Panasonic Lumix FX10 por 130€

Tudo depende de quanto queiras gastar. E aqui tens que tomar uma decisão um tanto ou quanto difícil (a meu ver).

O ideal, por mim e por muita gente, é as pessoas começarem a dar os primeiros passos com uma máquina dessas (A720IS ou FZ8). Depois logo compram a sua SLR. Eu por exemplo ainda não comprei a minha, também porque tenho vários amigos que me estão sempre a emprestar a deles, mas quando puder (é só o meu carro deixar de me dar chatices) nem hesito.

No entanto, se o dinheiro não abunda, mas principalmente, se tens a certeza absoluta do que queres, em vez de gastares 200€ numa máquina razoável (fraca comparando com uma SLR) e 350€ num curso (em que a maioria das coisas tens na net e em livros de 20€), gastas 550€ numa boa SLR amadora. E essa sim, já te vai permitir evoluir muito na fotografia e sempre com qualidade.


Se nao sofresse de ansiedade e de escassez de dinheiro ate gastava esses 550€:(

Eu gostava mesmo de enfretar a fotografia nao como hobbie apenas... no curriculo nao podia colocar "li livro tal..." ao menos tenho que dizer que frequentei algum curso...Se bem que o que eles querem é ver "serviço"(portfolio,etc)
 
Se nao sofresse de ansiedade e de escassez de dinheiro ate gastava esses 550€:(

Eu gostava mesmo de enfretar a fotografia nao como hobbie apenas... no curriculo nao podia colocar "li livro tal..." ao menos tenho que dizer que frequentei algum curso...Se bem que o que eles querem é ver "serviço"(portfolio,etc)

Vês como sabes?! Não é por teres um mini-curso (menos de 100h) que vais ter muito mais credibilidade.
O que te dá credibilidade é experiência, é teres no currículo "participei nos workshops A, B, C, D, etc, com fulano X, fulano Y, etc..".
Depois juntas as fotos que tiras nesses workshops ao teu portfolio. E aí sim, eles vêm o teu trabalho, vêm o quanto boa és e vê que aprendeste com bons fotógrafos.

Depois podes sempre fazer cursos mais avançados e especializados em certas áreas da fotografia. Mas isto é só mais lá para a frente. Por enquanto, o básico facilmente aprendes por aqui (aqui, internet, porque neste fórum não se aprende nada! :p joking...).
 
Vês como sabes?! Não é por teres um mini-curso (menos de 100h) que vais ter muito mais credibilidade.
O que te dá credibilidade é experiência, é teres no currículo "participei nos workshops A, B, C, D, etc, com fulano X, fulano Y, etc..".
Depois juntas as fotos que tiras nesses workshops ao teu portfolio. E aí sim, eles vêm o teu trabalho, vêm o quanto boa és e vê que aprendeste com bons fotógrafos.

Pois, acho que amanha vou à ***** ver de uns livros pelo menos para aprender o basico...e vou treinar com a minha super maquina... nokia N73 uhuhuhuh:o

Para ja nao consigo comprar uma maquina de 200euros senao nem duro ate ao dia 15 -.-
 
Então se não podes comprar já uma máquina dessas, das duas uma:

- Ou compras o que podes, vais brincando e adias a tua entrada a sério na fotografia (quando digo a sério é mais a sério do que a maioria dos users desta secção).

- Ou aguardas mais uns tempos, mas quando entrares, entras a sério e a dar-lhe forte.
 
Então se não podes comprar já uma máquina dessas, das duas uma:

- Ou compras o que podes, vais brincando e adias a tua entrada a sério na fotografia (quando digo a sério é mais a sério do que a maioria dos users desta secção).

- Ou aguardas mais uns tempos, mas quando entrares, entras a sério e a dar-lhe forte.


Eu nao quero é andar a comprar uma maquina e depois querer evoluir e ter que tentar vender a que tenho para depois comprar outra mais cara eu queria comprar uma que me possibilitasse fazer de tudo...sem ter que pagar 1000euros!(Acho um verdadeiro exagero)

Sou apologista da "fotografia que se faz com a maquina mais reles" o fazer-se de algo pobre algo muito rico em conteudo...
 
Não há milagres. Se queres entrar para o mundo profissional, esquece lá a "fotografia que se faz com a máquina mais reles".

No mundo profissional uma SLR é quase requisito mínimo. E a que eu estou a falar por 500€ é uma SLR amadora. Por 1000€ já compras um corpo semi-profissional (depois com lentes quase que vais aos 2000€). Uma SLR profissional, só o corpo, salta logo para cima dos 2000/2500€.

Claro que não te podes esquecer, que desses 1000€, o que gastas em lentes, só gastas uma vez. Uma boa lente se calhar dura-te a carreira toda, pelo menos até a marca das máquinas mudar o encaixa, coisa que é raro acontecer.
Depois os corpos, são investimentos que fazes de X em X anos, caso precises ou vejas necessidade disso.

Uma A720IS ou FZ8, muito dificilmente poderão ter uma utilização profissional, e os 200€ que dás, são 200€ perdidos.
 
Última edição:
Não há milagres. Se queres entrar para o mundo profissional, esquece lá a "fotografia que se faz com a máquina mais reles".

No mundo profissional uma SLR é quase requisito mínimo. E a que eu estou a falar por 500€ é uma SLR amadora. Por 1000€ já compras um corpo semi-profissional (depois com lentes quase que vais aos 2000€). Uma SLR profissional, só o corpo, salta logo para cima dos 2000/2500€.

Podia ter nascido em berço d'ouro assim os meus papás pagavam-me os cursos todos e as maquinas... é nestas alturas que nao penso no quão gratificante é ganharmos as coisas com o suor do nosso trabalho.... É muito dinheiro... resumindo a fz8 seria para o quê, nada?
 
Podia ter nascido em berço d'ouro assim os meus papás pagavam-me os cursos todos e as maquinas... é nestas alturas que nao penso no quão gratificante é ganharmos as coisas com o suor do nosso trabalho.... É muito dinheiro... resumindo a fz8 seria para o quê, nada?

Isso do gratificante tem muito que se lhe diga. lol As pessoas dizem muito isso, mas o que é certo é que ninguém se importava que lhes caíssem uns quantos milhões na conta, de um dia para o outro.

Mas voltando à conversa, se o que estás a pensar é mesmo vias profissionais, então não, a FZ8 não te serve para grande coisa...
Como te disse, por agora, se queres cortar em alguma coisa, corta no curso. Porque aquilo que aprendes no curso, também aprendes por ti, mas quanto à máquina, ou tens ou não tens.
 
Isso do gratificante tem muito que se lhe diga. lol As pessoas dizem muito isso, mas o que é certo é que ninguém se importava que lhes caíssem uns quantos milhões na conta, de um dia para o outro.

Mas voltando à conversa, se o que estás a pensar é mesmo vias profissionais, então não, a FZ8 não te serve para grande coisa...
Como te disse, por agora, se queres cortar em alguma coisa, corta no curso. Porque aquilo que aprendes no curso, também aprendes por ti, mas quanto à máquina, ou tens ou não tens.

entao numa 1ª maquina sao logo 500euros?
 
As lentes são universais?

Isto é, uma lente antiga funciona numa maquina digital?

É que tenho duas lentes da Minolta (uso-as numa Dynax 5000i) e se funcionassem numa maquina, digamos, mais actual era 5*

Não são nada de espectacular, é uma destas

E a que vinha com a maquina (36-80)

Mas sempre era menos um investimento e ficava com uma maquina bem melhor
 
entao numa 1ª maquina sao logo 500euros?

Sim... Uma Nikon D40 com o kit de duas lentes fica-te mais ou menos nisso. Ou podes fazer como alguns aqui no fórum fizeram, comprar um corpo em 2ª mão e uma lente de alta qualidade.
Por exemplo, o mundano e o michael c, compraram a Nikon D70 com a Tamron 17-50 F2.8 por pouco mais que isso.

As lentes são universais?

Isto é, uma lente antiga funciona numa maquina digital?

É que tenho duas lentes da Minolta (uso-as numa Dynax 5000i) e se funcionassem numa maquina, digamos, mais actual era 5*

Não são nada de espectacular, é uma destas

E a que vinha com a maquina (36-80)

Mas sempre era menos um investimento e ficava com uma maquina bem melhor

As lentes não são universais, nada disso. Cada marca tem o seu sistema, com a sua própria baioneta (o encaixe da lente). Mas as marcas tentam não mudar de baioneta para que as lentes funcionem nos vários corpos.

A Canon usa a baioneta EF (EF mount), que faz parte do sistema EOS, criado quando a Canon passou a ter lentes com autofocus e motor interno na lente.
Todas as lentes EF funcionam em todos os corpos EOS, sejam eles de filme, ou digitais.
Depois há as EF-S que só funcionam em corpos APS, que normalmente são digitais.

A Nikon tem a baioneta F (f mount), que já vem desde 68 ou 69, se não me engano. Ou seja, as lentes desde essa altura, salvo algumas excepções, são compatíveis com os corpos actuais.
Actualmente também têm uma linha de lentes para APS, que não sei a designação.
De referir que esta deve ser a baioneta mais compatível do mercado (é a que permite lentes mais antigas sem necessidade de adaptadores).
Também é a mesma baioneta usada nos corpos da Fuji.

