Nvidia G80: info e rumores

Status
Fechado a novas mensagens.
Já existem resultados e dados concretos da 7600GT....;)
Apareceu num forum Tailandês...
Os valores dos clocks serão 560/1400 e os resultados parecem ser apróximadamento os de uma 6800Ultra. Bastante interessantes na minha opinião :p

EDIT: Como o blastarr colocou-as com a dimensão certa retirei-as daqui ;)

Souce: PCDVD
 
Última edição:
Que dizia eu sobre inundação do mercado com as G71 e G73 ?

http://www.digitimes.com/news/a20060216A7037.html

Nvidia to launch 90nm GeForce 7900 GPUs on March 9


Shawn Chen, Taipei; Jessie Shen, DigiTimes.com [Thursday 16 February 2006]


Nvidia is expected to launch its 90nm GeForce 7900 graphics processor unit (GPU), in GT and GTX versions, on March 9, according to sources at Taiwan graphics-card makers. In addition to the GeForce 7900 series, Nvidia plans to add the GeForce 7600 (codenamed G73) by the end of next month, the sources indicated.

Nvidia’s upcoming GeForce 7900 GPUs will have more competitive pricing than the Radeon X1900 from ATI Technologies, the sources noted.
 
Também não vejo as imagens na dimensão certa.

Bem, se os preços das 7900 forem tão ou mais baixos que as X1900 era excelente. A passagem para os 90nm e os PCB's serem os mesmos deve permitir à NV baixar os preços. Falta saber se é já a contar com a falada descida de 50€ nos preços das ATI por essa altura. Isso então era fenomenal.
Para ser ouro sobre azul era as 7900 terem o tal suporte, ainda que meio "alternativo", de DX10. Senão, passo à frente e venha a G80.
 
"Perhaps i can be of assistance..." :D

Notem que é com um Athlon 64 3000+ "low-end" (nem OC tem, está nos 1.8Ghz de orígem)



f46c76216b0dd8de69445a6ca1d3ed10.jpg


e7ba6eb3d989abd0e12c62ef3d62aa2f.jpg


8f07df19d38057999c59ed5d5b269f4b.jpg
 
Última edição:
Não gosto muito de fazer avaliações em função de 3DMarks, mas assim à primeira vista faz tanto (ou um pouco mais) como a minha 6800GT em default mas com o CPU a 2,4ghz (sem tweaks).

Apesar de preferir ter mais pipes, a performance parece muito promissora para mid-end. Sem duvida vai elevar a fasquia do "mainstream".
 
Ok, é uma 6800GS com outro nome... Os scores são practicamente iguais, até me arrisco a dizer ligeiramente inferiores... Esperemos que clockem como malucas pra serem excelentes :P
 
God_Lx disse:
Ok, é uma 6800GS com outro nome... Os scores são practicamente iguais, até me arrisco a dizer ligeiramente inferiores... Esperemos que clockem como malucas pra serem excelentes :P

acho que so se atingirem clocks bons é que vale a pena.... pq para ser igual à GS??? qual é a vantagem???? menos consumo por ser 90nm.......
 
Facil, serão placas mainstream com preços de placas mainstream... e com uma optima performance.

Gostei bastante dos resultados, mas como o DJ Papa costuma dizer, isso com drivers novos, upa upa! :D
 
Exactamente, não ponho isso em questão, é suposto serem relativamente baratas, e têm uma boa performance...

Suponho k já suportem Transparent AA e o resto das features da série 7 correcto ? E tou ali com o Raptor, drivers novos e é ver aquilo a subir um pouco, até na 6800GS noto diferença quanto mais uma placa k ainda nem saiu...
 
timber mas levam memórias mais caras de 1.4ns... Mas claro que no final vai ter de compensar, andava à espera desta placa há muito tempo, deixem-na sair para vermos os preços e a performance, se for como aqui postaram penso que não vale a pena trocar uma 6800 por esta...
 
Isso é relativo. Foram caras quando eram "especiais". Quando o processo fica melhor tem melhores yields passam a ser baratas. Entretanto outras passam a ser caras.
Agora os ganhos no PCB e afins são bem reais tal como os ganhos no processo de fabrico da GPU para 90 nm
 
God_Lx disse:
timber mas levam memórias mais caras de 1.4ns... Mas claro que no final vai ter de compensar, andava à espera desta placa há muito tempo, deixem-na sair para vermos os preços e a performance, se for como aqui postaram penso que não vale a pena trocar uma 6800 por esta...

Mas quem comprou uma 6800 há uns tempos, comprou já uma placa de outro segmento, pelo que o upgrade nunca seria para uma destas, mas para uma eventual 7900 XT ou 7900 GS... :bounce:

Esta placa é um excelente upgrade para quem tem uma 6200 ou 6600, até porque o price-point é semelhante.
 
