Mostre seus ensaios digitais...

Status
Fechado a novas mensagens.
A minha até tira em 16:9 :D

Como?
Eu andei à procura para saber como se faz isso mas não encontrei. Entretanto desisti, meti a grelha e as guias a aparecer na imagem (uma grelha para ajudar a nivelar a imagem e duas barras um pouco mais escuras em cima e em baixo para ajudar a enquadrar como se fosse 3:2) e tiro a foto em 4:3. Depois logo faço o crop que quero, com o enquandramento que quero, no formato que quero. :)

Se fores à minha galeria no Olhares.com (o link está lá em baixo) podes ver um bom exemplo daquilo que um simples Crop pode fazer. Compara as duas fotos da gaivota. :p
 
Acho que ninguém está a pensar em tirar fotos triângulares nem pentagonais (e daí para cima).
Aqui apenas estamos a falar de quadriláteros centrados em planos perpendiculares ao eixo revolução das lentes. Boa?!
Só quis confirmar o que ocupava mais ou menos área. Qualquer pessoa sabe que ninguém tira fotos triangulares. Mas enfim.

Em relação ao que se falava, eu nunca tiro fotos em 4/3 por isso fiquei na dúvida.
Odeio quando gente me mostra fotos reveladas em 4/3 e eu nunca edito as fotos antes de as imprimir logo não me faz falta isso.

Mas visto por esse ponto de vista é boa ideia ;)


Cumps
 
Eu sou da tua opinião, eu também não gosto de ver fotos em 4:3 (excepto no monitor do PC porque também é 4:3). Eu tiro sempre em 4:3 mas a própria máquina onde as revelo faz o corte para 3:2 automaticamente (a meu pedido) por isso não preciso andar a fazer edições. E como a máquina ao tirar a fotografia mostra-me a imagem em 4:3 mas têm as guias do 3:2, eu já sei por onde é que a foto vai ser cortada. :)
A parte do alterar o formato na própria máquina é que o destr0yer vai ter que me contar pois isso não sei mesmo como fazer, muito menos para 16:9. Mas 16:9 como formato nativo (caso da DMC-LX2) é daquelas coisas "para inglês ver" porque na prática só desperdiça área da lente.
 
Eu sou da tua opinião, eu também não gosto de ver fotos em 4:3 (excepto no monitor do PC porque também é 4:3). Eu tiro sempre em 4:3 mas a própria máquina onde as revelo faz o corte para 3:2 automaticamente (a meu pedido) por isso não preciso andar a fazer edições. E como a máquina ao tirar a fotografia mostra-me a imagem em 4:3 mas têm as guias do 3:2, eu já sei por onde é que a foto vai ser cortada. :)
A parte do alterar o formato na própria máquina é que o destr0yer vai ter que me contar pois isso não sei mesmo como fazer, muito menos para 16:9. Mas 16:9 como formato nativo (caso da DMC-LX2) é daquelas coisas "para inglês ver" porque na prática só desperdiça área da lente.
A minha faz-me o crop para 3/2. Aquilo que eu vejo é aquilo que é impresso.
Também tirei essa dúvida de eles fazerem o crop de 4/3 para 3/2 na altura de impressão mas isso não é feito automaticamente, são eles que escolhem a melhor maneira. Logo, mesmo que eu tenha algo para me guiar na ecrã da maquina o enquadramento vai depender de quem me imprime as fotos.

Mas pronto, acho que já todos percebemos estas ideias ;)


EDIT:
Agora que me lembro: é provavel que muitas máquinas tirem em 4/3 (só em 4/3) para nas especificações dizerem que (para a mesma largura na fotografia) têm "12"MP em vez de "10.(6)"MP.
Isto é, 4*3=12 e 4*2.(6)=10.(6).
Enfim, estou só a supor...
 
Última edição:
isso depende da loja onde fores. eu conheco o dono da loja onde vou e muitas vezes ate sou eu que meto o rolo\cartao na maquina e imprimo como eu quero. mas mesmo quando nao sou eu, ele tem la na maquina memorizado o enquadramento 3:2 standard da minha maquina (e de muitas outras) por isso ate a data tem batido sempre certinho.

isso k dizes no edit ja n sei mas e capaz. a dmc k falei ali em cima anuncia 10mp mas em 4:3 so tem 7mp. lol
 
A maquina tem esta opção. Claro que é "crop"

Do resto tiro sempre ou quase sempre a resolução máxima e em 4:3, depois photoshop nelas :D

lol
Eu assumi que a máquina tivesse essa opção pelo teu post. O que eu queria mesmo que dissesses é como é que fazes isso na máquina. Onde está essa opção? Eu já corri os menus todos e não encontrei.

Por questões práticas eu faço o mesmo que tu, como já referi, não tenho necessidade nenhuma de fazer o crop na máquina pois posso usar o Photoshop ou posso fazer o crop na própria máquina que imprime as fotos. De qualquer forma queria saber como fazer na máquina, não vá algum dia ser perciso.
 
Se eu tenho uma A710IS? Look down...

Lol Eu andava à procura no Menu! Agora já vi lá um W grande, mas tava escondido, só se vê se andares mais para o lado. "Panorâmico 3072x1728" :)
 
Se eu tenho uma A710IS? Look down...

Lol Eu andava à procura no Menu! Agora já vi lá um W grande, mas tava escondido, só se vê se andares mais para o lado. "Panorâmico 3072x1728" :)

tenho as signs desactivadas, visto que na universidade a net é de chorar de tão lento que é:'(:'(, daí não ter visto que tinhas na sign a A710IS :D

Sim, é este o formato panorâmico. Apenas utilizei uma vez por curiosidade :D para crop, utilizo a tool equivalente do photoshop e depois é só colocar nas opções da tool o formato a "croppar" e o rectângulo de selecção fica com o aspect rátio fixo:D

Ultimamente faço muito crops em 16:10, devido ao meus TFT's serem 16:10 (quer desktop, quer o portátil).

Fotografia digital sem photoshop não rende :D
 
Última edição:
Mais uma tirada recentemente:

Shores_of_perdition_by_Dusklord.jpg
 
tenho as signs desactivadas, visto que na universidade a net é de chorar de tão lento que é:'(:'(, daí não ter visto que tinhas na sign a A710IS :D

Sim, é este o formato panorâmico. Apenas utilizei uma vez por curiosidade :D para crop, utilizo a tool equivalente do photoshop e depois é só colocar nas opções da tool o formato a "croppar" e o rectângulo de selecção fica com o aspect rátio fixo:D

Ultimamente faço muito crops em 16:10, devido ao meus TFT's serem 16:10 (quer desktop, quer o portátil).

Fotografia digital sem photoshop não rende :D


Eu não gosto muito de ver as fotos em 16:9, mesmo em monitores 16:9. Para panoramas prefiro recorrer ao Stich do que ao Crop. :)

O Photoshop é que manda nisto tudo.. lol :)

Sign:
Não costumo vir à net... Lá venho uma vez por outra... Assim umas horas por dia... Umas 24h, não mais que isso...

Canon Powershot A710IS
www.olhares.com/ruimarto
(Fotógrafo muito amador)
 
Uma foto com um Skyline fica sempre bem :p

Primeiro teste da minha caixa de luz home-made BETA :D

teste1.jpg


ainda falta uns detalhes na caixa e comprar um bom spot para iluminação, para evitar recorrer ao flash.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo