NVIDIA Faced Possible Lawsuit Over Vista Drivers

Mais uma empresa sem razão nenhuma de ser neste caso a Dell!
Porque mais uma vez: Não existem jogos directx 10, depois o Vista tem problemas! não está nada maduro e ainda vai ter que levar muitasd voltas até ficar! Como já foi dito existem jogos que nem correm no Vista e outros que dão problemas, comprar um pc novo só com o Vista instalado é uma aventura! Um amigo meu tem uma placa controladora com um disco a ela ligado e o Vista nem reconhece a placa! E os drivers nem dão nele!

Apostar no Vista é o mesmo que arriscar a terem dissabores bem grandes!
 
Mais uma empresa sem razão nenhuma de ser neste caso a Dell!
Porque mais uma vez: Não existem jogos directx 10, depois o Vista tem problemas! não está nada maduro e ainda vai ter que levar muitasd voltas até ficar! Como já foi dito existem jogos que nem correm no Vista e outros que dão problemas, comprar um pc novo só com o Vista instalado é uma aventura! Um amigo meu tem uma placa controladora com um disco a ela ligado e o Vista nem reconhece a placa! E os drivers nem dão nele!

Apostar no Vista é o mesmo que arriscar a terem dissabores bem grandes!
Acho que ninguém põe isso em causa.
Eu nem sei se quero ver o VISTA na frente, para já.
Mas o que é certo é que já há quem use, ou quem queira usar, e para esses, a NVIDIA não tem resposta. É mal, pois o pessoal que comprou as 8800 comprou-as a pensar no VISTA e no DX10, logo quando estivessem disponíveis. Não uma semana mais tarde, não um mês mais tarde, mas sim na data devida.
Compreendo perfeitamente que essas pessoas estejam "chateadas" e queiram pressionar a NVIDIA. Mais cedo ou mais tarde, o problema resolve-se :)
 
Acho que ninguém põe isso em causa.
Eu nem sei se quero ver o VISTA na frente, para já.
Mas o que é certo é que já há quem use, ou quem queira usar, e para esses, a NVIDIA não tem resposta. É mal, pois o pessoal que comprou as 8800 comprou-as a pensar no VISTA e no DX10, logo quando estivessem disponíveis. Não uma semana mais tarde, não um mês mais tarde, mas sim na data devida.
Compreendo perfeitamente que essas pessoas estejam "chateadas" e queiram pressionar a NVIDIA. Mais cedo ou mais tarde, o problema resolve-se :)

Tens toda a razão naquilo que dizes mas há dois factores aqui que merecem consideração:

1- Ser um early adopter sempre teve custos associados - não só monetários, mas também de estabilidade, segurança, etc. Isto já aconteceu com inumeros outros sistemas operativos e outro hardware. Que eu saiba não é um problema novo

2- Neste class action lawsuit o alvo específico são as G80. Ora existem inúmeras outras empresas que estão na mesma situação (por exemplo as Creative e as suas X-Fi?). Para ser minimamente coerente esta acção deveria ser um bocadinho mais abrangente. Claro que podem argumentar que a diferença é que as G80 têm o tal logo 'Vista Ready'. Mas atão e todos os PC's com esse mesmo logo que foram vendidos ainda antes da release do vista e que estiveram todos estes meses sem o próprio Vista?

Ter o latest and greatest traz e sempre trará problemas. Mesmo com drivers WQHL, vão haver mais problemas que numa instalação de XP. Sinceramente quem comprou uma G80 e com o intuito de usar no Vista é porque não se informou. Demora 5 mins perguntar a um assistente de loja ou abrir o site da nvidia pra verificar a situação dos drivers antes de comprar (não é propriamente um segredo de estado).

Sou da opinião que é da responsabilidade do consumidor informar-se e proteger a sua compra. Isto passa por adquirir numa loja que permita a troca de artigos no caso de insatisfação. Se não trocou no tempo previsto não é agora que tem de fazer exigências. Se o prazo não passou tem mais é de ir trocar por alguma gráfica que preencha os requisitos necessários. Se comprou numa loja que não permite trocas... azarito. É o preço de poupar uns cobres.
 
Última edição:
Mas este processo contra a nvidia não tem razão de ser! Porque drivers existem e com eles jogo jogos directx 9 no Vista, menos aqueles jogos que não funcionam nele.
Os drivers são Beta mas se repararem bem muitas empresas de hardware nem tem drivers beta para o vista, está neste caso a Logitech por exemplo mas os drivers postados na página deles para o meu pad funcionam no vista sem problemas apesar de serem para windows xp.

Joguei vários jogos no Vista e muitos antigos sem problemas nenhuns e com uma excelente perfomance, Até mesmo o GTA San Andreas funcionou muito bem em modo de compatibilidade com o xp SP2.
Portamto vão processar a nvidia baseados no quê? Os drivers Beta sairam 1 dia depois da data do lançamento oficial do Vista para o grande público, os drivers directx 10 NUNCA poderiam ser usados em jogos directx 9! e como não há jogos directx 10 não podem processar a nvidia.

Doido eu não sou! Não vou andar a abrir processos judiciais que sei que nunca os irei ganhar mas como há americanos doidos e com muito dinheiro para deitarem fora nem me admira nada, ao estilo norte-americano.:zzz:
 
Mas este processo contra a nvidia não tem razão de ser! Porque drivers existem e com eles jogo jogos directx 9 no Vista, menos aqueles jogos que não funcionam nele.
Os drivers são Beta mas se repararem bem muitas empresas de hardware nem tem drivers beta para o vista, está neste caso a Logitech por exemplo mas os drivers postados na página deles para o meu pad funcionam no vista sem problemas apesar de serem para windows xp.

Joguei vários jogos no Vista e muitos antigos sem problemas nenhuns e com uma excelente perfomance, Até mesmo o GTA San Andreas funcionou muito bem em modo de compatibilidade com o xp SP2.
Portamto vão processar a nvidia baseados no quê? Os drivers Beta sairam 1 dia depois da data do lançamento oficial do Vista para o grande público, os drivers directx 10 NUNCA poderiam ser usados em jogos directx 9! e como não há jogos directx 10 não podem processar a nvidia.



Doido eu não sou! Não vou andar a abrir processos judiciais que sei que nunca os irei ganhar mas como há americanos doidos e com muito dinheiro para deitarem fora nem me admira nada, ao estilo norte-americano.:zzz:



finalmente alguem com cabeça, n quero dizer com isto q quem comentou n tem.

mas desde quando é q qnd sai um windows novo, existe logo software capaz de funcionar a 100%??? pk é q as pessoas teem a m£rda da mania da moda das novas cenas, q m£rda de atitude teem, esperem pá!!!! o vista ainda é mto mto embrionario, saiu á dias, é normal estar limitado em drivers.

eu n gosto de nvida, perfiro ati, pk ja tive dissabores com placas da nvidia, mas n é por isso q vou abrir guerra, apenas axo q a ATI tem uma mentalidade + madura, 1º deixa os outros lançarem a tecnologia, enquanto ela aproveita a q tem da melhor forma, economiza....

o mm se deve fazer com este SO. tenham calma, usem ainda o XP com SP2, q ele n faz mal a ninguem, n se esqueçam q vem ai o SP3 para o XP, com mtas novidades...
 
Para vocês poderem perceber qual é aqui realmente a questão têm que deixar de o analisar baseando-se na vossa visão pessoal. Há mais para lá do "vosso horizonte" e este problema não pode ser visto /resolvido com um simples "epá, tem calma, mais tarde ou mais cedo tá resolvido".

Há aqui uma série de situações que não são simples de tratar. Não me vou alongar porque já tentei antes e não consegui, mas resumidissimamente isto trata-se de responsabilização de uma entidade com fins lucrativos (grosso modo).
 
Para vocês poderem perceber qual é aqui realmente a questão têm que deixar de o analisar baseando-se na vossa visão pessoal. Há mais para lá do "vosso horizonte" e este problema não pode ser visto /resolvido com um simples "epá, tem calma, mais tarde ou mais cedo tá resolvido".

Há aqui uma série de situações que não são simples de tratar. Não me vou alongar porque já tentei antes e não consegui, mas resumidissimamente isto trata-se de responsabilização de uma entidade com fins lucrativos (grosso modo).

Uma não, três.

Por ordem:

1º- Microsoft, que foi quem criou a API, e respectivos bugs.
2º- Produtor do Jogos/Software, que só certifica a aplicação para correr no Windows 2000/XP (quantos jogos são oficialmente suportados no Windows Vista RTM, neste momento ??)
3º- Nvidia, que adapta o driver para, simultaneamente, suportar no Vista jogos que não o suportam por eles próprios usando uma API velha -DX9- ligeiramente modificada, e aínda suportar uma nova API -DX10- sem aplicações de teste (o chamado "grupo de controlo" em qualquer experiência científica)
 
Uma não, três.

Por ordem:

1º- Microsoft, que foi quem criou a API, e respectivos bugs.
2º- Produtor do Jogos/Software, que só certifica a aplicação para correr no Windows 2000/XP (quantos jogos são oficialmente suportados no Windows Vista RTM, neste momento ??)
3º- Nvidia, que adapta o driver para, simultaneamente, suportar no Vista jogos que não o suportam por eles próprios usando uma API velha -DX9- ligeiramente modificada, e aínda suportar uma nova API -DX10- sem aplicações de teste (o chamado "grupo de controlo" em qualquer experiência científica)
Então deixa lá ver, assim sendo quem tem menos culpa neste problema é a nVidia e na realidade é apenas uma vitima? :D

Ambos sabemos que consegues fazer melhor do que isso. ;)
Agora a sério, quanto à MS e ao DX10, não há forma de sabermos sequer se tem bugs, pelas razões óbvias. Tê-los-á, claro, mas nesta altura deverão ser a ultima razão para inexistência de drivers Vista WHQL para a série 8.

Se há empresa que tem relação estreita com produtoras de jogos é a nVidia. O programa "The Way it´s Meant to be Played" já existe à imenso tempo, portanto não será propriamente falta de informação a este nivel. Mas mais importante do que isto é que os jogos não têm que comunicar com os drivers mas sim com a API e este modelo é ainda mais reforçado pelo DX10 e garantidamente o que não faltará à nVidia é uma forma de testar os seus drivers, mesmo sem jogos cá fora.

O porquê de tudo isto não faço ideia. Imagino que seja dificil desenvolver um driver que assenta em pressupostos muitissimo diferentes dos que vigoravam anteriormente, mas por outro lado o Vista já aí anda à bastante tempo, mesmo na versão final.

Pessoalmente, mesmo que tivesse uma 8800 e usasse o Vista, estar-me-ia bem nas tintas para todo este sururu, mas isso não me dá o direito de achar que só por não me afectar a mim que toda a gente está a fazer uma tempestade num copo de àgua por pura "embirrância".

É um pouco mais complexo que isto e quem sabe como funciona o mercado, "macrometricamente", compreende as implicações deste assunto. Não me vem melhor exemplo à ideia do que a noticia da Dell, postado aqui na thread e também noutra nova, aparte.
 
Há aqui uma série de situações que não são simples de tratar. Não me vou alongar porque já tentei antes e não consegui, mas resumidissimamente isto trata-se de responsabilização de uma entidade com fins lucrativos (grosso modo).

Não tem nada a ver com visões pessoais, tem tudo a ver com responsabilização. Qual é a responsabilidade da nvidia? É cumprir o que prometeu / anunciou através do sticker 'vista ready'. A questão aqui é perceber exactamente o que essas palavras querem dizer. Se o significado fôr 'A funcionar a 100% no vista no pleno das suas capacidades no dia de lançamento' então têm mais é que a processar até à falência. Se por outro lado fôr 'hardware com capacidade de suportar todas as funcionalidades anunciadas no vista' então não há lugar a processo nenhum e a responsabilidade é dos consumidores que se sentem lesados única e exclusivamente devido à sua percepção errada / falta de informação.

Eu já coloquei um link nesta thread sobre o que a microsoft entende por vista ready. Tirem daí as vossas conclusões.
 
Então deixa lá ver, assim sendo quem tem menos culpa neste problema é a nVidia e na realidade é apenas uma vitima? :D

Ambos sabemos que consegues fazer melhor do que isso. ;)
Agora a sério, quanto à MS e ao DX10, não há forma de sabermos sequer se tem bugs, pelas razões óbvias. Tê-los-á, claro, mas nesta altura deverão ser a ultima razão para inexistência de drivers Vista WHQL para a série 8.

Se há empresa que tem relação estreita com produtoras de jogos é a nVidia. O programa "The Way it´s Meant to be Played" já existe à imenso tempo, portanto não será propriamente falta de informação a este nivel. Mas mais importante do que isto é que os jogos não têm que comunicar com os drivers mas sim com a API e este modelo é ainda mais reforçado pelo DX10 e garantidamente o que não faltará à nVidia é uma forma de testar os seus drivers, mesmo sem jogos cá fora.

O porquê de tudo isto não faço ideia. Imagino que seja dificil desenvolver um driver que assenta em pressupostos muitissimo diferentes dos que vigoravam anteriormente, mas por outro lado o Vista já aí anda à bastante tempo, mesmo na versão final.

Pessoalmente, mesmo que tivesse uma 8800 e usasse o Vista, estar-me-ia bem nas tintas para todo este sururu, mas isso não me dá o direito de achar que só por não me afectar a mim que toda a gente está a fazer uma tempestade num copo de àgua por pura "embirrância".

É um pouco mais complexo que isto e quem sabe como funciona o mercado, "macrometricamente", compreende as implicações deste assunto. Não me vem melhor exemplo à ideia do que a noticia da Dell, postado aqui na thread e também noutra nova, aparte.

Sim, porque a MS dita as regras iniciais com o sistema operativo, enquanto as dos jogos já estão ditadas e ninguém, a não ser a produtora, as pode mudar.
Não te esqueças que a Nvidia apenas trata dos aspectos de rendering, não do motor e lógica de jogo dos diversos títulos, muito menos da compatibilidade entre sistemas operativos.
Uma placa gráfica (ou os drivers que a controlam) por si só não melhora a qualidade e jogabilidade do título, por muito bons que sejam os gráficos ou a resolução.

Se o ES IV: Oblivion fosse lançado e em seguida "esquecido" pela Bethesda em termos de suporte, seria responsabilidade da Nvidia e da ATI corrigir os bugs que a produtora de software lá deixou (e não são poucos) ?
Muitos deles nem são bugs gráficos...
 
Última edição:
Não tem nada a ver com visões pessoais, tem tudo a ver com responsabilização. Qual é a responsabilidade da nvidia? É cumprir o que prometeu / anunciou através do sticker 'vista ready'. A questão aqui é perceber exactamente o que essas palavras querem dizer. Se o significado fôr 'A funcionar a 100% no vista no pleno das suas capacidades no dia de lançamento' então têm mais é que a processar até à falência. Se por outro lado fôr 'hardware com capacidade de suportar todas as funcionalidades anunciadas no vista' então não há lugar a processo nenhum e a responsabilidade é dos consumidores que se sentem lesados única e exclusivamente devido à sua percepção errada / falta de informação.

Eu já coloquei um link nesta thread sobre o que a microsoft entende por vista ready. Tirem daí as vossas conclusões.
Sim, é verdade. Agora, será que se pode dizer que é "hardware com capacidade de suportar todas as funcionalidades anunciadas no vista" se não existem drivers oficiais e certificados para o mesmo? Não sei até que ponto podemos dissociar uma coisa da outra. Imaginemos que o driver nunca chega a sair (ilustrativamente), apesar do hardware continuar ter o potencial de suporte que lhe conhecemos, este nunca poderia ser aplicado na prática, logo, poder-se-ia chamar-lhe "Vista Capable"?

Se existissem drivers Vista WHQL DX9 para a série 8 talvez nem se chegasse a este problema, mas nem sei se seria "doable".
 
Não sei até que ponto podemos dissociar uma coisa da outra. Imaginemos que o driver nunca chega a sair (ilustrativamente), apesar do hardware continuar ter o potencial de suporte que lhe conhecemos, este nunca poderia ser aplicado na prática, logo, poder-se-ia chamar-lhe "Vista Capable"?

Sim, podia. Foi a microsoft que definiu os requisitos e definiu as lista de hardware passiveis de receber essa designação. Se esta tivesse feito algum tipo de requisito também a nível de datas de disponibilidade de drivers se calhar as coisas eram diferentes.
 
eu acabo por n vos perceber, expliquem-me só uma coisa, quem vos mandou comprar o ultimo grito, quer a nível de hardware, quer a nível de software?

o ppl tem de começar a perceber q n se deve comprar o ultimo grito das coisas mal elas saiem, esperem um pouco ate estar testado o suficiente, teem um bom exemplo, PS3 e o k ja se passou.
 
Agora uma coisa: O meu pai e a minha mãe e a minha mulher compraram placas 8800 da Nvidia de proposito para processarem a Nvidia! :P
Muitos de voçês devem estar a pensar que as coisas são tão lineares assim mas na verdade não são e na verdade que seja dita ainda não houve qualquer processo criminal contra a nvidia. Porque se isso tudo fosse assim tão simples era cá um processo para cada fabricante de hardware e software!:P

Continuo a achar tudo isso uma anedota de todo o tamanho que mais não está a fazer senão a dar publicidade gratuita á nvidia e a transformar o Vista num monstro de 7 cabeças cheio de bugs e incompatibilidades.
Processem a Logitech, Processem a Microsoft, processem os fabricantes de placas controladoras de discos rigidos, processem tudo o que lhes apetecer.
Ai que o circo já está cheio de palhaços!!!!!!!! :zzz:
 
...
Continuo a achar tudo isso uma anedota de todo o tamanho que mais não está a fazer senão a dar publicidade gratuita á nvidia e a transformar o Vista num monstro de 7 cabeças cheio de bugs e incompatibilidades.
Processem a Logitech, Processem a Microsoft, processem os fabricantes de placas controladoras de discos rigidos, processem tudo o que lhes apetecer.
Ai que o circo já está cheio de palhaços!!!!!!!! :zzz:

Exacto, ñ me lembro de ninguem querer processar a ATI (já que estamos a falar de gráficas) quando tem problemas nas suas drivers...

Talvez o "problema" aqui seja a Nvidia já ter uma gráfica DX10... :rolleyes:

Fikem bem!
 
Vocês também adoram mandar farpas...
Tanto qualto sei, nem a ATI nem a Logitech se andaram a gabar de ter tudo "Vista Ready", e depois chegar ao Vista e aquilo não dar por falta de drivers.
Comparar a Nvidia e o Vista com a ATI e o Linux é muito engraçado, excepto num ponto, a ATI nunca fez marketing sobre a sua grande compatibilidade com Linux.

Prometeram, cumpram. É só isso que se trata. Ao menos assim vêem-se mais pressionados para mandar qq coisa de jeito cá pra fora...
 
k é k a Logitech tem a ver?
Eles prometeram alguma coisa? Eles fabricam algum componente critico para o funcionamento de um pc?
Enfim, pode ser k para a próxima a Nvidia fique calada antes de ter as ver. finais....
 
Back
Topo