No caso da Minolta, sei que nos últimos modelos de filme usavam a baioneta A (A mount), que é a mesma baioneta que a Sony está a usar nos seus corpos (a Sony comprou a divisão de fotografia da Minolta).
Não sei qual é a baioneta dessa lente, mas se for a mesma usada pela Sony, é provável que possas usar essa lente em corpos actuais.
É capaz de ter algumas limitações, como ter focagem manual ou isso, que é normal com lentes antigas, mas é uma questão de te informares.
 
Mas existe a possibilidade de comprar um adaptador e a lente X funcionar na maquina Y..

Porque sou capaz de arranjar um investidor numa Reflex de entrada, baratucha..

Mas para isso tem de ter compatibilidade com estas lentes..
 
loooool por acaso mesmo antes de vir agora ver de notificaçoes do topico estive e a ver nikon D40... XD foi um chamamento:lol:


so fiquei mesmo numa de "sou mesmo burra" quando li "a Nikon D70 com a Tamron 17-50 F2.8" 17-50 F2.8 e fiquei mesmo com a noçao que nao percebo nada de nada:'(
 
"
Este pack inclui duas objectivas HSM: a 18-50 mm F3,5-5,6 DC HSM e a 55-200 mm F4-5,6 DC HSM. A motorização HSM cria uma focagem rápida e silenciosa.


Objectiva 18-50 mm F3,5-5,6 DC HSM:
Com um acabamento exemplar (baioneta de metal, anel de distância confortável, pára-sol fornecido), esta objectiva compacta e leve é a objectiva standard ideal para equipar as máquinas reflex digitais, às quais é exclusivamente destinada.
Esta objectiva foi concebida especialmente para responder às exigências das máquinas digitais. O círculo de imagem corresponde ao tamanho reduzido dos sensores da maioria das máquinas digitais. Assim, é uma objectiva compacta e leve com um diâmetro máximo de 60 mm, comprimento de 67,5 mm e um peso de apenas 245 g. Os elementos asféricos corrigem as várias aberrações e asseguram uma elevada qualidade de imagem em todas as focagens. A distância mínima de focagem de 25 cm permite a fotografia tirada de perto até uma proporção de reprodução de 1:3,5.
Objectiva 55-200 mm F4-5,6 DC HSM:
Compacta e eficiente, esta objectiva é ideal para as máquinas reflex digitais às quais é exclusivamente destinada. Dispõe de uma baioneta em metal e é fornecido um pára-sol.
Foi a preocupação com as características específicas das máquinas reflex digitais que permitiu desenvolver esta objectiva, garantindo uma elevada qualidade de imagem em todas as focagens. O círculo de imagem corresponde ao tamanho reduzido dos sensores da maioria das máquinas digitais. Assim, é uma objectiva compacta e leve, com um diâmetro de filtro de 55 mm, um diâmetro máximo de 70 mm, comprimento de 84,6 mm e um peso de apenas 310 g. No terreno, revela-se muito maneável e a sua vasta distância focal facilita a fotografia de sujeitos distantes, independentemente da sua distância." isto é bom?!
http://www.*****.com/pt/pt/r/nikon%20d%2040

http://www.*****.com/pt/pt/r/nikon-d-40/1661__1 a nikon D40... 2 packs
 
Última edição:
loooool por acaso mesmo antes de vir agora ver de notificaçoes do topico estive e a ver nikon D40... XD foi um chamamento:lol:


so fiquei mesmo numa de "sou mesmo burra" quando li "a Nikon D70 com a Tamron 17-50 F2.8" 17-50 F2.8 e fiquei mesmo com a noçao que nao percebo nada de nada:'(

tamron 17-50 é uma excelente lente.
17-50 indicam as distancias focais, sendo o valor mais pequeno o ponto onde a lente apanha mais imagem e o valor maior o ponto m´zximo que a lente consegue aproximar.
f/2.8 signifca que a lente consegue uma abertura máxima constante de 2.8 ao longo de todas as focais
 
ng disse que o mundo slr era barato lol
será mm o mais barato que vais encontrar. a tamron deve custar tt ou mais que essas duas


:wow: What daaa...****?!!

Ohhhh resumindo mais vale para ja tentar encontra a maquina baratinha (estou a ver que so a maquina ronda os 300euros) e lentes ficara um futuro...não proximo X.X
 
mas vais comprar uma slr?
é que a d40 custa 400€, mas ja tras a lente 18-55
depois só precisas da 55-200 que deve custar uns 150/175€ e que n tens que comprar logo
 
mas vais comprar uma slr?
é que a d40 custa 400€, mas ja tras a lente 18-55
depois só precisas da 55-200 que deve custar uns 150/175€ e que n tens que comprar logo


pois ja com as 55-200 fica por 562€.....:mad: Ainda para mais é sem cartao de memoria e nem tem memoria interna -.-

Ahhh estas maquinas sao dakelas todas xpto que podemos tirar varias fotos seguidas por minuto?(lol)
 
Última edição:
Back
Topo