PlayStation Portable / PSP - Tópico Geral

Anda tudo atras da consola ainda ontem estive na Vobis do Gaia Shopping e estavam la aos pontapes.....

Mesmo no significado da palavra porque o segurança estava a por os alarmes e a coloca-las no chão para serem vistas......
 
Mod aos phones da psp..

Como devem saber a sony lançou cá na europa uma revisão dos phones da psp com o objectivo de cumprir a norma europeia dos 90 dB (decibéis) em headphones.. o que contece é que muita genta queixa-se de que os 90 dB é um nível de som muito baixo (na psp) onde só se consegue ouvir em pleno em ambientes silênciosos.. mas atenção, que na realidade 90dB é um nível de som muito elevado.. pois uma exposição aí da ordem dos 100dB durante um longo periodo de tempo provoca danos irreparáveis no ouvido humano (as células do ouvido não se regeneram e quantas mais morrerem mais um gajo fica surdo)..

Continuando.. descontente com o nível de som dos phones decidi averiguar o que a sony fez para limitar aos 90dB.. como não era problema da psp e eles tb não iriam fazer uns novos phones todos xpto.. resolvi abrir os phones, isto é um pouco complicado de abrir.. mas do lado onde diz "friendly" é o sítio ideal para soltar a tampa..

O que encontrei foi isto:
antes5vu.jpg


A sony adicionou ao circuito uma resistência em série de 471 ohms de referência (mais precisamente 469 ohms medidos com um ohmimetro), o que esta resistência faz é criar uma quebra de tensão suficiente para que a potência que chega aos phones seja inferior à que a psp fornece (isto ajuda na longevidade da bateria).. a impedância dos phones é de 484 ohms, em comparação aos phones japoneses onde a sua impedância é de apenas 16 ohms (os 16 ohms devem-se ao próprio fio de cobre que constitui os enrolamentos da bobina do phone)..

O que eu fiz para anular o efeito da resistência foi criar uma ponte shuntando os terminais da mesma.. ficando algo assim:
depois2vo.jpg


Com este mod os phones passam a debitar a mesma potência sonora que os japoneses, em termos de garantia.. penso que não afetará alguma coisa :rolleyes: ..
 
Última edição:
riddik disse:
Eu vivo ao pe dessa loja (*****) e so posso dixer bem dela


Eu tb... Eles tinham uma loja aqui no Porto mesmo ao lado da minha casa. No entanto fechou por falta de clientes. Eu devia ser o único, LOL!!!

Mas a loja é muito boa. Eu continuei a comprar coisas mesmo sendo de Vila Real.

Eles enviam as coisas por EMS e digo-te que até agora as coisas que recebi vieram sempre dentro das respectivas caixas de origem que por sua vez vinham dentro de caixas enormes e com superprotecções de papelao.

5 estrelas. Podes confiar para mandar vir as coisas de lá... E acredita já tenho tido problemas com lojas aqui no Porto (NAInformática, a outra loja de Gaia que nem lembro o nome nem a encontro, *****)
 
scorcher disse:
Mod aos phones da psp..

Como devem saber a sony lançou cá na europa uma revisão dos phones da psp com o objectivo de cumprir a norma europeia dos 90 dB (decibéis) em headphones.. o que contece é que muita genta queixa-se de que os 90 dB é um nível de som muito baixo (na psp) onde só se consegue ouvir em pleno em ambientes silênciosos.. mas atenção, que na realidade 90dB é um nível de som muito elevado.. pois uma exposição aí da ordem dos 100dB durante um longo periodo de tempo provoca danos irreparáveis no ouvido humano (as células do ouvido não se regeneram e quantas mais morrerem mais um gajo fica surdo)..

Continuando.. descontente com o nível de som dos phones decidi averiguar o que a sony fez para limitar aos 90dB.. como não era problema da psp e eles tb não iriam fazer uns novos phones todos xpto.. resolvi abrir os phones, isto é um pouco complicado de abrir.. mas do lado onde diz "friendly" é o sítio ideal para soltar a tampa..

O que encontrei foi isto:
antes5vu.jpg


A sony adicionou ao circuito uma resistência em série de 471 ohms de referência (mais precisamente 469 ohms medidos com um ohmimetro), o que esta resistência faz é criar uma quebra de tensão suficiente para que a potência que chega aos phones seja inferior à que a psp fornece (isto ajuda na longevidade da bateria).. a resistividade dos phones na sua totalidade é de 484 ohms, em comparação aos phones japoneses onde a sua resistividade total é de apenas 16 ohms (os 16 ohms devem-se ao próprio fio de cobre que constitui os enrolamentos da bobina do phone)..

O que eu fiz para anular o efeito da resistência foi criar uma ponte shuntando os terminais da mesma.. ficando algo assim:
depois2vo.jpg


Com este mod os phones passam a debitar a mesma potência sonora que os japoneses, em termos de garantia.. penso que não afetará alguma coisa :rolleyes: ..



A impedancia (é assim que se chama) dos phones é na mesma os 16 ohms (isto se os phones forem iguais aos japoneses). O que as resistencias ai estão a fazer é alterar o ganho de saida do amplificador, no entanto não alteram em nada a impedancia de saida dos phones.
 
Usei o termo "resistividade" porque quero-me referir à resistência total existente aos terminais do jack.. o que incluí impedâncias, resistência por perdas, etc.. mas se achares incorrecto eu altero..
 
resistividade tem utilização para outro termo... É para medir a resistência por comprimento dum material qualquer
impedância resulta da combinação da resistência e da reactância (bobine) e dá a relação no plano complexo entre a tensão e corrente (ou noutra notação qualquer)
A impedância é que traduz a totalidade do circuito
 
Mas olhem lá que o termo nem está mal utilizado.. pois não podes chamar a x que é a impedância de um circuito quando inclui uma resistência pura pelo caminho!!.. foi por isso que eu utilizei "resistividade total" pois nos phones japoneses tb não sei se há filtros ao algo do género.. Os 16 ohms são de facto a impedância dos phones que alterei mas foram medidos aos terminais da bobina.. e quando utilizei o termo "resistividade" queria-me referir aos terminais do jack.. pois se pegares nos phones de uma psp europeia e medires com um ohmimetro a sua resistência aos terminais do jack (os tais 484 ohms) não podes dizer que aquilo é uma impedância.. dizes que a resistência total do circuito é aquela, eu lembrei-me de lhe chamar resistividade porque o que está somado é a impedância da bobina + 469 ohms da resistência + perdas ..

Ou se calhar até podes.. e sou eu que estou a fazer confusão com outra coisa :o ..
 
Última edição:
scorcher disse:
Mas olhem lá que o termo nem está mal utilizado.. pois não podes chamar a x que é a impedância de um circuito quando inclui uma resistência pura pelo caminho!!.. foi por isso que eu utilizei "resistividade total" pois nos phones japoneses tb não sei se há filtros ao algo do género nos phones.. Os 16 ohms são de facto a impedância dos phones que alterei mas foram medidos aos terminais da bobina.. e quando utilizei o termo "resistividade" queria-me referir aos terminais do jack.. pois se pegares nos phones de uma psp europeia e medires com um ohmimetro a sua resistência aos terminais do jack (os tais 484 ohms) não podes dizer que aquilo é uma impedância.. dizes que a resistência total do circuito é aquela, eu lembrei-me de lhe chamar resistividade porque o que está somado é a impedância da bobina + 469 ohms da resistência + perdas ..

Ou se calhar até podes.. e sou eu que estou a fazer confusão com outra coisa :o ..


Resistividade não tem nada a ver com resistencia. São conceitos diferentes.

Todos os materias têm resistividade, pois é a resistencia que eles oferecem à passagem de corrente electrica num condutor de 1mm^2 de secção por 1 m de comprimento.

