Nvidia compra AGEIA

Eu tenho uma grande preferencia por jogos de simulaçao ferroviaria, o ultimo que ja saiu suporta a fisica da ageia, mas ainda assim qual e o ganho a nivel visivel na realidade produzida que ganho ao gastar 200€ +/- numa placa destas e que nao estou a ver... ver as ervinhas junto a linha a "abanar mais"... fumo do diesel com fartura...??!! ja vi coisas mt realistas em Dx 7.0 so nao tinha shaders e coisas que agora nos levam ao dx9 (10.x). A realidade produz-se imitando a realidade na funçao das coisas comparadas com o comportamento real das mesmas, e acho eu que depende da programaçao usada.

Agora nao pode ser generalizada a todo um tipo de placas, recorrendo ao processador?! Ja vamos nos quad core... nem que fosse 1 nucleo responsavel pela fisica acho que ainda sobravam 3 para o jogo ;)


A Nvidia já tem o Tesla.
Imagina o que os principais clientes de supercomputadores (que, na sua maior parte, se dedicam a cálculos de física atómica extremamente complexos) podem fazer agora com hardware off-the-shelf a breve prazo capaz de bater qualquer CPU, em conjunto com uma API CUDA/PhysX unificada ?
Calcular propriedades físicas é muito mais complexo e intensivo do que renderizar objectos num ecrã.
São esses pequenos efeitos que deixam qualquer PC moderno de joelhos quando tem de renderizar o Crysis em modo "Very High" a altas resoluções.


As possibilidades são ilimitadas, e só dá razão ao que eu achei quando a PPU da AGEIA foi anunciada há uns anos: cálculos de física só fazem sentido num grande processador paralelo dedicado para o efeito (a GPU), cuja evolução é contínua.
Tal como eu disse então -e cujos movimentos de aquisições na Intel e na Nvidia comprovam- ter uma API e hardware separado só para física não fazia qualquer sentido.


BTW, a actual PPU da AGEIA (em versões PCI e PCIe x1) só tem 125 milhões de transístores.
Como este ano já vamos ultrapassar os mil milhões de transístores numa só GPU, ter mais ou menos 125 milhões na geração a seguir a essa será um mero detalhe.
 
BTW, a actual PPU da AGEIA (em versões PCI e PCIe x1) só tem 125 milhões de transístores.
Como este ano já vamos ultrapassar os mil milhões de transístores numa só GPU, ter mais ou menos 125 milhões na geração a seguir a essa será um mero detalhe.

Pelo que eu penso, e se calhar mts de nos partilham a mesma opiniao, que o futuro passa por no mesmo processador termos a fisica integrada.... e como dizes tao bem o que sao uns "miseros" 125 milhoes no meio de mil milhoes, pouco mais de 10%. pensemos que quando passarem a 45nm o processo de fabrico vais poder ter no mesmo espaço quem sabe 2mil milhoes com fisica integrada. Resta-nos esperar, dou a minha opiniao, dois anos e temos ca fora um produto assim :003:

edit: sem contar que a largura de banda pci ou pcie-1x e bastante limitada, e no inicio da ageia havia jogos a perder fps graças a isso.
 
a Intel usa o Havock

pk axas k a Nvidia tambem comprou ageia???

nao foi a pensar/preocupada com a AMD/ATi , mas sim com o que a Intel possa vir a fazer num futuro próximo .................

assim com a compra da ageia ja se estar a precaver para uma possivel batalha que possa vir acontecer (Intel + Havock + mercado grafico) e nao esquecer que a Intel se tiver recursos ,pessoas certas , etc , ao lado da Nvidia e da ATi é um Gigante!!


estou espectante em relaçao ao que a Intel possa vir a fazer a nivel do mercado grafico , mas se quiser e fizer as coisas bem feitas tem tudo para se sair bem ! (recursos e principalmente dinheiro nao falta :D)

ja agora fica aqui um video do havock a bombar

cumps
 
Última edição:
isto agora fica completo é se a intel e a nvidia se tornarem um só.. :p
a AMD morre, e leva a ati consigo, mas entretanto a iNvidia (intel + nvidia) compra a amd e ati, torna se um monopolio..

mas até que um portugues pega na via e muda isto tudo :p

pah sinceramente e agora a falar a sério.. isto tem implicações positivas no desenvolvimento de certas áreas.. mas onde isto pode começar a descambar é no mercado doméstico.. a ATI/AMD agora sem se levantar.. não vai a lado nenhum.. e quem vai pagar somos nós..
 
nao viste as vendas ???

a menos que metam "processador" ageia integrado nas graficas nvidia (o que nao e assim tao facil) , mas confesso foi coisa k nunca me despertou mta atençao , no entanto se conseguirem integrar ageia nas graficas é sempre bem vindo claro!!


cumps

bem, certamente como sabes (e eu sei que sabes :P ) por vezes um produto até pode apresentar um volume de vendas muito baixo e pouco sucesso no mercado, visto estar mal explorado, tendo no entanto bastante qualidade.

