cumprimentos

Ora essa.
Yes consegues. Convém é comprares os 2 repetidores da mesma marca para evitares faltas de compatibilidades, e claro, têm de ter 1 porta Rj45 para depois ligares o do quarto ao pc
 
Back
Topo