O que tu mediste foi a resistencia do circuito que é igua a: resistencia da bobine + resistencia adicionada + resistencia dos fios

E novamente digo que a impedancia de saida do conjunto amplificador + phones é apenas 16ohms.
O que a resistencia de 469ohms (é isto?) está a fazer é alterar o ganho de saída do amplificador apenas de 100dB para os 90dB. Para aumentar de facto basta fazer esse Shunt que diminui drásticamente a resistencia e aumenta o ganho.
 
É isso tudo.. já estou esclarecido quanto aos conceitos :p ..

E sim.. foram 469 ohms que medi na resistência, não são é muito exactos já que não tenho casas décimais nisto..
 
PPL . Já consegui meter a net a bombar na minha psp, com o wpa e tudo. Mas escrever com o teclado virtual é quase impossivel. Já vi alguns teclados na net, alguém já tem alguma coisa dessas? Ideias onde comprar??
 
A julgar pelo Eurogamer o lançamento da PSP foi um secesso na Inglaterra, com pessoal a esperar muitas horas para adquirir uma.

Para o pessoal que anda à procura de uma PSP é só para avisar que hoje chegou uma remessa nova ao Carrefour de Telheiras :)
 
Arkman disse:
PPL . Já consegui meter a net a bombar na minha psp, com o wpa e tudo. Mas escrever com o teclado virtual é quase impossivel. Já vi alguns teclados na net, alguém já tem alguma coisa dessas? Ideias onde comprar??


conseguiste com WPA? mas não era impossivel ter net em access points de WPA?
 
Pois é, agora estou sem PSP... :(

Fui devolver a minha e das que eles tinham para troca (experimentei 3, sim 3!!!) estavam com dead pixels! Não quis experimentar mais nenhuma e pedi o dinheiro.

Enfim, pode ser que para a semana arranje alguma com ecrãs em condições... :(
 
Sadino disse:
A julgar pelo Eurogamer o lançamento da PSP foi um secesso na Inglaterra, com pessoal a esperar muitas horas para adquirir uma.

Para o pessoal que anda à procura de uma PSP é só para avisar que hoje chegou uma remessa nova ao Carrefour de Telheiras :)
a julgar por esse artigo os gajos fartaram-se de esperar, mas eles também já a tinham reservado, eu pelo menos não era maluco para ir para lá sem saber se arranjava uma
 
Comprei uma PSP via net en Junho para o meu puto, que veio com a versão 1.50. Tenho lido uma série de comentários relativos às versões de firmware e necessitava de alguns esclarecimentos. Aos entendidos peço a paciência de me instruirem :

1 - existe algum motivo forte para não actualizar o firmware ? (não tenho intenções de usar mais que o software disponivel nas lojas);
2 - qual a ultima versão de firmware e como a obter? existe na net ? é verdade que a mesma já vem com um browser integrado?
3 - tenho um sistema wifi (rooter, portatil e desktop) em casa, posso também ir para a net de forma directa com a PSP?

Desculpem colocar todas estas perguntas, mas não se trata de preguiça de procurar. Tenho é encontrado informação dispersa e por vezes conflituosa nos resultados e as dúvidas persistem.

Informação util : não notei "dead" pixeis na PSP até à data (tb não vejo muito bem ;) ). Com o firmware 1.50 comprei ontem o NFS e ele correu bem, sem problemas (vi alguns a falar de incompatibilidades dos jogos existentes cá com as consolas vindas de fora noutras épocas).

Obrigado
 
1- Se não queres utilizar software sem ser made Sony, faz todo o sentido em fazere o update porque traz novas funcionalidades, como o browser, suporte para novos formatos de imagens e escolha de wallpaper!

2- O firmware mais recente é o 2.0, se conheceres alguém com uma PSP comprada cá pede-lhe emprestado o demo UMD que tem lá o update ou vai a www.yourpsp.com

3- Sim! Se tiveres o browser que vem com firmware 2.0!
 
Back
Topo