Oh não, fiquei sem X! E agora?

Então substitui o gksu por sudo e insere a tua password de utilizador :)

Isto não está fácil, desse modo diz que não foi especificado um ficheiro...
(como sou maçarico fiquei mais ou menos na mesma)
pelo que percebi a instrução dada tem de ser
gedit [opção] [ficheiro]

Mas pelo que andei a googlar o "gedit" é um editor de texto, e aquele "gksu" é um frontend para o su e o sudo, pelo que já entendi pelo menos essa tua sugestão.

Mas estive a procurar no Ubuntu forums e encontrei isto:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente

eles aqui fazem primeiro o blacklist ao Fglrx e só depois instalam os drivers Ati.

Já nem sei como dar a volta a isto...
 
Isto não está fácil, desse modo diz que não foi especificado um ficheiro...
(como sou maçarico fiquei mais ou menos na mesma)
pelo que percebi a instrução dada tem de ser


Mas pelo que andei a googlar o "gedit" é um editor de texto, e aquele "gksu" é um frontend para o su e o sudo, pelo que já entendi pelo menos essa tua sugestão.

Mas estive a procurar no Ubuntu forums e encontrei isto:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente

eles aqui fazem primeiro o blacklist ao Fglrx e só depois instalam os drivers Ati.

Já nem sei como dar a volta a isto...

Tu só podes usar o gedit e o gksu depois de teres o X a correr, como ainda não tens usa o nano em vez do gedit e o sudo em vez do gksu.
 
Tu só podes usar o gedit e o gksu depois de teres o X a correr, como ainda não tens usa o nano em vez do gedit e o sudo em vez do gksu.

Ok, Heron já entendi e consegui abrir o editor, mas só não percebi é como aquilo lá dentro funciona.

Ora presumo que alterando o nano, seja depois necessário gravar, ora no fundo do ecrã a opção seria
e depois sair
ora acontece que introduzindo a opção no terminal e ENTER, aparentemente não acontece nada.
 
O ^ naquele caso significa Ctrl.
Seria então Ctrl + O para gravar e Ctrl + X para sair.

Duuh! :joker: Quem não sabe é como quem não vê.
OK, eu provavelmente devia era matar-me, mas enfim...

Obrigado Heron e esquiso já está resolvido.

Foi editar o DISABLED_MODULES="fglrx" depois fiz § sudo startx
mas o X mesmo assim não arrancava, e após alguma insistência naquilo e de tentar editar o xorg.conf, sem sucesso diga-se, fez-se luz neste cérebro:

dava um erro que dizia qq coisa parecida com isto: "no vesa compatible hardware detected"
e então fiz algo que estava no fim da página do ubuntu
xorg.conf

The aticonfig --initial command will not update the xorg.conf file if it already has a "fglrx" Device section. However, you may force aticonfig to generate default Monitor, Device, and Screen sections with the following command:
sudo aticonfig --force --initial

e voilá apareceu a página de login do Ubuntu, apenas apareceu um aviso a dizer
que estava a ser usado um driver proprietário, mas reiniciei outra vez e está
tudo nos conformes...

Mais uma vez obrigado pela paciência.
 
Back
Topo