Nintendo Nintendo Wii U - Discussão Geral

E pensas que vao vender que nem ginjas?

Não tenhas a mínima dúvida de que a PS4, sim.
E não vêm de lá assim tão grandes jogos para a Wii U. Não vejo nenhum título (sem ser o Ghosts) que puxe outros compradores que não sejam Nintendo fans.

Jogos há poucos e esperam-se poucos para este ano.
 
E pensas que vao vender que nem ginjas?

Se calhar até vão vender mais do que ginjas, mas a questão nem é essa. O que interessa à Nintendo é se vão ou não fazer mossa nas vendas da WiiU, não se estas vão vender muito ou pouco. Por exemplo, se a concorrência começar a vender, imaginemos, 10M de consolas por mês e isso não afectar as vendas da WiiU, não há razão para preocupação por parte da Nintendo. Se só venderem 200 mil unidades cada e as vendas da WiiU baixarem de 1M (de novo, números fictícios) para 600 ou 700 mil, então é sinal de que se calhar terão que fazer algo, e o "algo" aqui normalmente significa mesmo a tal descida de preço.

Mas sim, é esperar para ver.
 
Quem está a suportar a WiiU é a fan base, o ppl que gosta da nintendo.

Eu ate perguntaria o contrario, qtas PS4 ou XBox One vai a WiiU fazer com que nao sejam vendidas?

É certo que se vão vender muitas mais ps4 e xbone que wiiu, disso nao tenho duvidas, resta é saber se a wiiu vai abrandar o nr de unidades vendidas da concorrencia.

Se for o contrario, a wiiu continuará no caminho que hoje percorre, ou seja, nintendo fans a suportar a consola, o que nao sera certamente bom para a Nintendo… :p
 
Última edição:
mjjferreira, mas isso não tem jeito nenhum.
Eu próprio era para ter uma e ainda não tenho, por isso estou à espera que baixe para o target dos 150€ para comprar.

Neste momento as coisas estão péssimas. Então sem o FIFA 14... sem o PES 14... são jogos que vendem muito!
 
Última edição:
Há muitas maneiras de olhar para o problema. A de que a Wii U está a ser suportada pelo cliente fidelizado é uma verdade de lapalice; é verdade para todo o produto tecnológico, a cauda de vendas inicial vem de um cliente com essas configurações; o restante pode esperar ou pelo menos não se mete em filas de lançamento de meia noite.

É evidente que o advento das novas consolas da concorrencia entalou as vendas da consola; é como a Mega Drive, 3DO, Dreamcast, X360 nos seus respectivos lançamentos e até os concorrentes lhes darem resposta; o consumidor sabia que vinham aí mais coisas e como o lineup de lançamento nunca é grande espeto... Decidiu esperar, e tal como um market leader neste mercado acontece em modalidade avalanche não vender à espera de alterações de fundo não sucede de forma dissimilar.


Com essa configuração não se adivinha uma situação fácil para a Nintendo, não; a Wii U precisa de ser literalmente relançada (tal como a 3DS foi) e o pior dessa constatação é terem lançado a consola mais cedo para assegurar um suporte third party que lhes rebentou na cara e criado um problema de percepção uma vez na situação de vendas estacionadas. Mas é cedo para estar a fazer projecções algumas; quer muito positivas quer muito negativas. Provavelmente será algures no meio.


Como está, se a Nintendo tomar as medidas certas e o mercado reagir da forma positiva dificilmente é o fim do mundo. As outras novas consolas são mais caras e a Nintendo sabe melhor do que ninguém que o que vende consolas é software; agora até que ponto conseguem recuperar a plataforma deste ano "negro" tempo o dirá.
 
Última edição:
Não sei se será nesta geração, mas penso que a Nintendo não consegue viver eternamente no mercado caseiro dependendo única e exclusivamente dos mesmos jogos 1st Party (por muito bem que vendam). Será sempre colocada para segundo plano, e as pessoas também se "fartam" - tenho um primo meu que é o maior fan da Nintendo que conheço e mesmo ele começa a sentir isso.

Eu também estou a aguardar uma descida de preço para pensar se compro ou não a consola, mas até ao momento não vejo um único título que me venda a consola de imediato.
 
Não sei se será nesta geração, mas penso que a Nintendo não consegue viver eternamente no mercado caseiro dependendo única e exclusivamente dos mesmos jogos 1st Party (por muito bem que vendam). Será sempre colocada para segundo plano, e as pessoas também se "fartam" - tenho um primo meu que é o maior fan da Nintendo que conheço e mesmo ele começa a sentir isso.

Eu também estou a aguardar uma descida de preço para pensar se compro ou não a consola, mas até ao momento não vejo um único título que me venda a consola de imediato.


Pois é. Algo vai ter que mudar…
 
Não sei se será nesta geração, mas penso que a Nintendo não consegue viver eternamente no mercado caseiro dependendo única e exclusivamente dos mesmos jogos 1st Party (por muito bem que vendam). Será sempre colocada para segundo plano, e as pessoas também se "fartam" - tenho um primo meu que é o maior fan da Nintendo que conheço e mesmo ele começa a sentir isso.

Eu também estou a aguardar uma descida de preço para pensar se compro ou não a consola, mas até ao momento não vejo um único título que me venda a consola de imediato.
As pessoas fartam-se, mas mais pessoas entram no mundo dos videojogos, principalmente criancas, sendo ciclico ate e' bem possivel que continue assim durante muitas geracoes.

E, tavlez infelizmente, ainda ha poucos jogos que me interessem sem serem da Nintendo, Retro ou Valve com focus na jogabilidade e diversao. Dos ultimos anos, lembro-me de Dishonored, Limbo, World of Goo, Assassin's Creed (que entretanto o interesse diminui) e Mirror's Edge, este ultimo com alguns problemas, mas veremos a sequela. Olho para a concorrencia e e' maioritariamente shooters ou jogos que tentam ser realistas que acabam por serem demasiado lentos e presos. Tambem tenho um grande problema em aceitar protagonistas, ja em filmes e animes acho dificil gostar dum, em jogos ainda pior, sao sempre tao cliches e sempre com as mesmas vozes. Dai preferir protagonistas silenciosos, nao sao bons, mas ao menos nao irritam.
 
Não foi isso que deste a entender quando disseste isto ...lol

Quando disse isso estava a comparar com a geracao atual.

Os tempos sao de contencao, e ha muita gente com PS3 e xBox360 em casa que tao depressa nao se livram delas para fazer o upgrade para as novas.

Vao vender muito mais que a WiiU (tb nao é dificil), mas nao vao vender que nem ginjas.

Mas isto é apenas a minha opiniao, e nao passa disso mesmo. :D
 
Eu nem sei se vao vender mais que a WiiU. E' cedo para dizer, as tantas as 3 serao flops.
Como a Wii U foi no lançamento não serão, isto porque a Wii U tem um estrangulador de vendas, a existência de outras consolas da mesma geração a caminho.

Quando elas saírem não há estrangulador; há a questão de preço e software em oferta não disponível nas consolas actuais. E no caso da Wii U há o tal trabalho de retoma, um bom lançamento ajuda a consola a ganhar balanço e a PS4 e XBone talvez o tenham; com a Wii U tal não sucedeu. É preciso uma estratégia agressiva para negar isso.

Sinceramente, o que me faz mais confusão neste momento é que sim, a Nintendo está neste momento a fazer jogos novos e jogos novos demoram tempo, já se sabe e é normal; é por isso que a adopção nas novas consolas vai ser lenta; um GTA5 ainda é um jogo feito a pensar nas actuais e um GTA6 vai demorar anos a vir; quem diz isso diz outros que ao sairem nas novas consolas são versões melhoradas de algo last gen, não vendem sistemas.