Era a isso que me referia... devido ao interesse da Nvidia. Pessoalmente acho que o mercado da fisica estará mais virado para Intel do que para o resto da concorrência.... tenho aquele feeling :P

Entre a Nvidia comprar e usar a tecnologia em questao e as editoras começarem a programar sobre essa arquitectura...ainda vai um grande passo ( e é o mais dificil de todos).
 
bem, certamente como sabes (e eu sei que sabes :P ) por vezes um produto até pode apresentar um volume de vendas muito baixo e pouco sucesso no mercado, visto estar mal explorado, tendo no entanto bastante qualidade.

Era a isso que me referia... devido ao interesse da Nvidia. Pessoalmente acho que o mercado da fisica estará mais virado para Intel do que para o resto da concorrência.... tenho aquele feeling :P

Entre a Nvidia comprar e usar a tecnologia em questao e as editoras começarem a programar sobre essa arquitectura...ainda vai um grande passo ( e é o mais dificil de todos).

Como diz no quote do primeiro post, a AGEIA já vendeu mais de 10 mil SDK's a editoras e programadores, a maior parte dos quais ao abrigo do acordo com a Sony para o bundle integrado na tool-chain da Sony para as suas consolas (mais concretamente, para a PS3).
Assim, a Nvidia tem agora não um (o chip RSX da PS3), mas dois pés no mundo das consolas (mais até, se considerarmos que o kit está disponível também em versões para a Nintendo Wii e Xbox 360, além de PS3 e PC).
 
Update: NVIDIA to Acquire AGEIA

mais info:


The physics battle heats up

FPS Labs is reporting that NVIDIA will soon announce its intention to acquire AGEIA. FPS Labs' Stu Grubbs has no financial terms for the deal, but notes that his confidential source expects the deal to become official sometime this week.
AMD batted around the idea of purchasing AGEIA in November 2007, but considering that the company is still recovering from its ATI acquisition, that idea was put to rest rather quickly. It should be interesting to see how AMD will respond to the news if the announcement comes this week -- especially considering that AMD has already declared GPU-based physics dead.
A successful acquisition of AGEIA would give NVIDIA the firepower to go up against Intel which purchased physics software developer Havok in September.
The last time that DailyTech covered AGEIA, its PhysX 100M mobile physics processor was sharing chassis space with dual GeForce 8700M GT graphics cards in Dell's $2,700 XPS M1730 World of Warcraft Edition notebook.
If NVIDIA has its way, NVIDIA GPUs and chipsets may have an even closer synergy with AGEIA hardware in the future.

Updated 2/4/2008
Just moments after this story went live, NVIDIA sent us the official PR announcing its acquisition of AGEIA (further details will come forth on Wednesday):
NVIDIA, the world leader in visual computing technologies and the inventor of the GPU, today announced that it has signed a definitive agreement to acquire AGEIA Technologies, Inc., the industry leader in gaming physics technology. AGEIA's PhysX software is widely adopted with more than 140 PhysX-based games shipping or in development on Sony Playstation3, Microsoft XBOX 360, Nintendo Wii and Gaming PCs. AGEIA physics software is pervasive with over 10,000 registered and active users of the PhysX SDK.

“The AGEIA team is world class, and is passionate about the same thing we are—creating the most amazing and captivating game experiences,” stated Jen-Hsun Huang, president and CEO of NVIDIA. “By combining the teams that created the world’s most pervasive GPU and physics engine brands, we can now bring GeForce®-accelerated PhysX to hundreds of millions of gamers around the world.”

“NVIDIA is the perfect fit for us. They have the world’s best parallel computing technology and are the thought leaders in GPUs and gaming. We are united by a common culture based on a passion for innovating and driving the consumer experience,” said Manju Hegde, co-founder and CEO of AGEIA.

FONTE
 
isto agora fica completo é se a intel e a nvidia se tornarem um só.. :p
a AMD morre, e leva a ati consigo, mas entretanto a iNvidia (intel + nvidia) compra a amd e ati, torna se um monopolio..

mas até que um portugues pega na via e muda isto tudo :p

...e quem vai pagar somos nós..

:D:D:D:D:D:D

Não sei. Um dia pode até juntar-se com a Microsoft e assim mandar no Matrix :D

A lei do mercado é assim mesmo. Wild Wild West :p
 
Última edição:
Mas noticias... a nvidia arranjou maneira de cobrar mais 30 ou 40 tostoes nas suas graficas.... sem oposiçao... vamos ver... ou royaltis a nvida.. ou... lol.. a intel.. ahah
 
...Integrar a Ageia numa placa grafica implicava colocar la o core da placa da Ageia + ram que é usada pela Ageia + todos os componentes da placa da Ageia.


Então as graficas passavam a trazer mais memoria para ser partilhada com o core da grafica e com o core da ageia ... tipo graficas de 2Gb ou 4 Gb :-D
 
Back
Topo