Software macOS 14 Sonoma

Também já instalei o 14.1 e depois do update um dos meus SSD externos (marca Crucial) deixou de ser reconhecido pelo mac. Só resolvi ligando ao PC e correndo lá o disk fix.
 
Se o disco está em exfat o problema não é o sonoma
Tenho todos os discos externos em exfat pois utilizo os dois sistemas operativos profissionalmente e nunca tive qualquer problema nem no Windows nem no MacOS.

Se procurares na net vez que é um bug identificado no Sonoma (já desde a versão base) e que também afeta discos formatados em APFS.

Inclusivamente era suposto o 14.1 ter corrigido esse problema (está no log do update) mas pelos vistos persiste. Daí o meu alerta.
 
Eu infelizmente já desisti de usar discos em ntfs (por vezes necessito) no Mac. Mil e um problemas e no sonoma mantém se a saga pelo que vi.
Em 2017 comprei o NTFS for Mac da Paragon por 19,95€, tinha o Sierra ou o High Sierra e foi uma ótima compra, nunca mais paguei nada, tenho tido compatibilidade até hoje no Sonoma, inclusivamente com mudança para código ARM nativo gratuita onde até acharia justo pagar algo, e nunca tive chatices com drives NTFS.
 
Boas pessoas, têm ideia de quanto espaço em disco ocupa o sistema operativo depois de se atualizar para esta versão?
tenho apenas 512gb de disco, e para começar obriga logo a ter 20 e poucos gigas de espaço livre para realizar o update, e queria ter uma ideia de quanto isto ocuparia porque tenho de "despachar uns ficheiros" para ter espaço para isto, e ainda ter algum espaço livre para usar o lightroom e o photoshop, etc...
 
Boas pessoas, têm ideia de quanto espaço em disco ocupa o sistema operativo depois de se atualizar para esta versão?
tenho apenas 512gb de disco, e para começar obriga logo a ter 20 e poucos gigas de espaço livre para realizar o update, e queria ter uma ideia de quanto isto ocuparia porque tenho de "despachar uns ficheiros" para ter espaço para isto, e ainda ter algum espaço livre para usar o lightroom e o photoshop, etc...

Como ainda ninguém te respondeu, partilho os dados que tenho no meu disco:

- Dados do sistema: 31,6 GB

- MacOS: 18,21 GB

Estou com o Sonoma 14.1.1 num Pro.
 
Obrigado pelas partilhas, vou comparar com o meu... acabei por atualizar o sistema operativo ontem, quanto tive tempo para libertar algum espaço em disco, porque arranjar 20gb de espaço livre tava um bocadinho complicado, um disco de 512gb quase não dá para nada com tanta foto e video para guardar... já estou mesmo a ver que o melhor mesmo é pensar em comprar mais um disco externo ssd para guardar só os videos...
 
Guardar fotos e videos só no computador é estar à espera da tragédia que vai acontecer inevitavelmente um dia. Backup redundante e mesmo assim... Fotos e videos no computador só mesmo aqueles que forem necessários para a edição.
 
Guardar fotos e videos só no computador é estar à espera da tragédia que vai acontecer inevitavelmente um dia. Backup redundante e mesmo assim... Fotos e videos no computador só mesmo aqueles que forem necessários para a edição.
Sim eu sei...
Por agora são 2 SSD de 1TB, um para fotos e outro para videos, para andar comigo para um backup mais rapido, e sempre que preciso ter acesso rapido a ficheiros mais antigos, e um de 4TB para um backup do conteudo todo, que fica guardado em casa, e é atualizado frequentemente, e tenho consciência de que não ficará por aqui, o que por outro lado será um sinal positivo para mim.
 
Back
Topo