Oh não, fiquei sem X! E agora?

Mas esse comando é para substituir o backup pelo actual o que eu não sei fazer é mesmo o backup.
Ou estou errado?

Cumps

O comando é o mesmo para as duas coisas. Depende é da ordem em que passas os argumentos ao cp.

O cp funciona assim:

Código:
cp ficheiro_origem ficheiro_destino

Ou seja, se quiseres fazer backup do xorg, pões o xorg.conf como primeiro argumento e o nome do backup (xorgbackup.conf, por exemplo) como segundo arguemento.

Se quiseres restaurar o backup é ao contrário (xorgbackup.conf como primeiro argumento e xorg.conf como segundo).

EDIT: quando não perceberes bem um comando faz, no terminal:

Código:
man nome_do_comando
 
Eu fiz a copia pelo explorer gráfico, esta cópia assim tb serve não?
E o comando cp é o o equivalente ao copy do DOS?
É que o meu problema em linux é que não sei os comandos equivalentes de DOS para linux senão não me chateava muito não ter ambiente gráfico :-D

Cumps
 
Sim, a cópia também funciona pela parte gráfica, mas convém saberes restaurar a cópia pelo terminal, porque se ficares sem o xorg e precisares de o restaurar é porque muito provavelmente ficaste sem X (ambiente gráfico).

Quanto aos comandos: http://www.reallylinux.com/docs/basic.shtml

e lê os stickies (ninguém lê o os stickies que estão ali por alguma coisa):

- http://techzonept.com/showthread.php?t=175758
- http://techzonept.com/showthread.php?t=99624

Isto é apenas o básico. Se procurares no google encontras coisas melhores e mais completas e, quando quiseres saber mais sobre um comando tens o man como te indiquei acima.
 
Obrigado pela explicação xtr3me.
Tenho que dar uma vista de olhos nisso para ver se fico mais há vontade com os comandos do linux.
Mas porque é que o ambiente gráfico ás vezes vai ao "ar"?
É o ressultado de coisas que se instalam no linux?
É que eu não me lembro de ter feito nada no meu só usei o windows que tenho instalado em dual boot e quando fui para entrar no linux só tinha linha de comandos e só consegui ir ao ambiente gráfico entrando pela parte de restauro do linux e mesmo assim tinha que escrever startx para ir para o ambiente gráfico só que não tinha quase drivers nenhuns instalados e para fazer cópias dos meus documentos foi uma dor de cabeça.
Por isso agora tenho o meu windows com fat 32 para poder copiar as coisas de linux há vontade para lá no caso de voltar a ter problemas :lol:

Cumps
 
Obrigado pela explicação xtr3me.
Tenho que dar uma vista de olhos nisso para ver se fico mais há vontade com os comandos do linux.
Mas porque é que o ambiente gráfico ás vezes vai ao "ar"?
É o ressultado de coisas que se instalam no linux?
É que eu não me lembro de ter feito nada no meu só usei o windows que tenho instalado em dual boot e quando fui para entrar no linux só tinha linha de comandos e só consegui ir ao ambiente gráfico entrando pela parte de restauro do linux e mesmo assim tinha que escrever startx para ir para o ambiente gráfico só que não tinha quase drivers nenhuns instalados e para fazer cópias dos meus documentos foi uma dor de cabeça.
Por isso agora tenho o meu windows com fat 32 para poder copiar as coisas de linux há vontade para lá no caso de voltar a ter problemas :lol:

Cumps

Deves ter instalado qualquer update ou programa que marou o X. Normalmente acontece quando se mexe nos drivers da gráfica, p.e.

De qualquer maneira, agora já sabes corrigir caso venhas a ter problemas ;)
 
Acho que não porque eu entro com uma conta de user normal e quando quero instalar algum programa tenho que meter a password de admin.
Mas como eu ainda sou noob em linux não faço a minima ideia do que aconteceu, porque eu já não instalava nada no linux há 1 tempo, a única coisa que fiz foi usar o windows por causa dum programa e depois quando voltei ao linux já não entrava no ambiente gráfica nem aparecia a janela para fazer o login do user.

Cumps
 
bem pessoal eu estou com o mesmo problema,mas nao consigo fazer nada dakilo,acho que vou e instalar outra vez o linux,uma pergunta,mexer no xorg,na parte do rato tera feito com que o meu x tenha ido ao ar?é que não percebo..os drivers da grafica ja estavam direitinhos,dava impecavel,so fiz as acutalizacoes que o ubuntu me pediu e depois de uns codecs..
Uma pergunta meio offtopic..eu ao instalar de novo o ubuntu vou apagar a/as instalacoes anteriores right?outra cena...tenho o grub no dsico com windows,se um dia formatar o windows,vai tudo a vida do grub?abc
 
alterar resolução do ecran...

Boas,

Pessoal tive uns problemas com os drivers da gráfica e lixou-me a resolução do ecran...

Já modifikei o Xorg.conf colocando as resoluções correctas o que acontece é que depois no gnome na aplicação para modificar a resolução não aparece 1600x1200 que é umas das que coloquei no xorg alguém sabe como posso corrigir isto??
 
Já tentei de tudo instalar os drivers da nvidia (os normais e os beta), já tentei pelo automatix e nada funciona.

Tudo parece correr bem quando o x é lançado dá erro!

Para voltar a arrancar tenho de colocar o driver em "nv" ou "vesa"...