Mas a Nintendo... Está a dar os primeiros passos no HD, um termo de marketing que toda a gente entende depois das consolas actuais terem perdido uma geração a vender essa premissa, irónicamente a perderem contra a Wii. E um dos subterfúgios da linha de pensamento "mais e melhor" que toda a gente entende é precisamente a capacidade de relançar software melhorado.

A port do Wind Waker super retrabalhada para sair o mesmo jogo fala por si, excepto que o jogo não precisava de alterações no modelo de luz; estamos a falar da Nintendo que retrabalhou o OoT 3D à imagem do OoT original refazendo os assets todos para emularem o aspecto dos originais (mas melhorados) ao ponto de haverem leigos a jurar que os gráficos não teriam mudado nada (com base na sua memória de 1998); tantos meses para isto não faz sentido, mas vendetas pessoais à parte...

A Sony entrou em modo maluco com as ports HD (Ico, Shadow of the Colossus, God of War, Ratchet and Clank, Killzone 1, Sly...); criou um conversor para portar código de PS2 e PSP para PS3 e pediu a third party a usá-lo (daí saiu a port do Peace Walker e a do Monster Hunter Portable 3rd e outros remasters HD).

A Nintendo tem anos e anos de software escrito para a Gamecube e Wii, consolas que a nível de CPU até são code-compatible com a Wii U; sobra apenas o subset gráfico ser adaptado; isto era possivel de maneira automatizada, mas vamos supor um trabalho de mexer no HUD e melhorar umas texturas... Continuam a ser trabalhos simples só impera serem feitos com bom senso.

Podiamos estar a ouvir falar de intenções de preencher buracos com ports do Metroid Prime 1, 2 e 3, Pikmin 1 e 2, Paper Mario 2, Fire Emblems da GC e Wii (alguns destes valem fortunas hoje)... Raios, vão vender o X da Monolith sem sequer fazer um reprint do Xenoblade que neste momento já vale algum dinheiro?; eles deviam estar a pedir a third parties ports current gen ou last gen de alguns jogos capazes de vender sistemas (sendo a Wii U uma consola Nintendo, pedir à Capcom uma port do Okami HD não era desprovido de nexo, iria vender bem, de novo)... Raios, lançaram o Luigi's Mansion 2 sem o Luigi's Mansion 1 ser jogável em nenhuma consola que eles vendam actualmente (podiam estar a fazer dinheiro com ambos). Há muitas oportunidades perdidas, ou aproveitadas tardiamente. "Se" eles recuperarem a Wii U estes trabalhinhos "fáceis" perdem um pouco de relevância, são relevantes agora num catálogo sem system sellers, mas por isso mesmo a questão nesta altura é porque não o estão a fazer, do que estão à espera; a mentalidade do "um projecto de cada vez" é muito boa e correcta para os jogos novos, mas deixem-se de coisas (e já agora desatem a contratar, porque ter uma retro-studios a dizer-se entupida com a produção do DKCTS não faz sentido, contratem mais gente e passem a ter dois grupos de trabalho). E precisam de mais developers influentes inhouse fora do japão, eles servem também para se ter uma noção do suporte e problemas tipicos dos developers fora do Japão.

E não está a acontecer porque tirando as colaborações do costume ou pitches de interesse que developers façam à Nintendo, esta não está a sonhar em passar o código fonte a empresas de outsourcing, deixá-las fazerem a port e focar-se nos seus jogos novos; há estudios especializados nisto (outro aqui) nesta altura do campeonato.

Era entupi-los com trabalho.
 
Última edição:
Boa noite

A estratégia passará por uma inevitável baixa do preço oficial, isto enquanto os grandes títulos não saem, se tudo correr bem 2014 será um ano mais risonho para Nintendo (...assim o espero!), com os grandes títulos cá fora e um preço agressivo vem uma cá para casa.

EDIT: I_Eat_All já que falas em Ports HD ou mesmo Remakes, a Nintendo tem uma extensa lista de títulos de Luxo para tal, sendo os Ports HD da GC e Wii "dados".

Cumprimentos
 
Última edição:
Back
Topo