"
Nvidia’s First DirectX 10 Chip to Be “Hybrid” Design


Nvidia’s G80 to Have Dedicated Pipelines – Rumours



Despite of the fact that Microsoft’s next-generation graphics application programming interface (API) will be able to take advantage of unified shader processors, at least Nvidia Corp.’s first DirectX 10-capable chip will utilize dedicated pixel and vertex processors, according to some rumours.

Nvidia’s code-named G80 graphics processing unit (GPU) will incorporate 48 pixel shader processors and an unknown number of vertex shader processors, some unofficial sources said. The chip is still expected to support feature-set of DirectX 10 along with Shader Model 4.0, even though it will not take advantage of the unified processors that can compute both pixel and vertex shaders.

Microsoft Corp. pushes unified shader language for pixel and vertex shaders in its Xbox 360 game console ad well as graphics API of Windows Longhorn – Windows Graphics Foundation 2.0, which is sometimes referred as the DirectX 10. As a result of that graphics hardware designers should deliver their chips with unified shader engines at some point in future in order to more efficiently support the new API. However, previously Nvidia Corp. expressed opinions that it would make sense to release architecture with unified shader processors “when it makes sense”.

“We will do a unified architecture in hardware when it makes sense. When it’s possible to make the hardware work faster unified, then of course we will. It will be easier to build in the future, but for the meantime, there’s plenty of mileage left in this architecture,” David Kirk, who is Nvidia’s chief architect, said in an interview with Bit-tech.net web-site.

ATI Technologies has already developed a unified shader architecture used in the Xenos graphics processor of the Xbox 360 game console. Nvidia believes that it is much harder to design a processor with unified pixel and vertex shader processors, as it is not a trivial task to create appropriate load balancing logic that would arbiter the unified arithmetic logic units.

The new DirectX 10 API is expected to be released later this year along with Microsoft Windows Vista operating system.

Nvidia did not respond to enquiry seeking for comment. Typically, the company does not comment on unreleased products."

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20060220100915.html




Tal como eu suspeitava, e o David Kirk dizia aqui:
Microsoft have written a unified software layer into the next version of WGF. Does this signify that Microsoft and ATI are on the same track, and NVIDIA are not following the same path?

"Well, let's get something straight. Microsoft makes APIs (Application Programming Interfaces- Ed) not hardware. WGF is a specification for an API specification - it's software, not hardware."


"For them, implementing Unified Shaders means a unified programming model. Since they don't build hardware, they're not saying anything about hardware.

"Debating unified against separate shader architecture is not really the important question. The strategy is simply to make the vertex and pixel pipelines go fast. The tactic is how you build an architecture to execute that strategy. We're just trying to work out what is the most efficient way.

"It's far harder to design a unified processor - it has to do, by design, twice as much. Another word for 'unified' is 'shared', and another word for 'shared' is 'competing'. It's a challenge to create a chip that does load balancing and performance prediction. It's extremely important, especially in a console architecture, for the performance to be predicable. With all that balancing, it's difficult to make the performance predictable. I've even heard that some developers dislike the unified pipe, and will be handling vertex pipeline calculations on the Xbox 360's triple-core CPU."

"Right now, I think the 7800 is doing pretty well for a discrete architecture?

So what about the future?

"We will do a unified architecture in hardware when it makes sense. When it's possible to make the hardware work faster unified, then of course we will. It will be easier to build in the future, but for the meantime, there's plenty of mileage left in this architecture."
http://www.bit-tech.net/bits/2005/07/11/nvidia_rsx_interview/4.html
 
Eia ganda desilusao. Nao vai ter arquitetura unificada.....
O factor a que dou mais relevo nesta nova arquitetura Direct_X 10 ta fora.

Venha o R600. Pode vir mais tarde, mas com arquitectura unificada, PS/VS4.0, WGF2.0 etc

Muito arriscado nao seguir os traços da Microsoft..... se o DX_10 requer unificado, que assim seja, ate pq axo este tipo de arquitectura extremamente eficiente devido á possiblidade de renderizar pixeis e vertex nas mesmas unidades.
 
DJ_PAPA disse:
Eia ganda desilusao. Nao vai ter arquitetura unificada.....
O factor a que dou mais relevo nesta nova arquitetura Direct_X 10 ta fora.

Venha o R600. Pode vir mais tarde, mas com arquitectura unificada, PS/VS4.0, WGF2.0 etc

Muito arriscado nao seguir os traços da Microsoft..... se o DX_10 requer unificado, que assim seja, ate pq axo este tipo de arquitectura extremamente eficiente devido á possiblidade de renderizar pixeis e vertex nas mesmas unidades.

Pá, mas tu leste mesmo a notícia ou estás só a fazer de conta ?

Se suporta o DirectX 10 e o Shader Model 4.0 (que é exactamente a mesma coisa que o WGF 2.0, caso não saibas...) que importa se é ou não unificada ao nível do hardware ??
Assim até nem há problemas de velocidade com os jogos DX9, e não há overhead adicional de ter de fazer balanceamento da carga de processamento.

Nem jogos 100% DX9 existem neste momento...

