Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Não é só a VRAM.
O jogo está mal otimizado do lado do CPU, e exige demasiado em zonas que não fazem sentido, vai ser facil de ver que a Nvidia a ficar para trás, limitada com framerates inferiores devido a um pior Overhead em DX12 comparado à AMD.
Tem sido algo cada vez mais visivel dado que há jogos que começam a exigir mais de CPU e quase todos tem saido com DX12
 
Mal optimizados saem quase todos, alguns melhoram com patches, outros não.
Mas, sim, cuidado com os 8GB com tudo no máximo:
07C2qtI.png

https://www.techpowerup.com/review/resident-evil-4-benchmark-test-performance-analysis/4.html
 
RE:4 Está longe de ser um titulo mal otimizado. O RE:Engine é bastante bom a utilizar os recursos do computador, simplesmente os requisitos de vram aumentaram para certos presets de jogos modernos, em alguns casos há-de ser problema de otimização com memory leak, mas não será o mesmo caso para todos os jogos que vão começar a sair.

A Nvidia sabe o que estava a fazer quando colocou 8gb numa 3070 e 10gb na 3080. Estavam a olhar para o bolso deles como qualquer empresa. Além de ser obsolescência pré-programada no produto, é dinheiro que poupam numa das partes do gpu que custa mais para eles.

Dito isto, só será problema em alguns titulos no Ultra. Vão continuar a ser placas para medium/high.
 
Como a PS5 e a X tem 16 mão querem fazer ponta apesar de ambas já serem bastante comidas por muitos PCs.

A series S tem 10 e é suposto ser máquina 1080p, portanto só não fazem se não quiserem. E provavelmente não querem porque é um ovelhismo que nunca falha.
 
Na grande maioria dos casos ter as coisas em Ultra ou em High a diferença é basicamente indistinguivel em jogo corrido. É daqueles "problemas".

Dito isto, eu comprei uma 4090 para não ter "problemas" desses... :tareon:
 
Como a PS5 e a X tem 16 mão querem fazer ponta apesar de ambas já serem bastante comidas por muitos PCs.

A series S tem 10 e é suposto ser máquina 1080p, portanto só não fazem se não quiserem. E provavelmente não querem porque é um ovelhismo que nunca falha.
A xbox series x tem 16GB mas nao esta tudo disponivel. Tem 3gb reservados para o SO e outros 3,5GB para random cenas e o que sobra é para o jogos.
É usar a 3080 com settings no minimo agora xD! Siga fps ja que nao pode ser bonito. :003:
Saltei de um 1080 ti com 11GB para um 3080 de 10Gb ! feelsbadman Aguardar por patches a ver se corrigem os jogos.
 
A consola na maioria dos jogos não vai rodar o equivalente ao preset Ultra do pc. E é como o @Miguel_Pereira falou, na realidade é um problema de primeiro mundo. Se o jogo tiver que rodar em High em algumas opções, a fidelidade visual vai ser muito semelhante e poupam vram. Só é grave se tiverem de dar muito downgrade na qualidade das texturas, já que é onde se nota mais.
 
RE:4 Está longe de ser um titulo mal otimizado. O RE:Engine é bastante bom a utilizar os recursos do computador, simplesmente os requisitos de vram aumentaram para certos presets de jogos modernos, em alguns casos há-de ser problema de otimização com memory leak, mas não será o mesmo caso para todos os jogos que vão começar a sair.

Está bem optimizado mas tem os seus quirks, a análise do DF mostra bem isso.

Existem sempre más optimizações mas também há muita falta de noção em achar que qualquer jogo tem que ser jogado em ultra. Se não houver algum guia de optimização para seguir, geralmente vou para o segundo preset mais alto em que a diferença visual é mínima.
 
Mal optimizados saem quase todos, alguns melhoram com patches, outros não.
Mas, sim, cuidado com os 8GB com tudo no máximo:
07C2qtI.png

https://www.techpowerup.com/review/resident-evil-4-benchmark-test-performance-analysis/4.html
O jogo deixa bem claro nas settings das texturas quais as texturas que estamos a usar e quanto queremos dar de caching para as texturas.
Colocar no maximo o caching é ridículo visto que não é por ter mais ou menos caching que as texturas vão ser melhores, simplesmente vão estar logo disponíveis em vram e há menos hipótese de haver streaming in and out da vram constantemente.

A solução é simplesmente escolher a quantidade de caching que se adapta à vram das nossas gráficas usando como guia as recomendações que estão escritas no menu.

Se nada tivesse explicito no menu, ainda me calava, mas estando lá literalmente tudo explicado e até aonde é recomendado ir e a partir de aonde é suposto haver problemas ligeiros ou graves.

Há muitos anos atrás, nem msi afterburner, nem avisos, nem barras no menu a dar a papinha toda feita havia e as pessoas tinham que se desenmerdar, hoje em dia está tudo explicado é só seguir as recomendações.

Joguei o demo com texturas a high e pouco caching e os 4gb chegavam e nem dava warning a vermelho de vram no jogo.

Vejo malta a queixarem-se de crashes com rt e depois vai se a ver no menu e estão com settings com 4gb acima do que eles recomendam para a gráfica deles, crashar é mau, mas quando se ignora recomendações e avisos e pop ups de avisos constantes de que a vram é insuficiente e levam com crashes e ao inves de baixar as settings vao reclamar, se calhar o melhor é dedicarem-se à pesca.
 
RE:4 Está longe de ser um titulo mal otimizado. O RE:Engine é bastante bom a utilizar os recursos do computador, simplesmente os requisitos de vram aumentaram para certos presets de jogos modernos, em alguns casos há-de ser problema de otimização com memory leak, mas não será o mesmo caso para todos os jogos que vão começar a sair.

A Nvidia sabe o que estava a fazer quando colocou 8gb numa 3070 e 10gb na 3080. Estavam a olhar para o bolso deles como qualquer empresa. Além de ser obsolescência pré-programada no produto, é dinheiro que poupam numa das partes do gpu que custa mais para eles.

Não tem nada a ver com isso. Com tudo no máximo, o RE4 simplesmente aloca demasiada Cache na Vram, para ficar logo tudo lá dentro, necessite ou não necessite das texturas.

Basta nos settings reduzir essa cache, e cabe perfeitamente em 8GB sem qualquer diminuição na qualidade das texturas.
 
Não tem nada a ver com isso. Com tudo no máximo, o RE4 simplesmente aloca demasiada Cache na Vram, para ficar logo tudo lá dentro, necessite ou não necessite das texturas.

Basta nos settings reduzir essa cache, e cabe perfeitamente em 8GB sem qualquer diminuição na qualidade das texturas.

Não tem nada a ver com o quê? Eu não disse que o RE4 saturava vram com texturas, os devs não colocaram isso por serem bananas, existe um beneficio de performance quando o buffer tem tamanho suficiente. É uma tendência para manter e acelerar, mas é problema de primeiro mundo.
 
@ímpar Não me choca, O jogo foi feito a pensar para a PS5, eles tem memória a dar com pau!
Quando desenvolveram foi a pensar no que tinham decerto, senão deveria consumir bem menos.
Ainda assim tem muita optimização pela frente
 
Na minha RX 6800 16gb tem 13xxxmb ocupados nos 4k com Fsr 2.2 activo e 12xxxmb ocupados ram sistema. As consolas são mais fáceis de optimização para correr os jogos.
 
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