Mas desta forma não consigo correr nada em gl nem o beryl...

Alguém tem uma situação semelhante? ou alguém que tenha a placa já pos a bombar?
 
erro do log do xorg:

(II) Setting vga for screen 0.
(**) NVIDIA(0): Depth 24, (--) framebuffer bpp 32
(==) NVIDIA(0): RGB weight 888
(==) NVIDIA(0): Default visual is TrueColor
(==) NVIDIA(0): Using gamma correction (1.0, 1.0, 1.0)
(**) NVIDIA(0): Enabling RENDER acceleration
(II) NVIDIA(0): Support for GLX with the Damage and Composite X extensions is
(II) NVIDIA(0): enabled.
(EE) NVIDIA(0): Failed to initialize the NVIDIA kernel module! Please ensure
(EE) NVIDIA(0): that there is a supported NVIDIA GPU in this system, and
(EE) NVIDIA(0): that the NVIDIA device files have been created properly.
(EE) NVIDIA(0): Please consult the NVIDIA README for details.
(EE) NVIDIA(0): *** Aborting ***
(II) UnloadModule: "nvidia"
(II) UnloadModule: "ramdac"
(II) UnloadModule: "wfb"
(II) UnloadModule: "fb"
(EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.

Fatal server error:
no screens found
 
Se leres com atenção o log do X, vês: (EE) NVIDIA(0): Please consult the NVIDIA README for details.

Ok, vamos lá ver o que diz o README da nvidia:

My X server fails to start, and my X log file contains the error:

(EE) NVIDIA(0): Failed to load the NVIDIA kernel module!



The X driver will abort with this error message if the NVIDIA kernel module fails to load. If you receive this error, you should check the output of dmesg for kernel error messages and/or attempt to load the kernel module explicitly with modprobe nvidia. If unresolved symbols are reported, then the kernel module was most likely built against a Linux kernel source tree (or kernel headers) for a kernel revision or configuration that doesn't match the running kernel.

You can specify the location of the kernel source tree (or headers) when you install the NVIDIA driver using the --kernel-source-path command line option (see sh NVIDIA-Linux-x86-100.14.11-pkg1.run --advanced-options for details).

Old versions of the module-init-tools include modprobe binaries that report an error when instructed to load a module that's already loaded into the kernel. Please upgrade your module-init-tools if you receive an error message to this effect.

The X server reads /proc/sys/kernel/modprobe to determine the path to the modprobe utility and falls back to /sbin/modprobe if the file doesn't exist. Please make sure that this path is valid and refers to a modprobe binary compatible with the Linux kernel running on your system.

The "LoadKernelModule" X driver option can be used to change the default behavior and disable kernel module auto-loading.

Eu pergunto simplesmente: a instalação correu sem erros? Tens os headers instalados?
 
Porque não instalam o Envy primeiro, antes de tentar "hacks" pouco fiáveis ?
Ele deixa-te tudo certinho no que toca a instalar o driver mais recente da Nvidia ou da ATI, não percebo o drama...
 
blastarr, ele diz que supostamente o envy não suporta a placa dele. Apesar de eu não saber bem como isso ser possivel, visto que o Envy é apenas um processo automatizado de instalação de drivers recentes para as placas Nvidia e ATI. whatever.
A verdade é que o Envy nem sempre deixa sempre tudo certinho, já foram algumas pessoas que disseram que não conseguiram instalar via envy, ou que lhes traziam problemas.

E já agora, que hacks pouco fiaveis foram referidos aqui?
 
blastarr, ele diz que supostamente o envy não suporta a placa dele. Apesar de eu não saber bem como isso ser possivel, visto que o Envy é apenas um processo automatizado de instalação de drivers recentes para as placas Nvidia e ATI. whatever.
A verdade é que o Envy nem sempre deixa sempre tudo certinho, já foram algumas pessoas que disseram que não conseguiram instalar via envy, ou que lhes traziam problemas.

E já agora, que hacks pouco fiaveis foram referidos aqui?

Incompatibilidades na escolha das libc para fazer o rebuild.
Por acaso aínda ontem instalei o Envy num Ubuntu 64bit e funcionou às mil maravilhas.
Fez o download automático dos Forceware 100.14.11 (64bit), instalou e configurou-os logo. Até o Full GPU scaling funciona correctamente em janelas de vídeo, tal como os Desktop Effects.
Segundo a Nvidia, os 100.14.11 (no meu caso, estou a ler a lista da versão 64bit, mas os 32bit devem ser iguais) suportam todas as Geforce 8 actualmente no mercado, por isso a 8400 GS dele já deve ser suportada.
 
Última edição:
boas , primeiro acho que deves dizer se instalaste as drivers para a placa , e também dizer qual a marca da placa e também podes editar com um editor qualquer o /etc/X11/xorg.conf para podermos ver qual é o problema , o que me parece que ou instalas-te mal ou esqueceste-te de colocar no xorg.conf nvidia para nvidia ou fglrx pra as ati, isto claro se tiveres a usar as drivers proprietárias .

até+

ckt1g3r
 
Última edição:
Mas fazias o login pela linha de comandos certo? não usavas o user chamado root pois não?

Eu fazia o login pelo ambiente gráfico do ubuntu 7.04 com o user que eu tinha feito se bem que a password de admin e do user serem a mesma.
Quando tive problemas nem a esse ecran de login o ubuntu chegava.

Cumps
 
Back
Topo