A partir do momento em que a Microsoft se foi "inspirar" (imo foi bem mais do que isso) no Mantle para algumas das features, ficámos com a noção que iam ser APIs em tudo semelhantes, apesar de que o DX12 ia continuar a ser uma API genérica e o Mantle uma API dedicada. Até agora está tudo a bater certo.
Achas que o mau desempenho da AMD com DX11 é simplesmente falta de competência, ou é a API que não favorece tanto a arquitectura das radeon? Por acaso tenho curiosidade para saber isto, porque para a AMD ter decidido arregaçar as mangas e fazerem eles próprios uma API (que por sorte, ou não, calhou no goto da Microsoft), é porque eles não deviam estar muito contentes com o caminho do DX.
Não é nada disso.
O péssimo desempenho em DX11 das Radeon não tem nada haver com a Microsoft, mas sim a calãozisse da AMD.
Desde que saiu o star swarm que a nvidia lançou um enorme driver update para optimizar o DX11, assim como o mantle e possivelmente o DX12, a nvidia em DX11 come mais vram do que o DX11 da AMD.
Porém a nvidia em DX11 tá muito mais optimizado graças a esses drivers.
Faz seculos que eu e mais pessoal reclamamos com a AMD perante esse problema, e que poderiam ter dado resposta à nvidia com optimização dos drivers deles também em DX11, mas nunca quiseram saber de nada.
E nem sequer respondiam fosse aonde fosse.
Na minha opinião a AMD está a ser estupida, em não reparar o DX11, porque apesar de o DX12 estar aí à porta, ainda vai sair muito jogo a DX11 mesmo à posterior saída do DX12 e para mim isso é uma facada nas costas de quem os suportou tanto e nem querem saber.
Estive a um passo de trocar a minha gráfica por uma nvidia por essa mesma facada, só não aconteceu porque o trocador rejeitou o negócio à ultima, mas estou muitíssimo desiludido com eles.
A nvidia falhou com a 970, estes falham com as optimizações DX11.