A arquitectura DX 10 aposta no unified porque não é retrocompatível com o DX9 ou inferior. Por isso é que o DX9 será incluído também no Vista.
Gostavas de ter uma placa que só funcionasse com jogos DX 10 e deixasse de lado tudo o que foi feito para DX9 ou inferior ?



BTW, gostava de saber como é que sabes que o R600 não vai seguir este mesmo caminho...
 
Última edição:
Arquitectura unficada é "a feature" mais revolucionaria do DX_10. Eu so comprarei placa grafica com unified arquitecture de certeza absoluta.

A questao de suportar os nao PS/VS4.0 e DX_10 nao indica nada. O DX_10 foi feito de raiz para unified arquitecture e nao para a arquitectura "antiga", logo sera a arquitectura unificada a de eleiçao e a privelegiada.
Eu sou defensor da arquitectura unificada e tenho a certeza que esse é o verdadeiro futuro até pq esse é o futuro traçado pela Microsoft. Desvios nesse futuro podem trazer graves consequencias...

Sim é muito complexo ter uma arquitectura unificada, mas para isso é que existe a tecnologia. Tecnologia essa que ja esta a funcionar em milhares de consolas Xbox360.

Eu espero que o R600 traga arquitectura unificada, senao tb me passa ao lado esse lançamento.

E nao te preocupes com a retrocompatiflidade com o DX9. Certamente será facil contornar esse facto atravez de um balance de pixeis/vertex nos drivers ou de outra qq forma. A G80 tb suportará DX10 e tb vai ter que correr DX9. A situaçao é semelhante, so as arquitecturas é que sao diferentes e por ser unificada ou partilhada nao inviabiliza compatiblidade.

Unified all the way. É um pouco mais lenta a fazer os calculos em relaçao a uma arquitectura partilhada, mas compensa com a possiblidade de balancear o chip á vontade e com muitas mais unidades....

Se o R600 nao for unificado, quem nao compra PC este ano sou eu....
 
DJ_PAPA disse:
Arquitectura unficada é "a feature" mais revolucionaria do DX_10. Eu so comprarei placa grafica com unified arquitecture de certeza absoluta.

A questao de suportar os nao PS/VS4.0 e DX_10 nao indica nada. O DX_10 foi feito de raiz para unified arquitecture e nao para a arquitectura "antiga", logo sera a arquitectura unificada a de eleiçao e a privelegiada.
Eu sou defensor da arquitectura unificada e tenho a certeza que esse é o verdadeiro futuro até pq esse é o futuro traçado pela Microsoft. Desvios nesse futuro podem trazer graves consequencias...

Sim é muito complexo ter uma arquitectura unificada, mas para isso é que existe a tecnologia. Tecnologia essa que ja esta a funcionar em milhares de consolas Xbox360.

Eu espero que o R600 traga arquitectura unificada, senao tb me passa ao lado esse lançamento.

E nao te preocupes com a retrocompatiflidade com o DX9. Certamente será facil contornar esse facto atravez de um balance de pixeis/vertex nos drivers ou de outra qq forma. A G80 tb suportará DX10 e tb vai ter que correr DX9. A situaçao é semelhante, so as arquitecturas é que sao diferentes e por ser unificada ou partilhada nao inviabiliza compatiblidade.

Unified all the way. É um pouco mais lenta a fazer os calculos em relaçao a uma arquitectura partilhada, mas compensa com a possiblidade de balancear o chip á vontade e com muitas mais unidades....

Se o R600 nao for unificado, quem nao compra PC este ano sou eu....

Mas tu andas aí com uma gráfica de há 3 anos atrás que nem SM 3.0 tem, que te interessa se é ou não "unified" no hardware, mas só no software ? :-D
Incrível como proclamas "unified all the way", apesar de nem saberes bem o que isso é e o que implica...

A Xbox 360 não é compatível com o DX 10, apesar da arquitectura unificada, e só se safa porque o hardware não muda, não há drivers para melhorar a potência da cpu PPC triple-core, é sempre a mesma.



Não há retrocompatibilidade do DX 10 com o DX 9 (pelo menos ao nível do software), por isso pára com essas tretas do "eles inventam uma porcaria qualquer e já está".

Não há.
Por isso é que o DX 9 e o DX 10 vão coexistir no Windows Vista, não vai ser possível instalar o DX 10 "por cima" do DX9, como acontecia até aqui.
 
Entao se nao há retrocompatiblidade do DX10 e do DX9 e sendo o G80 uma grafica DX10 esta nao vai poder correr jogos DX9!! Simples!
Agora vais-me dizer que a Nvidia é especial de corrida e vai dar para tudo. Enfim.....

Eu nao tou a inventar nada. Eu so escrevi simplesmente o caminho que o DX_10 vai seguir e aquele que a Microsoft traçou.
Uau, nao ter arquitectura unificada vai ser bom. Vai contra o que a Microsoft traçou para o futuro, mas vai ser bom!!

Vejo que para alem de andares a ensinar os engenheiros da Asus, tb queres ensinar os engeneiros da Microsoft. Temos um Einstein em portugal......
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo