Panasonic Lumix FX10 por 130€

quando se é bom é bom.
um curso de fotografia ou foto jornalismo é essencial para te poderes iniciar.
terás que começar por baixo. arranjar uns amigos/as e praticares para um book para apresentares numa agencia.

participares em concursos para divulgar o teu nome. será ingrato de inicio pois terás que ceder as tuas miagens sem ganhar um tusto, mas pode-te abrir a porta mais à frente.

fazeres um trabalhos para amigos a preços simbolicos.

basta teres a felicidade de estar no sitio certo à hora certa e apanhares o ze milho a comer um sundae. arranjas logo uma manchete em revistas d enorme calibre como a tv7dias ou algo semelhante :lol:

custa começar, mas podes vir a ter sorte.

eu nc me preocupei com isso. n acho que tenha o que é necessário para conseguir entrar nesse mundo, por isso vou-me entretendo com fotos de fim de semana


nao tenho sorte com nada, isto nao vai ser excepçao mas enfim... fica tão caro um curso para depois levar um kick quando terminar...


Carga horária:
73 horas

Horário:
2ª a 6ª 10h/13h

Calendário:
Início: 25 de Junho de 2008 | Fim: 31 de Julho de 2008

Valor total:
350 euros

Material necessário:
Câmara fotográfica 35mm SLR

Ou seja a fz8 serve correcto?!
 
Última edição:
dependendo da qualidade do curso será uma valiosa experiencia.
se for um bom curso sais de lá com o conhecimento que necessitas para dominar a maioria das máquinas e situações da fotografia.

quanto a máquinas uma nikon f70 ou f90 por ex
 
dependendo da qualidade do curso será uma valiosa experiencia.
se for um bom curso sais de lá com o conhecimento que necessitas para dominar a maioria das máquinas e situações da fotografia.

quanto a máquinas uma nikon f70 ou f90 por ex

Estou a imaginar-me a comprar uma maquina só para o curso de Verão (IPF) mesmo.:mad:

De qualquer das formas vou falar tambem lá com o coordenador do IPF (Alexandre Souto, que é quem aconselha as maquinas)... vou ver essas que disseste agora...
 
sim, máquinas de filme são um universo algo limitado.
so em revelações é um balurdio, mas ainda está para vir a digital que tenha a qualidade do filme :)

é uma questão de ponderares bem as coisas. numa cash land encontras várias máquinas desse genero na casa dos 70/90€
podes ver tb as eos300 ou as dynax 500si
 
sim, máquinas de filme são um universo algo limitado.
so em revelações é um balurdio, mas ainda está para vir a digital que tenha a qualidade do filme :)

é uma questão de ponderares bem as coisas. numa cash land encontras várias máquinas desse genero na casa dos 70/90€
podes ver tb as eos300 ou as dynax 500si

pelos preços quase que compro a canon A720... credo... sai-me caro o curso.
 
podes optar por um curso mais basico e mais barato.
qual é o programa desse curso

O Curso de Verão destina-se a todos aqueles que desejam obter melhor proveito das suas câmaras fotográficas e das fotografias que fazem, tanto a nível técnico como estético.

Estrutura:
Técnica fotográfica
Abordam-se temas relacionados com o acto de fotografar:
Explicação das variáveis da câmara fotográfica e como se conjugam;
. características da luz e filmes e sua influência na imagem fotográfica;
. diferentes câmaras, diafragmas e obturadores;
Efeitos visuais e estécticos (prática de demonstração e esclarecimento de dúvidas);
A profundidade de campo e os factores que a condicionam;
Exercícios práticos.

Composição fotográfica
Aborda-se o equilíbrio do espaço e organização da imagem:
Educação Visual - análise da capacidade de desenvolvimento da percepção visual;
Área de enquadramento;
Estruturação da composição;
Exercícios práticos.

Laboratório P/B
O fascínio e o aparecimento da imagem. A descoberta dos efeitos dos químicos.

Carga horária:
73 horas

Horário:
2ª a 6ª 10h/13h

Calendário:
Início: 25 de Junho de 2008 | Fim: 31 de Julho de 2008

Valor total:
350 euros

Material necessário:
Câmara fotográfica 35mm SLR
 
o curso parece-me bom.
tudo o que aprenderes ai poderás transpor para o digital, à excepção das revelações. agora tu é que sabes se estás disposta a isso e é algo que queres realmente fazer.
uma slr 35mm fica-te mais barata que a fz8 e a aA720, o prolema são as revelações, mas o rui marto será mais indicado para falar de 35mm do que eu
 
o curso parece-me bom.
tudo o que aprenderes ai poderás transpor para o digital, à excepção das revelações. agora tu é que sabes se estás disposta a isso e é algo que queres realmente fazer.
uma slr 35mm fica-te mais barata que a fz8 e a aA720, o prolema são as revelações, mas o rui marto será mais indicado para falar de 35mm do que eu

Pois ha outro curso mas é em Outubro que é mais virado para o digital

Objectivos:
Curso de duração média. Formação em técnica fotográfica, composição e laboratório digital. Caracteriza-se por ser um curso de componente teórico-prático, direccionado a pessoas que procuram adquirir conhecimentos no domínio da técnica fotográfica e no controle do fluxo de trabalho de imagem digital.​
Carga horária:
Curso de 80 horas.
Equipamento dos formandos:
Para participar neste Curso deve:
- Possuir uma câmara digital que permita a regulação manual da exposição [obturador (tempos de exposição) e diafragma (aberturas) ], ou
- Se estiver a pensar adquirir uma câmara venha conversar connosco. Oferecemos-lhe, sem custos ou qualquer compromisso, uma aula preliminar onde um dos nossos Formadores lhe explicará as características fundamentais que deverá encontrar na sua câmara.
Calendário:
início | janeiro, março, maio e outubro
horários | 3ª, 4ª e 5ª feira 20-23h ou 6ª feira 20-23h e sábado 10-17h
próximo curso: 10 de outubro de 2008.
Número de participantes:
Mínimo de dez participantes.
Estrutura curricular:
.: Composição em fotografia :.
Abordam-se, nesta disciplina, os problemas fundamentais da organização da imagem em ordem a uma formação que espontaneamente origine imagens visualmente mais harmoniosas e coerentes.

.: Laboratório digital :.
Esta disciplina de componente essencialmente prática procura abordar matérias ligadas à edição e processamento de imagens, através do Adobe Photoshop: o processamento de ficheiros RAW, controle de densidades e contraste, canais de cor, os diferentes formatos de gravação para as diferentes aplicações e a calibração de monitores, são alguns temas a serem abordados no decorrer desta disciplina.
.: Técnica fotográfica :.
O programa desta disciplina versa matérias ligadas ao acto de fotografar: a explicação das variáveis da câmara fotográfica e como se conjugam, efeitos visuais e estéticos que resultam das diversas condições técnicas de trabalho, características da luz e dos sensores e sua influência na imagem fotográfica. Habilita o fotógrafo a tirar da câmara fotográfica digital todo o proveito técnico e estético.

o que seria melhor? Devia começar do zero ou seja devia começar pelas revelaçoes mas... Hoje em dia é quase tudo digital -.-
 
quer-me parecer que esse é mais virado para a edição do que propriamente fotografia
o outro parece-me mais completo, mas tudo depende de ti e do que esperas/queres
 
quer-me parecer que esse é mais virado para a edição do que propriamente fotografia
o outro parece-me mais completo, mas tudo depende de ti e do que esperas/queres

Exacto é mais para ediçao, o 1º seria mesmo para eu começar do zero... mas estou a imaginar-me a gastar dinheiro na maquina e ainda ter que gastar dinheiro para revelar... E nao me acredito que hoje em dia o façam em qualquer loja.
 
Bem, a fotografia de filme, hoje em dia, é mais por prazer que outra coisa. Já pouca gente usa, mas sinceramente, por vezes sabe-me bem fotografar com filme e também gosto mais daqueles resultados muito "old school".

Quanto ao preço, sai caro nas revelações e isso, mas as máquinas em contra-partida são muito mais baratas. Se é apenas para fazeres o curso, até encontras máquinas SLR 35mm a 1€ no eBay... Eu comprei a minha por cerca de 40€ (já não me lembro bem), já com portes e recebi um corpo semi-profissional (Canon EOS 50E), uma lente mediana (28-80 USM), uma bolsa para a máquina e duas baterias (que duram uma vida).

Depois há a questão que o adolfo falou. Uma SLR 35mm ainda chega e sobra para se bater com muitas digitais, especialmente se comprares bons rolos (eu por exemplo, neste momento só cá tenho rolos Kodak Professional).
E pelo preço da A720IS ou FZ8 já compras uma máquina bem jeitosa, se calhar até com um par de lentes porreiras.

Quando decidires investir num curso digital, basicamente já só precisas de comprar outro corpo, que usado arranjas aí pelos 200/300€, mas acredita que ficas muito bem servida de máquinas. Muito melhor do que ficarias com uma A720IS ou FZ8.

Em relação a bons corpos de filme, há imensos, até porque quando se fala de filme, os corpos não são mais do que uma caixa negra, que pode ter mais ou menos funções. O que conta no fim são mais as lentes.

Lentes essas que tanto podem funcionar numa SLR de filme, como numa SLR digital, caso sejam do mesmo sistema e mount.

Em relação às revelações, nesse curso vais aprender a revelar em casa, o que acaba por te ficar mais barato. Compras uns T-Max 400 da Kodak e já brincas bastante...

Na tua posição, até porque como podes ver gosto de filme, eu faria primeiro o curso com filme, que é muito mais virado para a fotografia em si. Depois de saberes fotografar com filme, o digital até marcha de olhos fechados.
Quando tiveres oportunidade, logo fazes um de digital, mas mais virado para a edição, visto que fotografar já aprendes no primeiro.
 
Última edição:
Bem, a fotografia de filme, hoje em dia, é mais por prazer que outra coisa. Já pouca gente usa, mas sinceramente, por vezes sabe-me bem fotografar com filme e também gosto mais daqueles resultados muito "old school".

Quanto ao preço, sai caro nas revelações e isso, mas as máquinas em contra-partida são muito mais baratas. Se é apenas para fazeres o curso, até encontras máquinas SLR 35mm a 1€ no eBay... Eu comprei a minha por cerca de 40€ (já não me lembro bem), já com portes e recebi um corpo semi-profissional (Canon EOS 50E), uma lente mediana (28-80 USM), uma bolsa para a máquina e duas baterias (que duram uma vida).

Depois há a questão que o adolfo falou. Uma SLR 35mm ainda chega e sobra para se bater com muitas digitais, especialmente se comprares bons rolos (eu por exemplo, neste momento só cá tenho rolos Kodak Professional).
E pelo preço da A720IS ou FZ8 já compras uma máquina bem jeitosa, se calhar até com um par de lentes porreiras.

Quando decidires investir num curso digital, basicamente já só precisas de comprar outro corpo, que usado arranjas aí pelos 200/300€, mas acredita que ficas muito bem servida de máquinas. Muito melhor do que ficarias com uma A720IS ou FZ8.

Em relação a bons corpos de filme, há imensos, até porque quando se fala de filme, os corpos não são mais do que uma caixa negra, que pode ter mais ou menos funções. O que conta no fim são mais as lentes.

Lentes essas que tanto podem funcionar numa SLR de filme, como numa SLR digital, caso sejam do mesmo sistema e mount.

Em relação às revelações, nesse curso vais aprender a revelar em casa, o que acaba por te ficar mais barato. Compras uns T-Max 400 da Kodak e já brincas bastante...

Na tua posição, até porque como podes ver gosto de filme, eu faria primeiro o curso com filme, que é muito mais virado para a fotografia em si. Depois de saberes fotografar com filme, o digital até marcha de olhos fechados.
Quando tiveres oportunidade, logo fazes um de digital, mas mais virado para a edição, visto que fotografar já aprendes no primeiro.


Eu tenho um part time como operadora de callcenter (comandos- tecnico/nao tecnico, do serviço tvcabo) nao ganho muito e ainda dou para casa metade do meu salario... É complicado pagar o curso e ainda pagar uma maquina sem ser digital so para um primeiro curso e depois comprar entao a digital... eles deviam dar já o curso para maquinas digitais... Eu nao manjo mesmo NADA de fotografia... mas adoraria infiltrar-me nesse mundo... :005:
 
Pensa na máquina de filme como sendo apenas um valor residual, porque basicamente o que vais comprar é lentes. Gastas agora uns 150/200€ numa lente porreira usada, corpos tens ao pontapé. Daqui por uns meses juntas mais 200/300€ e tens um corpo digital para usares com as lentes que tens agora.

Mas agora que reparo no preço dos cursos, e não querendo desvalorizar os cursos, não preferias comprar uma boa máquina a sério e começar a aprender por ti própria?

É que hoje em dia tens tudo na internet e em livros. Aprendes o básico assim, que é o que a maioria do pessoal faz, e depois logo começas a ir a workshops, que são bem mais baratos, para aperfeiçoares os teus conhecimentos. E aí já aprofundas os conhecimentos a um nível completamente à parte.
 
Pensa na máquina de filme como sendo apenas um valor residual, porque basicamente o que vais comprar é lentes. Gastas agora uns 150/200€ numa lente porreira usada, corpos tens ao pontapé. Daqui por uns meses juntas mais 200/300€ e tens um corpo digital para usares com as lentes que tens agora.

Mas agora que reparo no preço dos cursos, e não querendo desvalorizar os cursos, não preferias comprar uma boa máquina a sério e começar a aprender por ti própria?

É que hoje em dia tens tudo na internet e em livros. Aprendes o básico assim, que é o que a maioria do pessoal faz, e depois logo começas a ir a workshops, que são bem mais baratos, para aperfeiçoares os teus conhecimentos.

Tambem ja pensei nisso mas ate gostava ter alguma orientaçao no inicio visto que nao percebo nickles... nem sei sequer como escolher a maquina so com a ajudar da malta aqui é que me passou a fz8 e a A720 senao nao chegava aí sequer..
 
Tudo depende de quanto queiras gastar. E aqui tens que tomar uma decisão um tanto ou quanto difícil (a meu ver).

O ideal, por mim e por muita gente, é as pessoas começarem a dar os primeiros passos com uma máquina dessas (A720IS ou FZ8). Depois logo compram a sua SLR. Eu por exemplo ainda não comprei a minha, também porque tenho vários amigos que me estão sempre a emprestar a deles, mas quando puder (é só o meu carro deixar de me dar chatices) nem hesito.

No entanto, se o dinheiro não abunda, mas principalmente, se tens a certeza absoluta do que queres, em vez de gastares 200€ numa máquina razoável (fraca comparando com uma SLR) e 350€ num curso (em que a maioria das coisas tens na net e em livros de 20€), gastas 550€ numa boa SLR amadora. E essa sim, já te vai permitir evoluir muito na fotografia e sempre com qualidade.

Depois com o tempo, consoante as tuas possibilidades, vais investindo 100€ neste ou naquele workshop, em que muitas vezes tens acesso a material de estúdio, modelos profissionais, etc... Daqui por um ano juntas outros 300/400€ e investes em vidro (lentes) melhores, ou flashes, ou até mesmo material de estúdio para brincares em casa...
 
Última edição:
Back
Topo